Criação de uma linha de produção para produção em série do caça Su-57
Conforme noticiado pelo jornal "Wings of the Soviets" , a fábrica de aeronaves Komsomolsk-on-Amur recebeu o nome de Yuri Gagarin (KnAAZ, uma filial da PJSC "Empresa" Sukhoi ") na edição de junho no material " Linha para a quinta geração " , no âmbito do programa de desenvolvimento do sistema de produção" Sukhoi "na loja nº 45 do KnAAZ, um projeto está sendo implementado para construir uma linha de produção para a produção em série do caça de quinta geração Su- 57 (também publicado aqui ).

Uma das amostras de produção (a segunda?) Do caça Su-57 sendo montado na loja 45 da fábrica de aviação de Komsomolsk-on-Amur com o nome de Yu.A. Gagarin (s) "Asas dos soviéticos" / PJSC "United Aircraft Corporation"
A experiência é filho de erros difíceis
Os especialistas da Loja nº 45 têm uma experiência bem-sucedida na criação de uma linha de produção para a produção de veículos de combate. O primeiro projeto desse tipo para melhorar a eficiência do trabalho, cujo principal objetivo era alinhar o ciclo de montagem do produto Su-35S ao cliente, foi implementado há vários anos.
Na fase inicial, foram identificados gargalos. Acabaram sendo as seções para a montagem dos compartimentos do arco e do cockpit, montagem da fuselagem, ajuste e entrega do produto. O ciclo de montagem nesses locais excedeu os 10 dias planejados para o consumidor.
Para solucionar o problema, foi necessário modernizar as rampas de ancoragem, alterar o design das bocas, introduzir equipamentos adicionais para entradas de ar e nacelas dos motores. Outra inovação importante foi a transferência da área de ajuste e entrega da loja 7 para a loja 45.
“Antes disso, havia perdas colossais de tempo”, lembra o chefe da oficina nº 45, Artem Oshchepkov. “Demorou duas horas para rolar a fuselagem para a oficina nº 7. Agora, leva quatro vezes menos tempo para passar do suporte de encaixe para a entrega.
Em seguida, foi possível sincronizar o ciclo de produção - uma fuselagem totalmente acoplada - com a oficina de montagem final. No momento em que o produto na loja n ° 7 se move do local de trabalho extremo mais adiante na linha de produção, o próximo produto da loja n ° 45 entra na primeira plataforma.
O principal é uma abordagem sistemática
Hoje, a oficina enfrenta a tarefa, usando a experiência adquirida, de criar uma linha de produção para a produção em série da aeronave Su-57 de 5ª geração. Para cumprir com eficiência e pontualmente as tarefas de produção, cujo volume aumenta com o lançamento da produção em série do Su-57, é necessário aumentar o rendimento da loja. Nesse caso, o ciclo de liberação do produto deve estar claramente sincronizado com a oficina do consumidor.
“A nova aeronave é complexa”, diz Viktor Passar, vice-chefe da oficina de pré-produção, “a pele é composta, as mais recentes tecnologias, os mais altos requisitos de qualidade. Mas também temos pessoal altamente qualificado em nossa oficina, quase todos eles têm a 5ª série, uma forte equipe de artesãos na idade mais enérgica. A oficina é pequena - tudo está à vista, não funcionará mal.
Ao elaborar o programa para a preparação da linha de produção, várias direções foram escolhidas. A primeira é a organização do modelo ideal para a movimentação do produto através da loja. A segunda é a eliminação e, se for impossível, a redução de perdas por movimentos fora da produção, seleção, entrega e armazenamento de normais, completando tarefas de turno nos locais de trabalho. Nesse caso, a quantidade de DSE para a linha de produção deve corresponder exatamente ao grau de prontidão de uma máquina específica.
O ciclo de montagem deve ser reduzido devido à introdução de equipamento adicional para estocagem. Parte já foi recebida e a instalação está em andamento. Até o final do ano, será construído o cais de construção do compartimento da sub-cabine. Ele está sendo montado pelos fabricantes de ferramentas da oficina nº 8, pelos irmãos Nazarenko, Dmitry e Oleg. Ambos são da dinastia dos fabricantes de aeronaves, possuem a 5ª categoria, na fábrica há quase 20 anos. O trabalho deles está indo bem.
"Nós já montamos a base deste cais de construção", diz Dmitry Nazarenko. - ocupa pouco espaço, mas com um grande fluxo de carros em construção será muito necessário. Levando em conta as características de projeto da estrutura Su-57, os especialistas do departamento de tecnólogos principais sugeriram que o conjunto da cabeça da fuselagem fosse dividido em dois estágios - o nono quadro e o compartimento da sub cabine devem ser montados separadamente. Os subconjuntos serão alimentados no estoque do GCHF, o que reduzirá o ciclo de montagem.
Também foi introduzida uma etapa adicional para a montagem da entrada de ar. Foi feita uma rampa de lançamento separada para a montagem da parte do meio, o que também economizará tempo. A oficina receberá outro conjunto de rampas de entrada de ar em 2021.
Existem problemas - existem soluções
O principal problema que enfrentamos na loja nº 45 durante o projeto foi a falta de espaço livre. A oficina está localizada entre os territórios de duas oficinas adjacentes, para que haja falta de espaço de produção para a construção de uma linha de produção.
Acabou sendo difícil colocar as duas rampas adicionais para o conjunto de entrada de ar. O tamanho relativamente pequeno das áreas de produção em sua forma atual não permite a construção de uma linha de produção em sua versão clássica. No entanto, a gerência da loja é otimista.
"No Su-35, era muito mais difícil", diz Viktor Passar, vice-chefe da loja de preparação de produção. - Mudamos a localização dos sites, tentamos opções diferentes. Agora, tendo experiência, vemos como fazê-lo, levamos em conta aquelas nuances que não sabíamos antes.
Como parte do desenvolvimento do Sistema de Produção Sukhoi, foi lançado um projeto para aumentar a área da zona industrial no meio da oficina para tratar da questão da falta de espaço. Para isso, é necessário realizar uma remodelação nas instalações administrativas e domésticas, a fim de acomodar os funcionários que agora estão trabalhando na zona industrial. Isso liberará cerca de 60 m². A
impressora já foi desmontada e movida para outro local. Os metros quadrados desocupados serão dados para o equipamento de rampa de lançamento do Su-57. As especificações técnicas desenvolvidas estão agora sendo coordenadas.
"Nossos funcionários receberam o projeto muito bem", disse o chefe da oficina nº 45, Artem Oshchepkov. - Cada um dos volumes coletados de nós é um link em uma única cadeia, não há sites secundários. Tudo é feito principalmente para as pessoas, para que seja mais conveniente para elas trabalharem.
A criação de uma linha de produção para o cumprimento da ordem estadual de produção em série de aeronaves de quinta geração é hoje a tarefa mais importante para os trabalhadores da Loja nº 45. Após a conclusão da instalação do segundo conjunto de equipamentos de rampa e o ajuste do processo, a linha começará a operar com capacidade total.
