2009- Bye Bye AMX?
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 1677
- Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5449
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Marechal-do-ar escreveu:O custo para produzir um AMX ou comprar usado é uma pechincha, mas ele pode estar falando de outros custos.
Digo caro para a função LIFT. Parece que para a FAB não compensaria o custo de operação dele nessa função. Foi o que ouvi algumas vezes, mas repito, não conferi nunca se é verdade.
AD ASTRA PER ASPERA
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5449
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
Skyway escreveu:Marechal-do-ar escreveu:O custo para produzir um AMX ou comprar usado é uma pechincha, mas ele pode estar falando de outros custos.
Digo caro para a função LIFT. Parece que para a FAB não compensaria o custo de operação dele nessa função. Foi o que ouvi algumas vezes, mas repito, não conferi nunca se é verdade.
O que ocorre é que em comparação com aviões projetados especificamente para serem LIFT com alguma capacidade de ataque leve o AMX realmente tem um custo de operação maior uma vez que é um caça um pouco mais pesado e usa uma turbina potente para a função LIFT e consequentemente com maior consumo de combustivel, alem de ter sistemas com redundancia(tanto hidraulicos quanto eletricos) o que não se faz necessario para um LIFT e que aumenta bastante os custos de manutenção. Existem tambem diversos componentes eletronicos que tambem não são necessario para LIFT como Jamming, RWR, Chaff/Flare, canhão, entre outros.... tudo isso contribue para o aumento nos custo em termo de manutenção.
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
-
- Sênior
- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
henriquejr escreveu:piratadabaixada escreveu:Skyway escreveu:Bem, já cansei de ouvir que o AMX-T é muito caro para LIFT. Mas nunca corri atras para ter certeza.
Este é o ponto que desejo entender.
Se fosse tão caro a Venezuela não teria comprado(antes de ser embargado pelos EUA)
Olá Henrique,
acho que devemos considerar também os "interesses políticos" do Chávez na época. O Lula o salvou de um golpe. Tem certas coisas que não tem preço...
Abraços,
Orestes
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Eu digo caro no sentido de operar como LITF, não caça de ataque! Ele usa uma spey, falta peças, falta aviônicos, falta tudo! Deve ser por isso que a sua disponibilidade está tão baixa!! Não vale falar 'porque os EUA usam o T-38 então?', POWS, eles estão em outra realidade e tal... nos temos que ser humildes... o nosso LIFT será o Impala BR e já estará muito bom!
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Marechal-do-ar escreveu:jacquessantiago escreveu:Qual a razão da baixa disponibilidade do AMX na FAB? Estaria relacionado com o custo de operação? Custo de peças? Falta de peças disponíveis?
Falta de grana mesmo...
Não é só isso.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Bolovo escreveu:Eu digo caro no sentido de operar como LITF, não caça de ataque! Ele usa uma spey, falta peças, falta aviônicos, falta tudo! Deve ser por isso que a sua disponibilidade está tão baixa!! Não vale falar 'porque os EUA usam o T-38 então?', POWS, eles estão em outra realidade e tal... nos temos que ser humildes... o nosso LIFT será o Impala BR e já estará muito bom!
Olá Bolovo,
concordo quando você diz que o nosso Lift será o Impala BR e que já está de bom tamanho. É por aí mesmo, a menos que surja algo novo (que desconheço).
Eu não "fiz as contas", mas gostaria de saber a sua opinião do A-1 ser caro como Lift. Não sei se seria um boa idéia e nem a defendo (já que desconheço). Será que existe uma mínima chance? Eu não vislumbro tal coisa, mas quem sabe um exercício de abstração interessante não possa conduzir a tal coisa plausível... Acho que viajei agora... rssrs
Abração,
Orestes
- Plinio Jr
- Sênior
- Mensagens: 5278
- Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Agradeceram: 1 vez
orestespf escreveu:Bolovo escreveu:Eu digo caro no sentido de operar como LITF, não caça de ataque! Ele usa uma spey, falta peças, falta aviônicos, falta tudo! Deve ser por isso que a sua disponibilidade está tão baixa!! Não vale falar 'porque os EUA usam o T-38 então?', POWS, eles estão em outra realidade e tal... nos temos que ser humildes... o nosso LIFT será o Impala BR e já estará muito bom!
Olá Bolovo,
concordo quando você diz que o nosso Lift será o Impala BR e que já está de bom tamanho. É por aí mesmo, a menos que surja algo novo (que desconheço).
Eu não "fiz as contas", mas gostaria de saber a sua opinião do A-1 ser caro como Lift. Não sei se seria um boa idéia e nem a defendo (já que desconheço). Será que existe uma mínima chance? Eu não vislumbro tal coisa, mas quem sabe um exercício de abstração interessante não possa conduzir a tal coisa plausível... Acho que viajei agora... rssrs
Abração,
Orestes
A própria indisponibilidade atual do A-1 mesmo na função de aeronave de ataque é um péssimo sinal de utilizá-lo na função Lift, a menos que venham adquirir várias unidades adicionais e canibalizá-las, mas creio que fazer isto não seria a solução dos problemas.
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
- Delta Dagger
- Sênior
- Mensagens: 844
- Registrado em: Qui Fev 19, 2004 11:51 pm
- Localização: Petrópolis - RJ
henriquejr escreveu: Acho que seria viável sim a FAB comprar da AMI pelo menos uns 24 AMX-T usado. Junta com os 12 que ja temos e passaremos a ter uma frota de 36 AMX-T para LIFT!
Será que vão querer vender o "T"?
I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched c-beams glitter in the dark near Tanhauser Gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain
Roy Batty - Blade Runner
Roy Batty - Blade Runner