FCarvalho escreveu:A título de exemplo, apenas para ficar no meio aéreo, o valor que eles estão pagando pelos seus mais de 200 Su-30MKI é quase o dobro disso daí. Com todas as quinquilharias tecnológicas e de know How solicitadas para a produção sob licença.
Estes 7 bilhões aí não são nada mais do que os russos teriam que gastar sozinhos em sucessivos blocks evolutivos do modelo original do PAK-FA, mesmo porque, o que os indianos estão solicitando não é nenhuma novidade para os russos, mas foram questões deixadas em segundo plano neste momento do desenvolvimento do caça. Cedo ou tarde elas seriam agregadas aos modelos subsequentes.
Enfim, agregar novas tecnologias que por hora estavam sendo planejadas para serem obtidas no futuro, é bem caro mesmo. Eu tenho sérias dúvidas que mesmo os russos paguem menos de US 100 milhões por caça neste projeto, e isso porque o que foi pedido pelos indianos foi deixado para depois.
Mas enfim, a IAF basicamente quer o mesmo de sempre. Um caça russo com tudo de bom, e mais um pouco, fabricado na Índia com produtos, serviços e tecnologias indianas. Nada demais. O problema é que isso agora está a custar cada vez mais caro.
Uma coisa é produzir Mig-21 ou Su-30 às centenas; bem outra, é tentar fazer a mesma coisa com um FGFA da vida tal como eles o imaginam e desejam.
abs.
Essa é a forma indiana de negociar, criticam, pedem mais coisas, reclamam do preço, ameaçam acabar com tudo e no fim, acabam assinando o contrato.
Estão tentando tirar o máximo pagando o mínimo, mas os russos já estão acostumados com a tática, já venderam tanta coisa pros indianos...
Pois é. A esta altura do campeonato, abrir mão desse projeto seria no mínimo insano. Já estão até o último fio do cabelo metidos nele.
Com certeza os russos já estão acostumados a essa lenga-lenga indiana.
Mas é bom para os dois lados.
Os indianos levam o mais que podem, e os russos mantém a sua industria e produtos em dia e devidamente abastecidos financeiramente.
Pessoal devia de pensar assim também por aqui em relação aos nossos projetos onde coubesse.
abs.
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sáb Mai 27, 2017 12:38 pm
por P44
T50-9
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sáb Mai 27, 2017 1:32 pm
por Brasileiro
Documento da CIA de 1984 sobre os desenvolvimentos soviéticos em tecnologia de redução de RCS
"Two F-14 flight crews intercepted two Soviet Bear aircraft in 1979 wich were painted in dark gray, had no visible identification numbers painted on the fuselage, and produced smaller-than-normal radar returns. The cause of the reduced radar returns remains uncertain."
O que nos leva a algumas conclusões interessantes:
- Verificações ou medições de visibilidade ao radar de aeronaves estrangeiras (no caso, entre Rússia e EUA) são comuns.
- Os russos provavelmente tem o hábito de testar a resposta da defesa americana, enviando aviões para áreas próximas às suas fronteiras. Inclusive por meio de aviões em configurações experimentais.
- Os russos já tem estudado e testado materiais RAM há décadas. E, pelo que consta no artigo, tem um vasto embasamento teórico e experimental.
- Tendo em vista tudo isso, e com os numerosos encontros (e testes, medições etc) entre USAF e VKS, F-22, B-1 e B-2, já devem estar "manjados".
abraços
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sáb Mai 27, 2017 1:37 pm
por Túlio
Na verdade testam configurações e pinturas furtivas há mais de meio século. O SR-71 é um exemplo de aeronave com várias apresentações furtivas desenvolvidas nos anos 60.
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sáb Mai 27, 2017 1:41 pm
por Marechal-do-ar
Furtividade é estudada desde a invenção dos radares.
A merda é que para ter qualquer utilidade é preciso de uma grande redução na assinatura, o que só se tornou possível faz poucas décadas.
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sáb Mai 27, 2017 1:46 pm
por Túlio
Marechal-do-ar escreveu:Furtividade é estudada desde a invenção dos radares.
A merda é que para ter qualquer utilidade é preciso de uma grande redução na assinatura, o que só se tornou possível faz poucas décadas.
Desculpes, tens razão, fui restritivo demais: desde a 2GM se estudava formas de burlar o radar, inicialmente com chaffs (funcionaram) e depois com formatos e materiais furtivos (nem tanto).
Assim, minha visão é que o primeiro avião realmente efetivo contra os radares em uso de sua época foi mesmo o F-117. Bobear e ainda é, os ianques preferiram aposentar a frota toda a vender sequer UM de segunda mão, ou seja, deve ser perigoso até hoje.
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sáb Mai 27, 2017 1:50 pm
por Brasileiro
Marechal-do-ar escreveu:Furtividade é estudada desde a invenção dos radares.
A merda é que para ter qualquer utilidade é preciso de uma grande redução na assinatura, o que só se tornou possível faz poucas décadas.
Exatamente. Por exemplo, se um bombardeiro como o Tu-95, com seu RCS de 100 m² (pegando por similaridade o RCS do B-52), consegue reduzir para por exemplo, uns 20 m², para um radar americano no Alasca, não muda muita coisa. Tanto é que a dupla de Tu-95 foi interceptada pelos F-14, em que pese a diminuição do retorno ao radar.
Para que haja qualquer efeito prático hoje em dia, tem que se trabalhar no máximo com décimos de m², que deve ser o caso do PAK-FA.
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sáb Mai 27, 2017 1:58 pm
por Túlio
O RCS do F-117A é de supostamente 0,001 m2; o do F-22A é de 0.0001 m².
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sáb Mai 27, 2017 2:01 pm
por Penguin
Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:
OK, posso ter me enganado, mas notemos que este tópico tem já 250 pgs. Alguém já deu uma olhada mais para trás? Abaixo um exemplo:
Notar a insistência dos Indianos por um two-seater; se eu seguir adiante (um outro dia, agora estou com sono e amanhã tenho que levantar cedo) creio que acho a referência ao monoturbina.
Notar ainda que tem coisa sobre o FGFA antes e depois do tópico que indiquei e ainda em outros, só procurar.
Eu acho que você pode estar confundindo o FGFA, que é baseado no PAK-FA, com o AMCA que está sendo desenvolvido pela HAL.
Em 2010 os indianos assinaram com os russos um acordo para desenvolver um versão derivada do PAK-FA, designada inicialmente de Type 79L, que é basicamente a maquete que eu postei. Estipularam seus requisitos, que querem uma versão biposta, com radar indiano etc (mas nunca houve nenhuma menção com ser monomotor). Mas isso foi há 7 anos, uma eternidade, e os custos do projeto aumentam cada vez mais, o que está levando os indianos a deixar sua versão especifica cada vez mais próxima do PAK-FA que será entregue aos russos. Se não me engano, já até abandonaram a ideia da versão biposto, muito por conta dos custos, mas também por conta da automação do avião, que é bem avançada. O PAK-FA indiano e o russo serão bem parecidos no final, terá algumas modificações e vai ser só isso.
Esse contrato de 2010 foi de apenas USD200 milhões e para design preliminar. E já foi concluído.
O contrato para a que a India participe do desenvolvimento ainda não foi firmado.
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Sáb Mai 27, 2017 2:06 pm
por Penguin
FCarvalho escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:
Essa é a forma indiana de negociar, criticam, pedem mais coisas, reclamam do preço, ameaçam acabar com tudo e no fim, acabam assinando o contrato.
Estão tentando tirar o máximo pagando o mínimo, mas os russos já estão acostumados com a tática, já venderam tanta coisa pros indianos...
Pois é. A esta altura do campeonato, abrir mão desse projeto seria no mínimo insano. Já estão até o último fio do cabelo metidos nele.
Com certeza os russos já estão acostumados a essa lenga-lenga indiana.
Mas é bom para os dois lados.
Os indianos levam o mais que podem, e os russos mantém a sua industria e produtos em dia e devidamente abastecidos financeiramente.
Pessoal devia de pensar assim também por aqui em relação aos nossos projetos onde coubesse.
abs.
Os indianos têm um programa próprio de 5G que não tem nada a ver com o PAK ou russos: AMCA
O AMCA seria a consequência direta do desenvolvimento pelos indianos do FGFA. Veja que tudo que eles querem neste caça é exatamente o que eles agora exigem dos russos.
Salvo engano, este projeto subiu no telhado faz um tempo, justamente por causa dos atrasos do FGFA.
Até onde se possa saber, em tese, este caça deverá substituir os Mirage 2000-5, Mig-29, e outros tipos de geração mais antiga na IAF. Mas só quando o FGFA começar a gerar seus frutos da parceria com os russos.
abs
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Dom Mai 28, 2017 9:09 am
por Penguin
FCarvalho escreveu:O AMCA seria a consequência direta do desenvolvimento pelos indianos do FGFA. Veja que tudo que eles querem neste caça é exatamente o que eles agora exigem dos russos.
Salvo engano, este projeto subiu no telhado faz um tempo, justamente por causa dos atrasos do FGFA.
Até onde se possa saber, em tese, este caça deverá substituir os Mirage 2000-5, Mig-29, e outros tipos de geração mais antiga na IAF. Mas só quando o FGFA começar a gerar seus frutos da parceria com os russos.
abs
O AMCA nada tem a ver com o FGFA/PAK.
É outro projeto em paralelo ao FGFA (a participação da India ainda não foi contratualizada).
E seu desenvolvimento segue. O horizonte eh +2030.
FCarvalho escreveu:O AMCA seria a consequência direta do desenvolvimento pelos indianos do FGFA. Veja que tudo que eles querem neste caça é exatamente o que eles agora exigem dos russos.
Salvo engano, este projeto subiu no telhado faz um tempo, justamente por causa dos atrasos do FGFA.
Até onde se possa saber, em tese, este caça deverá substituir os Mirage 2000-5, Mig-29, e outros tipos de geração mais antiga na IAF. Mas só quando o FGFA começar a gerar seus frutos da parceria com os russos.
abs
O AMCA nada tem a ver com o FGFA/PAK.
É outro projeto em paralelo ao FGFA (a participação da India ainda não foi contratualizada).
E seu desenvolvimento segue. O horizonte eh +2030.
Fev de 2017: https://www.livefistdefence.com/2017/02 ... -2030.html
Sim, eu sei. São projetos em paralelo. Mas se notares a temporalidade dele, e o que se espera em termos de desenvolvimento tecnológico, verás que o que os indianos pretendem para ele é exatamente o que estão pedindo em termos de tot's para o FGFA, através da parceria com os russos no PAK-FA.
Uma coisa é partir do zero em um projeto de caça de 5a G. Bem outra, é fazê-lo a partir de tecnologias e conhecimentos já estabelecidos em um outro projeto de caça basicamente em desenvolvimento. Caso da versão indiana do PAK-FA.
Estão simplesmente juntando o útil ao agradável.
abs.
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Dom Mai 28, 2017 11:25 am
por Penguin
FCarvalho escreveu:
Penguin escreveu:
O AMCA nada tem a ver com o FGFA/PAK.
É outro projeto em paralelo ao FGFA (a participação da India ainda não foi contratualizada).
E seu desenvolvimento segue. O horizonte eh +2030.
Fev de 2017: https://www.livefistdefence.com/2017/02 ... -2030.html
Sim, eu sei. São projetos em paralelo. Mas se notares a temporalidade dele, e o que se espera em termos de desenvolvimento tecnológico, verás que o que os indianos pretendem para ele é exatamente o que estão pedindo em termos de tot's para o FGFA, através da parceria com os russos no PAK-FA.
Uma coisa é partir do zero em um projeto de caça de 5a G. Bem outra, é fazê-lo a partir de tecnologias e conhecimentos já estabelecidos em um outro projeto de caça basicamente em desenvolvimento. Caso da versão indiana do PAK-FA.
Estão simplesmente juntando o útil ao agradável.
abs.
Sim, mas o desenvolvimento do AMCA seguirá independente do FGFA. Até porque a participação da India no PAK e os ganhos que podem ser obtidos estão ainda em fase de complicadas e longas discussões/negociações (mais de 7 anos!!).
Veja o link de 2017 do meu último post.
A India não está limitada aos russos para obter ToT e nem tudo será resolvido via ToT.
Re: PAK FA - VOOU!!!
Enviado: Dom Mai 28, 2017 11:54 am
por FCarvalho
Penguin escreveu:
FCarvalho escreveu:Sim, eu sei. São projetos em paralelo. Mas se notares a temporalidade dele, e o que se espera em termos de desenvolvimento tecnológico, verás que o que os indianos pretendem para ele é exatamente o que estão pedindo em termos de tot's para o FGFA, através da parceria com os russos no PAK-FA. Uma coisa é partir do zero em um projeto de caça de 5a G. Bem outra, é fazê-lo a partir de tecnologias e conhecimentos já estabelecidos em um outro projeto de caça basicamente em desenvolvimento. Caso da versão indiana do PAK-FA. Estão simplesmente juntando o útil ao agradável.
Sim, mas o desenvolvimento do AMCA seguirá independente do FGFA. Até porque a participação da India no PAK e os ganhos que podem ser obtidos estão ainda em fase de complicadas e longas discussões/negociações (mais de 7 anos!!).
Veja o link de 2017 do meu último post.
A India não está limitada aos russos para obter ToT e nem tudo será resolvido via ToT.
Concordo. Mas é como eu tenho dito, apesar da separação dos projetos, eles continuarão imbricados um ao outro. Os indianos aprenderam muitas coisas fabricando diversos caças sob licença em seu país, mas no caso de um caça de 5a G, já é algo um pouco mais complicado.
Tudo bem que tot's não irão resolver tudo, mas desenvolver do zero as tecnologias que eles pensam ser necessárias ao AMCA vai uma senhora distância no que depender da expertise industrial que eles possuem hoje. Veja-se o caso do Tejas.
Vamos ver como eles irão conseguir contornar as dificuldades das negociações com os russos. Se tudo der certo, haverá com certeza muito a ganhar.