Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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Brasileiro
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#3946
Mensagem
por Brasileiro » Ter Dez 05, 2017 11:40 pm
Parece significativamente menor mesmo... O que indica a presença de um grande avanço tecnológico.
É divulgado por aí que conseguiram uma redução 50% no número de componentes no compressor de alta pressão em relação à família AL-41F, resultando em menor peso e manutenção mais simplificada e com maior prazo. Com menos peso 'morto' e mais empuxo, o desempenho do Su-57 vai disparar

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Bolovo
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#3947
Mensagem
por Bolovo » Ter Dez 05, 2017 11:56 pm
Brasileiro escreveu:Parece significativamente menor mesmo... O que indica a presença de um grande avanço tecnológico.
É divulgado por aí que conseguiram uma redução 50% no número de componentes no compressor de alta pressão em relação à família AL-41F, resultando em menor peso e manutenção mais simplificada e com maior prazo. Com menos peso 'morto' e mais empuxo, o desempenho do Su-57 vai disparar

É esperado que o novo motor vá estar bem próximo do PW F135 do F-35. A diferença é que o Su-57 vai levar dois motores!
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#3948
Mensagem
por Marechal-do-ar » Qua Dez 06, 2017 12:02 am
Há muitas formas de interpretar esse "bem próximo", no meu entendimento, não estará bem próximo, e isso não é uma crítica.
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#3949
Mensagem
por Bolovo » Qua Dez 06, 2017 12:17 am
Marechal-do-ar escreveu:Há muitas formas de interpretar esse "bem próximo", no meu entendimento, não estará bem próximo, e isso não é uma crítica.
Quando digo próximo é em potência mesmo.
O novo motor terá 11 toneladas de empuxo em 'seco' e 18 toneladas com pós-combustor ligado. O atual, derivado do usado no Su-35, tem 15 toneladas de empuxo com o pós-combustor. Os dados do PW F119 do F-22 são secretos, mas é estimado ter também 11 toneladas em seco e 16 com pós-combustor. Já o PW F135 do F-35, o motor mais potente do planeta, tem empuxo de quase 13 toneladas em seco e 19.5 toneladas com o pós-combustor ligados. Os três motores são de outro planeta comparado com os outros.
O Su-57 terá um desempenho fenomenal com esses novos motores.
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#3950
Mensagem
por Brasileiro » Qua Dez 06, 2017 2:56 pm
Aparentemente, resolvido também o problema do "motor fumante". Notar grande diferença no rastro provocado por cada motor:

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#3951
Mensagem
por Viktor Reznov » Qua Dez 06, 2017 2:57 pm
Bolovo escreveu:Pra quem não entendeu, ou seja, pra esse BANDO DE PAGÃO, o segundo protótipo do PAK FA, o T-50-02, voou com o novo motor:
http://www.youtube.com/watch?v=FA7cx8_Pp7k
Novo motor na frente e antigo motor, o do Su-35, atrás:
Pétalas com formato stealth, motor mais curto etc.
Isso é seguro, voar numa aeronave com dois motores diferentes?
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#3952
Mensagem
por Brasileiro » Qua Dez 06, 2017 3:35 pm
Bom, se fizeram isto, é porque já estão com um bom grau de confiança no 117S, o antigo motor. Como o Izd-30 está em desenvolvimento, caso este falhe, o T-50 é capaz de realizar um pouso de emergência monomotor, como já foi feito algumas vezes, segundo matéria postada pelo Knight7.
Geralmente, o primeiro passo é instalar um motor do novo modelo em um avião de testes, de preferência um tri ou quadrimotor (como o Il-76 e B747) e, em seguida, testá-lo na aeronave de utilização final. Provavelmente já passaram por esta etapa.
Então, acredito que sim, tenham feito um teste seguro, com os motores e controles devidamente calibrados para se evitar alguma assimetria indesejada de potência. Mas o fato é que ainda não se deve ter alcançado o grau de confiabilidade para um voo com ambas turbinas do novo modelo.
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#3953
Mensagem
por Túlio » Qua Dez 06, 2017 4:03 pm
Além do que protótipo é pra isso mesmo, testar nele soluções arriscadas antes de serem aplicadas na versão definitiva (ou mesmo no protótipo seguinte), ou seja, se é para botar uma aeronave em perigo, melhor fazer isso com uma especialmente desenvolvida para isso e com Piloto especialmente treinado para emergências de todo tipo, o Piloto de Provas.
Estou gostando muito desse sistema dos Russos, ir fazendo um protótipo, voando ele até terem um diagnóstico do que já é bueno, do que não é e daquilo que ainda se pode melhorar. Daí sim, fazem o próximo protótipo e seguem em frente.
Seguindo desse jeito, me parece que os prognósticos para o futuro caça Su-57 são bem mais auspiciosos que os do F-35, porque, na minha visão de leigo, nem dá para comparar quem tem mais experiência e tecnologia mais avançada se fazem um roadmap à moda Samba do Crioulo Doido, tipo botar o avião a voar operacionalmente e ir resolvendo as tretas á medida que surgem e na base do Deus dará...
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#3954
Mensagem
por Lucas Lasota » Qua Dez 06, 2017 4:53 pm
Túlio escreveu:Além do que protótipo é pra isso mesmo, testar nele soluções arriscadas antes de serem aplicadas na versão definitiva (ou mesmo no protótipo seguinte), ou seja, se é para botar uma aeronave em perigo, melhor fazer isso com uma especialmente desenvolvida para isso e com Piloto especialmente treinado para emergências de todo tipo, o Piloto de Provas.
Estou gostando muito desse sistema dos Russos, ir fazendo um protótipo, voando ele até terem um diagnóstico do que já é bueno, do que não é e daquilo que ainda se pode melhorar. Daí sim, fazem o próximo protótipo e seguem em frente.
Seguindo desse jeito, me parece que os prognósticos para o futuro caça Su-57 são bem mais auspiciosos que os do F-35, porque, na minha visão de leigo, nem dá para comparar quem tem mais experiência e tecnologia mais avançada se fazem um roadmap à moda Samba do Crioulo Doido, tipo botar o avião a voar operacionalmente e ir resolvendo as tretas á medida que surgem e na base do Deus dará...
Esse é o modelo que o
mundo inteiro usa desde sua formação. O Pentágono foi inovar com o F-35 e o saco sem fundo da LM agora não consegue mais tapar o buraco.
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#3955
Mensagem
por Marechal-do-ar » Qua Dez 06, 2017 5:04 pm
Viktor Reznov escreveu:
Isso é seguro, voar numa aeronave com dois motores diferentes?
Isso é muito comum, o Rafale, por exemplo, voou primeiro com duas F-404, depois com uma F-404 e uma M-88, só depois com duas M-88.
O desenvolvimento do Su 57 segue muito parecido com o desenvolvimento de caças ocidentais de ponta (onde o Gripen NG não está incluso), esse barulho todo é só porque é russo.
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#3956
Mensagem
por Túlio » Qua Dez 06, 2017 5:08 pm
Por que o Gripen não está incluso? Eis que caça OCIDENTAL de ponta (se isso significar 5G) em desenvolvimento só o F-35, o resto é intenção apenas...
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#3957
Mensagem
por Penguin » Qua Dez 06, 2017 5:11 pm

Após o 39-10 (equivalente ao pré-produção), entre os de produção.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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#3958
Mensagem
por Túlio » Qua Dez 06, 2017 5:15 pm
Tá, mas o que eu quero saber é o porquê de o Gripen não ser um caça de ponta em desenvolvimento. Só se "de ponta" significa 5G, daí cai o plural que o Marechal véio empregou, citando "caçaS OcidentaIS", ou tem algum além do F-35?
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#3959
Mensagem
por Bolovo » Qua Dez 06, 2017 5:34 pm
Vídeo em alta resolução:
http://www.youtube.com/watch?v=371VTv_jQE0
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#3960
Mensagem
por Luís Henrique » Qua Dez 06, 2017 11:28 pm
Túlio escreveu:Tá, mas o que eu quero saber é o porquê de o Gripen não ser um caça de ponta em desenvolvimento. Só se "de ponta" significa 5G, daí cai o plural que o Marechal véio empregou, citando "caçaS OcidentaIS", ou tem algum além do F-35?
Acredito que ele se refere à forma de DESENVOLVIMENTO.
Ou seja, o desenvolvimento do Su-57 é muito parecido com vários caças ocidentais, mas a forma de desenvolvimento do Gripen que é diferente.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.