2009- Bye Bye AMX?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#31 Mensagem por Skyway » Sex Mai 18, 2007 6:05 pm

Bem, já cansei de ouvir que o AMX-T é muito caro para LIFT. Mas nunca corri atras para ter certeza.

AD ASTRA PER ASPERA
piratadabaixada
Sênior
Sênior

#32 Mensagem por piratadabaixada » Sex Mai 18, 2007 6:14 pm

Skyway escreveu:Bem, já cansei de ouvir que o AMX-T é muito caro para LIFT. Mas nunca corri atras para ter certeza.

Este é o ponto que desejo entender.

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#33 Mensagem por henriquejr » Sex Mai 18, 2007 6:16 pm

piratadabaixada escreveu:
Skyway escreveu:Bem, já cansei de ouvir que o AMX-T é muito caro para LIFT. Mas nunca corri atras para ter certeza.

Se fosse tão caro a Venezuela não teria comprado(antes de ser embargado pelos EUA)

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#34 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Mai 18, 2007 6:24 pm

O custo para produzir um AMX ou comprar usado é uma pechincha, mas ele pode estar falando de outros custos.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#35 Mensagem por Skyway » Sex Mai 18, 2007 6:31 pm

Marechal-do-ar escreveu:O custo para produzir um AMX ou comprar usado é uma pechincha, mas ele pode estar falando de outros custos.

Digo caro para a função LIFT. Parece que para a FAB não compensaria o custo de operação dele nessa função. Foi o que ouvi algumas vezes, mas repito, não conferi nunca se é verdade.

AD ASTRA PER ASPERA
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#36 Mensagem por henriquejr » Sex Mai 18, 2007 6:39 pm

Skyway escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:O custo para produzir um AMX ou comprar usado é uma pechincha, mas ele pode estar falando de outros custos.

Digo caro para a função LIFT. Parece que para a FAB não compensaria o custo de operação dele nessa função. Foi o que ouvi algumas vezes, mas repito, não conferi nunca se é verdade.

O que ocorre é que em comparação com aviões projetados especificamente para serem LIFT com alguma capacidade de ataque leve o AMX realmente tem um custo de operação maior uma vez que é um caça um pouco mais pesado e usa uma turbina potente para a função LIFT e consequentemente com maior consumo de combustivel, alem de ter sistemas com redundancia(tanto hidraulicos quanto eletricos) o que não se faz necessario para um LIFT e que aumenta bastante os custos de manutenção. Existem tambem diversos componentes eletronicos que tambem não são necessario para LIFT como Jamming, RWR, Chaff/Flare, canhão, entre outros.... tudo isso contribue para o aumento nos custo em termo de manutenção.

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#37 Mensagem por Penguin » Sex Mai 18, 2007 7:01 pm

Qual a razão da baixa disponibilidade do AMX na FAB? Estaria relacionado com o custo de operação? Custo de peças? Falta de peças disponíveis?

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#38 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Mai 18, 2007 7:31 pm

jacquessantiago escreveu:Qual a razão da baixa disponibilidade do AMX na FAB? Estaria relacionado com o custo de operação? Custo de peças? Falta de peças disponíveis?

Falta de grana mesmo...

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#39 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 19, 2007 12:09 am

henriquejr escreveu:
piratadabaixada escreveu:

Se fosse tão caro a Venezuela não teria comprado(antes de ser embargado pelos EUA)

Olá Henrique,

acho que devemos considerar também os "interesses políticos" do Chávez na época. O Lula o salvou de um golpe. Tem certas coisas que não tem preço...

Abraços,

Orestes

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#40 Mensagem por Bolovo » Sáb Mai 19, 2007 12:21 am

Eu digo caro no sentido de operar como LITF, não caça de ataque! Ele usa uma spey, falta peças, falta aviônicos, falta tudo! Deve ser por isso que a sua disponibilidade está tão baixa!! Não vale falar 'porque os EUA usam o T-38 então?', POWS, eles estão em outra realidade e tal... nos temos que ser humildes... o nosso LIFT será o Impala BR e já estará muito bom!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#41 Mensagem por Bolovo » Sáb Mai 19, 2007 12:22 am

Marechal-do-ar escreveu:
jacquessantiago escreveu:Qual a razão da baixa disponibilidade do AMX na FAB? Estaria relacionado com o custo de operação? Custo de peças? Falta de peças disponíveis?

Falta de grana mesmo...

Não é só isso.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
orestespf
Sênior
Sênior

#42 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 19, 2007 1:13 am

Bolovo escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:

Falta de grana mesmo...

Não é só isso.

X2

Não é mesmo.

Abs,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#43 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 19, 2007 1:19 am

Bolovo escreveu:Eu digo caro no sentido de operar como LITF, não caça de ataque! Ele usa uma spey, falta peças, falta aviônicos, falta tudo! Deve ser por isso que a sua disponibilidade está tão baixa!! Não vale falar 'porque os EUA usam o T-38 então?', POWS, eles estão em outra realidade e tal... nos temos que ser humildes... o nosso LIFT será o Impala BR e já estará muito bom!

Olá Bolovo,

concordo quando você diz que o nosso Lift será o Impala BR e que já está de bom tamanho. É por aí mesmo, a menos que surja algo novo (que desconheço).

Eu não "fiz as contas", mas gostaria de saber a sua opinião do A-1 ser caro como Lift. Não sei se seria um boa idéia e nem a defendo (já que desconheço). Será que existe uma mínima chance? Eu não vislumbro tal coisa, mas quem sabe um exercício de abstração interessante não possa conduzir a tal coisa plausível... Acho que viajei agora... rssrs

Abração,

Orestes

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#44 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Mai 19, 2007 11:11 am

orestespf escreveu:
Bolovo escreveu:Eu digo caro no sentido de operar como LITF, não caça de ataque! Ele usa uma spey, falta peças, falta aviônicos, falta tudo! Deve ser por isso que a sua disponibilidade está tão baixa!! Não vale falar 'porque os EUA usam o T-38 então?', POWS, eles estão em outra realidade e tal... nos temos que ser humildes... o nosso LIFT será o Impala BR e já estará muito bom!

Olá Bolovo,

concordo quando você diz que o nosso Lift será o Impala BR e que já está de bom tamanho. É por aí mesmo, a menos que surja algo novo (que desconheço).

Eu não "fiz as contas", mas gostaria de saber a sua opinião do A-1 ser caro como Lift. Não sei se seria um boa idéia e nem a defendo (já que desconheço). Será que existe uma mínima chance? Eu não vislumbro tal coisa, mas quem sabe um exercício de abstração interessante não possa conduzir a tal coisa plausível... Acho que viajei agora... rssrs

Abração,

Orestes

A própria indisponibilidade atual do A-1 mesmo na função de aeronave de ataque é um péssimo sinal de utilizá-lo na função Lift, a menos que venham adquirir várias unidades adicionais e canibalizá-las, mas creio que fazer isto não seria a solução dos problemas.

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Delta Dagger
Sênior
Sênior

#45 Mensagem por Delta Dagger » Sáb Mai 19, 2007 11:44 am

henriquejr escreveu: Acho que seria viável sim a FAB comprar da AMI pelo menos uns 24 AMX-T usado. Junta com os 12 que ja temos e passaremos a ter uma frota de 36 AMX-T para LIFT!

Será que vão querer vender o "T"?

I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched c-beams glitter in the dark near Tanhauser Gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain
Roy Batty - Blade Runner
Responder