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Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Abr 12, 2016 5:16 pm
por joaolx
BrasilPotência escreveu:
joaolx escreveu: Melhor chamar um exorcista mesmo...Só benzer não chega :roll:

Bem já vi que vamos ter que comprar C-130J...Este é melhor esqueçer...Aliás a presidenta não deve deixar a Embraer vender a não ser que role um apzinho para alguem...Ai já pode...senão não há negocio... :mrgreen:


Ironias a parte, foi durante a gestão petista que a Embraer comprou a OGMA, que manteve milhares de empregos portugueses. A Embraer é livre para vender a quem for. O jato brasileiro KC-390 ainda está em uma fase preliminar às vendas. Sendo o governo de Portugal soberano para optar pelo C-130. O mercado é árduo! Ah, só para frisar, tenho repúdio a qualquer patido político no Brasil. É um sistema corrupto que foi introduzido desde os primórdios da nação. ;)

Milhares a OGMA? :roll:

Sim foi um investimento muito bem vindo...mas tenção que a EMBRAER não investiu emocionalmente, trata-se para ela a possibilidade de colocar um pé no mercado comum europeu e acessar a fundos europeus também

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Abr 12, 2016 5:26 pm
por BrasilPotência
Não sei se milhares, não sei quantos funcionários a empresa possuía. E, claro, um investimento importante para a Embraer, SM busca de mercados mais baratos para a produção. Consequentemente, mais próximo também a clientes em potencial.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Ter Abr 12, 2016 5:30 pm
por joaolx
Por aqui poderá vender para alem do KC-390 alguns Super Tucanos, pilotos instrutores portugueses de Alpha Jet estiveram no Brasil há pouco tempo a avaliar o aparelho e a sua eventual capacidade ou não para substituir os Alphas da esquadra de treino avançado...

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Abr 13, 2016 10:57 am
por cabeça de martelo
joaolx escreveu:Por aqui poderá vender para alem do KC-390 alguns Super Tucanos, pilotos instrutores portugueses de Alpha Jet estiveram no Brasil há pouco tempo a avaliar o aparelho e a sua eventual capacidade ou não para substituir os Alphas da esquadra de treino avançado...
Para além disso todos os anos são enviado para o Brasil Cadetes da Academia da Força Aérea a tirar o Tirocínio. Já há bastantes anos que o mesmo já não é tirado em Portugal mas no estrangeiro. Primeiro foi nos EUA e depois passou para o Brasil por uma mera questão monetária (é mais barato).

A FAP ainda não decidiu se parte para uma aquisição de outro aparelho, modernização dos Alpha Jet ou pura e simplesmente fazer essa parte da formação num outro país e inserido num projecto a nível Europeu.

http://www.emfa.pt/www/noticia-911-pilo ... -no-brasil

http://www.emfa.pt/www/conteudos/galeri ... 13_932.pdf

http://passarodeferro-operations.blogsp ... risto.html

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Abr 13, 2016 11:18 am
por cabeça de martelo
BrasilPotência escreveu:
joaolx escreveu: Melhor chamar um exorcista mesmo...Só benzer não chega :roll:

Bem já vi que vamos ter que comprar C-130J...Este é melhor esqueçer...Aliás a presidenta não deve deixar a Embraer vender a não ser que role um apzinho para alguem...Ai já pode...senão não há negocio... :mrgreen:


Ironias a parte, foi durante a gestão petista que a Embraer comprou a OGMA, que manteve milhares de empregos portugueses. A Embraer é livre para vender a quem for. O jato brasileiro KC-390 ainda está em uma fase preliminar às vendas. Sendo o governo de Portugal soberano para optar pelo C-130. O mercado é árduo! Ah, só para frisar, tenho repúdio a qualquer patido político no Brasil. É um sistema corrupto que foi introduzido desde os primórdios da nação. ;)
Negativo, o projecto original era uma sociedade em parceria com a Airbus, mas como Embraer viu as enormes vantagens que tinha ao ter uma empresa destas na Europa, logo entrou em acordo com a dita empresa. Graças a essas vantagens a Embraer fez mais duas fábricas em Portugal (Évora) e ainda recentemente recebeu mais uns milhões da UE por isso mesmo.



http://www.ogma.pt/pdf/pres_pt.pdf

PS: em 2015 havia 1595 funcionários na OGMA.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Abr 13, 2016 1:47 pm
por alexmabastos
NOTAM de Gavião Peixoto - SBGP


AGA

F1022/2016
B 22/04/16 03:00
C 14/06/16 02:59
D APR 22/23 MAY 27/28 JUN 13/14 0300-0259
E AD CLSD DEVIDO INTERRUPCAO DAS ATIVIDADES DA EMPRESA
BRASILEIRA DE AERONAUTICA (EMBRAER)

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Abr 13, 2016 2:07 pm
por Bolovo
alexmabastos escreveu:NOTAM de Gavião Peixoto - SBGP


AGA

F1022/2016
B 22/04/16 03:00
C 14/06/16 02:59
D APR 22/23 MAY 27/28 JUN 13/14 0300-0259
E AD CLSD DEVIDO INTERRUPCAO DAS ATIVIDADES DA EMPRESA
BRASILEIRA DE AERONAUTICA (EMBRAER)
O que significa isso?

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Abr 13, 2016 2:12 pm
por alexmabastos
Um NOTAM é um documento que tem por finalidade divulgar, antecipadamente, toda informação aeronáutica que seja de interesse direto e imediato à segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea. (Wikipedia).
Significa que o AD( aeródromo ) de Gavião Peixoto estará clsd ( fechado) entre estas datas, 22/04/16 03:00 a
14/06/16 02:59, devido a interrupção das atividades da Embraer. :?

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Abr 13, 2016 7:32 pm
por hotm
cabeça de martelo escreveu:
joaolx escreveu:Por aqui poderá vender para alem do KC-390 alguns Super Tucanos, pilotos instrutores portugueses de Alpha Jet estiveram no Brasil há pouco tempo a avaliar o aparelho e a sua eventual capacidade ou não para substituir os Alphas da esquadra de treino avançado...
Para além disso todos os anos são enviado para o Brasil Cadetes da Academia da Força Aérea a tirar o Tirocínio. Já há bastantes anos que o mesmo já não é tirado em Portugal mas no estrangeiro. Primeiro foi nos EUA e depois passou para o Brasil por uma mera questão monetária (é mais barato).

A FAP ainda não decidiu se parte para uma aquisição de outro aparelho, modernização dos Alpha Jet ou pura e simplesmente fazer essa parte da formação num outro país e inserido num projecto a nível Europeu.

http://www.emfa.pt/www/noticia-911-pilo ... -no-brasil

http://www.emfa.pt/www/conteudos/galeri ... 13_932.pdf



http://passarodeferro-operations.blogsp ... risto.html
modernizar o alpha jet é possivel e viavel ?

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qua Abr 13, 2016 7:50 pm
por joaolx
hotm escreveu:
cabeça de martelo escreveu: Para além disso todos os anos são enviado para o Brasil Cadetes da Academia da Força Aérea a tirar o Tirocínio. Já há bastantes anos que o mesmo já não é tirado em Portugal mas no estrangeiro. Primeiro foi nos EUA e depois passou para o Brasil por uma mera questão monetária (é mais barato).

A FAP ainda não decidiu se parte para uma aquisição de outro aparelho, modernização dos Alpha Jet ou pura e simplesmente fazer essa parte da formação num outro país e inserido num projecto a nível Europeu.

http://www.emfa.pt/www/noticia-911-pilo ... -no-brasil

http://www.emfa.pt/www/conteudos/galeri ... 13_932.pdf



http://passarodeferro-operations.blogsp ... risto.html
modernizar o alpha jet é possivel e viavel ?
Se os franceses e belgas o fizerem é porque a resposta é afirmativa, agora quanto aos nossos em concreto não sei se aqui nesta equação não entrará também o desgaste das células em si...

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Seg Abr 18, 2016 7:24 pm
por toncat

Campanha de ensaios do cargueiro KC-390 apresenta novo recorde

A linha de produção em série do cargueiro deve iniciar no próximo ano, com uma expectativa de geração de 1.060 empregos diretos e 5.300 indiretos

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Com rotina de dois voos por dia, o futuro jato de transporte militar da Força Aérea Brasileira, o protótipo KC-390, já ultrapassou 150 horas no ar. A aeronave voou mais de 50 horas já no terceiro mês de ensaios, marca que normalmente só é atingida com o amadurecimento dos sistemas, em estágio mais avançado. Outro diferencial é que esse projeto teve a maior campanha em túnel de vento, para que a configuração aerodinâmica fosse definida.

A montagem da segunda unidade foi concluída e deve se juntar à campanha de ensaios em voo em breve. A fase é acompanhada por pilotos e engenheiros de diversas áreas da Embraer, fabricante da aeronave instalada em Gavião Peixoto (SP).

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Iniciada efetivamente em outubro de 2015, a campanha de testes em voo envolve mais de 1.110 profissionais responsáveis por avaliar a performance, desempenho e a robustez do maior avião já produzido no Brasil. A cada voo, o cargueiro é avaliado em vários tipos de situação, com novas altitudes, velocidades e configurações. Os testes deverão durar dois anos, e o objetivo é obter a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), organização militar do Comando da Aeronáutica. Após ser certificado, o KC-390 poderá ser utilizado em missões reais.

Para que a aeronave seja aprimorada na fase de testes, 23 câmeras foram instaladas no interior e na fuselagem do protótipo do KC-390. Todas as imagens e demais dados colhidos são encaminhados para a estação de telemetria, um monitoramento remoto que possui softwares de alta tecnologia para a análise dessas informações e ajustes necessários.

Durante essa fase, a tripulação embarcada é composta por pilotos de prova e engenheiros de ensaio em voo com larga experiência em aeronaves civis e militares, como Marcos Salgado de Oliveira Lima, ex-piloto de caça da FAB e que está há dezenove anos na Embraer. Segundo ele, KC-390 é o protótipo com maior disponibilidade na história da fabricante.

“Essa integração das equipes que desenvolveram a aeronave somada à qualidade de voo do avião faz com que ele fique muito fácil de pilotar. Ele é preciso e rápido para realizar todas as manobras, mantendo-se uma pilotagem suave. Ele também oferece ao piloto uma carga de trabalho muito baixa porque é como se o avião tivesse com o piloto automático acoplado quase o tempo todo”, acrescenta Lima.

Desenvolvimento

O processo de gestação do jato militar foi desenvolvido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), da FAB, a partir das demandas operacionais e de requisitos do Comando da Aeronáutica. O objetivo era reunir em um só avião a capacidade de atender a inúmeras missões, como busca e salvamento, transporte, reabastecimento em voo, lançamento de cargas e paraquedistas, evacuação aeromédica, combate a incêndio florestal, entre outras.

Um trabalho feito em conjunto com engenheiros da Embraer, possibilitou chegar às dimensões da plataforma criada para o KC-390. Uma aeronave de asa alta, de grandes proporções, com motores a jato, capaz de pousar em pistas não pavimentadas e não preparadas, além de contar com tecnologia de ponta empregada em diversas áreas. Entre as inovações, o jato tanque pode ser reabastecido e reabastecer em voo – inclusive helicópteros – e também pousar na Antártida.

Na configuração do cockpit, são cinco displays touchscreen (sensíveis ao toque), com telas que facilitam a navegação do piloto e a mudança de comandos com apenas um toque. O sistema aviônico é desenvolvido pela empresa norte-americana Rockwell Collins, que dispensa o uso de relógios, medidores e termômetros.

O cargueiro da FAB vai ser o único da categoria que conta com o sistema de comando de voo eletrônico full fly-by-wire, que além de dar maior eficiência à pilotagem, também vai proporcionar uma integração com as demais missões. Um exemplo é o lançamento de cargas, onde o fly-by-wire irá atuar em tempo real nas surperfícies de forma a manter o avião na trajetória desejada pelo piloto.

Indústrias estrangeiras de três países também colaboraram no desenvolvimento do KC-390. Uma empresa argentina, a FAdeA, fabrica os spoilers (superfícies móveis de controle de sustentação na asa), as portas do trem de pouso do nariz, a porta da rampa, as carenagens dos flapes, o cone de cauda e o armário eletrônico.

Duas indústrias portuguesas, OGMA e EEA, são responsáveis por fornecer os painéis da fuselagem central, as carenagens dos trens de pouso (sponsons), as portas dos trens de pouso principais e os profundores. E uma indústria tcheca, a Aero Vodochody, por sua vez, produz parte da fuselagem traseira, as portas para paraquedistas e tripulação, a porta de emergência e escotilhas, a rampa de carga e o bordo de ataque fixo.

“Sem dúvida nenhuma, o KC-390 é referência mundial em termos de engenharia. A gente empregou o que há de mais moderno tanto naquilo que a gente já conhecia, como em novas tecnologias pra propiciar o desenvolvimento da aeronave, atendendo aos requisitos da FAB”, afirma o engenheiro Márcio Eduardo Regis Monteiro, gerente de desenvolvimento de produto da Embraer.

Antes de adquirir a certificação, os protótipos também vão realizar ensaios operacionais para os testes de desempenho das capacidades do KC-390. No cronograma de viagens, estão previstas missões de lançamento de carga, na Região Centro-Oeste, e de alta temperatura no nordeste brasileiro. A previsão também é de voar para fora do País para fazer ensaios de baixa temperatura e de gelo natural nos Estados Unidos.

“O último grito da tecnologia aeronáutica está incorporado no KC-390, com uma vantagem enorme no desempenho, pois é a única aeronave nesse segmento com toda a tecnologia atualizada. Ele vai proporcionar uma flexibilidade operacional muito grande para a FAB”, afirma Paulo Gastão, diretor do Programa KC-390 na Embraer.

Mercado

Fruto da capacitação tecnológica, o KC-390 vai significar um salto operacional para as Forças Armadas e um avanço para a indústria aeronáutica brasileira. Ao todo, 28 unidades foram encomendadas pela Força Aérea Brasileira e devem ser entregues a partir de 2018.

De acordo com o gerente do Programa KC-390 na FAB, Coronel Cláudio Evangelista Cardoso, o novo avião vai colaborar para o fortalecimento da Estratégia Nacional de Defesa e para o crescimento da indústria nacional. “É um marco para a FAB porque vamos receber uma aeronave up-to-date, ou seja, o que tem de mais moderno na sua categoria”, comemora.

Graças às vantagens apresentadas, o KC-390 tem despertado interesse no mercado internacional. Segundo o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, existe uma demanda de mercado por novas aeronaves na categoria do jato militar. “Estamos conversando com alguns clientes em potencial. O feedback tem sido extremamente positivo, confirmando que estamos no caminho certo”, declara.

A linha de produção em série do cargueiro deve iniciar no próximo ano, com uma expectativa de geração de 1.060 empregos diretos e 5.300 indiretos. Cláudia Renata de Miranda, eletricista e montadora de avião, participou da montagem dos protótipos. Segundo ela, é uma satisfação enorme fazer parte desse processo. “Quando vi o avião decolando, pensei: poxa, eu trabalhei nesse avião! É como se fosse um filho, a gente se envolve bastante”, comenta.

FONTE: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa
http://www.brasil.gov.br/defesa-e-segur ... vo-recorde

Fonte:
http://www.aereo.jor.br/2016/04/18/camp ... o-recorde/
8-]

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Abr 28, 2016 11:01 am
por arcanjo
http://www.youtube.com/watch?v=9W9ku7tg ... e=youtu.be

abs.

arcanjo

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Abr 28, 2016 1:19 pm
por toncat
Abrindo a rampa e a porta lateral em pleno voo. 8-]
KC-390 - Flight Test Campaign



The KC-390 has achieved a new milestone in the flight test campaign today with the in flight operation of the cargo door, rear ramp and paratrooper's door.

Fonte:Embraer

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Abr 28, 2016 5:23 pm
por Juliano Lisboa
O segundo protótipo voou hoje também. Acompanhei no Flightradar.

Re: Sobre o KC-390

Enviado: Qui Abr 28, 2016 7:00 pm
por Justin Case
Juliano Lisboa escreveu:O segundo protótipo voou hoje também. Acompanhei no Flightradar.
Amigos,

Aqui tem o registro:

https://www.flightradar24.com/data/flig ... 2/#98d1675

Abraços,

Justin