Energys escreveu: ↑Seg Mai 23, 2022 8:59 pm
Não sei o que consideram tempo de operação e tempo para certificação.
Att.
É, então, esse é um ponto.
Mas quanto ao combustível é interessante, pois o AVGAS que deve ser usado no MTC e não é lá um baita combustível eficiente. A turbina com 1.16kg/h me parece ser eficiente, teria que ver o combustível o quanto é.
Estava fazendo uma estimação aqui, me corrijam se o cálculo de consumo estiver errado, mas considerando a imagem divulgada neste link, o míssil tem 5,5m de comprimento e 0,45m de diâmetro, dispensando os estágios do booster e da cabeça de guerra/aviônicos sobraria o estágio central com 2,35m onde estaria a turbina de 1,2m de comprimento e espaço para um tanque de uns 180l de QAv.
Pelo SFC divulgado para a TJ1000 (1,16 kg/kgf/hr) isso seria suficiente para uma meia hora de funcionamento da turbina o que, pela velocidade de cruzeiro divulgada, daria uns 400 a 500km de alcance.
gabriel219 escreveu: ↑Seg Mai 23, 2022 9:01 pm
É, então, esse é um ponto.
Mas quanto ao combustível é interessante, pois o AVGAS que deve ser usado no MTC e não é lá um baita combustível eficiente. A turbina com 1.16kg/h me parece ser eficiente, teria que ver o combustível o quanto é.
Estava fazendo uma estimação aqui, me corrijam se o cálculo de consumo estiver errado, mas considerando a imagem divulgada neste link, o míssil tem 5,5m de comprimento e 0,45m de diâmetro, dispensando os estágios do booster e da cabeça de guerra/aviônicos sobraria o estágio central com 2,35m onde estaria a turbina de 1,2m de comprimento e espaço para um tanque de uns 180l de QAv.
Pelo SFC divulgado para a TJ1000 (1,16 kg/kgf/hr) isso seria suficiente para uma meia hora de funcionamento da turbina o que, pela velocidade de cruzeiro divulgada, daria uns 400 a 500km de alcance.
É isso ?
sds
Dependendo do combustível e usando Torricelli, bem por ai, talvez mais. Mas, o maior problema em saber o alcance é o espaço do tanque de combustível.
Re: AVIBRAS
Enviado: Sex Jun 03, 2022 3:45 pm
por bonora
Em um pdf de uma apresentação do Centro de Instrução de artilharia de mísseis e foguetes conta que o volume útil de combustível do mtc 300 é de 165 litros, com capacidade máxima de 170 litros.
Eu tenho o arquivo, mas não consegui anexar.
Com 100% de empuxo, são 521 kg/h. Este é o empuxo máximo, geralmente usado na aceleração e ganho de altitude de cruzeiro.
Em voo de cruzeiro, pode jogar o empuxo a uns 80% do máximo, como é feito na aviação em geral.
Voando a velocidade média de 1000 km/h, são 350 km de alcance contadinhos.
O que advogaria em favor de um maior alcance para MTC-300 seria um consumo menor de combustível. Ou seja, o turbojato é superdimensionado e pode fazer o voo de cruzeiro a meia carga. Lembrando que o Tomahawk, daquele tamanhão, possui uma microturbina de 3,1 kN de empuxo.
Aí nesse caso, pode ser que o nosso míssil alcance uns 500 km, não muito mais que isso.
Re: AVIBRAS
Enviado: Sex Jun 03, 2022 5:02 pm
por EduClau
Calculei a 80% do empuxo máximo também, onde errei (por preguiça de procurar) foi calcular a massa do QAv a 1l:1kg, no fim são 20% de diferença, e também arredondar para meia hora de funcionamento...
Obrigado a todos!
sds
Re: AVIBRAS
Enviado: Qua Jun 22, 2022 3:57 pm
por julio_cmb
[/media]
Re: AVIBRAS
Enviado: Qui Ago 11, 2022 3:14 pm
por arcanjo
abs.
arcanjo
Re: AVIBRAS
Enviado: Dom Set 25, 2022 6:40 pm
por FCarvalho
Como é dito no final do vídeo, ainda há possibilidades de incorporar o veículo aos Astros 2020, e eu diria em todas as OM de artilharia de campanha do exército, de acordo com as variantes do mesmo apresentadas pela Avibrás.
Mas nem sempre querer é poder.
Re: AVIBRAS
Enviado: Seg Nov 07, 2022 6:24 pm
por EduClau
Entrevista interessante sobre o programa do AV MT-300, SS-40 guiado e outros assuntos:
Gral. M. Paixão (Brasil): "Con el misil AV-MTC 300 el Ejército tiene un arma eficaz y Avibras un excelente producto"
Infodefensa entrevistó al jefe del Arma de Artillería del Ejército brasileño, quien brindó detalles sobre el sistema Astros y el misil AV-MTC 300
os novos projetos da avibras: MTC-300 com guiagem terminal e uma versão anti-navio.
Re: AVIBRAS
Enviado: Ter Dez 13, 2022 7:14 pm
por FCarvalho
O AV-TCM deve ser a designação comercial do MICLA da FAB para o míssil da Avibras. E quanto ao AV-TCM AN é a evolução natural que se esperava acontecer neste projeto a partir dos conhecimentos adquiridos com o desenvolvimento do MANSUP.
Só espero que outros modelos e configurações sejam possíveis além destas.
Agora, imaginem só o que nós perdemos ao não permitir a venda do ASTROS 2020 para a Ucrânia justamente quando este negócio poderia tirar a Avibras da situação de recuperação judicial, mais uma, em que se encontra.
E a diferença que estes foguetes guiados, como os SS-60, SS-80 e SS-150 poderiam fazer a favor dos ucranianos nesta guerra, principalmente agora no inverno quando a mobilidade é muito dificultada para ambas as partes. Melhor cartaz que isso impossível.
Mas o pessoal aqui é agro. E no Brasil, agro é pop, agro tec, agro é tudo.
Quanto será que custaria um GMF inteiro com 4 baterias a 8 LMU cada para os ucranianos
Detalhe, esta possível compra poderia até mesmo destravar ao menos dois novos modelos de veículos baseados no chassi Tatra\Tectran que hoje estão só no papel, e lá ficarão a depender somente do EB.
Re: AVIBRAS
Enviado: Sex Jan 06, 2023 2:11 pm
por dersonmig
FCarvalho escreveu: ↑Seg Jul 05, 2021 1:30 pm
Alguém faz ideia de que fim levou, ou que fim deram, a este veículo na Avibrás. Ao que tudo indica caiu no esquecimento ou efetivamente defenestrado.
A chegada da Tatra pode trazer outras perspectivas ao país em termos de viaturas socorro e apoio, como o Mamute, abaixo no chassi Tatra 815, o mesmo dos caminhões do Astros 2020.
O veiculo da Avibras na verdade foi desenvolvido por uma empresa polonesa
Obrigado por lembrar. Realmente, o implemento é de origem polonesa. Uma pena não ter progredido.
Mas a Avibras mantém aparentemente na reserva o projeto de uma viatura socorro para a bateria do Astros 2020, como visto aqui no tópico.
Com o RO da viatura socorro emitido pelo EB há uns dois anos pelo menos, tem-se uma ideia do que a empresa precisa fazer para quem sabe tirar esta versão do papel, apesar da compra do modelo norte americano, que tem por enquanto outras finalidades.
Ou já que a Tatra está por aqui, nada impede um caminhão da empresa fazer o servimos GMF.