PAK FA - VOOU!!!
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Uma apresentação interessante sobre a defesa antiaérea russa e seus sistemas voltados à detecção de aeronaves stealthy.
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- Viktor Reznov
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Alguem pode me explicar o porque do T-50 não usar dutos em forma de S nas turbinas?
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Desenha aí, porque não deu pra entender.Viktor Reznov escreveu:Alguem pode me explicar o porque do T-50 não usar dutos em forma de S nas turbinas?
Abs,
JT
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Re: PAK FA - VOOU!!!
O "duto em S" é uma forma de evitar que ondas de radar reflitam na pás das turbinas, tem a mesma função dos "radar blockers" que são como uma grade que impede que as ondas de radar entrem, para ilustrar:
![Imagem](http://1.bp.blogspot.com/_aYAUsn-hXgc/TLn44e_2BiI/AAAAAAAAAcw/JAQceSwOGvA/s1600/PAK-FA_Sukhoy_S_Duct_p.jpg)
![Imagem](http://1.bp.blogspot.com/_aYAUsn-hXgc/TLn44e_2BiI/AAAAAAAAAcw/JAQceSwOGvA/s1600/PAK-FA_Sukhoy_S_Duct_p.jpg)
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Pois é, eu li que esse diagrama é falso e o T-50 na verdade não tem "dutos em S". Inclusive li isso num forum Russo sobre aviação.Marechal-do-ar escreveu:O "duto em S" é uma forma de evitar que ondas de radar reflitam na pás das turbinas, tem a mesma função dos "radar blockers" que são como uma grade que impede que as ondas de radar entrem, para ilustrar:
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Na verdade dizem que o mais próximo da realidade seja assim:Viktor Reznov escreveu:Pois é, eu li que esse diagrama é falso e o T-50 na verdade não tem "dutos em S". Inclusive li isso num forum Russo sobre aviação.Marechal-do-ar escreveu:O "duto em S" é uma forma de evitar que ondas de radar reflitam na pás das turbinas, tem a mesma função dos "radar blockers" que são como uma grade que impede que as ondas de radar entrem, para ilustrar:
![http://paralay.com/pakfa/takeoff.jpg](http://paralay.com/pakfa/takeoff.jpg)
Baseado na patente do PAK-FA.
![Imagem](http://img.findpatent.ru/img_data/1117/11172940-o.jpg)
![Imagem](http://img.findpatent.ru/img_data/1117/11172939-o.jpg)
Mas na verdade, temos que esperar. O PAK-FA ainda não está voando com o motor definitivo, então creio que qualquer coisa envolvendo o motor, inclusive ter duto-S ou não, a gente vá ver por último. A questão é que o duto-S não é uma solução definitiva, é uma solução e como toda solução, há prós e contras. O F-22, por exemplo, tem duto-S, mas isso torna a entrada de ar fixa, o que não permite o uso de atuadores (como tem o Su-27, F-14 etc) coisa que os russos prezam, pois permite o fluxo de ar ser constante em velocidades subsônicas e supersônicas:
![Imagem](http://www.anft.net/f-14/f14-detail-airintake-01.gif)
Mas podemos fazer algumas divagações. O T-50-7, estático, mostrou o formato das tubeiras e elas são ligeiramente curvadas.
![http://i.imgur.com/rgcb25J.jpg](http://i.imgur.com/rgcb25J.jpg)
Outra coisa é que se discute é a patente russa de um tal de "Dispositivo 9" que teria um uso duplo: seria algo como um radar blocker e ajudaria tbm o fluxo de ar no motor.
http://www.findpatent.ru/patent/250/2502643.html
![http://i.imgur.com/nsMMMCN.jpg](http://i.imgur.com/nsMMMCN.jpg)
É algo que faria sentido, o X-32 da Boeing que concorreu com o X-35 (que virou o F-35) fazia o uso de radar blocker. E ele era o projeto de uma aeronave stealth, tal como é o PAK-FA.
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Não é exatamente "falso", está mais para uma suposição, e, de qualquer jeito, o duto do T-50 não é totalmente reto.Viktor Reznov escreveu:Pois é, eu li que esse diagrama é falso e o T-50 na verdade não tem "dutos em S". Inclusive li isso num forum Russo sobre aviação.
Sei que o diagrama seria polêmico, a ideia é essa mesma, ainda é um protótipo, é possível que haja mudanças até a versão final, o Rafale A, por exemplo, voou inicialmente com canards diferentes e com motores F-404.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Esse "protótipo" voo em 1986 e só em 2001 a versão definitiva entrava em serviço, 15 anos depois.Marechal-do-ar escreveu:Não é exatamente "falso", está mais para uma suposição, e, de qualquer jeito, o duto do T-50 não é totalmente reto.Viktor Reznov escreveu:Pois é, eu li que esse diagrama é falso e o T-50 na verdade não tem "dutos em S". Inclusive li isso num forum Russo sobre aviação.
Sei que o diagrama seria polêmico, a ideia é essa mesma, ainda é um protótipo, é possível que haja mudanças até a versão final, o Rafale A, por exemplo, voou inicialmente com canards diferentes e com motores F-404.
Que os russos terão uma versão definitiva do PAK, disso não se duvida. Mas, quando?
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Carlo M. Cipolla
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Não dá pra levar os anos 90 como parâmetro, você está sendo bem safado com esse argumento. Com o fim da Guerra Fria, todo, praticamente todo projeto de caça atrasou uns dez anos, afinal acabou a justificativa de se investir tanto dinheiro nisso. O Gripen atrasou, o Rafale atrasou, o Eurofighter atrasou, o F-22 atrasou e os caças russos atrasaram também. Era outra época, outro mundo, outro contexto. Hoje vivemos um retorno de tensão entre ocidente e Rússia e esse último anda realizando uma grande modernização de suas forças. A campanha na Síria tá aí pra mostrar que os russos não pararam no tempo. Tudo indica que o T-50 vá receber os novos motores no próximo ano, iniciando a segunda grande fase do programa PAK-FA. Todo o resto está em dia: radar, sensores etc. A versão definitiva está mais próxima do que imaginam, mas como o PAK-FA é russo, tudo é "suspeita". Eu chuto que antes de 2020 o T-50 estará pronto.Penguin escreveu:Esse "protótipo" voo em 1986 e só em 2001 a versão definitiva entrava em serviço, 15 anos depois.Marechal-do-ar escreveu: Não é exatamente "falso", está mais para uma suposição, e, de qualquer jeito, o duto do T-50 não é totalmente reto.
Sei que o diagrama seria polêmico, a ideia é essa mesma, ainda é um protótipo, é possível que haja mudanças até a versão final, o Rafale A, por exemplo, voou inicialmente com canards diferentes e com motores F-404.
Que os russos terão uma versão definitiva do PAK, disso não se duvida. Mas, quando?
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Re: PAK FA - VOOU!!!
O caça russo dos anos 90 não atrasou, foi cancelado:
![Imagem](http://vignette2.wikia.nocookie.net/aircraft/images/b/bf/I42-001-1-.jpg/revision/latest?cb=20120320193128)
A menos que tenha mudado de nacionalidade...
![Imagem](https://chivethebrigade.files.wordpress.com/2012/07/j-20-mighty-dragon-920-6.jpg)
![Imagem](http://vignette2.wikia.nocookie.net/aircraft/images/b/bf/I42-001-1-.jpg/revision/latest?cb=20120320193128)
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Olha, acredito que, ao menos por enquanto, é por demais precipitado dar como definitivas (bem como qualquer juízo mais aprofundado) características que conhecemos sobre o PAK-FA até agora, com os 5 protótipos. Talvez não em linhas mais gerais, mas num nível detalhado como está sendo questionado sim, acho meio apressado.
Pelo que ando lendo, em fóruns internacionais, somente a partir do 6º protótipo (T-50-6-2), que é o primeiro do segundo lote de protótipos, que deve chegar até 12, se não estou enganado, poderemos ter uma noção melhor sobre como será o primeiro lote de pré-série, a ser entregue até 2020.
Este sexto protótipo deverá ser lançado em questão de semanas, e deverá conter algumas mudanças mais substanciais do que as vistas até agora.
abraços
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Vc mencionou pré-série até 2020. Se deduz que o 1o de série estará disponível em algum momento da década de 20.Brasileiro escreveu:Olha, acredito que, ao menos por enquanto, é por demais precipitado dar como definitivas (bem como qualquer juízo mais aprofundado) características que conhecemos sobre o PAK-FA até agora, com os 5 protótipos. Talvez não em linhas mais gerais, mas num nível detalhado como está sendo questionado sim, acho meio apressado.
Pelo que ando lendo, em fóruns internacionais, somente a partir do 6º protótipo (T-50-6-2), que é o primeiro do segundo lote de protótipos, que deve chegar até 12, se não estou enganado, poderemos ter uma noção melhor sobre como será o primeiro lote de pré-série, a ser entregue até 2020.
Este sexto protótipo deverá ser lançado em questão de semanas, e deverá conter algumas mudanças mais substanciais do que as vistas até agora.
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Isso é bem mais realista do que PAK entrar em operação nos próximos anos.
[]s
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Essa pré-série será de 12 aeronaves, entre 2017 e 2020, formando um esquadrão. Provavelmente será para desenvolvimento de doutrina.
Paralelamente, em 2017 ou 2018, já deverá começar os testes em vôo do motor definitivo, que deve entrar em operação depois de 2020.
abraços
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Re: PAK FA - VOOU!!!
knigh7 escreveu:Obrigado, Marechal.
Vc sabe o da banda L?
Marechal-do-ar escreveu:Geralmente 1/4 ou 1/2 do comprimento da onda (banda L entre 15 e 30 cm).
Eu estava pesquisando nesses dias. São módulos relativamente grandes provavelmente por causa do comprimento da onda. No Su-35S, são 12 antenas para cada asa.
Cada módulo, são 2 pares de TR, cada um com 100watts. Ou seja, cada módulo pode chegar a 200watts. Ou seja, em se tratando de banda L, as antenas somadas em banda L chegam a 4,8KW de potência.
O artigo integral:L-Band Array Angular Coverage
The basic array design and integration into the leading edge flap structure are well documented via a wealth of imagery produced at the MAKS 2009 event. Each array employs twelve antenna elements. Three quad TR modules each drive four antenna elements, for a total of twelve elements per array, in three subarrays. The linear array is embedded in the leading edge of the wing flap, with the geometrical broadside direction normal to the leading edge. The leading edge skin of the flap covering the AESA is a dielectric radome which is conformal with the flap leading edge shape.
http://www.ausairpower.net/APA-2009-06.html