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Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Carlos Lima escreveu:Preço unitário é o custo do avião 'padrão' saindo da fábrica...
A coisa muda de figura quando você tem que incluir: (mais do que necessário)
Acessórios exclusivos
Acessórios extras
Armamentos
Aferição dos armamentos (tiro real)
Qualificação com armamentos 'exclusivos' (no caso do SH a Austrália usa o ASRAAM ao invés do Aim-9), e por aí vai...
Pagamento de copyright para modificar algo que não vem na aeronave padrão
Treinamento
Teste, teste, teste, na fábrica, no local do cliente
Seguro
Upgrades que não estavam disponíveis no momento do ínicio da fabricação da aeronave, mas agora estão...
Simuladores
Modificações em bases e infra-estrutura (pode custar uma $$$$ preta)
Cursos
Manutenção e garantias
Ferramental
Construir o seu estoque
Estabalecer serviços de logística
Translado
Inserção em planos de upgrades de 'longo' prazo
Qualificação de pessoal para manutenir e manter a aeronave
Estrutura de teste in house
Qualificação e obras estruturais para manter a aeronave até a manutenção do tipo 'x' (quanto mais complexa a manutenção, mais cursos, mais infra-estrutura e mais custos agregados)
... e por aí vai.
É como comprar um carro 'básico' e ir adicionando todos os ítens incluindo manutenção e 'personalização'... além da qualificação dos mecanicos da sua vizinhança para entender como aquele carro funciona, e saber lidar e corrigir qualquer problema no dia-a-dia...![]()
Normalmente encomendas iniciais custam bem mais caro pelos motivos que coloquei acima e muito mais (pois depende dos contratos)... uma vez que a infra-estrutua esteja montada, encomendas seguintes são bem mais baratas pois você estará pagando mais pela aeronave, mais uma coisa ou outra.
Um contrato desse é algo que dá dor de cabeça só de olhar.
Eu já tive contato com coisas semelhantes e o nível de detalhe é impressionante e se faltar algo... podem crer que o fabricante não vai perdoar e você vai tomar facadas 'extras'...
Enfim... existem muitas maneiras de disfarçar o preço real (como por exemplo só anunciar o preço da aeronave 'pelada' e em seguida assinar uma P... de contratos adicionais), e esse é um método que alguns fabricantes usam para dizer 'olha como o meu aviãozinho é ""barato"" '...
Não acreditem nisso, pois a realidade é diferente.
E se for avião velho então...dá-lhe dores de cabeça adicionais...
[]s
CB_Lima
A proposta do SH para o Brasil que divulgaram ficaria em torno de U$ 158 mi por aeronave.Carlos Mathias escreveu:Sim, perfeito sem problema algum. Mas eu ainda queria saber os valores de lá e aqui, sabes?
Porque se lá sem nada custou 100 milhas, aqui deve ser muito mais caro.
Muito bem explicado Carlos,Carlos Lima escreveu:Preço unitário é o custo do avião 'padrão' saindo da fábrica...
A coisa muda de figura quando você tem que incluir: (mais do que necessário)
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Armamentos
Aferição dos armamentos (tiro real)
Qualificação com armamentos 'exclusivos' (no caso do SH a Austrália usa o ASRAAM ao invés do Aim-9), e por aí vai...
Pagamento de copyright para modificar algo que não vem na aeronave padrão
Treinamento
Teste, teste, teste, na fábrica, no local do cliente
Seguro
Upgrades que não estavam disponíveis no momento do ínicio da fabricação da aeronave, mas agora estão...
Simuladores
Modificações em bases e infra-estrutura (pode custar uma $$$$ preta)
Cursos
Manutenção e garantias
Ferramental
Construir o seu estoque
Estabalecer serviços de logística
Translado
Inserção em planos de upgrades de 'longo' prazo
Qualificação de pessoal para manutenir e manter a aeronave
Estrutura de teste in house
Qualificação e obras estruturais para manter a aeronave até a manutenção do tipo 'x' (quanto mais complexa a manutenção, mais cursos, mais infra-estrutura e mais custos agregados)
... e por aí vai.
É como comprar um carro 'básico' e ir adicionando todos os ítens incluindo manutenção e 'personalização'... além da qualificação dos mecanicos da sua vizinhança para entender como aquele carro funciona, e saber lidar e corrigir qualquer problema no dia-a-dia...![]()
Normalmente encomendas iniciais custam bem mais caro pelos motivos que coloquei acima e muito mais (pois depende dos contratos)... uma vez que a infra-estrutua esteja montada, encomendas seguintes são bem mais baratas pois você estará pagando mais pela aeronave, mais uma coisa ou outra.
Um contrato desse é algo que dá dor de cabeça só de olhar.
Eu já tive contato com coisas semelhantes e o nível de detalhe é impressionante e se faltar algo... podem crer que o fabricante não vai perdoar e você vai tomar facadas 'extras'...
Enfim... existem muitas maneiras de disfarçar o preço real (como por exemplo só anunciar o preço da aeronave 'pelada' e em seguida assinar uma P... de contratos adicionais), e esse é um método que alguns fabricantes usam para dizer 'olha como o meu aviãozinho é ""barato"" '...
Não acreditem nisso, pois a realidade é diferente.
E se for avião velho então...dá-lhe dores de cabeça adicionais...
[]s
CB_Lima
Carlos Mathias escreveu:Eu aposto R$ 1,00 que o custo de operação do F-18, real e verdadeiro, está muito acima das pechinchas subsidiadas alardeadas pelos americanos.
Eu desconheço este tipo de milagre na indústria da aviação.
Seria como dizer que um A-330 custa muito mais caro de operar que um 777.
A diferença não é tão significativa a ponto de se declarar um barato e o outro caro.
Muito interessante esse pensamento... é difícil fabricar dados sem todas as variantes...sapao escreveu:Carlos Mathias escreveu:Eu aposto R$ 1,00 que o custo de operação do F-18, real e verdadeiro, está muito acima das pechinchas subsidiadas alardeadas pelos americanos.
Eu desconheço este tipo de milagre na indústria da aviação.
Seria como dizer que um A-330 custa muito mais caro de operar que um 777.
A diferença não é tão significativa a ponto de se declarar um barato e o outro caro.
Como qualquer vendedor CM, inclusive os russos (SU-35 a 70 milhões ?), ele não está mentindo mas tambem não está dizendo toda a verdade.
Está dizendo uma verdade inserida em um contexto, que o país que compra deveria verificar antes de comprar.
Nesse preço está incluso o quê?
No caso americano: voar em que configuração, por quanto tempo, entre/após qual revisão, com qual carga?
No caso russo:com que armamentos, com que configuração, por quanto tempo (vida dos componentes), em que situação?
Por exemplo: vocês sabiam que voar pero do mar (Santa Cruz) requer uma lavagem DIARIA dos motores para evitar o desgaste por salinidade? Já na Amazonia a maioria das salas da manutenção tem que ser climatizadas tanto pelo pessoal quanto pelo equipamento?
Esse tipo de operação está inclusa no preço?
Eu acho que não.
Perfeito!Como qualquer vendedor CM, inclusive os russos (SU-35 a 70 milhões ?), ele não está mentindo mas tambem não está dizendo toda a verdade.
Está dizendo uma verdade inserida em um contexto, que o país que compra deveria verificar antes de comprar.
Nesse preço está incluso o quê?
No caso americano: voar em que configuração, por quanto tempo, entre/após qual revisão, com qual carga?
No caso russo:com que armamentos, com que configuração, por quanto tempo (vida dos componentes), em que situação?
Por exemplo: vocês sabiam que voar pero do mar (Santa Cruz) requer uma lavagem DIARIA dos motores para evitar o desgaste por salinidade? Já na Amazonia a maioria das salas da manutenção tem que ser climatizadas tanto pelo pessoal quanto pelo equipamento?
Esse tipo de operação está inclusa no preço?
Eu acho que não.
Esses russo malvados...Dassault has sent a letter to parliament -- which has yet to approve the November decision -- offering 18 Rafale planes for 2.7 billion Swiss francs (2.24 billion euros, 2.96 billion dollars), reported Le Matin Dimanche, which said it had seen the letter.
In November, Dassault lost out on a bid to replace Switzerland's ageing F5 fighter fleet when the Federal Council opted instead to buy 22 Saab Gripen fighter planes for an estimated 3.1 billion francs.
Não só comprar, pelo jeito também é caro de operar comparando com outros monomotores.Carlos Mathias escreveu:Sim, mas pelo visto o Gripen é caro de comprar , ao contrário da propaganda.
E se há erro nesta parte da propaganda, pode haver nas outras, como custo operacional.