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Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qui Jul 27, 2017 12:33 pm
por Penguin
Luís Henrique escreveu:
Penguin escreveu: O F-22 vem passando por constantes upgrades. Não se engane.
Antes, o radar AESA do PAK precisa estar operacional.
Aliás, até presente data, não há radar AESA operacional em caça na FA da Rússia. Isso representa uns 20 anos de atraso em relação aos EUA.

Mas você concorda que em 2020 ou por volta disso, o Pak-Fa estará OPERACIONAL e ai quem estará atrasado será o F-22?

Os EUA farão várias modernizações para equiparar e provavelmente irão lançar uma NOVA aeronave que provavelmente será 'chamada' de 6a geração.
Mas até o lançamento estarão 'atrasados'.

Ai, em seguida a Rússia vai modernizar o Pak-Fa para equiparar com o novo '6a geração' americano e desenvolverá um outro caça NOVO de 6a geração.

É uma corrida, ora 1 esta na frente, ora outro.

Analise comigo um pouco de informações sobre o MiG-31

Primeiro vôo em 1975.

Entrou em serviço em 1981.

1º caça do mundo equipado com um RADAR DE VARREDURA ELETRÔNICA, todos os outros utilizavam radares MECÂNICOS.

Apenas em 2001 (20 ANOS DEPOIS), a França se tornou o segundo país a introduzir um caça com radar de varredura eletrônica, o Rafale.
Apenas em 2005 (24 ANOS DEPOIS), os EUA se tornaram o terceiro país a introduzir um caça com radar de varredura eletrônica, o F-22, porém com matriz ATIVA.
Portanto, o primeiro a usar um radar AESA.

Durante 20 ou 24 anos, QUEM estava atrasado???

Voltando ao MiG-31

1º caça do mundo capaz a quebrar a barreira do som SEM USO de pós-combustores
1º caça do mundo capaz de manter SUPERCRUISE EFETIVO


Apenas em 2005 (24 ANOS DEPOIS), os EUA se tornaram o segundo país a introduzir um caça capaz de quebrar a barreira do som SEM USO de pós-combustores e capaz de SUPERCRUISE EFETIVO.

Até HOJE 2017, só existem DOIS CAÇAS NO MUNDO, operacionais, capazes de quebrar a barreira do som SEM USO de pós-combustores e capazes de manter SUPERCRUISE EFETIVO por longos períodos. MiG-31 (1981) e F-22 (2005).
eurofighter, rafale, gripen ng e até su-35 conseguem manter supercruise LIMITADO. Ou por curto período de tempo, ou com pouco combustível ou com pouco armamento ou com velocidades bem próximas de mach 1.

Quem estava atrasado nesses 24 anos de diferença, até chegar o F-22???


Um pouco sobre o míssil de curto alcance R-73 russo.

Operacional em 1984. Primeiro míssil ar-ar de curto alcance com alta capacidade off-boresight.
Os EUA introduziram o AIM-9X em 2003.

Quem estava atrasado durante 19 anos???
O 1o caça operacional do mundo com radar AESA foi o japonês F-2 em 1995.
O 2o foi o F-15C baseados no Alaska em 2000.
O 3o foi o F-16 B60 em 2003 dos EAU.
Obs.: Para não falar do F-22.

Quanto ao MIG-31, nenhuma referência dessa capacidade (supercruise) no site do fabricante: http://www.migavia.ru/index.php/en/prod ... mitstart=0

Quanto a radares PESA, o B-1 possui um radar PESA desde que entrou em operação no início da década de 80.

Imagem
The AN/APQ-164 also functions as a high resolution Synthetic Aperture Radar (SAR) for navigation and targeting nuclear and strategic weapons in all weather conditions. The radar can be modified with a Multitarget Track (MTT) software mode for Advanced Medium Range Air-to-Air Missile (AMRAAM) deployment. This radar system was the first ever, passive element phased array with a beam steering controller and a real time processor that allowed simultaneous Scanning Aperture Radar (SAR) and Terrain Following (TF) imagery. The APQ-164 was first flown on a B-52 in 1977. The HELRATS system was used to simultaneously track two missiles and then feed the signal via fiber-optic cable to a system that used the data for targeting.
A questão Luis, é que a tecnologia PESA era um beco sem saída tecnológico. Sem futuro.

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qui Jul 27, 2017 12:37 pm
por Túlio
Luís Henrique escreveu:
Mas você concorda que em 2020 ou por volta disso, o Pak-Fa estará OPERACIONAL e ai quem estará atrasado será o F-22?

Os EUA farão várias modernizações para equiparar e provavelmente irão lançar uma NOVA aeronave que provavelmente será 'chamada' de 6a geração.
Mas até o lançamento estarão 'atrasados'.
Em que sentido? Estarão atrás em furtividade? Fusão de sensores? Distribuição de informação? Consciência situacional? Ou pensas que combate aéreo deriva única e exclusivamente do envelope (manobrabilidade)? Lembrar ainda que em 2020 já haverá uma porção de F-35 operacional, haverá ao menos UM PAK na mesma situação, como AESA, WAD, furtividade, fusão de sensores & quetales?

Luís Henrique escreveu:Ai, em seguida a Rússia vai modernizar o Pak-Fa para equiparar com o novo '6a geração' americano e desenvolverá um outro caça NOVO de 6a geração.

É uma corrida, ora 1 esta na frente, ora outro.
Não me parece. Ao conhecer o MiG-29 no começo dos 90, o Ocidente se deu conta, com assombro, das magníficas capacidades que tinha e, após se maravilharem o bastante, chegando a considerá-lo o definitivo "F-16 Killer", passaram a estudá-lo com calma. Logo de saída descobriram que as turbinas R-33, em que pese seu excelente desempenho, precisavam de overhaul a cada 300 horas (mais de dez vezes mais do que a F-110 do F-16); o IRST, que deixara inicialmente desnorteados os Caçadores Europeus e ianques, logo revelou ser otimizado para perseguição, ou seja, "olhava" para o(s) exaustor(es) da(s) turbina(s), não para o calor emanado da fuselagem; que os sistemas de comunicação e monitoramento do voo (FMS) eram pra lá de obsoletos, sendo o radar o maior desapontamento de todos já que, dado o seu pequeno alcance no modo "Fox", o avião até podia levar R-77 BVR mas o Msl era limitado a uma fração de seu alcance, devido à "miopia" do radar do caça. Assim, em um dogfight, a grande capacidade acrobática e excelente SEP do MiG-29 + o inédito HMS e sua capacidade de "olhar e atirar" + R-73 com vetoramente de empuxo (outro ineditismo) realmente fariam dele um "F-16 Killer"; o problema era passar pelo radar do AWACS e depois pelo APG-68 do caça ianque - que podia usar o AMRAAM em toda a sua NEZ - para poder usar suas potencialidades superiores, fundamentalmente ligadas ao envelope e capacidade de disparo imediato, desde que o alvo ou fosse visível a olho nu ou estivesse de costas (IRST). Uma comparação assim me parece fazer muito mais sentido do que com o MiG-31 (sobre o qual EU criei um tópico altamente favorável mas sem os exageros do teu texto, que deixo de citar), que é tudo menos um caça multifunção, o que certamente será o PAK. Sobre este, QED, minha opinião de mantém: caso entre de fato em serviço ativo, será mui provavelmente um meio-termo entre caças como F-22/F-35 e os 4,5G atuais. E isso se conseguirem concluir o AESA & outros quetales...

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qui Jul 27, 2017 12:55 pm
por Carlos Lima
É isso aí Tulio! [100]

[]s
CB

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qui Jul 27, 2017 7:48 pm
por Sakuray
Túlio escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Mas você concorda que em 2020 ou por volta disso, o Pak-Fa estará OPERACIONAL e ai quem estará atrasado será o F-22?

Os EUA farão várias modernizações para equiparar e provavelmente irão lançar uma NOVA aeronave que provavelmente será 'chamada' de 6a geração.
Mas até o lançamento estarão 'atrasados'.
Em que sentido? Estarão atrás em furtividade? Fusão de sensores? Distribuição de informação? Consciência situacional? Ou pensas que combate aéreo deriva única e exclusivamente do envelope (manobrabilidade)? Lembrar ainda que em 2020 já haverá uma porção de F-35 operacional, haverá ao menos UM PAK na mesma situação, como AESA, WAD, furtividade, fusão de sensores & quetales?

Luís Henrique escreveu:Ai, em seguida a Rússia vai modernizar o Pak-Fa para equiparar com o novo '6a geração' americano e desenvolverá um outro caça NOVO de 6a geração.

É uma corrida, ora 1 esta na frente, ora outro.
Não me parece. Ao conhecer o MiG-29 no começo dos 90, o Ocidente se deu conta, com assombro, das magníficas capacidades que tinha e, após se maravilharem o bastante, chegando a considerá-lo o definitivo "F-16 Killer", passaram a estudá-lo com calma. Logo de saída descobriram que as turbinas R-33, em que pese seu excelente desempenho, precisavam de overhaul a cada 300 horas (mais de dez vezes mais do que a F-110 do F-16); o IRST, que deixara inicialmente desnorteados os Caçadores Europeus e ianques, logo revelou ser otimizado para perseguição, ou seja, "olhava" para o(s) exaustor(es) da(s) turbina(s), não para o calor emanado da fuselagem; que os sistemas de comunicação e monitoramento do voo (FMS) eram pra lá de obsoletos, sendo o radar o maior desapontamento de todos já que, dado o seu pequeno alcance no modo "Fox", o avião até podia levar R-77 BVR mas o Msl era limitado a uma fração de seu alcance, devido à "miopia" do radar do caça. Assim, em um dogfight, a grande capacidade acrobática e excelente SEP do MiG-29 + o inédito HMS e sua capacidade de "olhar e atirar" + R-73 com vetoramente de empuxo (outro ineditismo) realmente fariam dele um "F-16 Killer"; o problema era passar pelo radar do AWACS e depois pelo APG-68 do caça ianque - que podia usar o AMRAAM em toda a sua NEZ - para poder usar suas potencialidades superiores, fundamentalmente ligadas ao envelope e capacidade de disparo imediato, desde que o alvo ou fosse visível a olho nu ou estivesse de costas (IRST). Uma comparação assim me parece fazer muito mais sentido do que com o MiG-31 (sobre o qual EU criei um tópico altamente favorável mas sem os exageros do teu texto, que deixo de citar), que é tudo menos um caça multifunção, o que certamente será o PAK. Sobre este, QED, minha opinião de mantém: caso entre de fato em serviço ativo, será mui provavelmente um meio-termo entre caças como F-22/F-35 e os 4,5G atuais. E isso se conseguirem concluir o AESA & outros quetales...
Aprendi muito

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qui Jul 27, 2017 9:44 pm
por Arariboia
Túlio escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Mas você concorda que em 2020 ou por volta disso, o Pak-Fa estará OPERACIONAL e ai quem estará atrasado será o F-22?

Os EUA farão várias modernizações para equiparar e provavelmente irão lançar uma NOVA aeronave que provavelmente será 'chamada' de 6a geração.
Mas até o lançamento estarão 'atrasados'.
Em que sentido? Estarão atrás em furtividade? Fusão de sensores? Distribuição de informação? Consciência situacional? Ou pensas que combate aéreo deriva única e exclusivamente do envelope (manobrabilidade)? Lembrar ainda que em 2020 já haverá uma porção de F-35 operacional, haverá ao menos UM PAK na mesma situação, como AESA, WAD, furtividade, fusão de sensores & quetales?

Luís Henrique escreveu:Ai, em seguida a Rússia vai modernizar o Pak-Fa para equiparar com o novo '6a geração' americano e desenvolverá um outro caça NOVO de 6a geração.

É uma corrida, ora 1 esta na frente, ora outro.
Não me parece. Ao conhecer o MiG-29 no começo dos 90, o Ocidente se deu conta, com assombro, das magníficas capacidades que tinha e, após se maravilharem o bastante, chegando a considerá-lo o definitivo "F-16 Killer", passaram a estudá-lo com calma. Logo de saída descobriram que as turbinas R-33, em que pese seu excelente desempenho, precisavam de overhaul a cada 300 horas (mais de dez vezes mais do que a F-110 do F-16); o IRST, que deixara inicialmente desnorteados os Caçadores Europeus e ianques, logo revelou ser otimizado para perseguição, ou seja, "olhava" para o(s) exaustor(es) da(s) turbina(s), não para o calor emanado da fuselagem; que os sistemas de comunicação e monitoramento do voo (FMS) eram pra lá de obsoletos, sendo o radar o maior desapontamento de todos já que, dado o seu pequeno alcance no modo "Fox", o avião até podia levar R-77 BVR mas o Msl era limitado a uma fração de seu alcance, devido à "miopia" do radar do caça. Assim, em um dogfight, a grande capacidade acrobática e excelente SEP do MiG-29 + o inédito HMS e sua capacidade de "olhar e atirar" + R-73 com vetoramente de empuxo (outro ineditismo) realmente fariam dele um "F-16 Killer"; o problema era passar pelo radar do AWACS e depois pelo APG-68 do caça ianque - que podia usar o AMRAAM em toda a sua NEZ - para poder usar suas potencialidades superiores, fundamentalmente ligadas ao envelope e capacidade de disparo imediato, desde que o alvo ou fosse visível a olho nu ou estivesse de costas (IRST). Uma comparação assim me parece fazer muito mais sentido do que com o MiG-31 (sobre o qual EU criei um tópico altamente favorável mas sem os exageros do teu texto, que deixo de citar), que é tudo menos um caça multifunção, o que certamente será o PAK. Sobre este, QED, minha opinião de mantém: caso entre de fato em serviço ativo, será mui provavelmente um meio-termo entre caças como F-22/F-35 e os 4,5G atuais. E isso se conseguirem concluir o AESA & outros quetales...
Túlio o a AESA do PAK FA já esta concluído. Voa desde PAK FA 054 e sendo melhorado, desenvolvido e testado desde então.
Agora final do ano, começa o processo para produção em serie.

Só o conceito de ter 6 antenas em duas faixas X/L mais suite de defesa composta já o faz virtualmente superior.
- 101KS Atoll electro-optical targeting system[79]
- 101KS-O: Laser Directional Infrared Counter Measures
- 101KS-V: Infra-red search and track
- 101KS-U: Ultraviolet missile approach warning system
- 101KS-N: Targeting pod

Esses russos...

Fascinating developments and insight into Russian 6th generation fighter research + radio-photonic radar

- https://sdelanounas.ru/blogs/96305/#cut
- http://tass.ru/opinions/interviews/4...zen.yandex.com

*Os Russos estão muito bem com o PESA híbrido Irbis-E e o SU-35s que possui os RWR, LWR e MASW UV
Tirando ele, só o Rafale é tão completo com RWR, LWS e MASW IR e claro F-22/35

Abraço

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Sex Jul 28, 2017 12:20 am
por Bolovo
Eu iria responder uma citação, mas afinal o que aconteceu com o Sakuray? Teve a conta deletada? :shock: :?:

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Sex Jul 28, 2017 12:25 am
por Brasileiro
Ainda apenas um protótipo.... mas a eletrônica do PAK-FA realmente promete. Nunca vi um caça com tanto radar (geralmente só tem um...) e com tanto IRST embutido no corpo. Não há como gerenciar e tirar o melhor proveito do caça se não houver uma estrutura de fusão de sensores a altura. E nem sequer faria sentido. É humanamente impossível dar conta de tudo isso no "reloginho".

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Sex Jul 28, 2017 5:37 am
por Marechal-do-ar
Bolovo escreveu:Eu iria responder uma citação, mas afinal o que aconteceu com o Sakuray? Teve a conta deletada? :shock: :?:
Suspeito que sim, e suspeito que era só o knigh7 burlando o banimento, de novo :lol:

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Sex Jul 28, 2017 3:09 pm
por Túlio
Marechal-do-ar escreveu:
Bolovo escreveu:Eu iria responder uma citação, mas afinal o que aconteceu com o Sakuray? Teve a conta deletada? :shock: :?:
Suspeito que sim, e suspeito que era só o knigh7 burlando o banimento, de novo :lol:
Fake, mas não do Knigh7.

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Sex Jul 28, 2017 4:41 pm
por Juniorbombeiro
Tenho uma leve impressão de era o Kirk.

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Sex Jul 28, 2017 5:29 pm
por Túlio
Tigrada, ninguém do Conselho está autorizado a dar este tipo de informação. Citem quantos nomes quiserem e seguiremos negando. Como já estamos em off-topic mesmo e no interesse de ajudar a entender coisas que Moderadores sabem sobre fakes, dou uns toques em geral:

1 - Não é só user punido que tem fake. VOSMEÇÊS ficariam surpresos com a quantidade de users legais que os têm; cheguei a interpelar alguns e recebi todo tipo de resposta, inclusive (pasmem!) não receber MP de determinado Colega, famoso por querer saber de tudo sobre equipamentos das FFAA.

2 - Há ainda users com fakes para se legitimarem. Por exemplo, é conhecido o caso de um forista, mencionado em aberto pelo Mestre Paulão, que tinha fakes apenas para concordar com o que ele dizia, chegando a debater consigo mesmo.

3 - Pior, há users com fakes para se autoafirmarem no plano afetivo. Teve um que não deletei de pena, anos atrás: o cara inventou um fake MENINA, vários aqui começaram a paquerá-la mas, naturalmente, "ela" o "escolheu", com direito a happy end e tudo!

E muito mais há, nos cantos escuros do DB. Posso dizer com segurança que, perto de completar meu 11º aniversário como Moderador, já vi coisas muito mais birutas do que em décadas como AP nas piores penitenciárias do RS. Daria para escrever um livro sobre as esquisitices, que poderia se chamar - caso alguém desejasse escrevê-lo - Nos Bastidores do DB.

Ia ter coisa do arco da véia e muito mais BIZARRA do que o que citei acima... :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas vamos devagar no OT, tri?

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Sex Jul 28, 2017 6:48 pm
por Juniorbombeiro
Túlio, se resolveres escrever o livro, um exemplar já tens garantido. Não tenho o menor interesse pelos nomes, mas as sutilezas do comportamento humano são um tesouro inestimável, por mais idiotas que possam parecer.

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Sex Jul 28, 2017 8:06 pm
por P44
Fico á espera desse livro :lol:

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Sex Jul 28, 2017 10:07 pm
por Túlio
Melhor esperarem sentados, este "livro" não será escrito. O art 7.9 do Regulamento explica a razão.

Assim como em Vegas, o que acontece no DB, fica no DB.

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Sáb Jul 29, 2017 7:22 am
por cabeça de martelo
O DB já pertence ao dark web?! :mrgreen:

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