Blindados Policiais

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: Blindados Policiais

#46 Mensagem por Paulo Bastos » Qua Ago 17, 2011 3:38 pm

Túlio escreveu:Achei isso sobre o ESCORPIÃO, da PCGO...

http://routenews.com.br/index/?p=6770
Salve Túlio.

O Escorpião Blindado já é meu conhecido, de Goiás eu estou atrás de informações é do blindado do COE, da Policia Militar:
https://lh6.googleusercontent.com/_9pm9fO3VRfI/TVqyWB5X-HI/AAAAAAAABWE/XLqKwPwckNY/s720/DSC_6538.JPG

Alem desse é muito difícil obter informações dos blindados táticos do T.I.G.R.E. e do COPE, ambos pertencentes a Polícia Civil do Paraná. Se algum forista dispuser de alguma informação técnica e/ou histórica sobre esses veículos, ficarei extremamente grato.

Abraços,
Paulo Bastos

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6319 vezes
Agradeceram: 3542 vezes

#47 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 17, 2011 6:01 pm

Olha o que eu achei da Ucrania, e que poderia ser uma boa opção.

Imagem

abs

Carpe Diem
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#48 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Ago 17, 2011 6:37 pm

FCarvalho escreveu:Olha o que eu achei da Ucrania, e que poderia ser uma boa opção.
Imagem
Eu sinceramente não consigo entender isto.

Será possivel que o pais que construiu o Cascavel, Urutu, Osorio, Sucuri 2, X1A2, Tamoio, Charrua não é capaz de projetar um veiculo blindado para uso urbano???

Será que precisamos olhar o que foi construido na Russia, Ucrania, Tchetchenia, Afeganistão, Paquistão, Timbuctu, Haiti, Colombia, Mexico, Costa Rica, Dogpatch, Slobovia Inferior etc etc etc.

Meu Deus, não ha falta de capacidade de projeto e construção deste tipo de veiculo no Brasil!!!

Eu vi na LAAD 2011 um excelente projeto de um destes carros feito pelo IME!!!

Paulo, o que está acontecendo?

É o super FEBEAPÁ???

Bacchi

PRick

#49 Mensagem por PRick » Qua Ago 17, 2011 6:40 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
FCarvalho escreveu:Olha o que eu achei da Ucrania, e que poderia ser uma boa opção.
Imagem
Eu sinceramente não consigo entender isto.

Será possivel que o pais que construiu o Cascavel, Urutu, Osorio, Sucuri 2, X1A2, Tamoio, Charrua não é capaz de projetar um veiculo blindado para uso urbano???

Será que precisamos olhar o que foi construido na Russia, Ucrania, Tchetchenia, Afeganistão, Paquistão, Timbuctu, Haiti, Colombia, Mexico, Costa Rica, Dogpatch, Slobovia Inferior etc etc etc.

Meu Deus, não ha falta de capacidade de projeto e construção deste tipo de veiculo no Brasil!!!

Eu vi na LAAD 2011 um excelente projeto de um destes carros feito pelo IME!!!

Paulo, o que está acontecendo?

É o super FEBEAPÁ???

Bacchi

Bacchi, o motivo pela qual a PM do RJ está vendo coisa estrangeira é pelos custos do financiamento, Real em alta, juros no Brasil é muito acima do europeu, dá para conseguir comprar com taxas abaixo de 4% ao mês. Já aqui vai ser acima de 10%.

[]´s

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#50 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Ago 17, 2011 7:40 pm

PRick escreveu: Bacchi, o motivo pela qual a PM do RJ está vendo coisa estrangeira é pelos custos do financiamento, Real em alta, juros no Brasil é muito acima do europeu, dá para conseguir comprar com taxas abaixo de 4% ao mês. Já aqui vai ser acima de 10%.
[]´s
Paulo R., obrigado por sua explicação.

Bacchi

Hader

#51 Mensagem por Hader » Qua Ago 17, 2011 7:45 pm

Bacchi, este projeto do IME que citas é um com blindagem de placa espaçada, montado sobre chassi para carro forte Agrale?

[]'s

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#52 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Ago 17, 2011 8:01 pm

Hader escreveu:Bacchi, este projeto do IME que citas é um com blindagem de placa espaçada, montado sobre chassi para carro forte Agrale?
[]'s
Desculpe, mas não sei!

Eu me lembro que foi um projeto tocado pelo IME.

Vi todos os detalhes e fiquei muito bem impressionado.

Não lembra os verdadeiros avantesmas que tem sido paridos pelos varios "fabricantes" nacionais desta classe de veiculos.

Bacchi

Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 17 vezes

#53 Mensagem por Pedro Gilberto » Qua Ago 17, 2011 10:36 pm

Blindados policiais produzidos pela Cetigon. Pena que nenhum deles foi adquirido pelas forças policiais.

http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/VBFPMB.pdf

[]´s

"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6861 vezes
Agradeceram: 7153 vezes
Contato:

#54 Mensagem por Túlio » Qua Ago 17, 2011 10:43 pm

Tá, mas qual o mercado para veículos desse tipo no Brasil? Quantas Polícias precisam disso? Em que quantidade?

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#55 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Ago 18, 2011 12:12 am

Bacchi, você sabe que mesmo depois de perdermos parte da nossa capacidade de projetar e construir veículos blindados, em função do desmanche da nossa indústria bélica, temos plenas condições de construir veículos desse tipo, afinal não vi nenhuma inovação tecnológica até agora. O problema aí não é o fornecedor, mas sim o usuário: Nossas policias ainda não sabem o que querem.

Veja o exemplo claro do Rio de Janeiro, a polícia de lá vive uma situação totalmente atípica, onde a criminalidade assumiu u papel quase de uma força-paramilitar, rivalizando e em alguns momentos superando as forças do Estado. Bem, eles tiveram a chance de projetar um veículo especificamente para suas necessidades, surgiu o “Rhinus Combat”, da TCT (Caveirão para os íntimos), mas logo ele mostrou suas limitações e tiveram a chance de aperfeiçoá-lo. Como parece que não tinham muita intimidade com o conceito de “analise de requisitos” e, com toda a certeza muitos dos que deram palpites eram tinham o pensamento como alguns foristas do DB, que achavam que poderiam colocar TUDO em uma única coisa, criar um super veículo, o melhor do mundo, e que atendesse todas as necessidades que poderiam surgir, ou seja, caíram no dilema do Pato, daí surgiu o COTAR, da MiB, ou Caveirão II, que em minha opinião é ainda pior que o anterior.

Outro exemplo é a primeira versão do veículo do CTEx, o VEsPa-01 (Viatura Especial de Patrulhamento), desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e com financiamento da FAPERJ, que escolheram os requisitos, no mínimo, equivocados e transformaram –no num camburão blindado, com nível de proteção III (norma ABNT-NBR 15000:2005), que levava 5 policiais na frente e seis presos atrás, ou seja algo totalmente desequilibrado e disfuncional.

Acredito que, o que o BOPE da PMERJ esteja fazendo, é avaliando o que existe de melhor no mercado para, aí sim, saber o que ela realmente precisa, ou o que pode ter!

Você sabe que tanto temos capacidade de projetar que já temos três candidatos a serem escolhidos e sem ao menos o usuário saber o que quer:

_ O Avibras AV-VB4 RE Guará , derivado do AV-VBL, um veículo de controle desenvolvido para ser integrante das baterias de ASTROS-II do contrato do exército malaio. Esse veículo esta sobre o confiável chassi UNIMOG, que existe em diversos projetos do tipo, desde os UR416M, da década de 60, ao moderno MRAP Bushmaster. A Avibras chegou a idealizar uma versão especialmente para a polícia, o AV-BOPE TP 10;

_ O Inbra BLSR GLADIADOR , a terceira geração do acadêmico projeto VBL da FEI, porem agora com o apoio da AGRALE e redesenvolvido em parceria com a MV2 Engenharia. Ele foi testado no mês passado pela PM do Espirito Santo e estará esse mês, do dia 8 ao 23, em testes no BOPE da PMPR, porem quero é ver seu desempenho ao ser avaliado pelo BOPE carioca, pois até lá ele já terá testado os melhores do mundo e, em teoria, terá expertise suficiente para saber se o projeto é realmente valido;

_ O CTEx VEsPa-02 , que vimos na LAAD e que agora parece realmente um Veículo Tático.

E, apesar de muita gente procurar “pelo em ovo”, procurando soluções externas, principalmente oriundas da Rossiya-Matushka, temos produtos capazes de atender nossas demandas, agora vamos ver se são viáveis de serem produzidos.

Vamos esperar e ver no que dá.

Abraços,
Paulo Bastos

Editado pela última vez por Paulo Bastos em Qui Ago 18, 2011 6:56 am, em um total de 2 vezes.
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#56 Mensagem por Túlio » Qui Ago 18, 2011 12:18 am

Pois eu dirias que a vagabagem já aprendeu que pneu fura, eles têm - vi na tv - aqueles trecos que a gente abre/desdobra e é prego pra tudo que é lado. Que tale um de lagartas de borracha/metal?

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#57 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Ago 18, 2011 12:33 am

Pedro Gilberto escreveu:Blindados policiais produzidos pela Cetigon. Pena que nenhum deles foi adquirido pelas forças policiais.

http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/VBFPMB.pdf

[]´s
O que o brilhante autor, auto-intitulado “Pesquisador de Assuntos Militares”, não disse, por conveniência ou incompetência, é que a Centigon é uma empresa estadunidense e que alugou as instalações do AGSP para poder montar seus veículos, projetados nos EUA, e poder vendê-los para o Regime líbio de Kadafi, ou seja, apenas uma manobra para burlar as sanções dos EUA, e não para oferecê-lo as nossas policias!!!!!

Abraços,
Paulo Bastos

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#58 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Ago 18, 2011 12:46 am

Túlio escreveu:Pois eu dirias que a vagabagem já aprendeu que pneu fura, eles têm - vi na tv - aqueles trecos que a gente abre/desdobra e é prego pra tudo que é lado. Que tale um de lagartas de borracha/metal?
Tulio, como ja disse aqui mesmo nesse tópico e na ultima edição da revista Tecnologia e Defesa - Segurança, a PMERJ precisa atualmente de um veículo rompedor, uma espécie de Aríete moderno, que seria um veículo de engenharia blindado, nivel IV (ABNT-NBR 15000:2005), sob-lagartas, que iria na frente dos blindados táticos, destruindo as barreiras de concreto ou carros tombados e abrindo a passagem para os outros, como fizeram os M113 e Camanf do CFN recentemenete, porem esses são veículos caros de adquirir e manter, alem de serem limitados a uma tarefa muito específica, que esperamos que em breve não sejam mais necessários. Isso abre uma séria discussão: será que a polícia deve adquirir um veículo desse?

Abraços,
Paulo Bastos

PRick

#59 Mensagem por PRick » Qui Ago 18, 2011 12:04 pm

Paulo Bastos escreveu:
Túlio escreveu:Pois eu dirias que a vagabagem já aprendeu que pneu fura, eles têm - vi na tv - aqueles trecos que a gente abre/desdobra e é prego pra tudo que é lado. Que tale um de lagartas de borracha/metal?
Tulio, como ja disse aqui mesmo nesse tópico e na ultima edição da revista Tecnologia e Defesa - Segurança, a PMERJ precisa atualmente de um veículo rompedor, uma espécie de Aríete moderno, que seria um veículo de engenharia blindado, nivel IV (ABNT-NBR 15000:2005), sob-lagartas, que iria na frente dos blindados táticos, destruindo as barreiras de concreto ou carros tombados e abrindo a passagem para os outros, como fizeram os M113 e Camanf do CFN recentemenete, porem esses são veículos caros de adquirir e manter, alem de serem limitados a uma tarefa muito específica, que esperamos que em breve não sejam mais necessários. Isso abre uma séria discussão: será que a polícia deve adquirir um veículo desse?

Abraços,
Paulo Bastos
O melhor é continuar a usar os Blindados da MB para essa tarefa, melhor que usar as escavadeiras, mas agora acho que nem vai precisar mais, depois do Complexo do Alemão o pessoal já entendeu que não dá para bater de frente com as forças de segurança, a nova tática é fugir.

O galho ainda está no preço dos blindados, para uma PM comprar uma quantidade boa, só com financiamento subsidiado.

[]´s

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#60 Mensagem por Túlio » Qui Ago 18, 2011 12:13 pm

Talvez, no caso do Rio, fosse mais negócio investir em mais helis blindados - blindagem removível. São caros mas têm muito mais usos do que carros blindados...

Morpheus
Responder