Bem por aí mesmo.Marechal-do-ar escreveu:Estranho método de avaliar reflexões de radar por uma foto...knigh7 escreveu:Então fica a questão das configurações ar-ar. Claro aumenta. Mas será que o GripenNG terá um amento de forma significativa? Observe a vista frontal do caça em configuração típica ar-ar com 6 mísseis:
E os tanques externos tem o bico cônico As ondas que não são dispersas pelo bico encontram o líquido. Não tem boa reflexão frontal.
É bastante difícil tentar colocar próximo o Gripen em termos de detecção frontal a um Su-35S por causa dessas coisas, em configuração ar-ar.
Ondas de radar são ondas eletromagnéticas que nem a luz visível, mas as semelhanças acabam por ai:
1) A luz visível vem do sol, de refrações na atmosfera, etc, objetos são iluminados por todos os lado e refletem a luz para todos os lados, não existem muitas fontes de ondas de radar, em radares monoestáticos (radares de aeronaves) a principal fonte é o próprio radar, o mais próximo disso com luz visível é estar no escuro com uma lanterna;
2) Ondas de radar são longas, mesmo na banda X as ondas tem apenas alguns centímetros de comprimento, é como tentar achar uma bactéria com uma lanterna.
Essas diferenças fazem com que as ondas de radar se comportem de maneira pouco intuitiva, com ondas na banda X os tanques sub-alares por exemplo, pouco do sinal refletido neles será refletido de volta diretamente, mas uma parte será refletido para as laterais, outra para cima, o que foi para as laterais e para cima pode ser refletido pelas asas, pela fuselagem ou pelos pilones que seguram os mísseis nas laterais e dai, é possível que eles sejam refletidos de volta ao emissor, se olhar com ondas mais longas pode ser que toda a asa com os mísseis em baixo atue como uma superfície só.
Se existisse uma solução para esse problema, aeronaves de 5 geração não carregariam armamentos internamente.
[]s
CB_Lima