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Re: AVIBRAS

Enviado: Seg Mai 23, 2022 8:15 pm
por Energys
gabriel219 escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:13 pm
Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:10 pm Não vi. Poderia postar? Obrigado.

Att.
Já postaram aqui umas duas vezes, as audiências. Aliás, o que faz do MTC "incapaz" de atingir mil km? Gostaria de entender com base em resposta técnica, já que espaço interno pra combustível e turbina ele tem capaz de chegar a isso.
A resposta técnica está justamente num dos itens que você citou. Não há esse espaço todo para combustível que você pensa.

Att.

Re: AVIBRAS

Enviado: Seg Mai 23, 2022 8:28 pm
por gabriel219
Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:15 pm
gabriel219 escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:13 pm
Já postaram aqui umas duas vezes, as audiências. Aliás, o que faz do MTC "incapaz" de atingir mil km? Gostaria de entender com base em resposta técnica, já que espaço interno pra combustível e turbina ele tem capaz de chegar a isso.
A resposta técnica está justamente num dos itens que você citou. Não há esse espaço todo para combustível que você pensa.

Att.
Então o que a Avibrás mostrou a alguns anos atrás sobre espaço da ogiva, cabeça-de-guerra e entre outros foi ampliado muito mais que o normal? Além disso, o peso também, considerando dados de peso de mísseis do tamanho do MTC? Pois é a única explicação dada de ele não tem mil km de alcance ou talvez mais que 300 km.

Na época em que vi, o local disponível para a turbina e combustível correspondia a 3/5 ou pouco mais da fuselagem sem o booster. Isso em 2013 ou 2016, não me recordo.

Re: AVIBRAS

Enviado: Seg Mai 23, 2022 8:42 pm
por Energys
gabriel219 escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:28 pm
Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:15 pm A resposta técnica está justamente num dos itens que você citou. Não há esse espaço todo para combustível que você pensa.

Att.
Então o que a Avibrás mostrou a alguns anos atrás sobre espaço da ogiva, cabeça-de-guerra e entre outros foi ampliado muito mais que o normal? Além disso, o peso também, considerando dados de peso de mísseis do tamanho do MTC? Pois é a única explicação dada de ele não tem mil km de alcance ou talvez mais que 300 km.

Na época em que vi, o local disponível para a turbina e combustível correspondia a 3/5 ou pouco mais da fuselagem sem o booster.
Desconheço o que a AVIBRAS divulgou. O fato é que não é possível mais que triplicar alcance com essa facilidade toda. Poderá ser mais de 300km, mas a 1000 não chegará.

Att.

Re: AVIBRAS

Enviado: Seg Mai 23, 2022 8:47 pm
por gabriel219
Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:42 pm
gabriel219 escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:28 pm Então o que a Avibrás mostrou a alguns anos atrás sobre espaço da ogiva, cabeça-de-guerra e entre outros foi ampliado muito mais que o normal? Além disso, o peso também, considerando dados de peso de mísseis do tamanho do MTC? Pois é a única explicação dada de ele não tem mil km de alcance ou talvez mais que 300 km.

Na época em que vi, o local disponível para a turbina e combustível correspondia a 3/5 ou pouco mais da fuselagem sem o booster.
Você não mais que triplica alcance com essa facilidade toda. Poderá ser mais de 300km, mas a 1000 não chegará.

Att.
Eu editei o comentário, pois tava tentando resgatar algumas coisas, mas acabou respondendo antes:
Adicionando conteúdo, lembro-me de uma entrevista pro Defesa Aérea & Naval do General Barros, em que citou sobre a nossa versão ter mais que 300 km de alcance - o que não significa em nada que seja mil km de alcance. Porém, vi uma declaração em entrevista de um Oficial do EB - vou tentar resgatar - sobre uma missão de fogo do MTC durar 4 horas. Se uma missão de fogo do MTC durar 1/4 desse valor, considerando a velocidade de Mach 0.85, o que dá pouco mais de 1,000 km/h, ele teoricamente tem capacidade de chegar além dos mil km.

Se ele tem HOJE essa capacidade, duvido por ainda estar em testes, porém...

Re: AVIBRAS

Enviado: Seg Mai 23, 2022 8:51 pm
por Energys
gabriel219 escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:47 pm
Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:42 pm Você não mais que triplica alcance com essa facilidade toda. Poderá ser mais de 300km, mas a 1000 não chegará.

Att.
Eu editei o comentário, pois tava tentando resgatar algumas coisas, mas acabou respondendo antes:
Adicionando conteúdo, lembro-me de uma entrevista pro Defesa Aérea & Naval do General Barros, em que citou sobre a nossa versão ter mais que 300 km de alcance - o que não significa em nada que seja mil km de alcance. Porém, vi uma declaração em entrevista de um Oficial do EB - vou tentar resgatar - sobre uma missão de fogo do MTC durar 4 horas. Se uma missão de fogo do MTC durar 1/4 desse valor, considerando a velocidade de Mach 0.85, o que dá pouco mais de 1,000 km/h, ele teoricamente tem capacidade de chegar além dos mil km.

Se ele tem HOJE essa capacidade, duvido por ainda estar em testes, porém...
4 horas é o tempo potencial de funcionamento da turbina. A turbina ter capacidade para funcionar por 4 horas não significa que se terá combustível para tudo isso.

Att.

Re: AVIBRAS

Enviado: Seg Mai 23, 2022 8:56 pm
por gabriel219
Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:51 pm
gabriel219 escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:47 pm
Eu editei o comentário, pois tava tentando resgatar algumas coisas, mas acabou respondendo antes:

4 horas é o tempo potencial de funcionamento da turbina. A turbina ter capacidade para funcionar por 4 horas não significa que se terá combustível para tudo isso.

Att.
Mas o que foi falado é que a Turbina teria 30-40 horas de duração. Fizeram downgrade?

Re: AVIBRAS

Enviado: Seg Mai 23, 2022 8:59 pm
por Energys
gabriel219 escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:56 pm
Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:51 pm 4 horas é o tempo potencial de funcionamento da turbina. A turbina ter capacidade para funcionar por 4 horas não significa que se terá combustível para tudo isso.

Att.
Mas o que foi falado é que a Turbina teria 30-40 horas de duração. Fizeram downgrade?
Não sei o que consideram tempo de operação e tempo para certificação.

Att.

Re: AVIBRAS

Enviado: Seg Mai 23, 2022 9:01 pm
por gabriel219
Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:59 pm
gabriel219 escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:56 pm Mas o que foi falado é que a Turbina teria 30-40 horas de duração. Fizeram downgrade?
Não sei o que consideram tempo de operação e tempo para certificação.

Att.
É, então, esse é um ponto.

Mas quanto ao combustível é interessante, pois o AVGAS que deve ser usado no MTC e não é lá um baita combustível eficiente. A turbina com 1.16kg/h me parece ser eficiente, teria que ver o combustível o quanto é.

Re: AVIBRAS

Enviado: Seg Mai 23, 2022 9:02 pm
por Energys
gabriel219 escreveu: Seg Mai 23, 2022 9:01 pm
Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:59 pm Não sei o que consideram tempo de operação e tempo para certificação.

Att.
É, então, esse é um ponto.

Mas quanto ao combustível é interessante, pois o AVGAS que deve ser usado no MTC e não é lá um baita combustível eficiente. A turbina com 1.16kg/h me parece ser eficiente, teria que ver o combustível o quanto é.
Turbojato é beberrão. Por isso a ideia é mais adiante evoluir para usar um turbofan.

Att.

Re: AVIBRAS

Enviado: Seg Mai 23, 2022 9:15 pm
por gabriel219
Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 9:02 pm Turbojato é beberrão. Por isso a ideia é mais adiante evoluir para usar um turbofan.

Att.
A Turbomachine tem o TF-1200 sendo desenvolvido, talvez...

0.68 kg/h, 10 mm mais largo e 20 mm mais longo que o TJ-1000, 20 kg mais pesado, porém com quase 100 lbf a mais.

Re: AVIBRAS

Enviado: Seg Mai 23, 2022 10:17 pm
por Energys
Existem muitos pontos para aperfeiçoamentos futuros do MTC que já estão sendo discutidos como um sistema de guiamento terminal (radar, ótico...), novo tipo de motor, diminuição de RCS, etc. Mas antes de tudo é necessário chegar à homologação final do vetor atual e efetivar a produção em série. Voar, navegar e atingir o objetivo já se sabe que ele é capaz.

Att.

Re: AVIBRAS

Enviado: Ter Mai 24, 2022 10:53 am
por FCarvalho
Energys escreveu: Seg Mai 23, 2022 8:03 pm
FCarvalho escreveu: Dom Mai 22, 2022 11:25 am Se no final das contas o MTC puder ser encapsulado nos mesmos containers do MANSUP e que irão equipar as FCT, temos uma boa chance de fazer com que a linha de produção deste míssil não pare nas 100 unidades compradas pelo EB, e que dificilmente sofrerão acréscimos nos próximos anos com novas compras, como é de praxe.
Vamos torcer para que o MICLA também possa derivar modelos para uso naval.
Impossível na atual configuração. O que determina o diâmetro do míssil é sua turbina, e hoje o tamanho do propulsor não permite que entre em um tubo de MANSUP.
Att.
Bom saber. Então temos espaço para que ele no futuro possa ser lançado dos tubos do Mansup eventualmente se a MB assim desejar.
Não deixa de ser uma aposta para o médio e longo prazo, já que a prioridade é terminar o projeto do míssil anti navio primeiro, e seus possíveis derivados.
A ver.

Re: AVIBRAS

Enviado: Qui Jun 02, 2022 1:02 pm
por Aim For The Top


Astros e MTC para o Egito, possívelmente junto ao kc-390

Re: AVIBRAS

Enviado: Qui Jun 02, 2022 4:53 pm
por gabriel219
Aim For The Top escreveu: Qui Jun 02, 2022 1:02 pm

Astros e MTC para o Egito, possívelmente junto ao kc-390
O Bolsojunior fez uma viagem ao Oriente Médio, não foi diretamente ao Egito mas relatou ter conversado com Egito e outros países da região, levaram até um KC-390 para lá.

Re: AVIBRAS

Enviado: Qui Jun 02, 2022 6:57 pm
por Túlio
Sei lá, fico cá a pensaire se O CONSUMO do motor é equivalente ao usado no, vamos dizer, F107 do Tomahawk ou o Microturbo do SCALP; se a aerodinâmica do míssil é pelo menos equivalente (aqui fico numas de "como seria se tivessem charlado com a EMBRAER sobre este aspecto?") e finalmente se compensa licenciarem o motor da TM para fabricação na AVIBRAS (duplicação de esforços com con$equente aumento de cu$to$) quando bastaria comprá-lo direto, 100% Nacional que é.