O sucateamento dos equipamentos do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#31 Mensagem por helio » Qua Nov 07, 2007 8:01 am

LeUzZ
O Charrua era um projeto muito interessante. Entretanto o EB encomendou somente 2 protótipos. Uma terceira carroceria chegou até a ser feita parcialmente( era um modelo com uma torre com canhão de 20mm). A Motopeças cansou de esperar o EB encomendar uma pré-série e encerrou o depto que cuidava de veiculos militares.
A Motopeças adquiriu knowhow de blindados sobre lagartas à partir da modernização de M113 e transformação de alguns Sherman para veículos de Engenharia.
Não acredito que ele possa ser adaptado para ser aero-transportado devido as suas dimensões e peso.
Um dos conceitos do M113 era para ser própria para aerotransporte. Por isto era compacto e leve, sacrificando a sua blindagem que não aguenta tiros de .50 , o que aliás nem o Urutu aguenta.

Abraços
Hélio

Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#32 Mensagem por Piffer » Qua Nov 07, 2007 8:48 am

Pessoal?

Qual a real necessidade (dentro da nossa realidade) de ter um blindado aerotransportável?

Não temos intermináveis C-130 para levar um BIB ou RCB de um lado a outro do país. Talvez o tempo que levaríamos para levar uma unidade completa seria menor por rodovia, ferrovia ou de navio.

Abraços,

Carpe noctem!
mau_geografia
Intermediário
Intermediário

General brasileiro diz que tropas não estão à altura do País

#33 Mensagem por mau_geografia » Qua Nov 07, 2007 8:56 am

Sinopse de imprensa: general brasileiro diz que tropas não estão à altura do País
07/11 - 03:07 - Redação

Enquanto que vemos o fortalecimento militar da vizinha Venezuela, o comandante do Exército brasileiro, general Enzo Martins Peri, disse na última terça-feira, que as tropas brasileiras não estão à altura da importância do País. As informações são do jornal "Folha de São Paulo".

Segundo ele, os equipamentos à disposição das forças armadas estão velhos e "desgastados". "O Brasil precisa ter capacidade de dissuasão. É essa capacidade que precisamos restabelecer", disse.

"Precisamos, sim, de reaparelhamento continuado. Precisamos estar à altura da importância do país, coisa que hoje não acontece", concluiu

FABIO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 12 vezes

#34 Mensagem por FABIO » Qua Nov 07, 2007 10:00 am

haja choradeira, ta todo mundo com o pires na mao falta $$$$.

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2889 vezes
Agradeceram: 1166 vezes

#35 Mensagem por J.Ricardo » Qua Nov 07, 2007 11:55 am

General vê 70% dos blindados do Exército ''''indisponíveis''''
Para comandante, Força "não está à altura" do País e precisa ser reequipada

Tânia Monteiro, Brasília

O comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, defendeu ontem a necessidade de reequipamento da Força e advertiu: "Hoje não estamos à altura do Brasil." Para ele, o País é uma potência regional e precisa ter poder dissuasório, para evitar qualquer aventura.

O general defendeu recursos da ordem de R$ 6,7 bilhões para reaparelhamento do Exército nos próximos 14 anos. Ele se recusou a classificar os equipamentos da Força como sucateados, mas reconheceu que estão desgastados. Hoje, 70% dos blindados estão indisponíveis e 78% dos 1.500 blindados têm mais de 34 anos de uso.

"O Brasil precisa ter capacidade de dissuasão. É essa capacidade que precisa ser restabelecida", declarou o comandante, após participar da abertura da Conferência dos Exércitos Americanos, em Brasília, com a participação de 22 países.

Peri evitou fazer comparações com a Venezuela de Hugo Chávez ou criticar a corrida armamentista que o país pode provocar na região. "O reaparelhamento da Venezuela não é preocupante", disse.

Indagado se não via com preocupação o fato de a Venezuela ajudar a Bolívia a se armar, respondeu: "É uma questão da Bolívia e da Venezuela. O Brasil é que tem de estar com suas Forças Armadas, seu Exército, à altura da sua importância. O Brasil é uma potência regional."

Ele defendeu o reaparelhamento freqüente. Na sua opinião, isso evitaria a mobilização por busca de verbas e ajudaria a manter a modernidade das Forças Armadas.

http://www.estadao.com.br

eu sou eu
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez

#36 Mensagem por eu sou eu » Qui Nov 08, 2007 10:47 am

ontem quando eu ia para o trabalho, uma moto da PE interditou a av, proximo ao AGSP, e eis que sugiram 5 cascaveis reluzindo em sua nova pintura, e com um novo ronco, que indica que seus motores foram trocados, e se dirigiram para o portão de entrada do AGSP, só não consegui ver o brasão da unidade a que pertenciam, mas os mesmo já estavam prontos para serem reincorporados, aqui no AGSP, o trabalho parece ser frenetico pra colocar esses blindados em condições de uso novamente, outro fato que me chamou a atenção, é que no 22Dsupr, tem uns m41 que estão ali em exposição estatica a muito tempo, e agora junto com eles tem uns urutu, sera que o EB já esta dando baixa em Urutus?

Imagem

o amor é lindo
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2889 vezes
Agradeceram: 1166 vezes

#37 Mensagem por J.Ricardo » Qui Nov 08, 2007 11:43 am

eu sou eu escreveu:ontem quando eu ia para o trabalho, uma moto da PE interditou a av, proximo ao AGSP, e eis que sugiram 5 cascaveis reluzindo em sua nova pintura, e com um novo ronco, que indica que seus motores foram trocados, e se dirigiram para o portão de entrada do AGSP, só não consegui ver o brasão da unidade a que pertenciam, mas os mesmo já estavam prontos para serem reincorporados, aqui no AGSP, o trabalho parece ser frenetico pra colocar esses blindados em condições de uso novamente, outro fato que me chamou a atenção, é que no 22Dsupr, tem uns m41 que estão ali em exposição estatica a muito tempo, e agora junto com eles tem uns urutu, sera que o EB já esta dando baixa em Urutus?

Um "fuscão" mesmo que reformado e reluzente sempre será um fuscão! :lol:

jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#38 Mensagem por jauro » Dom Nov 11, 2007 5:05 pm

helio escreveu:Jauro
Me desculpe, mas prefiro não fazer conjecturas como voce.
Prefiro relatar o que ví > Não posso dar total credibilidade de informações sem fontes.
Não acredito nesta sua hipótese, pois as forças armadas utilizam diariamente seus equipamentos para adestrar, mesmo que seja em pequena quantidade. Veja o caso por exemplo da BAeNSPA que opera somente 2 A-4 embora tenha mais em condições operacionais.
Dizer que todos os M60 operacionais estão indisponíveis e os que estão estocados estão disponíveis, mostraria uma irresponsabilidade muito grande, pois não estaria adestrando seus operadores.
Conforme já disse, estive na Escola de Blindados e na Escola de Material bélico, e TODOS os M60 destas unidades estavam em operação.
Deduzir que TODOS os M60 do 5ºRCC estejam indisponíveis como vc explicou, só passarei a acreditar a partir da obtenção de fontes seguras, e não ouso especular esta hipotese como vc fez.

Um abraço
Hélio

E onde estariam então caro Hélio? Há não ser que admitamos que os do Pq/5 também estejam indisponíveis, pois o 3º RCC não foi ativado.
Ou o Cmt EX foi mal informado.
E para seu conhecimento, minhas andanças pela área Bld do EB, o conhecimento que detenho e obtenho tanto com pessoas como do material (que é o mesmo "per omnia secula seculorum") me permitem conjecturar um pouco e deduzir algumas coisas.
Agora, só conjecturar é perguntar que peça é uma almofada e ACHAR que ela ñ indisponibiliza o CC!
E você pode achar irresponsabilidade, mas os Bld do 3º RCC estão na prateleira sim (1 RCC=42 CC), pois o Rgto ainda não tem efetivo.
E o Sgt Guerra disse por aí que o 5º RCC tem menos que 40% dos CC disponíveis, ou seja nem um esquadrão que são 13 CC o que corrobora com o que eu disse.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#39 Mensagem por Dieneces » Dom Nov 11, 2007 7:31 pm

Aqui em São Gabriel os M-41 , M-113 e Urutu estão com boa disponibilidade operacional.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#40 Mensagem por jauro » Dom Nov 11, 2007 7:57 pm

Dieneces escreveu:Aqui em São Gabriel os M-41 , M-113 e Urutu estão com boa disponibilidade operacional.

Sem querer ser dono da verdade e nem tachado de conjecturador, especulador e de não ter fontes seguras, posso lhe dizer que este fato se explica porque a maior parte dos ítens dos M41 e dos M113 já são nacionalizados e existem no mercado, tais como as almofadas que são fabricadas pela Nova Tração e fornecidas ao EB.
Esta nacionalização só se alcançou com a repotencialização nos anos 80, coisa que para M60 e Leo nem se cogita, daí a grande indisponibilidade.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 335 vezes
Agradeceram: 601 vezes

#41 Mensagem por Pablo Maica » Dom Nov 11, 2007 11:53 pm

Jauro e isso se deve tambem ao fato de que muitos parques de motos ja dominam a fabricação de diversos itens do 113, M-41.

Um abraço e t+ :D

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#42 Mensagem por talharim » Seg Nov 12, 2007 9:43 am

A conclusão a que chego é que o EB deveria ter sua própria frota de aeronaves de transporte.

Algo em torno de 5 C-5 Galaxy,10 C-130J e 20 Chinooks.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#43 Mensagem por talharim » Seg Nov 12, 2007 9:45 am

Daria uma agilidade excepcional a força.

Capacidade de resposta e de botar FEs em qualquer lugar da AS.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
marcolima
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 2 vezes

#44 Mensagem por marcolima » Seg Nov 12, 2007 10:43 am

A paz é só um período entre guerras...
marcolima
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 2 vezes

#45 Mensagem por marcolima » Seg Nov 12, 2007 10:47 am

Trecho do artigo supra:
"O sucesso da mecanização aérea é baseado num número de suposições duvidosas, duas das quais põe em suspeita as vantagens deste conceito.Desdobramento rápido, engajamento rápido. Aa primeira suposição duvidosa é de que o Exército poderá desbrobrar-‑se e ser empregado rapidamente. Ddurante a Ooperação Allied Force, operação da OTANotan contra as forças da Iugoslávia no Kosovo, de março a junho de 1999, o elemento principal do Eexército norte-americano era a Força-Ttarefa (FTt) Hawk, uma força valor brigada equipada com dois esquadrões de helicópteros Apaches. Aapesar de ser uma força relativamente leve, ainda levou-se aproximadamente 20 dias para desdobrar esta unidade de 5.000 soldados da Alemanha para a Albânia. Ao chegar à Albânia foi necessário treinamento adicional para familiarizar os pilotos com as condições de vôo no terreno montanhoso dos Bálcãs. Quando a unidade foi declarada pronta para desdobramento em 26 de abril, as operações de aeronaves de asa fixa já estavam em andamento há algum tempo. No final das contas, os líderes políticos e militares dos EUA decidiram não empregar os Apaches no Kosovo porque aparentemente os riscos de aeronaves de vôo baixo excediam os benefícios. Ddepois de 78 dias de ataques aéreos de aeronaves de asa fixa, o governo iugoslavo em Belgrado consentiu em evacuar suas forças do Kosovo. A OTAN venceu sem comprometer as forças do Eexército, incluindo os helicópteros de ataque da FTt Hawk."

[]s marco

A paz é só um período entre guerras...
Responder