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Re: Marinha de Portugal
Enviado: Sáb Mai 06, 2017 6:56 am
por cabeça de martelo
Para além deste navio, há outro a ser construído, depois disso... está tudo no segredo dos deuses.
Re: Marinha de Portugal
Enviado: Ter Mai 09, 2017 10:41 am
por P44
Pode ser que se a economia continuar a evoluir favoravelmente haja mais unidades a ser construidas no futuro...para já, para quem só já esperava 2 navios, passar para 4 é muito bom!!!!
Re: Marinha de Portugal
Enviado: Ter Mai 09, 2017 10:47 am
por joaolx
P44 escreveu:Pode ser que se a economia continuar a evoluir favoravelmente haja mais unidades a ser construidas no futuro...para já, para quem só já esperava 2 navios, passar para 4 é muito bom!!!!
X2
Re: Marinha de Portugal
Enviado: Dom Mai 14, 2017 1:38 pm
por P44
Marinha Portuguesa
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Realizou-se no dia 12 de maio, na Base Naval de Lisboa, a cerimónia de passagem ao estado de armamento normal e entrega de comando do novo navio de patrulha costeira da Marinha, NRP Douro.
A cerimónia foi presidida pelo Comandante Naval vice-almirante Gouveia e Melo que entregou o distintivo de comandante ao primeiro-tenente Vacas de Carvalho.
Re: Marinha de Portugal
Enviado: Dom Mai 14, 2017 1:41 pm
por P44
Re: Marinha de Portugal
Enviado: Dom Mai 14, 2017 1:45 pm
por P44
First Portuguese Super Lynx to begin modernisation
Victor Barreira, Istanbul - IHS Jane's Navy International
10 May 2017
The first of five AgustaWestland Super Lynx Mk 95 helicopters operated by the Portuguese Navy will be delivered to Leonardo Helicopters' Yeovil facility in the United Kingdom in June to begin its comprehensive modernisation programme.
Work on all five units will be completed under a EUR69 million (USD75 million) modernisation package awarded to Leonardo Helicopters in July 2016. The upgrade includes the replacement of the original Rolls-Royce Gem 42 engines with more powerful LHTEC CTS800-4N turboshafts. Other improvements include a new 'glass' cockpit utilising three 10x8-inch multifunction displays, new navigation systems, and a new electrically powered rescue hoist.
The upgrade will also extend the fleet's service life, deal with airworthiness obsolescence, and allow it to meet new European flight standards due to come into effect in 2018.
http://www.janes.com/article/70256/firs ... ernisation
Re: Marinha de Portugal
Enviado: Qua Mai 17, 2017 7:08 am
por cabeça de martelo
Despacho n.º 4213/2017
Diário da República n.º 95/2017, Série II de 2017-05-17
Data de Publicação:2017-05-17
Tipo de Diploma:Despacho
Número:4213/2017
Emissor:Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Páginas:9444 - 9445
Parte:C - Governo e Administração direta e indireta do Estado
SUMÁRIO
Processo de aquisição - atualização do sistema de bordo HARPOON (HSCLCS)
TEXTO
Despacho n.º 4213/2017
Considerando que o programa de modernização de meia-vida das fragatas (MLU FFGH) tem como objetivo a sustentação e modernização destes meios assegurando a sua operacionalidade até 2035.
Considerando que o âmbito do MLU FFGH e o conceito tecnológico aprovado para o sistema de combate identificam a necessidade de atualização do sistema de bordo HARPOON Ship Command - Launch Control System (HSCLCS) para a versão Federated V12, bem como adquirir o Apoio Logístico Integrado (ALI) associado que permita sustentar, manter e operar, ao nível da formação, treino e logística, por forma a manter-se a capacidade de lançamento de mísseis de superfície HARPOON, nas fragatas da classe «Bartolomeu Dias», assegurando, assim, que estes navios mantêm as valências que lhes permitem a participação nas forças multinacionais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da União Europeia (UE), contribuindo nos esforços de segurança e defesa coletiva;
Considerando que o United States Department of the Navy - Program Executive Officer for Unmanned Aviation and Strike Weapons (PMA-201) define que o procedimento de venda e transferência da tecnologia em causa para nações aliadas pressupõe a abertura de um CASE junto do United States Government Foreign Military Sales (FMS) Program.
Neste contexto, determino o seguinte:
1 - Nos termos e ao abrigo das disposições conjugadas constantes do n.º 1 do artigo 2.º da Lei Orgânica n.º 7/2015, de 18 de maio, que aprova a Lei de Programação Militar (LPM), da alínea c), do n.º 3, do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 197/99, de 8 de junho, dos artigos 36.º e 38.º do Código dos Contratos Públicos (CCP), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de janeiro, na sua redação atual, e da alínea f), n.º 2, do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 104/2011, de 6 de outubro, autorizo o procedimento de formação contratual a formalizar junto do United States Government Foreign Military Sales (FMS), tendo em vista o fornecimento, à Marinha Portuguesa, de dois ORDALT - Ordnance Alteration para a atualização do sistema de bordo HARPOON (HSCLCS) e serviços associados, bem como a respetiva despesa até ao montante máximo de 5.000.000,00 (euro) (cinco milhões de euros), com IVA incluído se aplicável, a suportar pelas verbas inscritas na LPM, na «Capacidade Oceânica de Superfície», projeto «DN-LPM-MLU-Modernização sistema de bordo Harpoon (HSCLCS) BDIAS», com a seguinte distribuição plurianual:
a) No ano de 2017 de 1.000.000,00 (euro);
b) No ano de 2018 de 800.000,00 (euro);
c) No ano de 2019 de 1.000.000,00 (euro);
d) No ano de 2020 de 1.200.000,00 (euro);
e) No ano de 2021 de 1.000.000,00 (euro).
2 - Os saldos apurados no final de cada ano económico, transitam para o ano seguinte, para reforço dotações da mesma capacidade e projeto até à sua completa execução, nos termos e ao abrigo do n.º 4 do artigo 7.º da Lei de Programação Militar.
3 - Delego, com faculdade de subdelegação, ao abrigo dos artigos 44.º e 46.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro, e artigo 109.ºdo CCP, no Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro, as competências para:
a) Conduzir o procedimento junto do United States Government Foreign Military Sales (FMS), tendo em vista a celebração da Letter of Offer and Acceptance (LOA), e praticar todos os demais atos necessários até à conclusão do procedimento, incluindo a aprovação e outorga, em representação do Estado Português, do referido instrumento contratual;
b) Exercer os poderes de conformação da relação contratual a que se referem as alíneas a) e b) do artigo 302.º do CCP, aplicáveis com as necessárias adaptações;
c) Proceder à autorização, emissão e realização dos pagamentos que vierem a ser determinados e liquidados ao abrigo do referido instrumento contratual e dentro dos limites de despesa aprovados, nos termos dos artigos 3.º e 29.º do Decreto-Lei n.º 155/92, de 28 de julho, conjugado com a alínea c) do n.º 3 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 197/99, de 8 de junho, mantido em vigor pela alínea f) do n.º 1 do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de janeiro.
4 - Nos termos e ao abrigo do n.º 3 do artigo 164.º do CPA, ratifico os atos praticados relativos à formalização da Letter of Request (LOR) junto do FMS.
5 - O Ramo deverá enviar cópia da LOA a Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, com conhecimento à Direção-geral de Recursos da Defesa Nacional, e proceder à inserção dos respetivos elementos informativos na plataforma EPM - Enterprise Project Management.
6 - O presente despacho produz efeitos no dia da sua assinatura.
12 de abril de 2017. - O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo Ferreira Lopes.
Re: Marinha de Portugal
Enviado: Qui Jun 01, 2017 3:30 pm
por P44
Re: Marinha de Portugal
Enviado: Qua Jun 07, 2017 7:26 am
por cabeça de martelo
De outro fórum:
Charlie Jaguar escreveu:
Estive a ler Jane's Navy International deste mês com o artigo de fundo dedicado à modernização da Armada Portuguesa da autoria da jornalista Kate Tringham, e embora extenso não há grandes novidades anunciadas por parte do principal entrevistado, o Vice-Almirante Mendes Calado. Assim sendo temos em resumo o seguinte e a nível de meios:
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Modernização das fragatas da classe BD: na linha da holandesa e belga, ou seja, instalação de um novo sistema de gestão em combate e guerra electrónica, modernização do sonar, do CIWS Goalkeeper e do sistema Harpoon. O sistema de lançamento de torpedos será também alvo de um upgrade, passando do Mk.46 Mod. 5 actual para o Mk.54 que é mais eficaz em águas litorais, enquanto o Sea Sparrow será substituído pelo ESSM. A Bartolomeu Dias deverá iniciar o seu MLU no próximo ano, com a duração de 15 meses, seguida pela Francisco de Almeida em 2019.
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Modernização das fragatas da classe VdG: Começarão a sua modernização após estar terminada as da classe BD. Assumidamente de cariz mais modesto devido a constrangimentos de razão orçamental, irão todavia receber um novo sistema integrado de comunicações e uma nova plataforma integrada de gestão de sistemas. A modernização dos sistemas de combate ainda está em discussão, mas é certo que não receberão nem ESSM, nem Harpoon Block II ao contrário das BD.
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Corvetas e NPO's: a última das 3 corvetas sobreviventes da classe Baptista de Andrade deverá ser retirada em 2020. Segundo é avançado no artigo, a Marinha tem a intenção de até 2029 poder contar com 10 NPO, sendo que existe um grupo de trabalho que em conjunto com os estaleiros da West Sea quer simplificar o programa de construção destes navios para que se tornem menos caros já que a nível de celeridade o programa entrou agora nos eixos. "Do 5º ao 10º navio tentaremos acelerar o processo de forma a que a construção se torne mais económica, com base em tudo aquilo que aprendemos com os primeiros navios".
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Stanflex 300 ou classe Tejo: 3 navios entrarão ao serviço este ano, com o quinto e último em 2018. O Vice-Almirante enaltece que são excelentes e robustos, usados inclusivamente em combate no Líbano pela Dinamarca, mas que em Portugal a abordagem é diferente e que os navios serão utilizados somente para patrulha, vigilância costeira e fiscalização pesqueira.
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Submarinos: Mendes Calado afirma à Jane's que a opção pela aquisição de uma terceira unidade 209PN permanece em aberto, mas que não vê a Marinha num futuro próximo a exercer essa opção devido às restrições financeiras sobejamente conhecidas. A grande revisão de que está a ser alvo o Tridente em Kiel desde Janeiro deverá durar até aos primeiros meses do próximo ano, sendo que após a sua chegada o Arpão fará o mesmo mas já no Arsenal do Alfeite. A Marinha aponta que ambas as embarcações deverão sofrer um extenso upgrade no período compreendido entre 2022 e 2025.
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Bérrio: estudos em curso para a sua possível substituição entre 2021 e 2022. Com várias Marinhas europeias igualmente em processo de renovação das suas frotas, a Armada tem estado a analisar vários programas dos seus congéneres e a espreitar a oportunidade de poder participar num deles. Para esse efeito estão em curso conversações com a Royal Navy e Marinhas da Alemanha, Espanha e Holanda. A ambição é adquirir um navio novo, e para isso a Marinha tentará aumentar as verbas para este programa em específico aquando da revisão da LPM no próximo ano. A aquisição de um navio em segunda-mão não está posta de parte, porém a intenção principal revelada pelo Vice-Almirante Mendes Calado é poder ter ao dispor um navio novo, navio esse com um deslocamento máximo na ordem das 15.000, 16.000 toneladas, tripulação reduzida, convés de voo e a possibilidade de poder apoiar a projecção de fuzileiros em operações especiais. O Vice-Almirante afirma que o substituto do Bérrio também deverá ter a possibilidade de dar auxílio em caso de catástrofes naturais ou missões de cariz humanitário.
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LPD: continua a haver firme intenção na aquisição/obtenção de uma plataforma deste género, apesar de para já tal se encontrar em banho-maria pelos motivos conhecidos. Poderá ser construído em Portugal e a ambição ajustada ao orçamento disponível ou de novo nos virarmos para uma opção em segunda-mão como o Siroco em 2015, mas só entre as décadas de 2020 e 2030 é que será mais crível esse passo. A propósito do Siroco, Mendes Calado refere que a incompatibilidade do hardware militar em uso em Portugal, incluindo os EH-101 da FAP, foi o factor que ditou o parecer negativo à sua aquisição.
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Super Lynx: embora seja referido que o plano inicial era a aquisição de 7 a 8 helicópteros, as verbas para tal nunca foram disponibilizadas e os 5 que existem serão os 5 que estarão ao serviço até pelo menos 2030. O primeiro aparelho começará a modernização já este mês nas instalações da Leonardo Helicopters em Yeovil, Inglaterra, sendo reentregue à Armada em 2019, e que de acordo com o contrato assinado todos deverão estar de novo ao serviço até 2021. O MLU dos Super Lynx será feito em paralelo com o das fragatas, e Mendes Calado adianta que apesar do seu uso intensivo as aeronaves não tiveram qualquer acidente ao longo dos 24 anos de serviço, e que o quadro de tripulações de voo e de terra é excelente ao ponto de no início de 2017 terem havido períodos em que 4 helicópteros se encontravam operacionais em simultâneo, embora a média seja de 2.8. O upgrade em si dos Super Lynx consistirá na substituição dos motores originais Rolls-Royce Gem 42 pelos LHTEC CTS-800-4N, a instalação de um novo glass cockpit com 3 mostradores multifunções, novos sistemas de navegação e um novo guincho eléctrico de resgate.
Re: Marinha de Portugal
Enviado: Sáb Jul 08, 2017 4:36 pm
por P44
NRP Corte Real
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NRP Corte Real Corte Real de regresso ao Mar após 2 anos de tratamento!
Re: Marinha de Portugal
Enviado: Dom Jul 09, 2017 3:43 pm
por P44
Com a (lenta) entrada ao serviço dos TEJO, mais um veterano chega ao fim da linha. O velhinho CACINE passou ao estado de desarmamento, após 48 (!!!!) anos de serviço.
https://t.co/F7YYyDmPQq
Re: Marinha de Portugal
Enviado: Qua Jul 12, 2017 11:15 am
por cabeça de martelo
“NRP SINES”
CERIMÓNIA DE FLUTUAÇÃO
No passado dia 3 de maio teve lugar, pelas 18h00, nos estaleiros da West Sea em Viana do Castelo, a cerimónia de flutuação do terceiro Navio de Patrulha Oceânico (NPO), a construção nº 8 do estaleiro segundo a contagem reiniciada após a extinção dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC). Esta cerimónia foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Dr. Azeredo Lopes, tendo contado também com as presenças da Ministra do Mar, Dra. Ana Paula Vitorino, do Almirante CEMA e de diversas individualidades civis e militares, bem como dos presidentes dos conselhos de administração das duas empresas que constituem o consórcio construtor do navio, o Eng.º Carlos Martins (West Sea) e o Eng.º João Araújo (Edisoft).
A cerimónia foi precedida de um painel de apresentações às altas individualidades presentes, onde foi realçada a importância do projeto, quer para a Marinha quer para a indústria nacional, tendo sido salientado o rigoroso cumprimento do contrato, em prazo e em custo, conseguido até ao momento presente.
A cerimónia propriamente dita constou da primeira atracação do navio no cais de aprestamento, saindo da doca de construção, e da visita a bordo das altas individualidades presentes, tendo a ocasião
sido abrilhantada pela presença da Banda da Armada, que tocou a famosa “Marcha dos Marinheiros”, tão cara a todos os que vestem a farda com o botão de âncora, enquanto o navio fazia a aproximação ao cais. À noite, pelas 21h00, a Banda da Armada atuou no centro da cidade, tendo sido especialmente acarinhada e muito ovacionada pela população de Viana do Castelo.
Recorde-se que o futuro NRP Sines resulta de um contrato para a construção de dois NPO iguais, tanto quanto possível, aos NRP Viana do Castelo e Figueira da Foz, construídos pelos ENVC entre 2004 e 2013 através de um processo do qual resultaram excelentes navios para a Marinha, mas que foi marcado por atrasos e problemas diversos que a gestão atual se esforça vivamente por evitar.
O contrato para a construção dos NRP Sines e Setúbal entrou em vigor em setembro de 2015, o corte do aço foi iniciado em fevereiro de 2016, o primeiro bloco estava completo em julho do mesmo ano e já em novembro começou a assemblagem dos blocos na doca, processo este que se completou nas vésperas da flutuação. Esta forte cadência de trabalho será para manter ao longo de toda a fase de aprestamento, sendo que o futuro NRP Sines deverá iniciar as provas de mar em junho de 2018 e um mês depois encontrar-se pronto para começar a servir Portugal no Mar.
Ou seja, menos de três anos entre o arranque do contrato e o navio a operar.
Seis meses depois, seguir-se-á o NRP Setúbal.
http://www.marinha.pt/pt-pt/media-cente ... /RA520.pdf
Re: Marinha de Portugal
Enviado: Sex Jul 14, 2017 12:53 pm
por cabeça de martelo
Portugal envia mais um navio para o Mediterrâneo. Contributo "é decisivo"
Portugal vai colocar mais um navio ao serviço da Guarda Costeira e de Fronteiras Europeia. O “NPR Tejo” vai participar pela primeira vez na operação Triton. Vai operar no Mediterrâneo Central, entre 22 de julho e 08 de setembro. No âmbito do Frontex, Portugal tem já uma equipa da Polícia Marítima na Grécia e outra do Grupo de Ações Táticas a operar no Sul de Itália
video :
http://rr.sapo.pt/video/143803/portugal ... e_decisivo
Re: Marinha de Portugal
Enviado: Qui Jul 20, 2017 7:47 am
por cabeça de martelo
Portuguese frigate NRP Corte Real completes refit
Victor Barreira - IHS Jane's Navy International
19 July 2017
Portugal’s state-owned shipyard Arsenal do Alfeite has completed a major overhaul and dry-docking activities on the Portuguese Navy’s Vasco da Gama-class MEKO 200PN frigate NRP Corte Real (F 332). Dry docking began on 4 July 2015 and the overhaul took place from 19 August 2015. Sea trials were carried out from 8-12 July 2017 off Lisbon and Sines.
Portuguese Navy Vasco da Gama-class frigate NRP Corte Real has completed major overhaul work in Portugal. (Victor Barreira)
Work was carried out under a EUR12 million (USD14 million) contract awarded in July 2015 and included a comprehensive overhaul of the hull, superstructure, systems and subsystems, and equipment. In addition, the ship’s Phalanx Mk 15 Block 1B close-in weapon system was upgraded to fire 20x102 mm MK244 armour piercing discarding sabot enhanced lethality cartridges for full effectiveness against fast attack boats, anti-ship missiles, and low-flying aircraft. The frigate was also updated with a Rohde & Schwarz M3SR Series 4100 software-defined radio, KVH Industries TracVision series satellite TV system, PRC-525 HF/VHF radio and associated AP-525V 50W VHF power amplifier, and a SA-525-20 antenna tuning unit and antenna.
Corte Real will undergo operational sea training at the Portuguese Navy’s Integrated Training and Evaluation Center (CITAN) from 17-21 July and Flag Officer Sea Training (FOST) in the United Kingdom from 28 August to 28 September, before being integrated into the NATO Response Force (NRF) in 2018.
http://www.janes.com/article/72440/port ... etes-refit
Re: Marinha de Portugal
Enviado: Seg Jul 24, 2017 6:05 pm
por P44