A Índia desistiu do programa à já muito ano e as razões apresentadas são conhecidas por todo o mundo.FCarvalho escreveu: Ter Dez 24, 2019 3:49 pm US 155 milhões a unidade... tá explicado porque os russos estão doidinhos atrás de alguém que ajude a bancar esse briquedinho novo deles.
A Índia ainda está na primeira colocação da fila de espera.
abs
PAK FA - VOOU!!!
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Re: PAK FA - VOOU!!!
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Re: PAK FA - VOOU!!!
E mesmo assim, volta e meia estão a discutir com os russos o programa de caça de 5a G deles. Inclusive a eventual aquisição do Su-57. Afinal, eles não tem muitas opções mesmo.
O tio Sam não cede tecnologia do F-35 nem com reza brava para os indianos. A China é uma inimiga comum com os yankees. Soluções endógenas estão descartadas dado os custos, tempo e a incapacidade da indústria local assegurar todos os parâmetros determinados pela IAF.
Talvez turcos, britânicos e a casadinha França/Alemanha possam ser uma rota alternativa. Mas não me parece ser muito promissora. Os japoneses não costuma colaborar neste tipo de projeto, embora muito se tenha falado da parceria com os ingleses para o futuro caça nipônico.
Enfim, por agora, o máximo que eles terão em tecnologia ocidental é a substituição dos velhos MIG-21, 27 e 29, além dos Jaguar, por novos caças, com as apostas direcionadas para F-16V e Gripen E. Já será um baita salto para quem até hoje está levando uma baita surra para desenvolver um caça leve com ares de treinador avançado.
abs
O tio Sam não cede tecnologia do F-35 nem com reza brava para os indianos. A China é uma inimiga comum com os yankees. Soluções endógenas estão descartadas dado os custos, tempo e a incapacidade da indústria local assegurar todos os parâmetros determinados pela IAF.
Talvez turcos, britânicos e a casadinha França/Alemanha possam ser uma rota alternativa. Mas não me parece ser muito promissora. Os japoneses não costuma colaborar neste tipo de projeto, embora muito se tenha falado da parceria com os ingleses para o futuro caça nipônico.
Enfim, por agora, o máximo que eles terão em tecnologia ocidental é a substituição dos velhos MIG-21, 27 e 29, além dos Jaguar, por novos caças, com as apostas direcionadas para F-16V e Gripen E. Já será um baita salto para quem até hoje está levando uma baita surra para desenvolver um caça leve com ares de treinador avançado.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
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Aqui está o único avião de caça equipado com DIRCM

O dispositivo direcional de contramedidas infravermelho (DIRCM) é um sistema para proteger as aeronaves dos mísseis portáteis (MANPADS) (“busca de calor”). É um sistema leve e compacto, projetado para maior proteção a aeronaves vulneráveis à missão com maior proteção contra ameaças comuns no campo de batalha. É mais avançado que as contramedidas infravermelhas convencionais.
O novo caça furtivo Sukhoi Su-57 da Rússia é o único caça equipado com o sistema DIRCM (Direcional Infravermelho Contra Medidas). "Tecnicamente, esse recurso é visto em outras aeronaves movidas a turbina", disse Connor Dalton, pesquisador de aeronaves e incidentes, no Quora. Just Ele nunca apareceu em nada fora de transportes pesados e helicópteros antes do Su-57.
‘O DIRCM consiste em duas torres emissoras de laser, uma colocada atrás da cabine no lado dorsal e a outra abaixo da cabine no lado ventral. A função do sistema é relativamente direta. Quando um míssil infravermelho é detectado, os lasers apontam rapidamente para o sistema de busca de mísseis, cegando-o e impedindo que ele possa guiar até a aeronave alvo. "O problema é que o sistema nunca foi visto anteriormente fora de transportes e helicópteros e só foi colocado no lado ventral no passado, como uma defesa contra o MANPADS". Dalton conclui: 'Então, a presença da montagem dorsal, e em um caça não menos importante, significa que não é apenas o primeiro sistema DIRCM já colocado em um caça, mas também um dos primeiros sistemas DIRCM já criados com o objetivo de combater mísseis ar-ar . ' O Sukhoi Su-57 é um caça a jato furtivo, de assento único e bimotor de quinta geração e multirole. O caça é projetado para ter velocidade supercruzeiro, supermanobrabilidade, furtividade e aviônicos avançados para superar as aeronaves de combate da geração anterior, bem como as defesas terrestres e navais. O Su-57 deve suceder ao MiG-29 e Su-27 na Força Aérea Russa.
Fonte: Fighter Jets World 7 fev 2020
Trad./adapt. Jambockrs
Na foto à esquerda, o dispositivo circunscrito em vermelho parece-me ser um FLIR
Aqui está o único avião de caça equipado com DIRCM

O dispositivo direcional de contramedidas infravermelho (DIRCM) é um sistema para proteger as aeronaves dos mísseis portáteis (MANPADS) (“busca de calor”). É um sistema leve e compacto, projetado para maior proteção a aeronaves vulneráveis à missão com maior proteção contra ameaças comuns no campo de batalha. É mais avançado que as contramedidas infravermelhas convencionais.
O novo caça furtivo Sukhoi Su-57 da Rússia é o único caça equipado com o sistema DIRCM (Direcional Infravermelho Contra Medidas). "Tecnicamente, esse recurso é visto em outras aeronaves movidas a turbina", disse Connor Dalton, pesquisador de aeronaves e incidentes, no Quora. Just Ele nunca apareceu em nada fora de transportes pesados e helicópteros antes do Su-57.
‘O DIRCM consiste em duas torres emissoras de laser, uma colocada atrás da cabine no lado dorsal e a outra abaixo da cabine no lado ventral. A função do sistema é relativamente direta. Quando um míssil infravermelho é detectado, os lasers apontam rapidamente para o sistema de busca de mísseis, cegando-o e impedindo que ele possa guiar até a aeronave alvo. "O problema é que o sistema nunca foi visto anteriormente fora de transportes e helicópteros e só foi colocado no lado ventral no passado, como uma defesa contra o MANPADS". Dalton conclui: 'Então, a presença da montagem dorsal, e em um caça não menos importante, significa que não é apenas o primeiro sistema DIRCM já colocado em um caça, mas também um dos primeiros sistemas DIRCM já criados com o objetivo de combater mísseis ar-ar . ' O Sukhoi Su-57 é um caça a jato furtivo, de assento único e bimotor de quinta geração e multirole. O caça é projetado para ter velocidade supercruzeiro, supermanobrabilidade, furtividade e aviônicos avançados para superar as aeronaves de combate da geração anterior, bem como as defesas terrestres e navais. O Su-57 deve suceder ao MiG-29 e Su-27 na Força Aérea Russa.
Fonte: Fighter Jets World 7 fev 2020
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Na foto à esquerda, o dispositivo circunscrito em vermelho parece-me ser um FLIR
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Hora de a AEL/Elbit se ligar; se logo que fizeram um WAD para o F-35 logo fizeram outro para o Gripen E/F, taí mais uma maneira de faturar. E não é uma tigrada que desperdice oportunidade$...
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Será que esse "calombos" na fuselagem não vão atrapalhar a furtividade do SU-57?
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Talvez o DIRCM sejam retráteis. Ou não.
No caso do IRST na frente, é possível que mais para frente criem algo mais adequado, como no caso do F-35.
Os russos não tem problemas de ego para copiar soluções alheias para resolver suas limitações tecnologicas.
abs
No caso do IRST na frente, é possível que mais para frente criem algo mais adequado, como no caso do F-35.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Su-57 = interceptador de longo alcance tão necessário por aqui. Mas isso sou eu pensando alto com os meus botões.
abs
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Re: PAK FA - VOOU!!!
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Rússia testou com sucesso o caça Sukhoi Su-57 com novo motor de segundo estágio

O Su-57 em exposição na MAKS 2019 - Créditos da foto: Liu Xuanzun / GT
De acordo com o diretor industrial da Rostec Aviation Cluster, Anatoly Serdyukov, a empresa estatal de alta tecnologia da Rússia, Rostec, conduziu 16 vôos do caça Su-57 de quinta geração para testar seu novo motor de segundo estágio. “Atualmente, os testes de bancada de engenharia do motor avançado continuam e o item está sendo testado em um laboratório voador. Em outubro, outro voo foi realizado para verificar as características do item em vários modos de voo, especificamente, a operação do bico de jato de vetorização e o sistema de óleo com sobrecargas negativas. No total, foram realizados 16 voos em um laboratório voador ”, relatou Serdyukov. O primeiro voo do Su-57 com o mecanismo Product 30 foi realizado em dezembro de 2017.
O motor terá um sistema de controle automático totalmente eletrônico e garantirá a supermanobrabilidade do caçar, a relação peso / impulso, características furtivas e a capacidade de realizar voos de cruzeiro em velocidade supersônica. Atualmente, o Su-57 voa com um motor AL-41F1 (Produto 117), que normalmente é equipado em caças Su-35. O caça Su-57 pertence à quinta geração condicional, que indica a presença de vários requisitos de características. Um dos principais requisitos é o fornecimento de velocidade supersônica de cruzeiro, inclusive sem o uso de pós-combustores. Os motores existentes (como o AL-41F1) não são capazes de fornecer essas características e, portanto, o caça exige um motor completamente novo. O motor de segundo estágio do caça Su-57 ("Produto 30") foi desenvolvido no Lyulki Design Bureau, sob a direção de Evgeny Marchukov e em colaboração com outras grandes empresas russas de fabricação de motores.
De acordo com dados conhecidos, o "Produto 30" é um motor de turbojato de circuito duplo com um pós-combustor. No nível de algumas idéias básicas, possui semelhanças com os motores mais antigos das famílias AL-31 e AL-41, mas todas as suas unidades foram desenvolvidas de novo e utilizando tecnologia moderna. O resultado disso foi um aumento notável em todas as características básicas, permitindo atribuir o “Produto 30” à próxima geração de motores turbofan. O motor possui uma arquitetura típica para sua classe com compressores de alta e baixa pressão de vários estágios, uma câmara de combustão e turbinas de vários estágios. Por trás das turbinas, há um pós-combustor e um bico com TVC (controle vetorial de empuxo). O compressor fornece compressão do ar recebido com um grau de 6,7, fornecendo fluxo de ar de 20 a 23 kg / s. A câmara de combustão está equipada com um sistema de ignição por plasma instalado diretamente nos bicos. Tais ferramentas inflamam o combustível imediatamente após entrar na câmara de combustão. Devido a isso, o modo de combustão ideal é mantido e o chamado alargamento - combustão inadequada de combustível acumulado no motor.
A temperatura dos gases na frente da turbina varia de 1950 a 2100 ° K. Para comparação, no motor serial AL-31F, esse parâmetro não excede 1700 ° K. De acordo com dados abertos, o empuxo máximo do mecanismo do Produto 30 atinge 11.000 kgf, depois da queima - 18.000 kgf. Para comparação, o motor do primeiro estágio AL-41F1 possui um empuxo de 9500 e 15000 kgf, respectivamente. Assim, a aeronave Su-57, mesmo com uma massa máxima de decolagem superior a 35 toneladas, terá uma taxa de empuxo de mais de 1. Com o peso normal de decolagem, este parâmetro alcançará 1,15-1,2. É para substituir o mecanismo AL-41F1 quando ele entra em produção em série. O mecanismo do "primeiro estágio" está em produção em série desde 2018. Espera-se que o mecanismo do Produto 30 entre em produção em série em algum momento de 2020.
Fonte: Fighter Jets World 9 dez 2019
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Rússia testou com sucesso o caça Sukhoi Su-57 com novo motor de segundo estágio

O Su-57 em exposição na MAKS 2019 - Créditos da foto: Liu Xuanzun / GT
De acordo com o diretor industrial da Rostec Aviation Cluster, Anatoly Serdyukov, a empresa estatal de alta tecnologia da Rússia, Rostec, conduziu 16 vôos do caça Su-57 de quinta geração para testar seu novo motor de segundo estágio. “Atualmente, os testes de bancada de engenharia do motor avançado continuam e o item está sendo testado em um laboratório voador. Em outubro, outro voo foi realizado para verificar as características do item em vários modos de voo, especificamente, a operação do bico de jato de vetorização e o sistema de óleo com sobrecargas negativas. No total, foram realizados 16 voos em um laboratório voador ”, relatou Serdyukov. O primeiro voo do Su-57 com o mecanismo Product 30 foi realizado em dezembro de 2017.
O motor terá um sistema de controle automático totalmente eletrônico e garantirá a supermanobrabilidade do caçar, a relação peso / impulso, características furtivas e a capacidade de realizar voos de cruzeiro em velocidade supersônica. Atualmente, o Su-57 voa com um motor AL-41F1 (Produto 117), que normalmente é equipado em caças Su-35. O caça Su-57 pertence à quinta geração condicional, que indica a presença de vários requisitos de características. Um dos principais requisitos é o fornecimento de velocidade supersônica de cruzeiro, inclusive sem o uso de pós-combustores. Os motores existentes (como o AL-41F1) não são capazes de fornecer essas características e, portanto, o caça exige um motor completamente novo. O motor de segundo estágio do caça Su-57 ("Produto 30") foi desenvolvido no Lyulki Design Bureau, sob a direção de Evgeny Marchukov e em colaboração com outras grandes empresas russas de fabricação de motores.
De acordo com dados conhecidos, o "Produto 30" é um motor de turbojato de circuito duplo com um pós-combustor. No nível de algumas idéias básicas, possui semelhanças com os motores mais antigos das famílias AL-31 e AL-41, mas todas as suas unidades foram desenvolvidas de novo e utilizando tecnologia moderna. O resultado disso foi um aumento notável em todas as características básicas, permitindo atribuir o “Produto 30” à próxima geração de motores turbofan. O motor possui uma arquitetura típica para sua classe com compressores de alta e baixa pressão de vários estágios, uma câmara de combustão e turbinas de vários estágios. Por trás das turbinas, há um pós-combustor e um bico com TVC (controle vetorial de empuxo). O compressor fornece compressão do ar recebido com um grau de 6,7, fornecendo fluxo de ar de 20 a 23 kg / s. A câmara de combustão está equipada com um sistema de ignição por plasma instalado diretamente nos bicos. Tais ferramentas inflamam o combustível imediatamente após entrar na câmara de combustão. Devido a isso, o modo de combustão ideal é mantido e o chamado alargamento - combustão inadequada de combustível acumulado no motor.
A temperatura dos gases na frente da turbina varia de 1950 a 2100 ° K. Para comparação, no motor serial AL-31F, esse parâmetro não excede 1700 ° K. De acordo com dados abertos, o empuxo máximo do mecanismo do Produto 30 atinge 11.000 kgf, depois da queima - 18.000 kgf. Para comparação, o motor do primeiro estágio AL-41F1 possui um empuxo de 9500 e 15000 kgf, respectivamente. Assim, a aeronave Su-57, mesmo com uma massa máxima de decolagem superior a 35 toneladas, terá uma taxa de empuxo de mais de 1. Com o peso normal de decolagem, este parâmetro alcançará 1,15-1,2. É para substituir o mecanismo AL-41F1 quando ele entra em produção em série. O mecanismo do "primeiro estágio" está em produção em série desde 2018. Espera-se que o mecanismo do Produto 30 entre em produção em série em algum momento de 2020.
Fonte: Fighter Jets World 9 dez 2019
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Re: PAK FA - VOOU!!!
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Vídeo mostra o primeiro avião de caça Su-57 em série da Rússia sendo montado
A TV Zvezda do Ministério da Defesa da Rússia divulgou um vídeo mostrando a montagem do primeiro jato de caça de quinta geração da Rússia - Su-57. O avião de guerra entrou em produção em massa no início de 2019.
O primeiro avião em série deve ser entregue às forças armadas até o final do ano. O caça já está pintado em camuflagem de pixels em escala de cinza e possui o casco número 01 em azul.
Além disso, o vídeo divulgado mostra vários outros jatos Su-57 na linha de montagem. Todos os aviões de guerra, exceto o primeiro, não possuem camuflagem, com os cascos cobertos apenas por cartilha. O caça Su-57 de ponta da Rússia entrou em produção em massa no início deste ano. O primeiro avião em série, que deverá ser entregue às forças armadas do país até o final do ano, foi exibido a repórteres russos. Os jornalistas foram autorizados a dar uma olhada no moderno caça multifunções durante sua visita à fábrica de aeronaves Komsomolsk-on-Amur.
Imagens da cena sugerem que o jato está quase completo. A aeronave já está pintada em camuflagem de pixels em escala de cinza e possui o casco número 01 em azul.
O vídeo também apresenta vários outros Su-57s na linha de montagem. Todos os aviões, exceto o primeiro, não possuem camuflagem, com os cascos cobertos apenas por primer.
Até agora, a Rússia possui apenas um punhado de Su-57s operacionais que foram fabricados durante o período de pré-produção. O avião está em testes desde 2010 e finalmente entrou em produção em série este ano. A aeronave já foi testada em condições reais de combate, participando brevemente da campanha antiterrorista da Rússia na Síria.
Fonte: Fighter Jets World 11 nov 2019
Trad./adapt. Jambockrs
Vídeo mostra o primeiro avião de caça Su-57 em série da Rússia sendo montado

A TV Zvezda do Ministério da Defesa da Rússia divulgou um vídeo mostrando a montagem do primeiro jato de caça de quinta geração da Rússia - Su-57. O avião de guerra entrou em produção em massa no início de 2019.
O primeiro avião em série deve ser entregue às forças armadas até o final do ano. O caça já está pintado em camuflagem de pixels em escala de cinza e possui o casco número 01 em azul.
Além disso, o vídeo divulgado mostra vários outros jatos Su-57 na linha de montagem. Todos os aviões de guerra, exceto o primeiro, não possuem camuflagem, com os cascos cobertos apenas por cartilha. O caça Su-57 de ponta da Rússia entrou em produção em massa no início deste ano. O primeiro avião em série, que deverá ser entregue às forças armadas do país até o final do ano, foi exibido a repórteres russos. Os jornalistas foram autorizados a dar uma olhada no moderno caça multifunções durante sua visita à fábrica de aeronaves Komsomolsk-on-Amur.
Imagens da cena sugerem que o jato está quase completo. A aeronave já está pintada em camuflagem de pixels em escala de cinza e possui o casco número 01 em azul.
O vídeo também apresenta vários outros Su-57s na linha de montagem. Todos os aviões, exceto o primeiro, não possuem camuflagem, com os cascos cobertos apenas por primer.
Até agora, a Rússia possui apenas um punhado de Su-57s operacionais que foram fabricados durante o período de pré-produção. O avião está em testes desde 2010 e finalmente entrou em produção em série este ano. A aeronave já foi testada em condições reais de combate, participando brevemente da campanha antiterrorista da Rússia na Síria.
Fonte: Fighter Jets World 11 nov 2019
Trad./adapt. Jambockrs
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Esse aí, o primeiro de série, foi o que caiu no final de Dezembro. Não dariam nenhum passo a frente enquanto não investigassem tudo o que aconteceu e provocou o acidente e, assim, acabou atrasando (ainda mais) o programa. Mas faz parte...jambockrs escreveu: Qua Abr 01, 2020 8:42 pm Meus prezados
Vídeo mostra o primeiro avião de caça Su-57 em série da Rússia sendo montado
![]()
A TV Zvezda do Ministério da Defesa da Rússia divulgou um vídeo mostrando a montagem do primeiro jato de caça de quinta geração da Rússia - Su-57. O avião de guerra entrou em produção em massa no início de 2019.
O primeiro avião em série deve ser entregue às forças armadas até o final do ano. O caça já está pintado em camuflagem de pixels em escala de cinza e possui o casco número 01 em azul.
Além disso, o vídeo divulgado mostra vários outros jatos Su-57 na linha de montagem. Todos os aviões de guerra, exceto o primeiro, não possuem camuflagem, com os cascos cobertos apenas por cartilha. O caça Su-57 de ponta da Rússia entrou em produção em massa no início deste ano. O primeiro avião em série, que deverá ser entregue às forças armadas do país até o final do ano, foi exibido a repórteres russos. Os jornalistas foram autorizados a dar uma olhada no moderno caça multifunções durante sua visita à fábrica de aeronaves Komsomolsk-on-Amur.
Imagens da cena sugerem que o jato está quase completo. A aeronave já está pintada em camuflagem de pixels em escala de cinza e possui o casco número 01 em azul.
O vídeo também apresenta vários outros Su-57s na linha de montagem. Todos os aviões, exceto o primeiro, não possuem camuflagem, com os cascos cobertos apenas por primer.
Até agora, a Rússia possui apenas um punhado de Su-57s operacionais que foram fabricados durante o período de pré-produção. O avião está em testes desde 2010 e finalmente entrou em produção em série este ano. A aeronave já foi testada em condições reais de combate, participando brevemente da campanha antiterrorista da Rússia na Síria.
Fonte: Fighter Jets World 11 nov 2019
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Este caça vai ser o terror dos ares daqui uns dez anos quando todos os sistemas e componentes estiverem maduros, testados e provados.
Por enquanto ele é só uma boa promessa de um caça que pode ser o novo referencial para os próximos anos.
A ver.
ps: eu queria ver a cara dos primos ricos com um desses usando o cocar da FAB em Anápolis e equipados com os novos R-37M.
abs
Por enquanto ele é só uma boa promessa de um caça que pode ser o novo referencial para os próximos anos.
A ver.
ps: eu queria ver a cara dos primos ricos com um desses usando o cocar da FAB em Anápolis e equipados com os novos R-37M.

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Re: PAK FA - VOOU!!!
Para isso nossa política e a FA vão ter que mudar muito até lá...
Não temais ímpias falanges,
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Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Nós vamos de Gripen até Deus sabe quando. O F-39, provavelmente, terá uma vida na FAB tão ou mais extensa do que os F-5.FCarvalho escreveu: Seg Abr 13, 2020 11:23 am Dizem que a necessidade faz o homem, e a oportunidade o ladrão.
abs