O sucateamento dos equipamentos do EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
- Guerreiro Brasileiro
- Intermediário
- Mensagens: 248
- Registrado em: Ter Ago 01, 2006 4:38 pm
- Contato:
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 9050
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 335 vezes
- Agradeceram: 601 vezes
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Pablo Maica escreveu:Opa!!! Ja apareceu um P-3!!!
Este Hercules acredito que esteja em fase final de revisão no PAMA do galeão.
Um abraço e t+
Pois é... escolheram as aeronaves erradas para tirarem fotos

Já que o P-3 é para virar peça de reposição e o Hércules (ex-Itália) está em manutenção

Hehehehehhe!
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 

-
- Sênior
- Mensagens: 2074
- Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
- Localização: São Paulo / SP
- Agradeceram: 25 vezes
Jauro
Por favor solicito a vc utilizar o vocabulário adequado para discutirmos neste forum.
A palavra "almofada" que vc se refere é para os PATINS
Sim Jauro PATIM é a palavra utilizado tanto pelo fabricante ,como nos manuais do EB.
Os patins do M113 são fabricados no Brasil, mas os embuchamentos dos parafusos que interligam os patins infelizmente não.
E desculpe meu caro Jairo, mas entre um depoimento do nosso Comandante do Exercito Brasileiro e o seu, prefiro acreditar no do Comandante. Por favor não leve a mal , mas embora ambos vivenciem o problema, confio nos números por ele divulgados, além de que concatenam no que tenho visto.
Um abraço
Hélio
Por favor solicito a vc utilizar o vocabulário adequado para discutirmos neste forum.
A palavra "almofada" que vc se refere é para os PATINS
Sim Jauro PATIM é a palavra utilizado tanto pelo fabricante ,como nos manuais do EB.
Os patins do M113 são fabricados no Brasil, mas os embuchamentos dos parafusos que interligam os patins infelizmente não.
E desculpe meu caro Jairo, mas entre um depoimento do nosso Comandante do Exercito Brasileiro e o seu, prefiro acreditar no do Comandante. Por favor não leve a mal , mas embora ambos vivenciem o problema, confio nos números por ele divulgados, além de que concatenam no que tenho visto.

Um abraço
Hélio
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 9050
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 335 vezes
- Agradeceram: 601 vezes
-
- Sênior
- Mensagens: 5309
- Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
- Localização: Barra Velha, SC.
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
Jauro
Por favor solicito a vc utilizar o vocabulário adequado para discutirmos neste forum.
A palavra "almofada" que vc se refere é para os PATINS
Sim Jauro PATIM é a palavra utilizado tanto pelo fabricante ,como nos manuais do EB.
Os patins do M113 são fabricados no Brasil, mas os embuchamentos dos parafusos que interligam os patins infelizmente não.
E desculpe meu caro Jairo, mas entre um depoimento do nosso Comandante do Exercito Brasileiro e o seu, prefiro acreditar no do Comandante. Por favor não leve a mal , mas embora ambos vivenciem o problema, confio nos números por ele divulgados, além de que concatenam no que tenho visto.
Um abraço
Hélio
Almofada é a parte de borracha, Hélio, e patim é a de ferro. Tratei deste assunto 11 anos com a Nova Tração e a Bernardini e nunca tive problemas em me entender com eles.
Quanto aos números do Cmt do EB não os coloquei em dúvida apenas dei minha explicação do porquê de tais números.
E continuo mantendo a minha posição, até porque a 5ª C Bld, 3º e 5° RCC, 13º e 20º BIB são "meu chão", foram´só oito anos nesta Bda, no momento o Gen Cmt da Bda (Gen Aldo ) é meu companheiro de turma , amigo particular e da família então por isso quando se trata destas Unidades sei de algumas coisas.
Se o problema é fonte taí, sou vinculado à 5ª Bda C Bld até hoje e o próximo Cmt já nomeado também é da minha turma, alias foi meu companheiro de apartamento na AMAN e por isso ainda vou continuar sabendo das coisas da 5ª CBld.
Também não quero que ninguém acredite em mim, mas daí a me tachar de conjecturador, sem fontes,de não empregar a nomenclatura correta.....vai uma grande diferença.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
-
- Sênior
- Mensagens: 2074
- Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
- Localização: São Paulo / SP
- Agradeceram: 25 vezes
Jauro
A minha dúvida sobre a nomenclatura utilizada vc, foi pelas seguintes razões:
- Os blindados sobre lagartas não precisam necessáriamente das almofadas de borracha para se locomover> Na verdade, dependendo do terreno eles são até retirados. Por isto as peças são classificadas como removível.Consequentemente a falta deste componente não significa em nenhuma hipótese a dalta de disponibilidade do veículo
- pode ser que a fabrica Nova Tração como mencionou não fabrique estas peças para o EB, pois a Nova Tração não existe mais.
- Existe hoje a Front Rubber -Artefatos de Borracha Ltda com sede em Sto André _SP que fornece as almofadas dos seguintes carros de combate do Brasil: LEOPARD,M113,LVTP7,M108/109/,SK105< M60 e M41( De acordo com catálogo da industria distribuida na LAAD2007
Agora veja bem quando falamos de PATINS aí sim só temos os patins do M113 fabricados no Brasil. E como vc mencionou destacando a ncionalização somente e só das almofadas do M113, como causa provável da manutenção em operação , é de se supor que vc falava dos PATINS, pois ESTES SIM só tem fabricado no Brasil os do M113
Quanto a sua análise de que não estariam sendo computados os M60 do 5ºRCC , repito, fico com a versão do Comandante, que teve a coragem de divulgar o atual panorama da força
Um abraço
Hélio
A minha dúvida sobre a nomenclatura utilizada vc, foi pelas seguintes razões:
- Os blindados sobre lagartas não precisam necessáriamente das almofadas de borracha para se locomover> Na verdade, dependendo do terreno eles são até retirados. Por isto as peças são classificadas como removível.Consequentemente a falta deste componente não significa em nenhuma hipótese a dalta de disponibilidade do veículo
- pode ser que a fabrica Nova Tração como mencionou não fabrique estas peças para o EB, pois a Nova Tração não existe mais.
- Existe hoje a Front Rubber -Artefatos de Borracha Ltda com sede em Sto André _SP que fornece as almofadas dos seguintes carros de combate do Brasil: LEOPARD,M113,LVTP7,M108/109/,SK105< M60 e M41( De acordo com catálogo da industria distribuida na LAAD2007
Agora veja bem quando falamos de PATINS aí sim só temos os patins do M113 fabricados no Brasil. E como vc mencionou destacando a ncionalização somente e só das almofadas do M113, como causa provável da manutenção em operação , é de se supor que vc falava dos PATINS, pois ESTES SIM só tem fabricado no Brasil os do M113
Quanto a sua análise de que não estariam sendo computados os M60 do 5ºRCC , repito, fico com a versão do Comandante, que teve a coragem de divulgar o atual panorama da força
Um abraço
Hélio
-
- Sênior
- Mensagens: 5309
- Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
- Localização: Barra Velha, SC.
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
- Os blindados sobre lagartas não precisam necessáriamente das almofadas de borracha para se locomover> Na verdade, dependendo do terreno eles são até retirados. Por isto as peças são classificadas como removível.Consequentemente a falta deste componente não significa em nenhuma hipótese a dalta de disponibilidade do veículo
Não pode rodar sem almofadas. Veja o que diz o manual.
OBSERVAÇÃO
- Quando um patim está desalinhado é indício de que pode estar danificado
ou que o pino está em mau estado.
- Ao repor patins da lagarta, as almofadas da borracha devem ter
aproximadamente a mesma altura das adjacentes, o que pode exigir a
retirada de novas e a instalação de usadas de altura semelhantes.
a. Procurar por almofadas entre os rodetes.
b. Verificar as almofadas quanto a quebras ou rachaduras nos pontos de
desgastes.
c. Certifique-se que não há almofadas frouxas ou faltando.
d. Verificar as almofadas quanto a desgastes excessivos. Elas devem ser
[b]substituídas quando o metal dos patins estiver marcando o piso das
estradas ou 50% da borracha tiver sido arrancada( arrancamento)[/b]e. Se alguma almofada estiver frouxa, faça o seguinte:
(1) Mover o CC até que a almofada com problema fique entre a polia
tensora e a roda de apoio 1.
(2) Parar o CC e apertar a porca da almofada.
ESTARÁ INDISPONÍVEL SE:
a. Três ou mais patins estragados.
b. Uma ou mais almofadas partidas ou qualquer pino quebrado.
Retirado do manual do M60
http://www.coter.eb.mil.br/1sch/manuais/IP%2017-84.pd
Capítulo 13-5 página 501
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
-
- Sênior
- Mensagens: 2074
- Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
- Localização: São Paulo / SP
- Agradeceram: 25 vezes
Jauro
Veja o que diz o catálogo da Front Rubber
M60 :Almofada AMOVÍVEL
definicão de amovível: que pode ser retirado
Na Escola de blindados de Santa Maria os M60 estão sem as almofadas pois assim dão maior sustentação no terreno lamacento.
Na escola de Motomecanização do RJ também estão sem as almofadas e estão operacionais .
Abraço
Hélio
Veja o que diz o catálogo da Front Rubber
M60 :Almofada AMOVÍVEL
definicão de amovível: que pode ser retirado
Na Escola de blindados de Santa Maria os M60 estão sem as almofadas pois assim dão maior sustentação no terreno lamacento.
Na escola de Motomecanização do RJ também estão sem as almofadas e estão operacionais .
Abraço
Hélio
-
- Sênior
- Mensagens: 5309
- Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
- Localização: Barra Velha, SC.
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
Hélio as suas fontes e suas vivências com M60 são umas e as minhas são outras. As minhas são da 5ª C Bld e uma coisa posso te dizer a coisa por aqui tá feia, só não há mais indisponibilidade porque o pessoal faz verdadeiros milagres.
A última que saiu agora é que o 3º RCC quando for ativado terá 1 Pel CC a menos (4CC) que serão (já são) canibalizados entre as duas unidades.
A última que saiu agora é que o 3º RCC quando for ativado terá 1 Pel CC a menos (4CC) que serão (já são) canibalizados entre as duas unidades.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
-
- Sênior
- Mensagens: 2074
- Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
- Localização: São Paulo / SP
- Agradeceram: 25 vezes
Jauro
Não duvido desta sua informação. Apenas quero esclarecer que a situação dos Leopard são tão ruins quanto, e até pior que os M60 , segundo o comandante do EB.
Nunca afirmei que os M60 estão totalmente disponíveis, mas apenas quis comparar que os M60 por terem uma mecanica mais robusta, conseguem ficar em disponibilidade,apesar de todo desinteresse no EB em mantê-los , pois claramente preferem o Leopard.
Já discuti neste forum ,uma teoria de porque eles preferem CC mais leves , entretanto o que os militares só perceberam após a aquisição dos Leopards é o quão sensíveis e caros de manter eles são.
Num país como o nosso que disponibiliza cada vez menos recursos para as forças armadas, são os blindados robustos que sobrevivem mais. Vide os nossos Cascaveis, que sequer possuem torres hidráulicas/elétricas; só podem disparar o canhão sem estarem em movimento pois não possuem giro estabilizador, entretanto a despeito de tudo isto são robustos e seu baixo custo operacional até permitem uma revisão de quarto escalão como estão sendo feitos no Arsenal de Guerra de Barueri.
O desejo de ter blindados modernos entra em confronto com a nossa capacidade em manter em operação.
O mais incrível é que se vc pegar as reportagens de revistas especializadas da época da aquisição dos Leopards, só se liam elogios rasgados a este carro. Sim, o carro era muito bom e muitissimo superior a qquer CC que tinhamos, entretanto ninguém teve a coragem de escrever em que estado eles vieram. Não canso de narrar o quanto fiquei perplexo (e decepcionado) quando houve a primeira exibição em público dos recem chegados Leopard do EB em SP. O estado de conservação era terrivel (felizmente tirei muitas fotos registrando o fato)
Muito bem , após aproximadamente 10 anos do recebimento destes carros, ouço com frequencia militares que operaram e operam os Leo, reclamando e reconhecendo o pessimo estado quando receberam estes veículos . De nada adianta existir um clube de operadores de Leopard para intercambio inclusive de peças de reposição se não temos o principal: o dinheiro para adquirí-los.
Pois bem o EB adquiriu novamente outro lote de Leopard de segunda mão. Embora seja desta vez de um modelo mais moderno, isto não quer dizer necessariamente que estejam em melhor estado de conservação, e sinceramente isto é preocupante.
Um general reservista que era um jovem tenente quando vieram os primeiros M4 Sherman no EB contou-me quando o entrevistei que ,estes CC vieram novos , com as peças ainda envoltas em papel encerado. A sua decepção aconteceu muitos anos depois quando comandava a unidade de Rio Negro e recebeu um lote de M-41 supostamente revisados . Os militares brasileiros que foram pros EUA para escolher os M41, afirmaram que todos os M-41 escolhidos foram revisados antes de virem pra cá. Este general conta na entrevista que ele teve que praticamente retirar todos os motores dos M41 para fazê-los funcionar, e quando retiravam os motores, embaixo deles no compartimento encontraram cigarros, moedas e até documentos dos soldados norte-americanos da década de 50, isto é os motores nunca tinham sido retirados do veículo até aquela data.
Como voce pode observar, o problema não é de hoje, mas já ocorria muito tempo atrás.
Dizer que o Leopard é um blindado mais adquado para a realidade brasileira do que outros existentes no mercado não é verdade, pois depende muito mais da nossa capacidade de logistica e manutenção do que de emprego.
Se me perguntarem qual o mais adequado, eu diria com certeza que seria o Tamoyo, pois apesar de nítidamente inferior tecnologicamente que o Leopard 1A5, pelo menos teriamos grande parte dos sobressalentes de fabricação nacional, utilizando inclusive um motor fabricado pela Scania no Brasil. Isto sem contar que com a fabricação de um produto nacional estariamos adquirindo tecnologia, e o mais importante estariamos mantendo mão de obra especializada, coisa que perdemos completamente pois já se passaram mais de 15 anos que deixamos de fabricar blindados nacionais.
Um abraço
Hélio
Não duvido desta sua informação. Apenas quero esclarecer que a situação dos Leopard são tão ruins quanto, e até pior que os M60 , segundo o comandante do EB.
Nunca afirmei que os M60 estão totalmente disponíveis, mas apenas quis comparar que os M60 por terem uma mecanica mais robusta, conseguem ficar em disponibilidade,apesar de todo desinteresse no EB em mantê-los , pois claramente preferem o Leopard.
Já discuti neste forum ,uma teoria de porque eles preferem CC mais leves , entretanto o que os militares só perceberam após a aquisição dos Leopards é o quão sensíveis e caros de manter eles são.
Num país como o nosso que disponibiliza cada vez menos recursos para as forças armadas, são os blindados robustos que sobrevivem mais. Vide os nossos Cascaveis, que sequer possuem torres hidráulicas/elétricas; só podem disparar o canhão sem estarem em movimento pois não possuem giro estabilizador, entretanto a despeito de tudo isto são robustos e seu baixo custo operacional até permitem uma revisão de quarto escalão como estão sendo feitos no Arsenal de Guerra de Barueri.
O desejo de ter blindados modernos entra em confronto com a nossa capacidade em manter em operação.
O mais incrível é que se vc pegar as reportagens de revistas especializadas da época da aquisição dos Leopards, só se liam elogios rasgados a este carro. Sim, o carro era muito bom e muitissimo superior a qquer CC que tinhamos, entretanto ninguém teve a coragem de escrever em que estado eles vieram. Não canso de narrar o quanto fiquei perplexo (e decepcionado) quando houve a primeira exibição em público dos recem chegados Leopard do EB em SP. O estado de conservação era terrivel (felizmente tirei muitas fotos registrando o fato)
Muito bem , após aproximadamente 10 anos do recebimento destes carros, ouço com frequencia militares que operaram e operam os Leo, reclamando e reconhecendo o pessimo estado quando receberam estes veículos . De nada adianta existir um clube de operadores de Leopard para intercambio inclusive de peças de reposição se não temos o principal: o dinheiro para adquirí-los.
Pois bem o EB adquiriu novamente outro lote de Leopard de segunda mão. Embora seja desta vez de um modelo mais moderno, isto não quer dizer necessariamente que estejam em melhor estado de conservação, e sinceramente isto é preocupante.
Um general reservista que era um jovem tenente quando vieram os primeiros M4 Sherman no EB contou-me quando o entrevistei que ,estes CC vieram novos , com as peças ainda envoltas em papel encerado. A sua decepção aconteceu muitos anos depois quando comandava a unidade de Rio Negro e recebeu um lote de M-41 supostamente revisados . Os militares brasileiros que foram pros EUA para escolher os M41, afirmaram que todos os M-41 escolhidos foram revisados antes de virem pra cá. Este general conta na entrevista que ele teve que praticamente retirar todos os motores dos M41 para fazê-los funcionar, e quando retiravam os motores, embaixo deles no compartimento encontraram cigarros, moedas e até documentos dos soldados norte-americanos da década de 50, isto é os motores nunca tinham sido retirados do veículo até aquela data.
Como voce pode observar, o problema não é de hoje, mas já ocorria muito tempo atrás.
Dizer que o Leopard é um blindado mais adquado para a realidade brasileira do que outros existentes no mercado não é verdade, pois depende muito mais da nossa capacidade de logistica e manutenção do que de emprego.
Se me perguntarem qual o mais adequado, eu diria com certeza que seria o Tamoyo, pois apesar de nítidamente inferior tecnologicamente que o Leopard 1A5, pelo menos teriamos grande parte dos sobressalentes de fabricação nacional, utilizando inclusive um motor fabricado pela Scania no Brasil. Isto sem contar que com a fabricação de um produto nacional estariamos adquirindo tecnologia, e o mais importante estariamos mantendo mão de obra especializada, coisa que perdemos completamente pois já se passaram mais de 15 anos que deixamos de fabricar blindados nacionais.
Um abraço
Hélio
-
- Sênior
- Mensagens: 5309
- Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
- Localização: Barra Velha, SC.
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
helio escreveu:Jauro
Não duvido desta sua informação. Apenas quero esclarecer que a situação dos Leopard são tão ruins quanto, e até pior que os M60 , segundo o comandante do EB.
Nunca afirmei que os M60 estão totalmente disponíveis, mas apenas quis comparar que os M60 por terem uma mecanica mais robusta, conseguem ficar em disponibilidade,apesar de todo desinteresse no EB em mantê-los , pois claramente preferem o Leopard.
Já discuti neste forum ,uma teoria de porque eles preferem CC mais leves , entretanto o que os militares só perceberam após a aquisição dos Leopards é o quão sensíveis e caros de manter eles são.
Num país como o nosso que disponibiliza cada vez menos recursos para as forças armadas, são os blindados robustos que sobrevivem mais. Vide os nossos Cascaveis, que sequer possuem torres hidráulicas/elétricas; só podem disparar o canhão sem estarem em movimento pois não possuem giro estabilizador, entretanto a despeito de tudo isto são robustos e seu baixo custo operacional até permitem uma revisão de quarto escalão como estão sendo feitos no Arsenal de Guerra de Barueri.
O desejo de ter blindados modernos entra em confronto com a nossa capacidade em manter em operação.
O mais incrível é que se vc pegar as reportagens de revistas especializadas da época da aquisição dos Leopards, só se liam elogios rasgados a este carro. Sim, o carro era muito bom e muitissimo superior a qquer CC que tinhamos, entretanto ninguém teve a coragem de escrever em que estado eles vieram. Não canso de narrar o quanto fiquei perplexo (e decepcionado) quando houve a primeira exibição em público dos recem chegados Leopard do EB em SP. O estado de conservação era terrivel (felizmente tirei muitas fotos registrando o fato)
Muito bem , após aproximadamente 10 anos do recebimento destes carros, ouço com frequencia militares que operaram e operam os Leo, reclamando e reconhecendo o pessimo estado quando receberam estes veículos . De nada adianta existir um clube de operadores de Leopard para intercambio inclusive de peças de reposição se não temos o principal: o dinheiro para adquirí-los.
Pois bem o EB adquiriu novamente outro lote de Leopard de segunda mão. Embora seja desta vez de um modelo mais moderno, isto não quer dizer necessariamente que estejam em melhor estado de conservação, e sinceramente isto é preocupante.
Um general reservista que era um jovem tenente quando vieram os primeiros M4 Sherman no EB contou-me quando o entrevistei que ,estes CC vieram novos , com as peças ainda envoltas em papel encerado. A sua decepção aconteceu muitos anos depois quando comandava a unidade de Rio Negro e recebeu um lote de M-41 supostamente revisados . Os militares brasileiros que foram pros EUA para escolher os M41, afirmaram que todos os M-41 escolhidos foram revisados antes de virem pra cá. Este general conta na entrevista que ele teve que praticamente retirar todos os motores dos M41 para fazê-los funcionar, e quando retiravam os motores, embaixo deles no compartimento encontraram cigarros, moedas e até documentos dos soldados norte-americanos da década de 50, isto é os motores nunca tinham sido retirados do veículo até aquela data.
Como voce pode observar, o problema não é de hoje, mas já ocorria muito tempo atrás.
Dizer que o Leopard é um blindado mais adquado para a realidade brasileira do que outros existentes no mercado não é verdade, pois depende muito mais da nossa capacidade de logistica e manutenção do que de emprego.
Se me perguntarem qual o mais adequado, eu diria com certeza que seria o Tamoyo, pois apesar de nítidamente inferior tecnologicamente que o Leopard 1A5, pelo menos teriamos grande parte dos sobressalentes de fabricação nacional, utilizando inclusive um motor fabricado pela Scania no Brasil. Isto sem contar que com a fabricação de um produto nacional estariamos adquirindo tecnologia, e o mais importante estariamos mantendo mão de obra especializada, coisa que perdemos completamente pois já se passaram mais de 15 anos que deixamos de fabricar blindados nacionais.
Um abraço
Hélio
![[009]](./images/smilies/009.gif)
![[009]](./images/smilies/009.gif)
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
Fórum: Forças Terrestres Enviada: Seg Nov 05, 2007 7:40 pm Assunto: O sucateamento dos equipamentos do EB
Não existia um plano para modernizar/atualizar os M 113 aqui no Brasil?
Abs.
Zepa.
Acho que é isso:
O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no..... resolve:
Art. 1º Nomear Comissão Especial a fim de emitir parecer sobre dispensa de licitação para a contratação de serviços, produzidos ou prestados no País, que envolvam, cumulativamente, alta
complexidade tecnológica e defesa nacional, no âmbito do Projeto de Modernização das Viaturas Blindadas
de Transporte de Pessoal M113-B, em consonância com o estabelecido na 4ª Reunião Decisória da VBTP,
de 13 de dezembro de 2007.
Art. 2º A Comissão terá a seguinte composição:
I - presidente: Gen Div...............
Parágrafo único. Nos impedimentos legais e eventuais do Presidente, a Comissão será
presidida pelo Gen Bda ..........., da Diretoria de Suprimento.
Art. 3º Estabelecer que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação.
...aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota;
aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas...
SUNTZU
aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas...
SUNTZU