AVIBRAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: AVIBRAS

#2866 Mensagem por Energys » Seg Mai 23, 2022 8:15 pm

gabriel219 escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:13 pm
Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:10 pm Não vi. Poderia postar? Obrigado.

Att.
Já postaram aqui umas duas vezes, as audiências. Aliás, o que faz do MTC "incapaz" de atingir mil km? Gostaria de entender com base em resposta técnica, já que espaço interno pra combustível e turbina ele tem capaz de chegar a isso.
A resposta técnica está justamente num dos itens que você citou. Não há esse espaço todo para combustível que você pensa.

Att.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13938
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 771 vezes
Agradeceram: 2410 vezes

Re: AVIBRAS

#2867 Mensagem por gabriel219 » Seg Mai 23, 2022 8:28 pm

Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:15 pm
gabriel219 escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:13 pm
Já postaram aqui umas duas vezes, as audiências. Aliás, o que faz do MTC "incapaz" de atingir mil km? Gostaria de entender com base em resposta técnica, já que espaço interno pra combustível e turbina ele tem capaz de chegar a isso.
A resposta técnica está justamente num dos itens que você citou. Não há esse espaço todo para combustível que você pensa.

Att.
Então o que a Avibrás mostrou a alguns anos atrás sobre espaço da ogiva, cabeça-de-guerra e entre outros foi ampliado muito mais que o normal? Além disso, o peso também, considerando dados de peso de mísseis do tamanho do MTC? Pois é a única explicação dada de ele não tem mil km de alcance ou talvez mais que 300 km.

Na época em que vi, o local disponível para a turbina e combustível correspondia a 3/5 ou pouco mais da fuselagem sem o booster. Isso em 2013 ou 2016, não me recordo.




Editado pela última vez por gabriel219 em Seg Mai 23, 2022 8:43 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: AVIBRAS

#2868 Mensagem por Energys » Seg Mai 23, 2022 8:42 pm

gabriel219 escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:28 pm
Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:15 pm A resposta técnica está justamente num dos itens que você citou. Não há esse espaço todo para combustível que você pensa.

Att.
Então o que a Avibrás mostrou a alguns anos atrás sobre espaço da ogiva, cabeça-de-guerra e entre outros foi ampliado muito mais que o normal? Além disso, o peso também, considerando dados de peso de mísseis do tamanho do MTC? Pois é a única explicação dada de ele não tem mil km de alcance ou talvez mais que 300 km.

Na época em que vi, o local disponível para a turbina e combustível correspondia a 3/5 ou pouco mais da fuselagem sem o booster.
Desconheço o que a AVIBRAS divulgou. O fato é que não é possível mais que triplicar alcance com essa facilidade toda. Poderá ser mais de 300km, mas a 1000 não chegará.

Att.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13938
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 771 vezes
Agradeceram: 2410 vezes

Re: AVIBRAS

#2869 Mensagem por gabriel219 » Seg Mai 23, 2022 8:47 pm

Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:42 pm
gabriel219 escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:28 pm Então o que a Avibrás mostrou a alguns anos atrás sobre espaço da ogiva, cabeça-de-guerra e entre outros foi ampliado muito mais que o normal? Além disso, o peso também, considerando dados de peso de mísseis do tamanho do MTC? Pois é a única explicação dada de ele não tem mil km de alcance ou talvez mais que 300 km.

Na época em que vi, o local disponível para a turbina e combustível correspondia a 3/5 ou pouco mais da fuselagem sem o booster.
Você não mais que triplica alcance com essa facilidade toda. Poderá ser mais de 300km, mas a 1000 não chegará.

Att.
Eu editei o comentário, pois tava tentando resgatar algumas coisas, mas acabou respondendo antes:
Adicionando conteúdo, lembro-me de uma entrevista pro Defesa Aérea & Naval do General Barros, em que citou sobre a nossa versão ter mais que 300 km de alcance - o que não significa em nada que seja mil km de alcance. Porém, vi uma declaração em entrevista de um Oficial do EB - vou tentar resgatar - sobre uma missão de fogo do MTC durar 4 horas. Se uma missão de fogo do MTC durar 1/4 desse valor, considerando a velocidade de Mach 0.85, o que dá pouco mais de 1,000 km/h, ele teoricamente tem capacidade de chegar além dos mil km.

Se ele tem HOJE essa capacidade, duvido por ainda estar em testes, porém...




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: AVIBRAS

#2870 Mensagem por Energys » Seg Mai 23, 2022 8:51 pm

gabriel219 escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:47 pm
Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:42 pm Você não mais que triplica alcance com essa facilidade toda. Poderá ser mais de 300km, mas a 1000 não chegará.

Att.
Eu editei o comentário, pois tava tentando resgatar algumas coisas, mas acabou respondendo antes:
Adicionando conteúdo, lembro-me de uma entrevista pro Defesa Aérea & Naval do General Barros, em que citou sobre a nossa versão ter mais que 300 km de alcance - o que não significa em nada que seja mil km de alcance. Porém, vi uma declaração em entrevista de um Oficial do EB - vou tentar resgatar - sobre uma missão de fogo do MTC durar 4 horas. Se uma missão de fogo do MTC durar 1/4 desse valor, considerando a velocidade de Mach 0.85, o que dá pouco mais de 1,000 km/h, ele teoricamente tem capacidade de chegar além dos mil km.

Se ele tem HOJE essa capacidade, duvido por ainda estar em testes, porém...
4 horas é o tempo potencial de funcionamento da turbina. A turbina ter capacidade para funcionar por 4 horas não significa que se terá combustível para tudo isso.

Att.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13938
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 771 vezes
Agradeceram: 2410 vezes

Re: AVIBRAS

#2871 Mensagem por gabriel219 » Seg Mai 23, 2022 8:56 pm

Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:51 pm
gabriel219 escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:47 pm
Eu editei o comentário, pois tava tentando resgatar algumas coisas, mas acabou respondendo antes:

4 horas é o tempo potencial de funcionamento da turbina. A turbina ter capacidade para funcionar por 4 horas não significa que se terá combustível para tudo isso.

Att.
Mas o que foi falado é que a Turbina teria 30-40 horas de duração. Fizeram downgrade?




Editado pela última vez por gabriel219 em Seg Mai 23, 2022 9:00 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: AVIBRAS

#2872 Mensagem por Energys » Seg Mai 23, 2022 8:59 pm

gabriel219 escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:56 pm
Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:51 pm 4 horas é o tempo potencial de funcionamento da turbina. A turbina ter capacidade para funcionar por 4 horas não significa que se terá combustível para tudo isso.

Att.
Mas o que foi falado é que a Turbina teria 30-40 horas de duração. Fizeram downgrade?
Não sei o que consideram tempo de operação e tempo para certificação.

Att.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13938
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 771 vezes
Agradeceram: 2410 vezes

Re: AVIBRAS

#2873 Mensagem por gabriel219 » Seg Mai 23, 2022 9:01 pm

Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:59 pm
gabriel219 escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:56 pm Mas o que foi falado é que a Turbina teria 30-40 horas de duração. Fizeram downgrade?
Não sei o que consideram tempo de operação e tempo para certificação.

Att.
É, então, esse é um ponto.

Mas quanto ao combustível é interessante, pois o AVGAS que deve ser usado no MTC e não é lá um baita combustível eficiente. A turbina com 1.16kg/h me parece ser eficiente, teria que ver o combustível o quanto é.




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: AVIBRAS

#2874 Mensagem por Energys » Seg Mai 23, 2022 9:02 pm

gabriel219 escreveu: Seg Mai 23, 2022 9:01 pm
Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:59 pm Não sei o que consideram tempo de operação e tempo para certificação.

Att.
É, então, esse é um ponto.

Mas quanto ao combustível é interessante, pois o AVGAS que deve ser usado no MTC e não é lá um baita combustível eficiente. A turbina com 1.16kg/h me parece ser eficiente, teria que ver o combustível o quanto é.
Turbojato é beberrão. Por isso a ideia é mais adiante evoluir para usar um turbofan.

Att.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13938
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 771 vezes
Agradeceram: 2410 vezes

Re: AVIBRAS

#2875 Mensagem por gabriel219 » Seg Mai 23, 2022 9:15 pm

Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 9:02 pm Turbojato é beberrão. Por isso a ideia é mais adiante evoluir para usar um turbofan.

Att.
A Turbomachine tem o TF-1200 sendo desenvolvido, talvez...

0.68 kg/h, 10 mm mais largo e 20 mm mais longo que o TJ-1000, 20 kg mais pesado, porém com quase 100 lbf a mais.




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: AVIBRAS

#2876 Mensagem por Energys » Seg Mai 23, 2022 10:17 pm

Existem muitos pontos para aperfeiçoamentos futuros do MTC que já estão sendo discutidos como um sistema de guiamento terminal (radar, ótico...), novo tipo de motor, diminuição de RCS, etc. Mas antes de tudo é necessário chegar à homologação final do vetor atual e efetivar a produção em série. Voar, navegar e atingir o objetivo já se sabe que ele é capaz.

Att.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38172
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5796 vezes
Agradeceram: 3292 vezes

Re: AVIBRAS

#2877 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 24, 2022 10:53 am

Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:03 pm
FCarvalho escreveu: Dom Mai 22, 2022 11:25 am Se no final das contas o MTC puder ser encapsulado nos mesmos containers do MANSUP e que irão equipar as FCT, temos uma boa chance de fazer com que a linha de produção deste míssil não pare nas 100 unidades compradas pelo EB, e que dificilmente sofrerão acréscimos nos próximos anos com novas compras, como é de praxe.
Vamos torcer para que o MICLA também possa derivar modelos para uso naval.
Impossível na atual configuração. O que determina o diâmetro do míssil é sua turbina, e hoje o tamanho do propulsor não permite que entre em um tubo de MANSUP.
Att.
Bom saber. Então temos espaço para que ele no futuro possa ser lançado dos tubos do Mansup eventualmente se a MB assim desejar.
Não deixa de ser uma aposta para o médio e longo prazo, já que a prioridade é terminar o projeto do míssil anti navio primeiro, e seus possíveis derivados.
A ver.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 545
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceu: 72 vezes
Agradeceram: 368 vezes

Re: AVIBRAS

#2878 Mensagem por Aim For The Top » Qui Jun 02, 2022 1:02 pm



Astros e MTC para o Egito, possívelmente junto ao kc-390




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13938
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 771 vezes
Agradeceram: 2410 vezes

Re: AVIBRAS

#2879 Mensagem por gabriel219 » Qui Jun 02, 2022 4:53 pm

Aim For The Top escreveu: Qui Jun 02, 2022 1:02 pm

Astros e MTC para o Egito, possívelmente junto ao kc-390
O Bolsojunior fez uma viagem ao Oriente Médio, não foi diretamente ao Egito mas relatou ter conversado com Egito e outros países da região, levaram até um KC-390 para lá.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61635
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6368 vezes
Agradeceram: 6711 vezes
Contato:

Re: AVIBRAS

#2880 Mensagem por Túlio » Qui Jun 02, 2022 6:57 pm

Sei lá, fico cá a pensaire se O CONSUMO do motor é equivalente ao usado no, vamos dizer, F107 do Tomahawk ou o Microturbo do SCALP; se a aerodinâmica do míssil é pelo menos equivalente (aqui fico numas de "como seria se tivessem charlado com a EMBRAER sobre este aspecto?") e finalmente se compensa licenciarem o motor da TM para fabricação na AVIBRAS (duplicação de esforços com con$equente aumento de cu$to$) quando bastaria comprá-lo direto, 100% Nacional que é.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder