PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#3571 Mensagem por Brasileiro » Qui Mar 03, 2016 1:54 pm

Uma apresentação interessante sobre a defesa antiaérea russa e seus sistemas voltados à detecção de aeronaves stealthy.

abraços

----------------
amor fati
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1997 vezes
Agradeceram: 814 vezes

#3572 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Mar 03, 2016 9:25 pm

Alguem pode me explicar o porque do T-50 não usar dutos em forma de S nas turbinas?

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
JT8D
Sênior
Sênior
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 100 vezes

#3573 Mensagem por JT8D » Qui Mar 03, 2016 9:35 pm

Viktor Reznov escreveu:Alguem pode me explicar o porque do T-50 não usar dutos em forma de S nas turbinas?
Desenha aí, porque não deu pra entender.
Abs,

JT

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#3574 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Mar 03, 2016 9:48 pm

O "duto em S" é uma forma de evitar que ondas de radar reflitam na pás das turbinas, tem a mesma função dos "radar blockers" que são como uma grade que impede que as ondas de radar entrem, para ilustrar:
Imagem

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
JT8D
Sênior
Sênior
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 100 vezes

#3575 Mensagem por JT8D » Qui Mar 03, 2016 10:07 pm

Valeu, Marechal-do-ar :wink:
Abs,

JT

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1997 vezes
Agradeceram: 814 vezes

#3576 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Mar 03, 2016 10:51 pm

Marechal-do-ar escreveu:O "duto em S" é uma forma de evitar que ondas de radar reflitam na pás das turbinas, tem a mesma função dos "radar blockers" que são como uma grade que impede que as ondas de radar entrem, para ilustrar:
Imagem
Pois é, eu li que esse diagrama é falso e o T-50 na verdade não tem "dutos em S". Inclusive li isso num forum Russo sobre aviação.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#3577 Mensagem por Bolovo » Qui Mar 03, 2016 11:23 pm

Viktor Reznov escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:O "duto em S" é uma forma de evitar que ondas de radar reflitam na pás das turbinas, tem a mesma função dos "radar blockers" que são como uma grade que impede que as ondas de radar entrem, para ilustrar:
Imagem
Pois é, eu li que esse diagrama é falso e o T-50 na verdade não tem "dutos em S". Inclusive li isso num forum Russo sobre aviação.
Na verdade dizem que o mais próximo da realidade seja assim:

http://paralay.com/pakfa/takeoff.jpg

Baseado na patente do PAK-FA.

Imagem
Imagem

Mas na verdade, temos que esperar. O PAK-FA ainda não está voando com o motor definitivo, então creio que qualquer coisa envolvendo o motor, inclusive ter duto-S ou não, a gente vá ver por último. A questão é que o duto-S não é uma solução definitiva, é uma solução e como toda solução, há prós e contras. O F-22, por exemplo, tem duto-S, mas isso torna a entrada de ar fixa, o que não permite o uso de atuadores (como tem o Su-27, F-14 etc) coisa que os russos prezam, pois permite o fluxo de ar ser constante em velocidades subsônicas e supersônicas:

Imagem

Mas podemos fazer algumas divagações. O T-50-7, estático, mostrou o formato das tubeiras e elas são ligeiramente curvadas.

http://i.imgur.com/rgcb25J.jpg

Outra coisa é que se discute é a patente russa de um tal de "Dispositivo 9" que teria um uso duplo: seria algo como um radar blocker e ajudaria tbm o fluxo de ar no motor.

http://www.findpatent.ru/patent/250/2502643.html

http://i.imgur.com/nsMMMCN.jpg

É algo que faria sentido, o X-32 da Boeing que concorreu com o X-35 (que virou o F-35) fazia o uso de radar blocker. E ele era o projeto de uma aeronave stealth, tal como é o PAK-FA.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#3578 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Mar 03, 2016 11:37 pm

Viktor Reznov escreveu:Pois é, eu li que esse diagrama é falso e o T-50 na verdade não tem "dutos em S". Inclusive li isso num forum Russo sobre aviação.
Não é exatamente "falso", está mais para uma suposição, e, de qualquer jeito, o duto do T-50 não é totalmente reto.

Sei que o diagrama seria polêmico, a ideia é essa mesma, ainda é um protótipo, é possível que haja mudanças até a versão final, o Rafale A, por exemplo, voou inicialmente com canards diferentes e com motores F-404.

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#3579 Mensagem por Penguin » Sex Mar 04, 2016 6:57 am

Marechal-do-ar escreveu:
Viktor Reznov escreveu:Pois é, eu li que esse diagrama é falso e o T-50 na verdade não tem "dutos em S". Inclusive li isso num forum Russo sobre aviação.
Não é exatamente "falso", está mais para uma suposição, e, de qualquer jeito, o duto do T-50 não é totalmente reto.

Sei que o diagrama seria polêmico, a ideia é essa mesma, ainda é um protótipo, é possível que haja mudanças até a versão final, o Rafale A, por exemplo, voou inicialmente com canards diferentes e com motores F-404.
Esse "protótipo" voo em 1986 e só em 2001 a versão definitiva entrava em serviço, 15 anos depois.
Que os russos terão uma versão definitiva do PAK, disso não se duvida. Mas, quando?

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#3580 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 04, 2016 7:56 am

Penguin escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Não é exatamente "falso", está mais para uma suposição, e, de qualquer jeito, o duto do T-50 não é totalmente reto.

Esse "protótipo" voo em 1986 e só em 2001 a versão definitiva entrava em serviço, 15 anos depois.
Que os russos terão uma versão definitiva do PAK, disso não se duvida. Mas, quando?
Não dá pra levar os anos 90 como parâmetro, você está sendo bem safado com esse argumento. Com o fim da Guerra Fria, todo, praticamente todo projeto de caça atrasou uns dez anos, afinal acabou a justificativa de se investir tanto dinheiro nisso. O Gripen atrasou, o Rafale atrasou, o Eurofighter atrasou, o F-22 atrasou e os caças russos atrasaram também. Era outra época, outro mundo, outro contexto. Hoje vivemos um retorno de tensão entre ocidente e Rússia e esse último anda realizando uma grande modernização de suas forças. A campanha na Síria tá aí pra mostrar que os russos não pararam no tempo. Tudo indica que o T-50 vá receber os novos motores no próximo ano, iniciando a segunda grande fase do programa PAK-FA. Todo o resto está em dia: radar, sensores etc. A versão definitiva está mais próxima do que imaginam, mas como o PAK-FA é russo, tudo é "suspeita". Eu chuto que antes de 2020 o T-50 estará pronto.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#3581 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Mar 04, 2016 8:29 am

O caça russo dos anos 90 não atrasou, foi cancelado:
Imagem
A menos que tenha mudado de nacionalidade...
Imagem

Brasileiro
Sênior
Sênior

#3582 Mensagem por Brasileiro » Sex Mar 04, 2016 3:08 pm

Olha, acredito que, ao menos por enquanto, é por demais precipitado dar como definitivas (bem como qualquer juízo mais aprofundado) características que conhecemos sobre o PAK-FA até agora, com os 5 protótipos. Talvez não em linhas mais gerais, mas num nível detalhado como está sendo questionado sim, acho meio apressado.

Pelo que ando lendo, em fóruns internacionais, somente a partir do 6º protótipo (T-50-6-2), que é o primeiro do segundo lote de protótipos, que deve chegar até 12, se não estou enganado, poderemos ter uma noção melhor sobre como será o primeiro lote de pré-série, a ser entregue até 2020.

Este sexto protótipo deverá ser lançado em questão de semanas, e deverá conter algumas mudanças mais substanciais do que as vistas até agora.

abraços

----------------
amor fati
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#3583 Mensagem por Penguin » Sex Mar 04, 2016 7:59 pm

Brasileiro escreveu:Olha, acredito que, ao menos por enquanto, é por demais precipitado dar como definitivas (bem como qualquer juízo mais aprofundado) características que conhecemos sobre o PAK-FA até agora, com os 5 protótipos. Talvez não em linhas mais gerais, mas num nível detalhado como está sendo questionado sim, acho meio apressado.

Pelo que ando lendo, em fóruns internacionais, somente a partir do 6º protótipo (T-50-6-2), que é o primeiro do segundo lote de protótipos, que deve chegar até 12, se não estou enganado, poderemos ter uma noção melhor sobre como será o primeiro lote de pré-série, a ser entregue até 2020.

Este sexto protótipo deverá ser lançado em questão de semanas, e deverá conter algumas mudanças mais substanciais do que as vistas até agora.

abraços
Vc mencionou pré-série até 2020. Se deduz que o 1o de série estará disponível em algum momento da década de 20.
Isso é bem mais realista do que PAK entrar em operação nos próximos anos.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Brasileiro
Sênior
Sênior

#3584 Mensagem por Brasileiro » Sex Mar 04, 2016 8:42 pm

Essa pré-série será de 12 aeronaves, entre 2017 e 2020, formando um esquadrão. Provavelmente será para desenvolvimento de doutrina.

Paralelamente, em 2017 ou 2018, já deverá começar os testes em vôo do motor definitivo, que deve entrar em operação depois de 2020.

abraços

----------------
amor fati
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2059 vezes
Agradeceram: 2611 vezes

#3585 Mensagem por knigh7 » Dom Mar 06, 2016 10:27 pm

knigh7 escreveu:Obrigado, Marechal.
Vc sabe o da banda L?
Marechal-do-ar escreveu:Geralmente 1/4 ou 1/2 do comprimento da onda (banda L entre 15 e 30 cm).

Eu estava pesquisando nesses dias. São módulos relativamente grandes provavelmente por causa do comprimento da onda. No Su-35S, são 12 antenas para cada asa.

Cada módulo, são 2 pares de TR, cada um com 100watts. Ou seja, cada módulo pode chegar a 200watts. Ou seja, em se tratando de banda L, as antenas somadas em banda L chegam a 4,8KW de potência.
L-Band Array Angular Coverage
The basic array design and integration into the leading edge flap structure are well documented via a wealth of imagery produced at the MAKS 2009 event. Each array employs twelve antenna elements. Three quad TR modules each drive four antenna elements, for a total of twelve elements per array, in three subarrays. The linear array is embedded in the leading edge of the wing flap, with the geometrical broadside direction normal to the leading edge. The leading edge skin of the flap covering the AESA is a dielectric radome which is conformal with the flap leading edge shape.
O artigo integral:

http://www.ausairpower.net/APA-2009-06.html

Responder