O que quer dizer com isto? Que teríamos dinheiro apenas para um ÚNICO esquadrão de flankers?
Podemos substituir 48 F-5M, divididos em 4 bases (12 em cada base) por apenas 12 Flanker, divididos em 4 bases (3 em cada base).
E teríamos MUITO mais poder de fogo.
Sem falar que com 11.500 kg de combustível INTERNO, fora tanques externos, o Flanker E cobre uma área MUIIIITOOOO maior que o Mike. Dispensando assim a necessidade de tantas bases.
Claro que nos exemplos citados, as bases estão muito distantes e não poderiam deixar de existir, mas existem bases da FAB próximas que não existiria necessidade.
Caro Luis Henrique,
Concordo que 12 SU-35S trazem muito mais poder de fogo que 48 F-5EM. Mas como citado, é complicado operar apenas 12 Su-35S, em virtude da extensão territorial do Brasil. Fazer interceptações partindo de Anápolis para defender a zona do Pré-Sal, por exemplo não é lógico.
3 Flankers por Base?? 1 fazendo manutenção, outro sendo canibalizado e 1 de prontidão. E manter uma base para 3 caças não me parece razoável.
E atenção sou a favor de caças pesados mas concentrados em único esquadrão, com capacidade(doutrina e equipamentos), capazes de realizar interdição de média/longa distância, seja em terra, ou no mar. E também porque não preparados para defender o Sudeste com sua capacidade de persistência em combate.
Mas por outro lado, sou também favorável à caças mais leves(um dos motivos de eu apoiar o NG), pelo custo operacional, e por consequência em maior número, para defesa de ponto, e também apoio aéreo aproximado; sendo dispersados em várias bases nos extremos desse nosso Brasil.
Ou seja no dia-a-dia, operando um caça mais barato, mas efetivo. Mas mantendo uma reserva (os caças pesados) para missões mais especiais.
Agora, na situação em que nos encontramos por exemplo, com 46 F-5EM+10M-2000:56 caças de interceptação/combate aéreo. 36 SU-35S me parece pouco. No mínimo teria que ser 48. Ou então já se planejar os 36 SU-35S coadjuvados por um outro caça em maior número que poderia ser o Gripen, o Viper, ou mesmo o J-10B.
[]'s