Re: Aviação Civil da Rússia
Enviado: Seg Nov 14, 2022 1:42 pm
absSuetham escreveu: Dom Nov 13, 2022 10:31 am O alcance máximo do layout de 2 classes do MC-21-200/300/400 são todos praticamente na mesma faixa, em torno de 6.000 km, o maior deles é a versão "200" que terá em média, 500 km acima do alcance máximo pretendido das outras duas versões do MC-21. Já a configuração base de todas as versões também são praticamente na mesma faixa, alcance máximo de 5.500 km.
PS: Para fins de compreensão geral, o nome do modelo do MC-21 mudou em suas duas configurações, o MC-21-200 agora se nomeia MC-21-210 porque estão equipados com os motores PD-14, enquanto que o MC-21-300 agora se nomeia MC-21-310, também equipado com os motores PD-14, substituindo os motores Pratt & Whitney PW1400G que seriam os motores das aeronaves MC-21-200 e MC-21-300.
Pois bem, para rotas internacionais de longo alcance que é o que você deseja, o MC-21-300LR e o MC-21-400LR terão o alcance estendido máximo de até 12.000 km, ambos usarão os motores mais avançados do PD-14, o PD-18R. Ainda tem as versões MC-21-500/600/700 que nem se sabe como serão suas configurações, alcance e desempenho, mas creio que se trata de versões ainda maiores.
As rotas que saem de Moscou para a Europa Ocidental, inclusive Lisboa, dadas as distâncias das rotas aéreas, podem ser cobertas com os MC21-310 e\ou MC21-410 em configuração de suas classes sem maiores problemas, levando 181 pax no primeiro, e cerca de 225 pax aproximadamente no segundo. Com 6 mil km de alcance é mais que suficiente para cobrir todas aquelas rotas com segurança, como oriente médio, parte do norte da África, e Ásia central. Qualquer coisa além disto será necessário emplacar as novas versões LR ou ER que se pretende pela Irkut com bem comentado por ti. Mas estas não tem ainda qualquer expectativa de vir à luz tão cedo, dado que os modelos básicos ainda precisam se estabelecer. Eu não apostaria em alcances maiores do que vemos hoje nos A321XLR mesmo para o MC-21-410, a não ser que sejam aviões extremamente modificados, que penso não será o caso. Mas alcances entre 7 e 9 mil km talvez seja possível alcançar.
Quanto às versões 500\600\700 e o também proposto MC21-X, que será bem diferente dos modelos atuais, presumo que serão aviões que possam substituir e concorrer com vantagem com modelos como o 767, 757, e talvez 787, além dos A321Neo LR\XLR e a família A330. A capacidade deles deve ficar na casa dos 200 a 300 pax, talvez. Se serão wide body, ainda acho cedo para saber.
O que a Rússia mais precisa nesse momento é de uma aeronave vital que possa voar da parte europeia para o Extremo Oriente como Kamchatka e Chukotka sem escalas intermediárias. Agora esse nicho da aviação comercial é ocupado por B777, B767, A330. Os B747 da frota da Rossiya Airlines transportam turistas para resorts egípcios ou mesquitas turcas, mas a companhia aérea já anunciou que essas aeronaves serão completamente retiradas de sua frota nos próximos três anos. (https://aviation21.ru/aviakompaniya-ros ... yoty-b747/)
O novo avião principal da aviação russa poderia ser a aeronave MC-21-400, uma versão estendida do avião MS-21-310. Seria a versão ampliada com capacidade de até 260 assentos em um layout de classe única além de um outro layout de duas classes com alcance de voo de até 10.000 km. A aeronave deve estar equipada com motores PD-14M ou surgem alguns boatos de que até a versão "400" já pode vir com o motor PD-18R, o que seria um aumento tremendo da capacidade de alcance da aeronave, mas não acredito muito nessa hipótese, o fato é que o "400" está sendo desenvolvido e será a aeronave chefe de toda a aviação comercial da Rússia. O lançamento do projeto MC-21-400 dependerá MUITO da demanda após o início da operação da aeronave MC-21-310 pelas companhias aéreas.
O MC21-310 já fez vários voos Moscou e o extremo oriente russo onde são produzidos, e demonstrou capacidade de fazer isso em rota sem escalas. Mas foram voos de translado, dependendo agora de se atestar como o avião se sairia com pax e carga a bordo em várias configurações. Creio que é apenas questão de tempo para fazerem isso com os 4 protótipos todos equipados com os novos motores PD-14. No caso do MC21-410, os russos só vão deslanchar o modelo quando a versão -310 estiver certificada e testada o suficiente inclusive nesta rota em em outras internacionais nas quais provavelmente será usado também pelas empresas russas, principalmente a Aeroflot, seu principal comprador. Como o avião só entre em operação a partir de 2024, espera-se, há de se ver que o modelo maior possa ter seu protótipo construído a partir de 2025 ou 2026 já contando com os dados de desempenho comercial do irmão menor. É uma práxis russa ir fazendo as coisas aos poucos e evoluindo as soluções de acordo com que vão testando ao mesmo tempo. E claro, quando o dinheiro das vendas começar a entrar, facilitando a vida financeira da Irkut, também.
Sabendo disso, a própria Irkut ao mesmo tempo já considerou outra versão da aeronave MC-21X de classe universal com um alcance de voo de 9.000 a 10.000 km. No entanto, é muito cedo para especular sobre isso: em primeiro lugar, não há motor russo que possa fornecer a relação empuxo-peso de uma aeronave pesando mais de 105 toneladas(MC-21-400 excede 105, mas não excede 155 toneladas que seria o peso do MC-21X), em segundo lugar, o MC-21-310 ainda não começou a realizar o transporte comercial - previsto para 2024 entregar as primeiras 6 unidades(https://www.aviaport.ru/news/2022/10/27/733975.html), por isso é necessário considerar seu desenvolvimento, mas as especificidades sobre isso são um tanto prematuras.
O projeto do MC-21X de momento é algo ainda incógnito. Não se sabe exatamente o que ele será porque isso depende muito do desempenho dos modelos -300\400 quando em operação. De momento a UAC está centrando esforços no desenvolvimento final do PD-14, e do PD-8 para os SSJ, e ele deve ser a base para toda a família 200\300\400, com versões posteriores entrando em operação na medida em que a versão básica forem sendo testadas na prática pelas cia aérea russas naqueles aviões. Isso ainda demora mais uns 10 anos para acontecer. Pelo que leio por aí, a necessidade agora é pela substituição das centenas de 737\A320 que não podem ser mantidos por muito mais tempo vide os bloqueios econômicos. Estamos falando de coisa de 300 a 400 aviões desta categoria, enquanto outros 200 são widebody. Então, a pressa agora é para tentar botar o MC-21 em dia e tirar do papel todos os modelos o mais rápido possível. Neste sentido, me parece que a opção pelo desenvolvimento dos modelos 300\400 como foco das atenções é correta, com o -200 fincando para a próxima década. No caso do MC-12X, um avião que aparentemente está mais para um 767, seu desenvolvimento vai depender de como os MC21 básicos irão se sair, e a própria situação financeira da Irkut, já que se trataria de um modelo muito maior e diferente dos atuais. Não creio que ele saia do papel antes do começo da próxima década.
https://www.uacrussia.ru/ru/press-cente ... -2038-goda
De acordo com a previsão apresentada pela UAC, aeronaves de fuselagem estreita com capacidade de 166 a 200 assentos serão a principal demanda nos próximos 20 anos. A necessidade de aeronaves dessa capacidade está estimada em 20,5 mil unidades, número superior ao de todos os outros subsegmentos do mercado.
Em termos absolutos, a demanda total por aeronaves civis de passageiros até 2038 é estimada em quase 44,3 mil unidades, ou US$6,35 trilhões em preços de 2019.
A participação do segmento russo é estimada em 2,9% em termos de valor e 3,3% em termos quantitativos do mercado global como um todo. A maioria das entregas para companhias aéreas domésticas cairá no segmento de aeronaves de fuselagem estreita, com capacidade de 166 a 200 assentos, segundo a própria previsão da UAC, cerca de 630 aeronaves. O estudo sugere que o nicho MC-21-400 em um layout de duas classes com alcance de voo de até 10.000 km estará em demanda no mercado russo, e esta aeronave tem boas perspectivas de se tornar o novo carro-chefe da aviação civil doméstica da Rússia.
Se o governo russo continuar fechando o mercado para o registro de aeronaves fora do país, e cobrar as empresas aéreas russas pela compra de modelos nacionais em percentuais cada vez mais crescentes de participação em suas frotas, no mínimo o MC-21 irá ser contado na casa do milhar dentro do mercado russo, o que já seria muito bom para a Irkut, e considerando algumas vendas externas, o projeto acaba pagando-se no longo prazo. Mas isto também vai depender do desenrolar da política interna russa nos próximos meses. O MC21 e seus derivados tem tudo para ser um sucesso na Rússia, e diria até fora dela. Mas para isso os russos tem que conseguir fazer o seu dever de casa, que é manter a indústria respirando com o nariz fora d'água.