PRATELEIRA para a FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual caça você escolhe na prateleira para a FAB ?

F-16 (dos homens bons)
29
13%
F-18 (dos homens bons)
14
6%
Mais F-5 de algum deserto aí (modernização rules)
12
5%
Eurofighter Typhoon
12
5%
Rafale
19
8%
JAS 39 Gripen
39
17%
J-10 (atenção: é COMMUNNA BERMEIO)
11
5%
Alguma daquelas porcarias russas que são feitas em fábricas têxteis e que não voam (Su-30, Su-35)
58
25%
Eu acredito que o FX-2 sai antes de 2016
35
15%

Total de votos: 229

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6525 vezes
Agradeceram: 6897 vezes
Contato:

Re: PRATELEIRA para a FAB

#346 Mensagem por Túlio » Dom Jan 29, 2012 8:28 pm

Tá, mas um lance fica esquisito mesmo (tem igual no FX): o caça custa 100 mi, são 24 e, ao invés de a conta fechar em uns 2,4 bi, fecha em quase o triplo disso... :? 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#347 Mensagem por GDA_Fear » Dom Jan 29, 2012 8:32 pm

Deve ter mais alguma coisa embutida nem que for juros :lol: :lol:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6525 vezes
Agradeceram: 6897 vezes
Contato:

#348 Mensagem por Túlio » Dom Jan 29, 2012 8:36 pm

Pode ser, como falei, no FX é a mesmíssima coisa, o preço unitário não bate de modo algum com o final...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#349 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jan 29, 2012 8:52 pm

Preço unitário é o custo do avião 'padrão' saindo da fábrica...

A coisa muda de figura quando você tem que incluir: (mais do que necessário)

Acessórios exclusivos
Acessórios extras
Armamentos
Aferição dos armamentos (tiro real)
Qualificação com armamentos 'exclusivos' (no caso do SH a Austrália usa o ASRAAM ao invés do Aim-9), e por aí vai...
Pagamento de copyright para modificar algo que não vem na aeronave padrão
Treinamento
Teste, teste, teste, na fábrica, no local do cliente
Seguro
Upgrades que não estavam disponíveis no momento do ínicio da fabricação da aeronave, mas agora estão...
Simuladores
Modificações em bases e infra-estrutura (pode custar uma $$$$ preta)
Cursos
Manutenção e garantias
Ferramental
Construir o seu estoque
Estabalecer serviços de logística
Translado
Inserção em planos de upgrades de 'longo' prazo
Qualificação de pessoal para manutenir e manter a aeronave
Estrutura de teste in house
Qualificação e obras estruturais para manter a aeronave até a manutenção do tipo 'x' (quanto mais complexa a manutenção, mais cursos, mais infra-estrutura e mais custos agregados)
... e por aí vai.

É como comprar um carro 'básico' e ir adicionando todos os ítens incluindo manutenção e 'personalização'... além da qualificação dos mecanicos da sua vizinhança para entender como aquele carro funciona, e saber lidar e corrigir qualquer problema no dia-a-dia... :wink:

Normalmente encomendas iniciais custam bem mais caro pelos motivos que coloquei acima e muito mais (pois depende dos contratos)... uma vez que a infra-estrutua esteja montada, encomendas seguintes são bem mais baratas pois você estará pagando mais pela aeronave, mais uma coisa ou outra.

Um contrato desse é algo que dá dor de cabeça só de olhar.

Eu já tive contato com coisas semelhantes e o nível de detalhe é impressionante e se faltar algo... podem crer que o fabricante não vai perdoar e você vai tomar facadas 'extras'...

Enfim... existem muitas maneiras de disfarçar o preço real (como por exemplo só anunciar o preço da aeronave 'pelada' e em seguida assinar uma P... de contratos adicionais), e esse é um método que alguns fabricantes usam para dizer 'olha como o meu aviãozinho é ""barato"" '...

Não acreditem nisso, pois a realidade é diferente.

E se for avião velho então... :roll: dá-lhe dores de cabeça adicionais...

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#350 Mensagem por GDA_Fear » Dom Jan 29, 2012 9:46 pm

Carlos Lima escreveu:Preço unitário é o custo do avião 'padrão' saindo da fábrica...

Acessórios exclusivos
Acessórios extras
Armamentos
Qualificação com armamentos 'exclusivos' (no caso do SH a Austrália usa o ASRAAM ao invés do Aim-9), e por aí vai...
Treinamento
Seguro
Upgrades que não estavam disponíveis no momento do ínicio da fabricação da aeronave, mas agora estão...
Simuladores
Cursos
Manutenção e garantias
Ferramental
Construir o seu estoque
Translado
Qualificação e obras estruturais para manter a aeronave até a manutenção do tipo 'x' (quanto mais complexa a manutenção, mais cursos, mais infra-estrutura e mais custos agregados)
... e por aí vai.

É como comprar um carro 'básico' e ir adicionando todos os ítens incluindo manutenção e 'personalização'... além da qualificação dos mecanicos da sua vizinhança para entender como aquele carro funciona, e saber lidar e corrigir qualquer problema no dia-a-dia... :wink:

Normalmente encomendas iniciais custam bem mais caro pelos motivos que coloquei acima e muito mais (pois depende dos contratos)... uma vez que a infra-estrutua esteja montada, encomendas seguintes são bem mais baratas pois você estará pagando mais pela aeronave, mais uma coisa ou outra.

Eu já tive contato com coisas semelhantes e o nível de detalhe é impressionante e se faltar algo... podem crer que o fabricante não vai perdoar e você vai tomar facadas 'extras'...

Enfim... existem muitas maneiras de disfarçar o preço real (como por exemplo só anunciar o preço da aeronave 'pelada' e em seguida assinar uma P... de contratos adicionais), e esse é um método que alguns fabricantes usam para dizer 'olha como o meu aviãozinho é ""barato"" '...

[]s
CB_Lima

x2

faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#351 Mensagem por faterra » Dom Jan 29, 2012 11:32 pm

No andar desta carruagem os Rafales vão acabar ficando baratos! 8-] :lol:

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#352 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jan 30, 2012 12:46 am

Carlos Mathias escreveu:Sim, perfeito sem problema algum :wink: . Mas eu ainda queria saber os valores de lá e aqui, sabes?
Porque se lá sem nada custou 100 milhas, aqui deve ser muito mais caro.
A proposta do SH para o Brasil que divulgaram ficaria em torno de U$ 158 mi por aeronave.
U$ 55 mi seria a aeronave pelada.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#353 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jan 30, 2012 12:50 am

Carlos Lima escreveu:Preço unitário é o custo do avião 'padrão' saindo da fábrica...

Acessórios exclusivos
Acessórios extras
Armamentos
Treinamento
Seguro
Simuladores
Cursos
Manutenção e garantias
Ferramental
Construir o seu estoque
Translado
... e por aí vai.

[]s
CB_Lima
Muito bem explicado Carlos,

Por isto quando falam em uma modernização de M2000 para -9 custando U$ 45 mi não é tão absurdo assim, pois deve incluir várias opções desta sua lista.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#354 Mensagem por sapao » Seg Jan 30, 2012 11:46 am

Carlos Mathias escreveu:Eu aposto R$ 1,00 que o custo de operação do F-18, real e verdadeiro, está muito acima das pechinchas subsidiadas alardeadas pelos americanos.
Eu desconheço este tipo de milagre na indústria da aviação.

Seria como dizer que um A-330 custa muito mais caro de operar que um 777.
A diferença não é tão significativa a ponto de se declarar um barato e o outro caro.

Como qualquer vendedor CM, inclusive os russos (SU-35 a 70 milhões ?), ele não está mentindo mas tambem não está dizendo toda a verdade.
Está dizendo uma verdade inserida em um contexto, que o país que compra deveria verificar antes de comprar.
Nesse preço está incluso o quê?
No caso americano: voar em que configuração, por quanto tempo, entre/após qual revisão, com qual carga?
No caso russo:com que armamentos, com que configuração, por quanto tempo (vida dos componentes), em que situação?

Por exemplo: vocês sabiam que voar pero do mar (Santa Cruz) requer uma lavagem DIARIA dos motores para evitar o desgaste por salinidade? Já na Amazonia a maioria das salas da manutenção tem que ser climatizadas tanto pelo pessoal quanto pelo equipamento?
Esse tipo de operação está inclusa no preço?

Eu acho que não.

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#355 Mensagem por Andre Correa » Seg Jan 30, 2012 12:00 pm

sapao escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Eu aposto R$ 1,00 que o custo de operação do F-18, real e verdadeiro, está muito acima das pechinchas subsidiadas alardeadas pelos americanos.
Eu desconheço este tipo de milagre na indústria da aviação.

Seria como dizer que um A-330 custa muito mais caro de operar que um 777.
A diferença não é tão significativa a ponto de se declarar um barato e o outro caro.

Como qualquer vendedor CM, inclusive os russos (SU-35 a 70 milhões ?), ele não está mentindo mas tambem não está dizendo toda a verdade.
Está dizendo uma verdade inserida em um contexto, que o país que compra deveria verificar antes de comprar.
No caso americano: voar em que configuração, por quanto tempo, entre/após qual revisão, com qual carga?
No caso russo:com que armamentos, com que configuração, por quanto tempo (vida dos componentes), em que situação?

Por exemplo: vocês sabiam que voar pero do mar (Santa Cruz) requer uma lavagem DIARIA dos motores para evitar o desgaste por salinidade? Já na Amazonia a maioria das salas da manutenção tem que ser climatizadas tanto pelo pessoal quanto pelo equipamento?

Eu acho que não.
Muito interessante esse pensamento... é difícil fabricar dados sem todas as variantes...
O problema é que o boato começa com "eu acho" e termina como verdade absoluta a ser debatida... sem avaliar todas as partes/procedimentos/variantes envolvidas.

8-]

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Carlos Mathias

#356 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 30, 2012 12:12 pm

Eu acho que não.
Perfeito! :D

Deve ser igual a oferecer preço tipo "com um Rafale se compram três Gripen!". :roll: 8-]
Ou um preço de F-18E sem motores que colocaram aqui a algum tempo. :lol:

E olha, eu lembro :mrgreen: de ter visto uma multidão de pessoas "que não espalham boatos" retrucando na mesma hora isso, em busca da verdade e justiça. :roll: :lol: 8-]

Agora me sai aquela coisa lá da Suíça dizendo que a diferença entre pacotes de Gripen e Rafale é de... 6%.

Deve ser mais boato. :lol:
Dassault has sent a letter to parliament -- which has yet to approve the November decision -- offering 18 Rafale planes for 2.7 billion Swiss francs (2.24 billion euros, 2.96 billion dollars), reported Le Matin Dimanche, which said it had seen the letter.

In November, Dassault lost out on a bid to replace Switzerland's ageing F5 fighter fleet when the Federal Council opted instead to buy 22 Saab Gripen fighter planes for an estimated 3.1 billion francs.
Esses russo malvados... :x

DSA
Avançado
Avançado
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 26 vezes

#357 Mensagem por DSA » Seg Jan 30, 2012 1:22 pm

E como comprar um carro, nao custa comprar, custa manter!

Por exemplo: mesmo Portugal sendo País NATO o treino avançado de combate com F16 feito pelos pilotos nos EUA custa 5 milhões por piloto.

Para quem não é da aliança deve custar AINDA MAIS!

Carlos Mathias

#358 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 30, 2012 1:25 pm

Sim, mas pelo visto o Gripen é caro de comprar , ao contrário da propaganda.
E se há erro nesta parte da propaganda, pode haver nas outras, como custo operacional.

bcorreia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 26 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#359 Mensagem por bcorreia » Seg Jan 30, 2012 1:29 pm

Carlos Mathias escreveu:Sim, mas pelo visto o Gripen é caro de comprar , ao contrário da propaganda.
E se há erro nesta parte da propaganda, pode haver nas outras, como custo operacional.
Não só comprar, pelo jeito também é caro de operar comparando com outros monomotores.

Carlos Mathias

#360 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 30, 2012 1:31 pm

Como eu disse, aí complica mais ainda as ofertas de xepa a afins.

Agora, quanto será que vai custar uma versão naval???????

Responder