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Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Enviado: Qua Mar 20, 2013 9:03 am
por J.Ricardo
EXCLUSIVO-Empresa chinesa cancelará quase 2 mi t de soja do Brasil

19/03/201318h17

Paulo Whitaker / Reuters

Por Niu Shuping e Naveen Thukral

PEQUIM/CINGAPURA, 19 Mar (Reuters) - O grupo chinês Sunrise cancelará a compra de quase 2 milhões de toneladas de soja do Brasil devido aos atrasos nos embarques provocados pelo congestionamento nos portos, disse um representante da empresa nesta terça-feira.

"Nós não receberemos estas cargas. Primeiramente, é um default por parte do fornecedor por não embarcar no prazo", disse à Reuters Shao Guori, gerente responsável pela divisão de soja do grupo.

Ele disse que a companhia planejava cancelar de 10 a 12 navios panamax, com carregamentos que deveriam ter sido enviados entre janeiro e fevereiro, já que apenas dois haviam chegado até o momento.

Também deverá haver cancelamento de 23 cargas agendadas para embarque entre abril e junho.

O grupo compra cerca de 7 milhões de toneladas da oleaginosa anualmente.

O movimento da companhia com sede em Pequim, que responde por cerca de 10 por cento das importações de soja realizadas pela China, foi visto pelo mercado como uma forma de a empresa tentar renegociar os carregamentos.

O valor da soja caiu desde que a Sunrise comprou o produto brasileiro, e a companhia estaria em posição de negociar melhores cotações para substituir os volumes comprados anteriormente.

Mesmo assim, os importadores da China, que compra 60 por cento da soja comercializada no mundo, ainda vão ter que obter grande parte da oleaginosa no Brasil, pelo menos momentaneamente, uma vez que os Estados Unidos estão na entressafra.

"Se for verdade (o cancelamento), eles vão ter dificuldade grande de conseguir achar outros fornecedores, dado que os estoques estão baixos", disse um exportador no Brasil, na condição de anonimato. "Levanta a questão de manipulação de preços", acrescentou a fonte, avaliando que os chineses podem estar se aproveitando da situação.

A Abiove, entidade que representa os exportadores e processadores de soja do Brasil, preferiu não comentar o assunto.

A colheita de uma safra recorde de soja está avançando no Brasil, com um grande volume chegando aos portos brasileiros, enquanto que a capacidade de movimentação dos terminais é considerada abaixo do ideal há muitos anos.

O gargalo nos portos tem causado filas de caminhões e longa espera de navios para embarcar.

Segundo os dados mais recentes da agência marítima Williams, para a primeira quinzena de março, havia 27 navios esperando para embarcar milho, soja e derivados no porto de Santos (SP) e impressionantes 106 navios em Paranaguá (PR).

Há navios, por exemplo, que entraram na fila em Paranaguá em 7 de março e só serão liberados em 2 de maio.

O volume de soja a ser cancelado pelo grupo Sunrise equivale a cerca de 5 por cento dos 38,5 milhões de soja que as empresas brasileiras projetam exportar nesta safra.

A soja negociada em Chicago fechou em leve queda de 0,2 por cento nesta terça-feira, a 14,0675 dólares por bushel.

(Com reportagem adicional de Roberto Samora, em São Paulo)
fonte: http://economia.uol.com.br/noticias/reu ... brasil.htm

Manipulação ou não, o GF insiste em querer resolver os problemas de infra...

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Enviado: Qua Mar 20, 2013 9:17 am
por Bourne
Segundo o governador do paraná, Beto Richa do PSDB, o plano de reestruturação dos portos é derivada de uma sanha privatista neoliberal do governo petista, protagonizada pela Gleisi Hoffmann. Sim. É assim que a política por esses lados funcionado. Ainda vem falar que o nordeste é atrasado. :shock:


Para Gleisi Hoffmann, MP dos Portos não vai privatizar o setor

Segundo a ministra, medida vai tornar licitação para portos mais 'atrativa'.
Gleisi participou nesta sexta-feira (15) do programa 'Bom Dia Ministro'.
Do G1, em Brasília

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/20 ... setor.html

A ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta sexta-feira (15) que a MP dos Portos não vai privatizar o setor, mas sim mudar o modelo para tornar as licitações "mais baratas e atrativas". A medida, que tramita em uma comissão especial no Congresso, tem sido alvo de críticas de trabalhadores portuários, que alegam que a mudança nas regras vai fragilizar a classe.

“Nós não estamos falando em privatização com a MP dos portos, nós estamos falando em mudança de modelo para fazer a licitação, tornando [a licitação] mais barata, mais atrativa, colocando investimentos e também abrindo mais investimentos para iniciativa privada, para o que nós chamamos de terminais privados, ou seja, aqueles terminais que atuam fora do porto", disse Gleisi durante o programa "Bom Dia Ministro".
saiba mais

MP dos portos deve ser votada em comissão até 10 de abril, diz relator
Governo e portuários fazem acordo, e greves são suspensas até dia 15


Para a ministra, a operação dos portos já é privada, e o governo é responsável pela gestão do setor, como se fosse um "síndico". "Eu diria, é um condomínio, assim como num prédio você tem um síndico, o estado hoje, seja ele estado membro ou a União, é síndico do complexo portuário, mas as operações nos portos brasileiros, são operações privadas.”

Uma das principais críticas que os trabalhadores do setor portuário fazem à MP é que o texto desobriga os terminais privados a contratarem trabalhadores por meio do Órgãos Gestores de Mão-de-Obra, os Ogmos, e permite a contratação direta pelas empresas. O Ogmo é uma entidade sem fins lucrativos, responsável pelo cadastramento, registro e fiscalização da mão-de-obra dos trabalhadores portuários avulsos - que não têm vínculo empregatício com as companhias docas. Sindicatos alegam que, sem a obrigação dos portos privados de contratar pelos Ogmos, os trabalhadores avulsos ficariam sem emprego e o custo de operação dos portos públicos ficaria maior que o dos privados.

Para a ministra, os trabalhadores dos portos não perdem direitos com a MP. “De jeito nenhum [perderão direitos], foi uma preocupação muito grande do governo e da presidente Dilma para que o direito dos trabalhadores fosse preservados [...] Então os trabalhadores podem ficar extremamente tranquilos, porque nós não estamos mexendo em direitos trabalhistas”, afirmou.

“Continuam os Ogmos, os portos públicos, a contratação de trabalhadores avulsos, assim como também continuam a contratação de trabalhadores pelo regime CLT. Nós temos uma preocupação com isso [lei trabalhista] e isso é básico, que é exatamente observar a legislação trabalhista e defendê-la.”
Gleisi Hoffmann também afirmou que a MP pode ajudar a discutir melhoria para a classe trabalhadora dos portos, como cursos de capacitação para esses profissionais. "E a MP dos Portos está sendo uma oportunidade para a gente discutir alguns avanços como, por exemplo, a capacitação dos trabalhadores nos portos organizados. É uma reivindicação, nós já temos contato com o PRONATEC com o sistema S e estamos construindo junto com o Congresso e grupo de trabalhadores uma proposta para melhorar a capacitação", concluiu a ministra.

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Enviado: Qua Mar 20, 2013 9:44 am
por NettoBR
Está certo que é governo do PT, mas PSDB reclamando de privatização?

Onde esse mundo vai parar... :lol:

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Enviado: Qua Mar 20, 2013 10:00 am
por Bourne
Sem falar que o "choque de gestão" e grande capacidade administrativa conseguiu quebrar a cidade de Curitiba e o Estado. Além do aumento dos comissionados em número e ganhos. Precisa compensar a perda da Prefeitura. Sem contar os parentes que são tão competentes que ocupam cargos importantes no governo. O mais estranho são os deputados da Assembléia Estadual gritando contra a privatização e as reformas neoliberais do governo petista. [005]

De certa forma lembra Pzito e Portugal. :lol: :x

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Enviado: Qua Mar 20, 2013 11:58 am
por J.Ricardo
NettoBR escreveu:Está certo que é governo do PT, mas PSDB reclamando de privatização?

Onde esse mundo vai parar... :lol:
O PT esta provando do próprio veneno... 2014 esta ficando cada vez mais interessante...

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Enviado: Qua Mar 20, 2013 1:00 pm
por Bourne
O que espero em 2014 é Richa tendo chiliques na tentativa de reeleição e sendo massacrado pela Gleisi petista. O pior é que o atual governador vai perder para ele mesmo. No nacional, PresidentA Dilma até 2018 sem enfrentar a oposição ou algum candidato que possa chamar de forte. [005]

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Enviado: Qua Mar 20, 2013 5:43 pm
por Marechal-do-ar
NettoBR escreveu:Está certo que é governo do PT, mas PSDB reclamando de privatização?
Funciona mais ou menos assim, quem manda é a galera de sempre, quem foi eleito defende e quem não foi eleito critica.

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Enviado: Qua Mar 20, 2013 8:21 pm
por EduClau
Olá,

Dá até para adaptar aquela velha frase dita nos tempos do Império sobre os partidos políticos de então:

"Não existe nada mais conservador que um liberal no poder"

:mrgreen:

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Enviado: Qua Mar 20, 2013 10:06 pm
por Matheus
Alguém aí pode me explicar como orçamento aprovado prevê o pagamento de 900 bilhões em juros? não dá pra parcelar a dívida e 3 vezes sem juros e pagar toda ela, rsrsrsrs?

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Enviado: Qui Mar 21, 2013 11:38 am
por NettoBR
"Apagão" no porto de Santos faz China cancelar compra
Ministro diz que aumento da safra de grãos, provocado pelo excesso de chuvas, levou mais caminhões às estradas e provocou filas nos terminais
Atualizado: 21/03/2013 02:04

O ministro-chefe da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, responsabilizou ontem o clima e a produtividade do campo pelo apagão que toma conta do porto de Santos.

"Temos de fazer um trabalho científico para diminuir as dificuldades", disse ao Estado, ao ser questionado sobre o que pode ser feito no curto prazo para amenizar o gargalo logístico. "O problema mais grave hoje é o aumento da produção com a quantidade de chuva que está caindo. Com essa chuva, não há condições de movimentar granel."

O atraso nos embarques de soja levaram um importador chinês, a Sunrise, a suspender parcialmente suas compras de grãos do País. De acordo com estimativas do gerente comercial no Brasil da estatal chinesa Chinatex, Liones Severo, o país asiático já deveria ter recebido 13,5 milhões de toneladas do grão. Porém, até o momento, só 3,5 milhões foram embarcados.

Em sua edição de domingo, o Estado mostrou que os caminhões enfrentam fila de 25 km para chegar ao porto de Santos, por onde são escoados dois terços da produção nacional de grãos. No fim da semana passada, 76 navios estavam parados nas proximidades do porto, aguardando a chegada da carga.

Em média, as embarcações são obrigadas a esperar 60 dias entre a chegada e a partida. Cada dia de demora custa US$ 25 mil. No total, estima o gerente da Chinatex, cerca de 200 graneleiros estão na costa brasileira. É quase um quinto da frota mundial desse tipo de embarcação.

Problemas climáticos. O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Célio Porto, diz que o temido "apagão logístico" ainda não está ocorrendo. Na avaliação do secretário, os atrasos no embarque de soja e filas de caminhões nos portos se devem a problemas climáticos, como as chuvas que retardaram o início da colheita no Centro-Oeste e estão dificultando os carregamentos dos navios.

Célio Porto disse que conversou ontem com o setor privado e não obteve confirmação do cancelamento das importações da empresa chinesa Sunrise. Ele acrescentou que os exportadores informaram que está havendo "postergação de embarques por falta de mercadoria e não por dificuldade de embarque".

Respostas. O programa de concessão de ferrovias e rodovias e a Medida Provisória 595, que abre espaço a mais investimentos privados em portos, são respostas do governo para as dificuldades de escoar a produção. São, porém, iniciativas lançadas na metade do governo Dilma Rousseff que até o momento estão no papel. Para a atual safra, o governo mal tem respostas.

"É difícil agir em meio a uma crise", disse o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo. Os Ministérios da Agricultura e dos Transportes criaram, na semana passada, um grupo de trabalho para analisar o problema.

Na opinião do presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli, não há nada que possa ser feito para contornar o apagão na atual safra. "O que precisa é aprovar logo essa MP", diz ele, referindo-se à MP dos Portos. Ele confirmou que as chuvas atrapalham o embarque de grãos.

Manteli alertou para o risco de o problema ser agravado por nova paralisação dos portuários, marcada para a próxima semana. Eles pressionam por mudança na MP, para manter a reserva de mercado dos trabalhadores avulsos. Trabalhadores dos portos e sindicalistas tentarão chegar a um acordo sobre mudanças no texto da MP hoje, quando terão um encontro com o relator da medida, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do governo no Senado.

Fonte: http://estadao.br.msn.com/economia/para ... o-no-porto

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Enviado: Qui Mar 21, 2013 11:47 am
por rodrigo
O ministro-chefe da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, responsabilizou ontem o clima e a produtividade do campo pelo apagão que toma conta do porto de Santos.
Tem situações que acontecem todo ano, faz 30 anos, e nada muda.

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Enviado: Qui Mar 21, 2013 12:08 pm
por LeandroGCard
rodrigo escreveu:
O ministro-chefe da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, responsabilizou ontem o clima e a produtividade do campo pelo apagão que toma conta do porto de Santos.
Tem situações que acontecem todo ano, faz 30 anos, e nada muda.
Chega a ser até engraçado.

Temos então é que torcer por estiagens e quebras de safra. E os agricultores precisam ser menos eficientes para evitar problemas com nossa infra-estrutura precária. Tão tá então, eu heim!


Leandro G. Card

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Enviado: Qui Mar 21, 2013 2:16 pm
por J.Ricardo
Mas é tudo culpa do FHC mesmo...

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Enviado: Qui Mar 21, 2013 5:15 pm
por rodrigo
LeandroGCard escreveu:
rodrigo escreveu: Tem situações que acontecem todo ano, faz 30 anos, e nada muda.
Chega a ser até engraçado.

Temos então é que torcer por estiagens e quebras de safra. E os agricultores precisam ser menos eficientes para evitar problemas com nossa infra-estrutura precária. Tão tá então, eu heim!


Leandro G. Card
Vivemos uma coisa pior do que a síndrome de viralatisse, vivemos em um país vira latas. Todo ano, nas mesmas épocas, vemos a contabilidade de tragédias de chuva, seca, mortos em estradas, mortos pela violência, corrupção em todas as esferas, péssimo atendimento de serviços essenciais. E nada muda, vem direita, vem esquerda, vem nacionalista, vem entreguista, e tudo continua igual. Talvez pior, porque o mundo evolui, e nós continuamos com as mesmas tragédias previsíveis todos os anos.

Re: MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Enviado: Qui Mar 21, 2013 7:14 pm
por Túlio
Os anos se transformam em décadas, estas em séculos e os gargalos de sempre permanecem os mesmos. Brasil, um País que cresce a despeito de si mesmo... :roll: :roll: :roll: :roll: