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Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Ter Mar 01, 2016 6:50 am
por Penguin
Bolovo escreveu:
Penguin escreveu: Isso não eh acusação. É apenas uma síntese. É justo isso que os especialistas e fontes indianas (da Força Aérea) alegam e explicam em N artigos. Basta rele-los. Está tudo lá. É muito fácil.

Obs.: Por outro lado, vc tb não tem como provar nada em relação ao desempenho dos sistemas do PAK.
Meu deus, Penguim. Como vc é complicado, cara. Jesus Cristo, que saco. Vc está falando do tal maravilhoso artigo que fala que o PAK-FA terá o mesmo radar e motor do Su-35, o que eu já provei que é mentira? Esses artigos, especialistas e outras merdas em geral mais me ajudam do que me atrapalham. Pois não passam justamente disso, de meras acusações: "nós achamos", "fontes anonimas" e outros artifícios em geral que somente acusam e nada provam. E quando tentam argumentar é com mentiras. Oras, claro que é fácil, fica ridiculamente fácil desse jeito. Eu não tenho que provar nada sobre o desempenho de PAK-FA. A Sukhoi está desenvolvendo o avião e nem entrou em operação ainda para provar algo. São muitas promessas, mas por ser russo, sofre todo tipo de duvida, como se fosse impossível. Mas de outro lado, muitos (como vc) já afirmam: não vai ser assim! É uma merda! Por favor, cresça.
Vc esta se portando como um misto de torcedor fanático, advogado da Sukhoi e menino birrento:twisted:
Se as principais revistas especializadas em aviação militar são merda, o bom mesmo deve ser o Sputnik. Menos cólera Bolovo. Sem discordancias e divergências não há o que debater.

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Ter Mar 01, 2016 10:07 pm
por knigh7
Brasileiro escreveu:

Bom, o radar do PAK-FA não é o mesmo do Su-35. Aliás, o conjunto de radar AESA com 5 antenas, sendo 2 em banda L me parece ser algo mais inovador do que os "verdadeiros" caças de 5a geração americanos.
Olá, Brasileiro.

É comum radares de vigilância que trabalham na banda L. Eu me lembro de 2 radares que a FAB tem e que trabalham nessa banda: RSM970S e o LP23SST.

Cada módulo de radar AESA tem cerca 2cm de largura. Aliás, o Byelka não foge a regra, 44 módulos dele ocupam cerca de 1,05m. Um módulo não atinge mais de 20w de potência. São colocados nos bordos de ataque, sendo que depois de 50 graus de curvatura os sinais começam a degradar. Não vai achar que ele vai desenvolver uma grande potência para cada lado ou quadrante do Pak Fa, vai?

O radar Smart-L, que não é grande para um radar de vigilância tem potência de 100KW.

Então se fosse "grande coisa" esse fato do Pak Fa ter esses módulos nos bordos de ataque, aeronaves stealth não teriam sentido.

Abraços

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Ter Mar 01, 2016 10:20 pm
por knigh7
Luís Henrique escreveu:Como esta de que os sistemas do pak fa são evoluções dos sistemas do su-35......qual o problema disso?
E já li críticas inteligentes de foristas. Que são apenas pobres mortais....

Mas voltando as críticas: qual o problema dos sistemas do pak fa serem evoluções dos sistemas do su-35????

Por acaso não ocorre a mesma coisa com sistemas americanos e europeus???
Eu também não acho problema, a princípio. Cabe na própria denominação de caça de 4,5 geração. Possuem tecnologia das 2.
Mas eu apenas consegui acessar parte da matéria do Reuben Johnson.

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Ter Mar 01, 2016 11:11 pm
por Marechal-do-ar
knigh7 escreveu: Cada módulo de radar AESA tem cerca 2cm de largura. Aliás, o Byelka não foge a regra, 44 módulos dele ocupam cerca de 1,05m. Um módulo não atinge mais de 20w de potência. São colocados nos bordos de ataque, sendo que depois de 50 graus de curvatura os sinais começam a degradar. Não vai achar que ele vai desenvolver uma grande potência para cada lado ou quadrante do Pak Fa, vai?
O tamanho de cada módulo depende do comprimento de onda, e a potência depende do tamanho, esses 2cm são para a tradicional banda X.

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Ter Mar 01, 2016 11:25 pm
por knigh7
Obrigado, Marechal.
Vc sabe o da banda L?

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qua Mar 02, 2016 12:00 am
por Marechal-do-ar
Geralmente 1/4 ou 1/2 do comprimento da onda (banda L entre 15 e 30 cm).

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qua Mar 02, 2016 12:34 am
por Bolovo
Penguin escreveu:Vc esta se portando como um misto de torcedor fanático, advogado da Sukhoi e menino birrento:twisted:
Se as principais revistas especializadas em aviação militar são merda, o bom mesmo deve ser o Sputnik. Menos cólera Bolovo. Sem discordancias e divergências não há o que debater.
O rublo está desvalorizado, então tenho que trabalhar o dobro para o pagamento compensar. Mas fica tranquilo que vou te perseguir, cada post seu nesse tópico será destrinchado e desmentido. Alias, estou esperando provarem alguma coisa que foi acusado até o momento no PAK-FA. Não há um argumento sequer! Como já sei o que vai acontecer, vou deixar meu amiguinho cantar:

http://www.youtube.com/watch?v=iiRiflq90ug


Cresça, Penguim. Cresça, pelo amor de Deus.

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qua Mar 02, 2016 12:43 am
por Bolovo
knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu:Como esta de que os sistemas do pak fa são evoluções dos sistemas do su-35......qual o problema disso?
E já li críticas inteligentes de foristas. Que são apenas pobres mortais....

Mas voltando as críticas: qual o problema dos sistemas do pak fa serem evoluções dos sistemas do su-35????

Por acaso não ocorre a mesma coisa com sistemas americanos e europeus???
Eu também não acho problema, a princípio. Cabe na própria denominação de caça de 4,5 geração. Possuem tecnologia das 2.
Mas eu apenas consegui acessar parte da matéria do Reuben Johnson.
Vc... está... afirmando... que... o... PAK-FA... é... um... caça... de... 4,5... geração...?

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qua Mar 02, 2016 1:37 am
por knigh7
Não, Bolovo. O Su-35, que é o 4,5g. Que tem tecnologias que serão repassadas para o PakFa.

Não vejo problema nisso. Aliás, o nome é autoexplicativo: caça de 4,5 geração. Caça com componentes/sistemas de 4a e componentes/sistemas de 5a.

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qua Mar 02, 2016 2:08 am
por Bolovo
knigh7 escreveu:Não, Bolovo. O Su-35, que é o 4,5g. Que tem tecnologias que serão repassadas para o PakFa.

Não vejo problema nisso. Aliás, o nome é autoexplicativo: caça de 4,5 geração. Caça com componentes/sistemas de 4a e componentes/sistemas de 5a.
Ok. Em termos gerais eu digo a mesma coisa. O termo "4,5 geração" é bem genérico e abrange praticamente todos os caças de 4ª geração mais avançados. Abrange tanto os 4ª geração clássicos modernizados (versões mais modernas de F-15, F-16, MiG-35, Su-35 etc) ou para os 4,5 geração "de berço" (Gripen NG, Rafale e Eurofighter, por exemplo). Segundo o Congresso Americano [1], caças de 4,5 geração são aqueles com grandes capacidades, como: radar AESA, datalink de alta capacidade, aviônicos melhorados e capacidade de utilizar armamentos presentes e futuros. Segundo essa metologia, o Su-35 não é de 4,5 geração, pela falta do radar AESA, tanto que os russos vendem ultima versão como de "4++ geração". O que difere um caça de 4,5 geração para um de 5ª geração é basicamente a capacidade stealth, esse é o grande salto. Mas eu percebo uma coisa: os países que estão investindo na quinta geração (EUA, China, Rússia, Japão - para citar os mais "palpáveis"), contam e ainda irão contar por muito tempo com caças de 4ª geração "puros" (como os F-15, F-16, Su-27, J-11 etc), diferente dos países que estão investindo quase que exclusivamente no desenvolvimento da 4,5 geração "de berço" (França, Alemanha, Suécia etc), onde os aviões de quinta geração ainda estão num horizonte mais distante. Nem sei porque escrevi tudo isso, foi um devaneio que me veio agora a cabeça, mas achei interessante compartilhar.

[1] https://www.fas.org/sgp/crs/weapons/RL33543.pdf

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qua Mar 02, 2016 6:59 pm
por knigh7
Vc foi bastante lúcido.

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qua Mar 02, 2016 8:02 pm
por Penguin
Bolovo escreveu:
knigh7 escreveu:Não, Bolovo. O Su-35, que é o 4,5g. Que tem tecnologias que serão repassadas para o PakFa.

Não vejo problema nisso. Aliás, o nome é autoexplicativo: caça de 4,5 geração. Caça com componentes/sistemas de 4a e componentes/sistemas de 5a.
Ok. Em termos gerais eu digo a mesma coisa. O termo "4,5 geração" é bem genérico e abrange praticamente todos os caças de 4ª geração mais avançados. Abrange tanto os 4ª geração clássicos modernizados (versões mais modernas de F-15, F-16, MiG-35, Su-35 etc) ou para os 4,5 geração "de berço" (Gripen NG, Rafale e Eurofighter, por exemplo). Segundo o Congresso Americano [1], caças de 4,5 geração são aqueles com grandes capacidades, como: radar AESA, datalink de alta capacidade, aviônicos melhorados e capacidade de utilizar armamentos presentes e futuros. Segundo essa metologia, o Su-35 não é de 4,5 geração, pela falta do radar AESA, tanto que os russos vendem ultima versão como de "4++ geração". O que difere um caça de 4,5 geração para um de 5ª geração é basicamente a capacidade stealth, esse é o grande salto. Mas eu percebo uma coisa: os países que estão investindo na quinta geração (EUA, China, Rússia, Japão - para citar os mais "palpáveis"), contam e ainda irão contar por muito tempo com caças de 4ª geração "puros" (como os F-15, F-16, Su-27, J-11 etc), diferente dos países que estão investindo quase que exclusivamente no desenvolvimento da 4,5 geração "de berço" (França, Alemanha, Suécia etc), onde os aviões de quinta geração ainda estão num horizonte mais distante. Nem sei porque escrevi tudo isso, foi um devaneio que me veio agora a cabeça, mas achei interessante compartilhar.

[1] https://www.fas.org/sgp/crs/weapons/RL33543.pdf
Gostei e concordo!

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qua Mar 02, 2016 8:12 pm
por Bolovo
Penguin escreveu:
Bolovo escreveu: Ok. Em termos gerais eu digo a mesma coisa. O termo "4,5 geração" é bem genérico e abrange praticamente todos os caças de 4ª geração mais avançados. Abrange tanto os 4ª geração clássicos modernizados (versões mais modernas de F-15, F-16, MiG-35, Su-35 etc) ou para os 4,5 geração "de berço" (Gripen NG, Rafale e Eurofighter, por exemplo). Segundo o Congresso Americano [1], caças de 4,5 geração são aqueles com grandes capacidades, como: radar AESA, datalink de alta capacidade, aviônicos melhorados e capacidade de utilizar armamentos presentes e futuros. Segundo essa metologia, o Su-35 não é de 4,5 geração, pela falta do radar AESA, tanto que os russos vendem ultima versão como de "4++ geração". O que difere um caça de 4,5 geração para um de 5ª geração é basicamente a capacidade stealth, esse é o grande salto. Mas eu percebo uma coisa: os países que estão investindo na quinta geração (EUA, China, Rússia, Japão - para citar os mais "palpáveis"), contam e ainda irão contar por muito tempo com caças de 4ª geração "puros" (como os F-15, F-16, Su-27, J-11 etc), diferente dos países que estão investindo quase que exclusivamente no desenvolvimento da 4,5 geração "de berço" (França, Alemanha, Suécia etc), onde os aviões de quinta geração ainda estão num horizonte mais distante. Nem sei porque escrevi tudo isso, foi um devaneio que me veio agora a cabeça, mas achei interessante compartilhar.

[1] https://www.fas.org/sgp/crs/weapons/RL33543.pdf
Gostei e concordo!
Outra coisa que gostaria de esclarecer. Não seria a favor do Su-35 apenas pelo Su-35. Só o acho interessante caso o PAK-FA viesse junto, justamente nesse conceito de "4 gen modernizado + 5 gen" que mostrei. Se for para escolher um só caça, creio que um 4,5 geração "de berço", como o Rafale ou mesmo o Gripen NG faz mais sentido. O Su-35 não é mais moderno que um Rafale, por exemplo, pois não conta com radar AESA, não tem IRST com tecnologia QWIP etc, mas é uma plataforma forte, potente e testada que seguraria a barra até a chegada do 5ª geração puro, o PAK-FA lá pro meio dos anos 20. Com o Gripen NG, um caça de 4,5 geração "de berço", creio que as chances de termos um caça de 5ª geração foi pro beleléu ou pelo menos ficou muito mais longe, afinal um caça de 4,5 geração, ainda por cima ainda em desenvolvimento (afinal é um caça "novo" e não apenas uma versão mais nova do caça sueco), já seria "moderno o suficiente" para o Brasil. Isso é uma convicção que eu tenho, afinal como explicar a necessidade de um caça de 5ª geração pra população brasileira? Mas claro que isso é uma leitura minha, com base no que mostrei, mas tenho minhas convicções. Essa é na real minha visão da coisa toda para não sabia, qualquer outro papinho sem noção que eu tenho é com intenção de irritar vcs sabem quem. [003]

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qui Mar 03, 2016 2:52 am
por kirk
Penguin escreveu:
Bolovo escreveu: Ok. Em termos gerais eu digo a mesma coisa. O termo "4,5 geração" é bem genérico e abrange praticamente todos os caças de 4ª geração mais avançados. Abrange tanto os 4ª geração clássicos modernizados (versões mais modernas de F-15, F-16, MiG-35, Su-35 etc) ou para os 4,5 geração "de berço" (Gripen NG, Rafale e Eurofighter, por exemplo). Segundo o Congresso Americano [1], caças de 4,5 geração são aqueles com grandes capacidades, como: radar AESA, datalink de alta capacidade, aviônicos melhorados e capacidade de utilizar armamentos presentes e futuros. Segundo essa metologia, o Su-35 não é de 4,5 geração, pela falta do radar AESA, tanto que os russos vendem ultima versão como de "4++ geração". O que difere um caça de 4,5 geração para um de 5ª geração é basicamente a capacidade stealth, esse é o grande salto. Mas eu percebo uma coisa: os países que estão investindo na quinta geração (EUA, China, Rússia, Japão - para citar os mais "palpáveis"), contam e ainda irão contar por muito tempo com caças de 4ª geração "puros" (como os F-15, F-16, Su-27, J-11 etc), diferente dos países que estão investindo quase que exclusivamente no desenvolvimento da 4,5 geração "de berço" (França, Alemanha, Suécia etc), onde os aviões de quinta geração ainda estão num horizonte mais distante. Nem sei porque escrevi tudo isso, foi um devaneio que me veio agora a cabeça, mas achei interessante compartilhar.

[1] https://www.fas.org/sgp/crs/weapons/RL33543.pdf
Gostei e concordo!
Concordo Também !!!

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qui Mar 03, 2016 6:29 am
por felipexion
kirk escreveu:
Penguin escreveu: Gostei e concordo!
Concordo Também !!!
Pensei que esse dia nunca chegaria. O kirk concordando com uma postagem do bolovo. O apocalipse está próximo!