Aviação Naval Brasileira
Moderador: Conselho de Moderação
- Super Flanker
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 66 vezes
Re: Aviação Naval Brasileira
Será que de uma hora para outra não pode surgir a “oportunidade” de um NAe de segunda mão? Ou será que isso é algo completamente fora de cogitação?
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6292 vezes
- Agradeceram: 3533 vezes
Não é fora de cogitação, é totalmente fora da realidade.
abs
abs
Carpe Diem
- gogogas
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 237 vezes
Em vez de gastar milhões com F-18 , seria mais viável comprar substituto para o Jet Ranger , e os Esquilos que já estão fazendo hora extra na MB
Gogogas !
- Super Flanker
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 66 vezes
Pensei no NAe usado por conta do Atlântico. Estava nos planos da MB ter um porta-helicópteros? De uma hora para outra surgiu a oportunidade e a MB arrematou.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
- JavaLindo66
- Intermediário
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 114 vezes
Existe algum NAe CATOBAR que está perto de de aposentar? O único que penso é o Nimitz, mas dúvido muito, mas muito, que a US Navy venda um porta-aviões nuclear para alguém.
Acho que a única solução para a MB seria pegar embalo junto da Marinha da India no Vikrant mk.II. Isso claro, se o Hornet ser capaz de decolagens STOBAR (sei que o Super Hornet é).
Acho que a única solução para a MB seria pegar embalo junto da Marinha da India no Vikrant mk.II. Isso claro, se o Hornet ser capaz de decolagens STOBAR (sei que o Super Hornet é).
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6824 vezes
- Agradeceram: 7117 vezes
- Contato:
NAe é assim: quem tem um não tem nenhum; quem tem dois volta e meia tem um; quem tem três quase sempre tem um e de vez em quando dois. Assim, três da Classe Queen Elizabeth me parecem TOP, não são nucleares e dá pra operar F-35B.

Barbada, não sei por que os caras não fazem isso...

Barbada, não sei por que os caras não fazem isso...
![[085]](./images/smilies/085.gif)
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- JavaLindo66
- Intermediário
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 114 vezes
Como somos fregueses de tempos da RN, será que dariam um desconto para nós?
![[018]](./images/smilies/018.gif)
![[018]](./images/smilies/018.gif)
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
JavaLindo66 escreveu: Qui Jan 16, 2020 3:19 pm Como somos fregueses de tempos da RN, será que dariam um desconto para nós?
![]()
Quem quer saber de navio véio? E nem tem Classe QE usado mesmo, bora comprar novo o primeiro e depois fazer os demais na Ilha das Cobras e basear tudo na Corte, como sempre. De lambuja, uma dúzia de Type 45 viria a calhar também. O resto a gente pega em CV-3 mesmo, daí A ARGENTINA vai ficar sabendo quem é que manda no Atlântico Sul, ou seja, O IMPERADOR!
(((Até o EB vai ficar com medo e desproclamar a República
)))
(((Até o EB vai ficar com medo e desproclamar a República
![[025]](./images/smilies/025.gif)
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 796 vezes
- Agradeceram: 2537 vezes
A classe Queen Elizabeth pode derivar uma versão CATOBAR, até onde sei.
Mas creio que a prioridade deveria ser a uma boa frota de submarinos e aviação de asa fixa (substituto do P-3AM, mas para a MB e UCAV) baseada em terra, NAe podemos pensar depois.
Embora eu reconheça não ser prioridade, ter dois NAes é imprescindível pra MB.
Mas creio que a prioridade deveria ser a uma boa frota de submarinos e aviação de asa fixa (substituto do P-3AM, mas para a MB e UCAV) baseada em terra, NAe podemos pensar depois.
Embora eu reconheça não ser prioridade, ter dois NAes é imprescindível pra MB.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
CATOBAR? Isso já era, e ainda no século passado.
Como diria o nosso véio Lito, "senta que lá vem história"
.
Ali pelo fim dos anos 80, se não me engano, a USN e a RN estavam em uma manobra conjunta (exercício) e, sei lá de onde, deu na veneta de simular um ataque mútuo, só o Invincible (se não me engano era ele) contra um CVN, nada de AAAe, nada de AEW, era Harrier vs Hornet. Mantida uma boa distância de segurança, os dois barcos navegavam à vista um do outro e no mesmo rumo. Hora Zero, foi dada a largada.
No CVN, pegaram F/A-18 desarmados e quase sem combustível e, enquanto os Pilotos embarcavam e começavam os checks, a tigrada colocava os pilones e dumb-bombs neles e ligava on contatos com o sistema de pontaria e lançamento, enquanto outros abasteciam e faziam as verificações finais; a seguir eram rebocados à fila para a pesagem (com isso, se calibra parte da potência necessária para a catapulta), enquanto o Capitão comandava aumento de velocidade e rumo direto para o vento (o que completava os dados necessários para calibrar a citada catapulta: muita potência poderia danificar ou até arrancar a "perna" do trem dianteiro; pouca e o avião iria estolar e cair na água); o primeiro caça começava a ser apresilhado à catapulta, já quase pronta para lançar, fumegando.
No Invincible a Inglesada apenas foi puxando os Harriers para a posição de lançamento e, lá chegando, Pilotos embarcavam e faziam o mesmo que seus congêneres da USN, enquanto o resto botava pilone, conectava, botava bomba de exercício, QAV, a mesma coisa.
RESUMO DA ÓPERA - Antes de o primeiro Hornet receber autorização para decolar, o segundo Harrier já estava cumprindo o objetivo do exercício, que era lançar as dummies na esteira do "inimigo", a uma distância segura mas visível, claro. "Aposto que estragamos o dia deles", disse um dos brits.
HMS Classe QE + F-35B full-op poderão repetir isso sempre que quiserem, basta do outro lado estar um CATOBAR. Qualquer um.
Como diria o nosso véio Lito, "senta que lá vem história"

Ali pelo fim dos anos 80, se não me engano, a USN e a RN estavam em uma manobra conjunta (exercício) e, sei lá de onde, deu na veneta de simular um ataque mútuo, só o Invincible (se não me engano era ele) contra um CVN, nada de AAAe, nada de AEW, era Harrier vs Hornet. Mantida uma boa distância de segurança, os dois barcos navegavam à vista um do outro e no mesmo rumo. Hora Zero, foi dada a largada.

RESUMO DA ÓPERA - Antes de o primeiro Hornet receber autorização para decolar, o segundo Harrier já estava cumprindo o objetivo do exercício, que era lançar as dummies na esteira do "inimigo", a uma distância segura mas visível, claro. "Aposto que estragamos o dia deles", disse um dos brits.
HMS Classe QE + F-35B full-op poderão repetir isso sempre que quiserem, basta do outro lado estar um CATOBAR. Qualquer um.
Morpheus
Morpheus
- FCarvalho
- Sênior
Não vai haver Nae convencionais disponíveis em tempo algum conhecido.Super Flanker escreveu: Qui Jan 16, 2020 11:56 am Pensei no NAe usado por conta do Atlântico. Estava nos planos da MB ter um porta-helicópteros? De uma hora para outra surgiu a oportunidade e a MB arrematou.
Nae para a MB só se for novo. E isso, na teoria, só depois de 2035.
Na verdade, vão ter que convocar todos os terreiros do RJ para um trabalho pesadíssimo se a MB quiser ter mesmo um Nae, e sem garantia nenhuma.
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Tal é a dificuldade que os indianos estão tendo neste projeto, que é mais fácil nos venderem o Vicrant do jeito que está, nú com a mão no bolso.JavaLindo66 escreveu: Qui Jan 16, 2020 12:43 pm Existe algum NAe CATOBAR que está perto de de aposentar? O único que penso é o Nimitz, mas dúvido muito, mas muito, que a US Navy venda um porta-aviões nuclear para alguém.
Depois era só contratar alguém que entende realmente do ramo e terminar ele pra nós.
O estaleiro italiano em Recife parece que tem uns espaços de sobrando por lá.
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Existem muitas histórias sobre Catobar x Stobar. Umas pró, outras contra um e outro.Túlio escreveu: Qui Jan 16, 2020 8:21 pmCATOBAR? Isso já era, e ainda no século passado.
Como diria o nosso véio Lito, "senta que lá vem história".
No CVN, pegaram F/A-18 desarmados e quase sem combustível e, enquanto os Pilotos embarcavam e começavam os checks, a tigrada colocava os pilones e dumb-bombs neles e ligava on contatos com o sistema de pontaria e lançamento, enquanto outros abasteciam e faziam as verificações finais; a seguir eram rebocados à fila para a pesagem (com isso, se calibra parte da potência necessária para a catapulta), enquanto o Capitão comandava aumento de velocidade e rumo direto para o vento (o que completava os dados necessários para calibrar a citada catapulta: muita potência poderia danificar ou até arrancar a "perna" do trem dianteiro; pouca e o avião iria estolar e cair na água); o primeiro caça começava a ser apresilhado à catapulta, já quase pronta para lançar, fumegando.
No Invincible a Inglesada apenas foi puxando os Harriers para a posição de lançamento e, lá chegando, Pilotos embarcavam e faziam o mesmo que seus congêneres da USN, enquanto o resto botava pilone, conectava, botava bomba de exercício, QAV, a mesma coisa.
Aparentemente a MB está se inclinando para o Stobar, seja por questões financeiras, de custeio, projeto e/ou operacionalidade.
Mas fato é que para chegarmos a fazer o que os ingleses fizeram na sua história, vão-se no mínimo umas duas décadas de prática e evolução doutrinal e operativa.
Isso, claro, se algum dia chegarmos a dispor de um Nae novamente.
Para mim, isto hoje é um assunto para somente para a segunda metade deste séc, até prova em contrário.
abs
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
FCarvalho escreveu: Qui Jan 16, 2020 8:53 pm
Existem muitas histórias sobre Catobar x Stobar. Umas pró, outras contra um e outro.
Só vejo UMA deficiência séria do STOBAR perante o CATOBAR, e nem é intrínseca ao meio mas à falta de outro: o AEW! Num CATOBAR se pode operar uma aeronave especialmente desenhada para este tipo de navio, o Hawkeye, que pode operar um radar potente a boa distância da sede e por horas a fio, mantendo FL200/250 sem problemas (como o nosso -99, que só é terrestre); já o STOBAR - por enquanto - tem que se contentar com helicópteros, que precisam operar mais perto do navio, com radar menor e FL100 ou, forçando um pouco, FL150. A persistência do heli é também, no melhor dos casos, menos de 1/3 da do avião.
No que houver uma frota STOBAR comparável à CATOBAR (atualmente só EUA e França, se não me engano) em necessidade de meios AEW de asa fixa, alguém irá desenvolver e oferecer, porque demanda SEMPRE gera oferta, Lei de Mercado. Por isso que falei, bota logo uns três QE pra começar e dê-le que bâmo!
No que houver uma frota STOBAR comparável à CATOBAR (atualmente só EUA e França, se não me engano) em necessidade de meios AEW de asa fixa, alguém irá desenvolver e oferecer, porque demanda SEMPRE gera oferta, Lei de Mercado. Por isso que falei, bota logo uns três QE pra começar e dê-le que bâmo!
Morpheus
Morpheus