PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 247 vezes
Agradeceram: 561 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#3946 Mensagem por Brasileiro » Ter Dez 05, 2017 11:40 pm

Parece significativamente menor mesmo... O que indica a presença de um grande avanço tecnológico.

É divulgado por aí que conseguiram uma redução 50% no número de componentes no compressor de alta pressão em relação à família AL-41F, resultando em menor peso e manutenção mais simplificada e com maior prazo. Com menos peso 'morto' e mais empuxo, o desempenho do Su-57 vai disparar :)

----------------
amor fati
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#3947 Mensagem por Bolovo » Ter Dez 05, 2017 11:56 pm

Brasileiro escreveu:Parece significativamente menor mesmo... O que indica a presença de um grande avanço tecnológico.

É divulgado por aí que conseguiram uma redução 50% no número de componentes no compressor de alta pressão em relação à família AL-41F, resultando em menor peso e manutenção mais simplificada e com maior prazo. Com menos peso 'morto' e mais empuxo, o desempenho do Su-57 vai disparar :)
É esperado que o novo motor vá estar bem próximo do PW F135 do F-35. A diferença é que o Su-57 vai levar dois motores!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#3948 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Dez 06, 2017 12:02 am

Há muitas formas de interpretar esse "bem próximo", no meu entendimento, não estará bem próximo, e isso não é uma crítica.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Bolovo
Sênior
Sênior

#3949 Mensagem por Bolovo » Qua Dez 06, 2017 12:17 am

Marechal-do-ar escreveu:Há muitas formas de interpretar esse "bem próximo", no meu entendimento, não estará bem próximo, e isso não é uma crítica.
Quando digo próximo é em potência mesmo.

O novo motor terá 11 toneladas de empuxo em 'seco' e 18 toneladas com pós-combustor ligado. O atual, derivado do usado no Su-35, tem 15 toneladas de empuxo com o pós-combustor. Os dados do PW F119 do F-22 são secretos, mas é estimado ter também 11 toneladas em seco e 16 com pós-combustor. Já o PW F135 do F-35, o motor mais potente do planeta, tem empuxo de quase 13 toneladas em seco e 19.5 toneladas com o pós-combustor ligados. Os três motores são de outro planeta comparado com os outros.

O Su-57 terá um desempenho fenomenal com esses novos motores.

Brasileiro
Sênior
Sênior

#3950 Mensagem por Brasileiro » Qua Dez 06, 2017 2:56 pm

Aparentemente, resolvido também o problema do "motor fumante". Notar grande diferença no rastro provocado por cada motor:

Imagem

----------------
amor fati
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2027 vezes
Agradeceram: 823 vezes

#3951 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Dez 06, 2017 2:57 pm

Bolovo escreveu:Pra quem não entendeu, ou seja, pra esse BANDO DE PAGÃO, o segundo protótipo do PAK FA, o T-50-02, voou com o novo motor:

http://www.youtube.com/watch?v=FA7cx8_Pp7k

Novo motor na frente e antigo motor, o do Su-35, atrás:

Imagem

Pétalas com formato stealth, motor mais curto etc.
Isso é seguro, voar numa aeronave com dois motores diferentes?

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Brasileiro
Sênior
Sênior

#3952 Mensagem por Brasileiro » Qua Dez 06, 2017 3:35 pm

Bom, se fizeram isto, é porque já estão com um bom grau de confiança no 117S, o antigo motor. Como o Izd-30 está em desenvolvimento, caso este falhe, o T-50 é capaz de realizar um pouso de emergência monomotor, como já foi feito algumas vezes, segundo matéria postada pelo Knight7.

Geralmente, o primeiro passo é instalar um motor do novo modelo em um avião de testes, de preferência um tri ou quadrimotor (como o Il-76 e B747) e, em seguida, testá-lo na aeronave de utilização final. Provavelmente já passaram por esta etapa.

Então, acredito que sim, tenham feito um teste seguro, com os motores e controles devidamente calibrados para se evitar alguma assimetria indesejada de potência. Mas o fato é que ainda não se deve ter alcançado o grau de confiabilidade para um voo com ambas turbinas do novo modelo.

----------------
amor fati
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6758 vezes
Agradeceram: 7064 vezes
Contato:

#3953 Mensagem por Túlio » Qua Dez 06, 2017 4:03 pm

Além do que protótipo é pra isso mesmo, testar nele soluções arriscadas antes de serem aplicadas na versão definitiva (ou mesmo no protótipo seguinte), ou seja, se é para botar uma aeronave em perigo, melhor fazer isso com uma especialmente desenvolvida para isso e com Piloto especialmente treinado para emergências de todo tipo, o Piloto de Provas.

Estou gostando muito desse sistema dos Russos, ir fazendo um protótipo, voando ele até terem um diagnóstico do que já é bueno, do que não é e daquilo que ainda se pode melhorar. Daí sim, fazem o próximo protótipo e seguem em frente.

Seguindo desse jeito, me parece que os prognósticos para o futuro caça Su-57 são bem mais auspiciosos que os do F-35, porque, na minha visão de leigo, nem dá para comparar quem tem mais experiência e tecnologia mais avançada se fazem um roadmap à moda Samba do Crioulo Doido, tipo botar o avião a voar operacionalmente e ir resolvendo as tretas á medida que surgem e na base do Deus dará...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Agradeceu: 584 vezes
Agradeceram: 91 vezes

#3954 Mensagem por Lucas Lasota » Qua Dez 06, 2017 4:53 pm

Túlio escreveu:Além do que protótipo é pra isso mesmo, testar nele soluções arriscadas antes de serem aplicadas na versão definitiva (ou mesmo no protótipo seguinte), ou seja, se é para botar uma aeronave em perigo, melhor fazer isso com uma especialmente desenvolvida para isso e com Piloto especialmente treinado para emergências de todo tipo, o Piloto de Provas.

Estou gostando muito desse sistema dos Russos, ir fazendo um protótipo, voando ele até terem um diagnóstico do que já é bueno, do que não é e daquilo que ainda se pode melhorar. Daí sim, fazem o próximo protótipo e seguem em frente.

Seguindo desse jeito, me parece que os prognósticos para o futuro caça Su-57 são bem mais auspiciosos que os do F-35, porque, na minha visão de leigo, nem dá para comparar quem tem mais experiência e tecnologia mais avançada se fazem um roadmap à moda Samba do Crioulo Doido, tipo botar o avião a voar operacionalmente e ir resolvendo as tretas á medida que surgem e na base do Deus dará...
Esse é o modelo que o mundo inteiro usa desde sua formação. O Pentágono foi inovar com o F-35 e o saco sem fundo da LM agora não consegue mais tapar o buraco.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceram: 419 vezes

#3955 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Dez 06, 2017 5:04 pm

Viktor Reznov escreveu: Isso é seguro, voar numa aeronave com dois motores diferentes?
Isso é muito comum, o Rafale, por exemplo, voou primeiro com duas F-404, depois com uma F-404 e uma M-88, só depois com duas M-88.

O desenvolvimento do Su 57 segue muito parecido com o desenvolvimento de caças ocidentais de ponta (onde o Gripen NG não está incluso), esse barulho todo é só porque é russo.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#3956 Mensagem por Túlio » Qua Dez 06, 2017 5:08 pm

Por que o Gripen não está incluso? Eis que caça OCIDENTAL de ponta (se isso significar 5G) em desenvolvimento só o F-35, o resto é intenção apenas...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#3957 Mensagem por Penguin » Qua Dez 06, 2017 5:11 pm

Imagem
Após o 39-10 (equivalente ao pré-produção), entre os de produção.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#3958 Mensagem por Túlio » Qua Dez 06, 2017 5:15 pm

Tá, mas o que eu quero saber é o porquê de o Gripen não ser um caça de ponta em desenvolvimento. Só se "de ponta" significa 5G, daí cai o plural que o Marechal véio empregou, citando "caçaS OcidentaIS", ou tem algum além do F-35?

Bolovo
Sênior
Sênior

#3959 Mensagem por Bolovo » Qua Dez 06, 2017 5:34 pm

Vídeo em alta resolução:

http://www.youtube.com/watch?v=371VTv_jQE0

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceram: 184 vezes

#3960 Mensagem por Luís Henrique » Qua Dez 06, 2017 11:28 pm

Túlio escreveu:Tá, mas o que eu quero saber é o porquê de o Gripen não ser um caça de ponta em desenvolvimento. Só se "de ponta" significa 5G, daí cai o plural que o Marechal véio empregou, citando "caçaS OcidentaIS", ou tem algum além do F-35?

Acredito que ele se refere à forma de DESENVOLVIMENTO.

Ou seja, o desenvolvimento do Su-57 é muito parecido com vários caças ocidentais, mas a forma de desenvolvimento do Gripen que é diferente.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Responder