Defesa da Amazônia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
ademir
Sênior
Sênior

#31 Mensagem por ademir » Sáb Set 01, 2007 1:02 am

E a defesa da amazonia azul como fica? qual deveria ser as medidas para defesa dela, e quais são as condições de defesa hoje?

Meus amigos

Eu acredito que a perda da Amazõnia Verde ( a maior riqueza de fato e a água doce ..que já falta na Europa) aconteceria a partir da Amazõnia Azul da seguinte forma:
1) Projeção de poder sobre terra a partir do mar com a destruição da infra-estrutura e a capacidade industrial concentrada na região sul/sudeste. Seriam empregados misseis de cruzeiro lançados de submarinos e aviões de ataque baseados em navios-aerodromos;
2) Bloqueio naval/interdição do trafego maritimo comercial a partir do Atlãntico Norte e dos oceanos Indico e Pacifico;
3) Destruição/tomada das plataformas maritimas de exploração de petróleo e mais radicalmente;
4) A destruição de dois grandes centros populacionais com a morte de pelo menos 1.000.000 de brasileiros (Os povos do norte tem culhões para isso.).
A ameaça vai ser através do mar não tenham duvidas, nada de tropas em terra(vide Iraque, Vietnã..etc ) A força de ataque sera ''respaldada'' por qualquer motivação politica pela ONU . Com o quadro de destruição descrito acima o governo e o povo brasileiro que não possuem espirito guerreiro (vide exemplo das refinarias na Bolivia)entregam de bandeija a Amazõnia para ser administrada como território da humanidade (já declararam a água como patrimonio da humanidade). O dia que acontecer alguem vai lembrar... o maluco do Maia tinha razão.

Um abraço

Maia

Maia, somos dois malucos então [009]

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#32 Mensagem por Marino » Sáb Set 01, 2007 9:47 am

Marino escreveu:Quando pensamos em defesa da Amazônia temos um grave defeito: pensamos em defender a floresta de uma invasão convencional, por um exército convencional.
Quem iria invadir a Amazônia por terra?
Vindos de onde?
Quais acessos teriam os exércitos invasores por terra?
Aonde conseguiriam chegar vindos por terra?
Se você, caro DBista, fosse o decisor político de uma nação inimiga, como utilizaria suas FFAA para fazer o Brasil desistir da Amazônia?
Teria bases em países vizinhos?
Lançaria seus exércitos por terra?
Faria uma operação aeroterrestre e lançaria seus PQD na selva, ou em Manaus?
Como os supriria logisticamente?
Mesmo que conquistasse Manaus e outros pontos na floresta, isto seria suficiente para fazer o Brasil parar?
O que fazer?
Paro aqui e respondo após a opinião dos amigos.
Marino

Caros Ademir e Maia
Respondendo minhas questões, reproduzidas acima.
Se eu fosse o decisor de um país com capacidade de ataque ao Brasil, não mandaria minhas tropas para a floresta.
Sabendo que 85% do petróleo consumido no Brasil vem do mar, e que 95% de suas exportações e importações também são feitas por via marítima, e que somente estes 2 ítens estrangulariam economicamente o país, eu agiria no mar.
Também não mandaria minha marinha ou minha força aérea atacarem a floresta não, elas atacariam os centros industriais, populacionais e políticos do Brasil, para forçar que o poder político brasileiro capitulasse, não importando quão aguerridas fossem suas tropas na floresta.
São necessária tropas na Amazônia? Claro que sim, muitas, pois grupos guerrilheiros e incursões de exércitos regulares podem se dar.
Mas pensando macro e não somente na floresta, a defesa da Amazônia se dará no mar.

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#33 Mensagem por Morcego » Sáb Set 01, 2007 10:06 am

A primeira coisa para se defender a AMAZONIA é tornar ela ECONOMICAMENTE VIAVEL.

já existe hoje um fluxo migratório de empresas e massa critica do SUL/SUDESTE para aquela região. mas ainda é pouco.

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1244 vezes
Agradeceram: 734 vezes

#34 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Set 01, 2007 11:17 am

Pessoal, apesar da ocupação da Amazônia poder se dar da forma como descrita acima pelos nossos colegas, não podemos esquecer que pode haver também uma ocupação mais discreta.

Hoje no Brasil estão instaladas grandes empresas de diversos países, consequentemente, as multinacionais precionariam o governo destes países, pois não seria interessante a destruição de grandes centros como uma forma de intimidar o Brasil. Já é fato que o nosso país prover grande parte da renda de parte dessas empresas, imagina você perder uma "mina de ouro" dessa?

Se eu fosse um presidente de uma potênca, pensaria assim:

"Para quê usar bombas e misseis? Vamos usar ongs, é mais barato e mais furtivo. Na imensidão da Amazônia, o emprego dessa força será muito eficiente pois lá o Estado não se faz presente. Logo, o que seria de reponsabilidade do Estado, as ONGs passam a prover (educação, saúde, geração de trabalho). Depois que os meus ideais estiverem disseminados, basta apenas um pequeno empurrão. Pronto! Guerra Civil. Para que envolver meus soldados? Deixem que eles resolvam esse problema entre si. Estou aqui apenas para financiar de forma indireta essa guerra. Até porque, se eu me envolver nesse conflito, pode haver uma repercusão negativa dentro do meus país e meu governo pode ser prejudicado com isso."

Pessoal, quero chamar a atenção para esse detalhe. Na maioria das vezes, a solução para um problema pode ser mais simples do que possamos imaginar. Ao falarmos em Defesa da Amazônia, não devemos nos limitar apenas a uma militarização da região norte, antes disso, o Estado Brasileiro tem que se fazer presente. Reconheço o excelente trabalho que as nossas forças realizam na região. Mas o Estado não se restringe apenas a MB EB e FAB. Região norte precisa de políticas serias e de longo prazo.

Wesley

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#35 Mensagem por Moccelin » Sáb Set 01, 2007 3:55 pm

Eles (os políticos) usam justamente as FFAA para projetar o Estado na região... Navios Hospitais, Helicópteros das FFAA, aviões da FAB, etc... Apesar disso "cagaram" por anos quanto aos meios das FFAA... Parece que agora eles acordaram... Ou será mais uma ação pontual e passageira?

The cake is a lie...
Patton
Sênior
Sênior

#36 Mensagem por Patton » Sáb Set 01, 2007 5:44 pm

PRMaia escreveu:
Marino escreveu:Quando pensamos em defesa da Amazônia temos um grave defeito: pensamos em defender a floresta de uma invasão convencional, por um exército convencional.
Vindos de onde?
Se você, caro DBista, fosse o decisor político de uma nação inimiga, como utilizaria suas FFAA para fazer o Brasil desistir da Amazônia?
Mesmo que conquistasse Manaus e outros pontos na floresta, isto seria suficiente para fazer o Brasil parar?
O que fazer?
Marino

Meus amigos

Eu acredito que a perda da Amazõnia Verde ( a maior riqueza de fato e a água doce ..que já falta na Europa) aconteceria a partir da Amazõnia Azul da seguinte forma:
1) Projeção de poder sobre terra a partir do mar com a destruição da infra-estrutura e a capacidade industrial concentrada na região sul/sudeste. Seriam empregados misseis de cruzeiro lançados de submarinos e aviões de ataque baseados em navios-aerodromos;
2) Bloqueio naval/interdição do trafego maritimo comercial a partir do Atlãntico Norte e dos oceanos Indico e Pacifico;
3) Destruição/tomada das plataformas maritimas de exploração de petróleo e mais radicalmente;
4) A destruição de dois grandes centros populacionais com a morte de pelo menos 1.000.000 de brasileiros (Os povos do norte tem culhões para isso.).
A ameaça vai ser através do mar não tenham duvidas, nada de tropas em terra(vide Iraque, Vietnã..etc ) A força de ataque sera ''respaldada'' por qualquer motivação politica pela ONU . Com o quadro de destruição descrito acima o governo e o povo brasileiro que não possuem espirito guerreiro (vide exemplo das refinarias na Bolivia)entregam de bandeija a Amazõnia para ser administrada como território da humanidade (já declararam a água como patrimonio da humanidade). O dia que acontecer alguem vai lembrar... o maluco do Maia tinha razão.

Um abraço

Maia

Enquanto voce continua a acreditar nessa porra, a Venezuela esta recebendo avioes avancadas do modelo Su-30. Hugo Chavez esta criando uma alianca forte com Bolivia que robou o seu Petrobras. O poder militar da Venezuela esta crecendo muito em relacao ao Brasil. Chavez comprou milhares de armas de fogo da Russia que logo vao entrar nas maos da FARC se nao estao com eles agora. O Brasil sera' circado...nao pelo "povo do norte" mas pelas proprias esquerdistas da America do Sul.

Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#37 Mensagem por Morcego » Sáb Set 01, 2007 5:48 pm

Patton escreveu:
PRMaia escreveu:
Vindos de onde?
O que fazer?
Marino

Meus amigos

Um abraço

Maia

Enquanto voce continua a acreditar nessa porra, a Venezuela esta recebendo avioes avancadas do modelo Su-30. Hugo Chavez esta criando uma alianca forte com Bolivia que robou o seu Petrobras. O poder militar da Venezuela esta crecendo muito em relacao ao Brasil. Chavez comprou milhares de armas de fogo da Russia que logo vao entrar nas maos da FARC se nao estao com eles agora. O Brasil sera' circado...nao pelo "povo do norte" mas pelas proprias esquerdistas da America do Sul.

concordo com o PATTON, estamos nos preparando anos para o inimigo errado.

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 247 vezes
Agradeceram: 560 vezes

#38 Mensagem por Brasileiro » Sáb Set 01, 2007 6:13 pm

O Patton tem razão.

A nossa maior ameaça está bem ao nosso lado e está nos cercando.

Acreditem em outra coisa: Invasão na Amazônia é lenda. É um último caso tão último que...

A maior motivação que um país tem para invadir o outro não é por questões ambientais, mas por dinheiro, por interesses. Ninguém invadiria a amazônia por um motivo "verde", mas por causa da riqueza que lá existe.
E mais, uma invasão seria um paradoxo, pois certamente a guerra destruiria a floresta, e quando a mesma já estiver conquistada já não vai existir mais o que defender.

abraços]

Carlos Mathias

#39 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 01, 2007 6:34 pm

Destruir a floresta? Mas nem os EUA com tudo aquilo conseguem, é muito mato amigo. Além do quê, vai jogar bomba no mato prá quê, prá matar mosquito e formiga? E outra coisa, nenhum vizinho pode vencer uma guerra contra nós. E antes que venham com aquele papo de pequeno ataque e depois acordo de "paz", isso não existe. Quem se aventurar vai enfrentar uma guerra longa, desgastante, com muitas baixas e quem aguentar mais tempo vai levar. Inicialmente podemos levar um tranco, mas a partir daí, depois do país mobilizado, dos X-9 fuzilados, dos entreguistas fuzilados, dos traíras fuzilados, enfim, depois que alei marcial começar a agir, vai aparecer muito patriota, vai ter muita empresa "voluntária", muita dinheiro e muita gente prá botar na roda.

A questão de nos armarmos é justamente para desestimular uma primeira aventura.

Bolívia? Fala sério né? Venezuela? O Chávez é tudo menos burro, ele é militar e sabe onde pode botar mão sem se queimar muito.

Resta quem?

Duka
Avançado
Avançado
Agradeceu: 364 vezes
Agradeceram: 160 vezes

#40 Mensagem por Duka » Sáb Set 01, 2007 7:25 pm

concordo com o Patton tbm...
esse papo d americano invadindo axo meio forçado(claro q devemos nos preparar para qq hipotese), e o pessoal esquece q tem uns indios doidos aki do lado...

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceram: 184 vezes

#41 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Set 01, 2007 7:33 pm

Patton, vc tem razão mas nós temos que nos preparar para uma guerra vinda de fora..

explico.

Nenhum país na AS é ameaça séria para o Brasil. O Brasil so seria ameaçado se a guerra fosse contra toda a AS. Temos relações muito boas com a maioria dos países então essa possibilidade é muito remota.

O que poderia vencer o Brasil?

Ou uma união da AS. Improvável.
Ou uma união de países de fora. TB improvável mas as opções são maiores ja que estamos falando de quase 200 países..
Ou uma grande potência. TB improvável.

Então na minha opinião temos que preparar as nossas forças armadas para conter uma guerra contra vários países ao mesmo tempo na AS.
E ao mesmo tempo manter uma marinha poderosa para amedrontar forças estrangeiras...

O Marino tem toda razão quando diz que uma guerra na Amazonia seria no mar. Eu concordo plenamente. Colocar homens na mata seria loucura. Teriam muitas baixas, seria um novo vietna. Mas destruir a nossa marinha, controlar o nosso mar, controlar o nosso espaço aéreo, controlar o nosso petróleo, controlar o nosso mercado externo (importação/exportação), destruir nossos centros econômicos....

Isso sim afundaria o país e acabariamos fazendo um acordo....

Então o negócio é uma força aérea com ataque marítimo de profundidade e uma marinha equilibrada com muitos submarinos e independência, principalmente nos torpedos pesados.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Benke
Sênior
Sênior

#42 Mensagem por Benke » Sáb Set 01, 2007 7:35 pm

Tbm acho q a ameaça norte americana, sem falar na européia, é conversa pra boi dormir (apesar de ser um termômetro). A maior ameaça vem da nossa incapacidade de botar um pouco de ordem na nossa oca Amazonica :? Isso pode vir a nos causar problemas...

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#43 Mensagem por Morcego » Sáb Set 01, 2007 7:44 pm

Carlos Mathias escreveu:Destruir a floresta? Mas nem os EUA com tudo aquilo conseguem, é muito mato amigo. Além do quê, vai jogar bomba no mato prá quê, prá matar mosquito e formiga? E outra coisa, nenhum vizinho pode vencer uma guerra contra nós. E antes que venham com aquele papo de pequeno ataque e depois acordo de "paz", isso não existe. Quem se aventurar vai enfrentar uma guerra longa, desgastante, com muitas baixas e quem aguentar mais tempo vai levar. Inicialmente podemos levar um tranco, mas a partir daí, depois do país mobilizado, dos X-9 fuzilados, dos entreguistas fuzilados, dos traíras fuzilados, enfim, depois que alei marcial começar a agir, vai aparecer muito patriota, vai ter muita empresa "voluntária", muita dinheiro e muita gente prá botar na roda.

A questão de nos armarmos é justamente para desestimular uma primeira aventura.

Bolívia? Fala sério né? Venezuela? O Chávez é tudo menos burro, ele é militar e sabe onde pode botar mão sem se queimar muito.

Resta quem?

é mas vamos la CARLOS: BOLIVIA+VENEZUELA+FARC+ARGENTINA.

e ai??

a Argentina não precisa fazer nada pra atrapalhar, apenas decolar com uns a-4 e entrar uns kilometros pra dentro, só pra manter nossos esforços divididos.

MAS SE VC PREFERE ACREDITAR NO GRANDE SATÃ AMERICANO, tudo bem.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#44 Mensagem por Bolovo » Sáb Set 01, 2007 8:27 pm

Não acredito muito nessa estória de invasão norte americana ou européia no Brasil, alias, dúvido muito pouco mesmo. Mas acho que é um bom pretexto para sempre manter as nossas forças atualizadas, é bom ter um 'inimigo imaginário' pra não perder o bonde. Imagina nós aqui se armando contra uma invasão norte americana, que nunca vai ocorrer em minha opinião, mas daqui a pouco descobrem que o inimigo real é um país vizinho ou coisa do tipo? Pows, se estivermos nos armando contra uma superpotência, então enfrentar uma Venezuela da vida é piece of cake. :mrgreen:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#45 Mensagem por Marino » Sáb Set 01, 2007 8:27 pm

Mas quem foi que disse que os americanos foram nomeados os futuros invasores da Amazônia?
O que eu escrevi foi um "exercício acadêmico", sem nomear inimigos, somente descrevendo o que alguem de bom senso faria. Não seria jogar soldados na floresta.
Patton
Os principais responsáveis por armar a Venezuela foram vocês, americanos. Veja porquê:
- queria modernizar os F-16, continuando a comprar sobressalentes nos EUA, e não foi permitido
- queria comprar simples AMX-T, e não foi permitido
- queria comprar turbohélices Surper-Tucano, e não foi permitido
- estavam modernizando suas fragatas Lupo nos EUA
Resposta:
-Compraram SU-30 na Rússia
- compraram sistemas TOR na Rússia
- compraram fuzis na Rússia
- compraram navios na Espanha
Quem motivou isto?
Era melhor eles comprarem AMX e Tucanos, mantendo os F-16A ou SU-30?

Responder