Legião Estrangeira, a minha experiência pessoal.

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
legionario
Júnior
Júnior

Re: Legião Estrangeira, a minha experiência pessoal.

#46 Mensagem por legionario » Qui Set 16, 2010 5:34 am

A minha secçao acabou a instruçao com a melhor classificaçao de todas as secçoes instruendas da altura e tinha sido a unica que nao tinha sofrido deserçoes. Eu e os outros portugueses ficamos particularmente orgulhosos quando o nosso chefe de secçao nos disse que tinhamos sido de longe, a melhor secçao da sua carreira de instrutor. Ficamos orgulhosos, sobretudo porque tinhamos, os quatro, acabado nos 6 primeiros classificados.

Como ja disse, a nossa secçao nao teve desertores, o mesmo nao aconteceu nas secçoes das outras companhias.
Assisti a uma cena que me ficou gravada na memoria :
Numa secçao vizinha da minha, dois tipos que tinham desertado, (e capturados pela Gendarmerie que os voltou a entregar ao regimento), depois de levarem uma surra dos cabos diante da secçao formada, foram em seguida espancados pelos colegas, obrigados a isso. A secçao formou em duas linhas, face a face, formando um estreito corredor por onde os desertores deveriam passar... e enquanto eles passavam no meio, os camaradas davam-lhes bofetadas,murros e pontapés...

Nota : Estas praticas sao proibidas pelos regulamentos militares franceses, mas eram (sao?) frequentes. O crime de "sevices ou brimades envers un subordonné", (sevicias e humilhaçoes ao encontro de um subordinado), as puniçoes colectivas, as agressoes, etc, seriam teoricamente motivos de severas sançoes por parte do comando...mas na pratica, estas sançoes sao raras.
Por outro lado, nunca vi um oficial praticar pessoalmente estes actos, apesar de os encobrirem na maior parte das vezes.

Editado pela última vez por legionario em Qui Set 16, 2010 5:51 am, em um total de 2 vezes.
IN HOC SIGNO VINCES
legionario
Júnior
Júnior

#47 Mensagem por legionario » Qui Set 16, 2010 5:35 am

Apesar de nao ter havido deserçoes na secçao, havia alguns legionarios que se queriam ir embora da Legiao. Tecnicamente, um legionario pode denunciar o contrato nos 6 primeiros meses de serviço. E estes homens, que nao tinham ousado desertar, contavam bem, acabada a instruçao e enviados ao 1°RE, em Aubagne para serem afetados num regimento de combate, pedir ali para se irem embora.
Os nossos graduados acompanharam a secçao até ao 1°RE, para ai a « entregarem » ja pronta, à disposiçao do Comando da Legiao.
Fomos todos de comboio, numa viagem que durou algumas horas, e quando chegamos à gare de Aubagne, a secçao formou no exterior esperando os autocarros que nos haveriam de conduzir ao quartel.

Formados, o nosso chefe de secçao perguntou ao pessoal :

- Quem é que vai pedir para regressar à vida civil ? 

Quando estavamos no 4°RE, ao acabar a instruçao, ele ja tinha feito esta pergunta, mas ninguem tinha ousado levantar a mao com medo das represalias. Aqui o pessoal ja se sentia mais à vontade, nao so porque estavamos a chegar ao 1°RE, onde estes graduados ja nao tinham autoridade sobre nos, como porque estavamos na via publica, diante de desenas de olhos civis que nos observavam com um misto de curiosidade e de respeito.
Houve alguns braços que se levantaram timidement, talvez 5 ou 6 entre o efectivo de 40 homens que constituiam a secçao. O que é que eles foram fazer !!
O chefe de secçao, e alguns dos sargentos e cabos entraram numa colera surda, e ali mesmo, diante dos civis pasmados, esbofetearam os imprudentes, houve mesmo um que rebolou no chao com uma pancada que levou do cabo alemao…
Mais valia terem esperado algumas horas, porque uma vez chegados à CAPLE (companhia administrativa do pessoal da legiao estrangeira), poderiam pedir, sem receio algum de represalias, para regressar à vida civil.

IN HOC SIGNO VINCES
legionario
Júnior
Júnior

#48 Mensagem por legionario » Qui Set 16, 2010 6:25 am

Foi pois a 15 de agosto, depois de ter acabado a instruçao de base e obtido os Certificados técnicos elementares "Légion" e "Choc et feu", com a média de 15,20 valores , que fui enviado para o 1° regimento estrangeiro, a casa-mae da legiao, em Aubagne, a fim de preparar a minha partida para a 13ème DBLE, em Djibouti, na costa oriental africana.
Normalmente, os 5 primeiros classificados nas secçoes de instruçao têm o direito de escolher o seu futuro regimento operacional, e os instrutores fazem tudo para que eles escolham o regimento de paraquedistas da legiao, o 2°REP.
Os outros portugueses optaram por este regimento e tentaram tambem convencer-me a ir com eles. Eu nao quis por 3 razoes : a primeira é que eu ja sabia que o pessoal do REP faz enormemente de saltos pesadamente carregados e que ao fim de alguns anos, têm frequentes problemas na coluna e nas vertebras ; a segunda razao é que o 2°REP na altura, era dos regimentos de combate da legiao que menos participavam em operaçoes internacionais devido a nao possuirem veiculos blindados VAB. Estes so foram adquiridos quando da guerra da Jugoslavia em meados dos anos 90. A terceira razao é que eu queria ir para Africa o mais rapido possivel, e a 13° Demi-brigade da L.E. respondia ao meu objetivo.

Depois de passar 5 semanas na CAPLE (Companhia administrativa do pessoal LE), embarquei para Djibouti em 21.09.89, onde cheguei no mesmo dia, sendo imediatamente afectado à 3a Companhia de combate.

IN HOC SIGNO VINCES
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1268 vezes
Agradeceram: 3293 vezes

#49 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Set 16, 2010 7:39 am

legionario escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Tenho que acrescentar uma coisa, o nosso caro Legionário foi PA, por isso tinha já alguma "bagagem" em cima. É que os militares da PA têm uma curso muito interessante e há um espirito de corpo bastante forte. O meu pai foi PA (anos 70) e antes de ir para a FAP fez a recruta e especialidade (armas pesadas) no Exército. Do pessoal que tirou a especialidade com ele foi tudo para a Guiné, só um pequeno grupo que se tinha dado como voluntários para a FAP é que se safaram. Segundo ele, no curso aprendeu coisas que nunca tinha sequer ouvido falar, fez treinos com um rigor e com uma complexidade que só mesmo nas Tropas Especiais é que havia instrução semelhante (até porque metade dos instrutores eram Páras).
Ola Cabeça de Martelo, como vai o FD Portugal ? :)
Os meus instrutores da PA eram quase todos paraquedistas. Uma coisa aprendi no curos de especialidade da PA que nao aprendi na legiao e que me veio a ser bem util mais tarde : o maneio da AK 47. Depois conto como é que isso me foi util .
O FD está entregue à bicharada...

Eu andei muita vez com uma AK (da familia) e inclusiver disparei com ela, afinal nos Páras a espingarda-automática é a Galil... 8-]

Em relação aos saltos, o 2º REP deve ser a unidade na Europa que faz mais saltos. Os saltos operacionais são sempre feitos com mochila e armamento individual.

:lol:

Editado pela última vez por cabeça de martelo em Qui Set 16, 2010 11:33 am, em um total de 1 vez.
"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#50 Mensagem por Moccelin » Qui Set 16, 2010 11:13 am

O engraçado é que no site da Legião fica bem claro que castigos físicos não são permitidos mais e que são punidos com rigor! Se é verdade só um Legionário na ativa saberia dizer.

Mas uma pergunta, você falou do oficialato não usar castigos físicos mas encobri-los. Os Oficiais da LE são só franceses da École Spéciale Militaire de Saint-Cyr ou existe algum caminho diferenciado para eles?

The cake is a lie...
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#51 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Set 16, 2010 11:34 am

Moccelin não sejas inocente, então se na minha tropa (que não é uma Legião) houve um pobre catatua a ir parar ao hospital por causa de um "incentivo"...imagina numa Legião.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Moccelin
Sênior
Sênior

#52 Mensagem por Moccelin » Qui Set 16, 2010 1:48 pm

Sim, sim, não estou falando que não há, mas que no site está que é proibido...

Aqui no Brasil, atualmente, até onde eu sei, isso realmente está proibido. Não sei em tropas como os Comandos, mas no geral...

The cake is a lie...
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#53 Mensagem por henriquejr » Qui Set 16, 2010 2:25 pm

Moccelin escreveu:Sim, sim, não estou falando que não há, mas que no site está que é proibido...

Aqui no Brasil, atualmente, até onde eu sei, isso realmente está proibido. Não sei em tropas como os Comandos, mas no geral...
Pelo menos no BOPE e no BPChoque da PM/RN agressões físicas são bem frequentes, não é anormal policiais dessas unidades baixarem no hospital! Eles tem um código de conduta informal na qual vacilos durante as instruções ou do dia dia (como esquecer o armamento em algum local, ser reincidente em atraso, etc) são punidos com a famosa "manta". Se o camarada esborçar algum tipo de reação as coisas pioram bastante!

Num era nem para eu estar comentando esse tipo de coisa, mas como se trata de um forum especializado, onde não tem ninguem bobo, me arrisquei.

.
Moccelin
Sênior
Sênior

#54 Mensagem por Moccelin » Qui Set 16, 2010 8:05 pm

Cara, acho que você nem precisa se preocupar. A pancadaria no BOPE virou até filme.

Mas vamos aguardar mais histórias do forista Légionnaire.

The cake is a lie...
legionario
Júnior
Júnior

#55 Mensagem por legionario » Sex Set 17, 2010 3:49 am

Moccelin escreveu:O engraçado é que no site da Legião fica bem claro que castigos físicos não são permitidos mais e que são punidos com rigor! Se é verdade só um Legionário na ativa saberia dizer.

Mas uma pergunta, você falou do oficialato não usar castigos físicos mas encobri-los. Os Oficiais da LE são só franceses da École Spéciale Militaire de Saint-Cyr ou existe algum caminho diferenciado para eles?
Como ja referi, os castigos fisicos, assim como as humilhaçoes e as puniçoes colectivas SAO PROIBIDOS pelo regulamento militar francês ; ja o eram no meu tempo. A pratica é bem diferente. Temos que levar em conta que os recrutas da legiao nao sao os garotos de 18 ou 20 anos que se alistam nos exercitos de Portugal ou do Brasil, mas sim homens mais velhos e "batidos", ja com muita experiencia da vida . Para dominar este tipo de recrutas é muitas vezes necessario usar outra pedagogia...
Como os cabos e os sub-oficiais (classe de sargentos) sao recrutados entre as bases e estas vêm (geralmente) da "rua", nao podemos esperar que tenham os mesmos "valores" éticos do que um sub-oficial formado numa escola militar perfumada !

A maior parte dos oficiais franceses da Legiao vêm de Saint-Cyr, e devo dizer que geralmente têm muita classe...e boas maneiras. Foi isso que aprenderam na escola.
Alguns oficiais vêm do quadro de sargentos (sub-oficiais), mas estes na legiao sao raros. No meu regimento, havia um tenente-coronel e um capitao portugueses, mas tiveram que se naturalizar franceses para poder aceder ao estatuto de oficiais, como todo o estrangeiro que é selecionado para seguir o oficialato.
Mais adiante, no decurso do relato, explicarei como se chega a cabo e a sargento na legiao. Eu previ explicar tudo bem explicado ; se tiverem perguntas , escrevam num papelinho , e se no fim da historia eu nao tiver esclarecido, perguntem...:)

Editado pela última vez por legionario em Sex Set 17, 2010 4:06 am, em um total de 2 vezes.
IN HOC SIGNO VINCES
legionario
Júnior
Júnior

#56 Mensagem por legionario » Sex Set 17, 2010 4:00 am

Nesta altura da historia ja cheguei a Djibouti, e antes de avançar no relato queria publicar as fotos, mas estou com dificuldades para as sacar do Post Image, onde as coloquei. Eles mudaram aquilo e tenho que pedir ao meu sobrinho que é um "génio informatico" para me fazer a manobra.
Até breve, pois ;)

IN HOC SIGNO VINCES
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#57 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Set 17, 2010 8:09 am

legionario escreveu:
[A maior parte dos oficiais franceses da Legiao vêm de Saint-Cyr, e devo dizer que geralmente têm muita classe...e boas maneiras. Foi isso que aprenderam na escola.
Alguns oficiais vêm do quadro de sargentos (sub-oficiais), mas estes na legiao sao raros. No meu regimento, havia um tenente-coronel e um capitao portugueses, mas tiveram que se naturalizar franceses para poder aceder ao estatuto de oficiais, como todo o estrangeiro que é selecionado para seguir o oficialato.
Mais adiante, no decurso do relato, explicarei como se chega a cabo e a sargento na legiao. Eu previ explicar tudo bem explicado ; se tiverem perguntas , escrevam num papelinho , e se no fim da historia eu nao tiver esclarecido, perguntem...:)
Lembro-me de ler um artigo sobre o 2º REP em que o comandante era de origem Portuguesa. 8-]

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#58 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Set 18, 2010 10:38 am

legionario escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Tenho que acrescentar uma coisa, o nosso caro Legionário foi PA, por isso tinha já alguma "bagagem" em cima. É que os militares da PA têm uma curso muito interessante e há um espirito de corpo bastante forte. O meu pai foi PA (anos 70) e antes de ir para a FAP fez a recruta e especialidade (armas pesadas) no Exército. Do pessoal que tirou a especialidade com ele foi tudo para a Guiné, só um pequeno grupo que se tinha dado como voluntários para a FAP é que se safaram. Segundo ele, no curso aprendeu coisas que nunca tinha sequer ouvido falar, fez treinos com um rigor e com uma complexidade que só mesmo nas Tropas Especiais é que havia instrução semelhante (até porque metade dos instrutores eram Páras).
Ola Cabeça de Martelo, como vai o FD Portugal ? :)
Os meus instrutores da PA eram quase todos paraquedistas. Uma coisa aprendi no curos de especialidade da PA que nao aprendi na legiao e que me veio a ser bem util mais tarde : o maneio da AK 47. Depois conto como é que isso me foi util .
Vai aqui um link de uma foto de um Pára-quedista Português com uma AK durante a instrução:

:arrow: http://picasaweb.google.pt/104229669369 ... 7807040258

legionario
Júnior
Júnior

#59 Mensagem por legionario » Sáb Set 18, 2010 12:57 pm

Chegada a Djibouti, instalaçoes do esquadrao de cavalaria
Imagem

Farda de saida
Imagem

Farda de terreno
Imagem

Imagem

Farda da Guarda
Imagem

Farda de saida, ja com o brevet "commando"
Imagem

Brincando com as duas "cheetas" do regimento. Estes animais foram capturados no deserto e eram as nossas mascotes.
Imagem

Imagem

De serviço à Porta de armas
Imagem

Paisagens de Djibouti

Uma das mesquitas da capital
Imagem

Aspecto do territorio, semi-desertico, desertico, montanhoso
Imagem

Litoral de Djibouti, muito recortado e inospito, desertico
Imagem

Um dos mercados da capital
Imagem

Rua de Djibouti e mesquita
Imagem

De serviço ao paiol
Imagem

Imagem

Editado pela última vez por legionario em Dom Set 19, 2010 7:30 am, em um total de 5 vezes.
IN HOC SIGNO VINCES
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#60 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Set 18, 2010 1:10 pm

Djibuti, certo?! 8-]

Responder