Mathias escreveu:Spock, eu entendo o seu nervosismo e esse ataque pessoal, essa tentativa de desqualificação.
É porque eu toquei num ponto nevrálgico nessa história toda de Gripen e ToT.
O político lá questionou algo óbvio, uma tecnologia que bem poucos países no mundo dominam e por isso mesmo tê o poder de embargar quem usa seus motores.
O fato concreto é que os EUA usam seus componentes como ferramentas políticas.
A Indonésia sofreu um embrago de manutenção dos seus F-16 e F-5 justamente quando mais precisou, numa situação de crise que poderia ter chegado às vias de fato.
Aviônicos e lataria de avião muitos países pelo mundo fabricam, o próprio congressista leigo disse.
Quando se perguntou sobre as ToT de motor obviamente que não era referindo-se a fabricar aqui o motor do Gripen, que é americano e sujeito a embargo, mas PELO MENOS os itens de maior desgaste e as peças de reposição mais complicada.
A resposta foi que basta um bom estoque de peças, essa seria a ToT recebida.
Um motor de caça no estado da arte está muito longe de ser uma "coisa mecânica". A gente se refere assim à roda de bicicleta ou talvez às partes que faremos do Gripen, estruturas e lataria.
Não, um GE-414 não é uma simples e corriqueira "peça mecânica", o próprio Crepaldi enumerou os poucos países que fabricam esse tipo de equipamento raro e muito complexo, tanto na sua fabricação como na sua manutenção no que se refere à substituição de algumas partes.
Mas não é só isso, esse motor, como de resto todos os modernos, usam um controle eletrônico computadorizado chamado FADEC, então é óbvio que não é uma mera "peça mecânica".
Seria como falar que um motor de GOL 1.0 funciona sem seu sistema de injeção e ignição eletrônica.
O que os dois oficiais generais da FAB fizeram foi dar uma longa volta para não admitir o óbvio, que estaremos SIM expostos a todos os humores da Casa Branca.
Esse é o resumo dessa lamentável ópera, e nem todas as ofensas e tergiversações suas poderão mudar essa verdade incontestável, clara, cristalina.
Receberemos ZERO de ToT do motor, nem de um parafuso que seja, uma vela de ignição, uma placa eletrônica do FADEC, nada, zero.
Estaremos, repetindo, expostos e sujeitos, submissos aos humores de Washington para usarmos nossos aviões.
Infelizmente sua conversa é um Samba de uma nota só, meu cumpadre ... com sua ideologia marxista vermelha incrustada, impregnada em cada raciocínio que faz ... teu ante-americanismo CEGA sua mente para o resto do mundo e para o seu próprio País ... e te faz raciocinar com o fígado ...
Parte do princípio de TUDO QUE NÃO SEJA AMERICANO esteja livre de embargos e pior ACREDITA MESMO que tudo que é russo é "free of restrictions" é mil maravilhas ... logística perfeita "nunca ficaremos no chon" ... o mundo seria rosa ... os comunas ofereceram tudo ToT irrestrita, incomparável, total, completa pros seus "irmãos vermelhos" da América do Sul ...
Parece que não sabe que a Embraer, a FAB, A Marinha UTILIZAM MOTORES AMERICANOS a décadas e quando sofremos algum embargo de motores ? ... quando nossos aviões ficaram no chão por embarcarem motores americanos ? ... agora vai operar Mirages pra ver ... se tiver que substituir uma porra de um parafuso tem que mandar a porra do motor pra França ...
As críticas que faz não tem nenhum fundamento ... NENHUM DOS SEIS PARTICIPANTES DO FX-2 ofereceu quaisquer ToT de motores turbofan muito menos de reatores de caça de alta performance e a ÚNICA forma de evitar embargos é manter um estoque para todo o ciclo de vida da aeronave esse é um movimento estratégico para a defesa do País ... SEJA QUAL FOR O FORNECEDOR.
ToT de motores nunca foi requisito do FX-2 ... se fosse não teria candidatos ... o que se pretendeu e O QUE DE FATO SE CONSEGUIU ... foi o overhaul desses motores de alta performance completo em território brasileiro ... esse era um item "desejável" que foi atendido em sua totalidade pelo consórcio GE-Saab ...
SERÁ QUE A FAB ESCOLHEU MAL ???
COMO A IDEOLOGIA CEGA A MENTE DE UM HOMEM :
Vamos então analisar um pouco as empresas/países dos principais ofertantes de motores do FX-2 e comparar para identificarmos SEM IDEOLOGISSE a melhor opção para o BRASIL E PARA OS BRASILEIROS :
1) - Safran Snecma da França,
2) - UEC Rostec da Rússia,
3) - General Eletric dos EEUUs
Sobre as Empresas : - Atuam no Brasil, Quantas unidades industriais, Quantos Empregos geram ???
Sobre os Países : - Compram do Brasil e temos experiência ???
RESPOSTAS OBJETIVAS :
Safran Snecma da França
- Atuam no Brasil ?
- Sim através da Safran Turbomeca ancorada no HX-BR
- Quantas unidades industriais ?
- Uma em Xerém e projeto de ampliação no Rio, possibilidade de nova unidade para atender a Embraer (KC-390).
- Quantos Empregos geram ?
- Na casa das CENTENAS
- Compram aviões do Brasil ?
- Sim Empresas e Governo Francês já adquiriram aviões da Embraer em quantidades pequenas.
- Temos experiência como fornecedor ?
- No caso dos Mirages tal experiência nunca é citada como "boa", no caso do EC-725 ainda tá cedo para uma melhor análise.
LINKS :
http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... nalizacao/
http://economia.estadao.com.br/noticias ... p-,1035479
http://www.turbomeca.com.br/_v3/index.html
UEC Rostec da Rússia.
- Atuam no Brasil ?
- Não tem nem escritório.
- Quantas unidades industriais ?
- Nenhuma.
- Quantos Empregos geram ?
- ZERO
- Compram aviões do Brasil ?
- NEM AVIÃO AGRÍCOLA ... não, nem um parafuso.
- Temos experiência como fornecedor ?
- Adquirimos MI-35 ainda cedo ... mas ouvimos falar "maravilhas" !
LINKS :
http://rostec.ru/en/about/holdings/344
General Eletric dos EEUUs
- Atuam no Brasil ?
- Há décadas. A manutenção a nível de overhaul do motor do Gripen deverá ser feita em Petrópolis.
- Quantas unidades industriais ?
- Inúmeras :
- Quantos Empregos geram ?
- NA CASA DOS MILHARES
- Compram aviões do Brasil ?
- PAIS É O MAIOR COMPRADOR DE PRODUTOS DE ALTA TECNOLOGIA BRASILEIROS, O MAIOR MERCADO DA EMBRAER, INCLUSIVE ADQUIRIU AVIÕES MILITARES BRASILEIROS EM UMA CONCORRÊNCIA COM UM COMPETIDOR AMERICANO.
- Temos experiência como fornecedor ?
- A MAIORIA DAS AERONAVES DA EMBRAER UTILIZAM MOTORES AMERICANOS, A MAIORIA DOS AVIÕES DA FAB UTILIZAM MOTORES AMERICANOS TAMBÉM A MARINHA DO BRASIL UTILIZA MOTORES AMERICANOS ...
EXCELENTE EXPERIÊNCIA.
LINKS :
http://gesustentabilidade.com/desenvolv ... e-faz.html
http://www.gereportsbrasil.com.br/tagge ... s-o-brasil
http://www.cavok.com.br/blog/gripen-ng- ... etropolis/
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... no-Brasil/
Alguém aqui tem dúvida qual é a única escolha LÓGICA, melhor dizendo SEM IDEOLOGISSE que seja o MELHOR para o Brasil ?
Afinal de contas vamos defender os INTERESSES BRASILEIROS, empregos brasileiros, investimentos no Brasil, analisar as melhores RECIPROCIDADES ou vamos nos apegar a nossa ideologisse ante-americana ???
QUERIA QUE OS OFICIAIS DA FAB ESCOLHESSEM O QUE ??? O MOTOR RUSSO ?
