Gripen vence o concurso suíço

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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PRick

Re: Gripen vence o concurso suíço

#286 Mensagem por PRick » Dom Dez 04, 2011 9:20 pm

Isso é muito bonito, mas é papel, agora nós saberemos se tudo isso era papo, ou vai virar fato. Uma coisa é dizer, outra coisa é assinar contrato, investir pesado, etc...

A AKAER terá que investir para produzir as partes que lhe cabem, isso quer dizer, gastos que alguém vai bancar. Ou então vamos ouvir dizer, ora o caça da Suíça não terá a AKAER no meio, porque os suecos vão dar de bandeja algo que eles mesmos podem fazer, de o GRIPEN NG é mera adaptação do Gripen C, então aquele papo de desenvolvimento, etc.. era furado. O discursos você pode moldar a vontade, mas na hora de fazer, assinar contrato, investir é outra coisa. Pergunto de novo, quem vai bancar isso, ou será filantropia?

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#287 Mensagem por Penguin » Dom Dez 04, 2011 9:32 pm

PRick escreveu:
Isso é muito bonito, mas é papel, agora nós saberemos se tudo isso era papo, ou vai virar fato. Uma coisa é dizer, outra coisa é assinar contrato, investir pesado, etc...

A AKAER terá que investir para produzir as partes que lhe cabem, isso quer dizer, gastos que alguém vai bancar. Ou então vamos ouvir dizer, ora o caça da Suíça não terá a AKAER no meio, porque os suecos vão dar de bandeja algo que eles mesmos podem fazer, de o GRIPEN NG é mera adaptação do Gripen C, então aquele papo de desenvolvimento, etc.. era furado. O discursos você pode moldar a vontade, mas na hora de fazer, assinar contrato, investir é outra coisa. Pergunto de novo, quem vai bancar isso, ou será filantropia?

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Prick,

Ninguém disse que a Akaer está metida no que a Suiça encomendará. A RUAG sim, com toda a certeza estará envolvida até o pescoço. :wink:

A Akaer foi contratada para executar um serviço para a futura versão do Gripen. Esse serviço foi entregue e por enquanto, sem uma definição no F-X2, é só.

De qq forma a Akaer deve estar muito ocupada com a parceria com a francesa Altran.

Por falar em parceiros de origami, os do programa Gripen NG são:

- Saab Aerosystems (Prime contractor and lead system integrator)
- Saab Microwave Systems (Raven AESA radar)
- Swedish government/FMV (financing and advisory)
- General Electric together with Volvo Aero (modified F414 engine)
- APPH
- Finmeccanica subsidiary Selex Galileo (Raven AESA radar)
- Honeywell
- Martin-Baker (ejection seats)
- Meggit
- Rockwell Collins
- Terma A/S

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#288 Mensagem por PRick » Dom Dez 04, 2011 9:44 pm

Penguin escreveu:
PRick escreveu: Isso é muito bonito, mas é papel, agora nós saberemos se tudo isso era papo, ou vai virar fato. Uma coisa é dizer, outra coisa é assinar contrato, investir pesado, etc...

A AKAER terá que investir para produzir as partes que lhe cabem, isso quer dizer, gastos que alguém vai bancar. Ou então vamos ouvir dizer, ora o caça da Suíça não terá a AKAER no meio, porque os suecos vão dar de bandeja algo que eles mesmos podem fazer, de o GRIPEN NG é mera adaptação do Gripen C, então aquele papo de desenvolvimento, etc.. era furado. O discursos você pode moldar a vontade, mas na hora de fazer, assinar contrato, investir é outra coisa. Pergunto de novo, quem vai bancar isso, ou será filantropia?

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Prick,

Ninguém disse que a Akaer está metida no que a Suiça encomendará. A RUAG sim, com toda a certeza estará envolvida até o pescoço. :wink:

A Akaer foi contratada para executar um serviço para a futura versão do Gripen. Esse serviço foi entregue e por enquanto, sem uma definição no F-X2, é só.

De qq forma a Akaer deve estar muito ocupada com a parceria com a francesa Altran.

Por falar em parceiros de origami, os do programa Gripen NG são:

- Saab Aerosystems (Prime contractor and lead system integrator)
- Saab Microwave Systems (Raven AESA radar)
- Swedish government/FMV (financing and advisory)
- General Electric together with Volvo Aero (modified F414 engine)
- APPH
- Finmeccanica subsidiary Selex Galileo (Raven AESA radar)
- Honeywell
- Martin-Baker (ejection seats)
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Vou repetir, se a AKAER estiver metida na encomenda da Suíça será um indício que o modelo é o Gripen NG, se ela não estiver é um indício do contrário. É isso, indício, sinal. Vamos aguardar que logo saberemos o que era papo de vendedor e o que era sério.

Quanto aos participantes do Gripen NG, nós todos vimos as bandeirinhas naqueles desenhos. :roll: :roll:

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#289 Mensagem por Carlos Lima » Dom Dez 04, 2011 9:48 pm

PRick escreveu:Vou repetir, se a AKAER estiver metida na encomenda da Suíça será um indício que o modelo é o Gripen NG, se ela não estiver é um indício do contrário. É isso, indício, sinal. Vamos aguardar que logo saberemos o que era papo de vendedor e o que era sério.

Quanto aos participantes do Gripen NG, nós todos vimos as bandeirinhas naqueles desenhos. :roll: :roll:

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Honestamente, eu acho que o PRick tem razão nisso...

Parece que até a Denel tem dúvidas quanto a participação deles nesse projeto...

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#290 Mensagem por Penguin » Dom Dez 04, 2011 10:22 pm

A Suiça pode estar adquirindo o Gripen E/F ou Gripen C/D plus, se a nova geração realmente se chamar E/F.
Ou será o E/F se essa for a designação do C/D plus. Se assim for, a nova versão (NG) deverá ter outra designação, talvez G/H. Qual a relevância disso? Não faço a menos ideia.

O fato é que do Programa NG poderão derivar duas opções. Um upgrade do Gripen C e uma nova versão. E isso me parece ser uma escolha do cliente. O que a Suíça comprou ainda não se sabe ao certo. Mas se estiver equipada com a turbina F414G, mais pesada e de maior consumo, exigirá maior capacidade de combustível para compensar o maior consumo, será necessário uma nova fuselagem central, novas tomadas de ar redimensionadas e um novo trem de pouso para suportar o peso extra. Tudo isso demanda uma serie de modificações estruturais, ora em testes no Demo.
Imagem

Perguntas e respostas sobre o Programa Gripen NG
28 de julho de 2010
http://www.aereo.jor.br/2010/07/28/perg ... gripen-ng/

O Gripen NG é um avião de combate?
NÃO. O Gripen NG ou ‘Next Generation’ é o nome do programa que possui duas metas básicas: gerar uma nova versão do conhecido caça da Saab e desenvolver novas tecnologias que possam ser incorporadas à atual frota de caças Gripen.

Gripen NG e Gripen Demo são a mesma coisa?
NÃO, embora estejam relacionados. O Gripen NG é um programa e o Gripen Demo (demonstrador) é aeronave deste programa. O Gripen Demo era originalmente um JAS 39B biplace (matrícula 39-803) que foi convertido para o padrão 39D e agora foi parcialmente reconstruído para testar novas melhorias estruturais, novas tecnologias e novos conceitos.

O Gripen Demo é um novo avião?
NÃO. O Gripen Demo, como dito acima, é uma reconstrução do Gripen atual que dará origem aos modelos E/F. Em outras palavras, é a evolução da mesma aeronave, mas com alterações profundas.

Por que o Gripen Demo não é um protótipo?
Por diversos motivos. Um deles foi e continua sendo a capacidade de testar novos equipamentos, sensores e tecnologias que serão empregados nas atualizações dos modelos mais antigos (versões A/B/C/D). Além disso, o Gripen Demo foi reconstruído para servir como plataforma de testes para a futura geração da aeronave, cujas versões receberão os indicativos E (monoposto) e F (biposto). Tudo indica que os resultados apresentados pelo Gripen Demo eliminarão a necessidade de um protótipo dedicado.

Existem diferenças externas entre o Gripen NG e as versões mais antigas?
SIM, existem várias diferenças, mas muito sutis. A principal modificação estrutural está na parte inferior da fuselagem. Um novo trem de pouso principal foi incorporado, melhorando a capacidade interna de combustível da aeronave. Esta modificação deixou a fuselagem inferior mais arredondada e permitiu a incorporação de mais duas estações (cabides) para armamentos. Outros detalhes incluem as novas tomadas de ar com maior área de admissão (em função do novo motor), porta do compartimento da bequilha modificada e ligeiro aumento da envergadura. Futuramente, os aviões de produção receberão novas asas, ligeriramente maiores que as atuais.

As modificações estruturais deixaram o Gripen Demo mais pesado que as versões anteriores?
SIM. Para a versão monoplace do Gripen Demo está previsto um incremento de 200kg no peso vazio da aeronave. Porém, com a introdução do novo motor (um GE F414G) o avião ganhou perto de 22% a mais de potência e, na prática, poderá decolar com 1.800kg a mais de carga paga que a versão anterior.

Como o alcance do Gripen Demo pode ter aumentado tanto se o peso máximo também aumentou?
Existem duas razões básicas para isso. A primeira delas é de caráter estrutural. O reposicionamento do trem de pouso principal permitiu a introdução de um novo tanque de combustível com capacidade para 960kg, elevando total interno para 3360kg (ou 40% a mais). Em segundo lugar, o novo motor F414G possui um consumo muito melhor que o seu antecessor.

Em traslado, o alcance máximo com tanques externos e sem reabastecimento em voo chega a 4.000km e o raio de ação em missão típica de combate, equipado com seis mísseis ar-ar e tanques externos (considerando 30 minutos ‘on station’) ficará ao redor de 1.300km (700 nm).

A Força Aérea da Suécia vai comprar a nova geração do Gripen?
SIM. Porém, a Força Aérea da Suécia pode operar os seus modelos atuais até 2015/2017, e uma versão do Gripen seria necessária somente após esta data. Mas a Saab divulgou que a Força Aérea da Suécia pretende antecipar a aquisição da nova geração do caça caso algum país resolva adquiri-lo.




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Re: Gripen vence o concurso suíço

#291 Mensagem por PRick » Dom Dez 04, 2011 10:43 pm

Penguin escreveu:A Suiça pode estar adquirindo o Gripen E/F ou Gripen C/D plus, se a nova geração realmente se chamar E/F.
Ou será o E/F se essa for a designação do C/D plus. Se assim for, a nova versão (NG) deverá ter outra designação, talvez G/H. Qual a relevância disso? Não faço a menos ideia.

O fato é que do Programa NG poderão derivar duas opções. Um upgrade do Gripen C e uma nova versão. E isso me parece ser uma escolha do cliente. O que a Suíça comprou ainda não se sabe ao certo. Mas se estiver equipada com a turbina F414G, mais pesada e de maior consumo, exigirá maior capacidade de combustível para compensar o maior consumo, será necessário uma nova fuselagem central, novas tomadas de ar redimensionadas e um novo trem de pouso para suportar o peso extra. Tudo isso demanda uma serie de modificações estruturais, ora em testes no Demo.

Perguntas e respostas sobre o Programa Gripen NG
28 de julho de 2010
http://www.aereo.jor.br/2010/07/28/perg ... gripen-ng/

O Gripen NG é um avião de combate?
NÃO. O Gripen NG ou ‘Next Generation’ é o nome do programa que possui duas metas básicas: gerar uma nova versão do conhecido caça da Saab e desenvolver novas tecnologias que possam ser incorporadas à atual frota de caças Gripen.

Gripen NG e Gripen Demo são a mesma coisa?
NÃO, embora estejam relacionados. O Gripen NG é um programa e o Gripen Demo (demonstrador) é aeronave deste programa. O Gripen Demo era originalmente um JAS 39B biplace (matrícula 39-803) que foi convertido para o padrão 39D e agora foi parcialmente reconstruído para testar novas melhorias estruturais, novas tecnologias e novos conceitos.

O Gripen Demo é um novo avião?
NÃO. O Gripen Demo, como dito acima, é uma reconstrução do Gripen atual que dará origem aos modelos E/F. Em outras palavras, é a evolução da mesma aeronave, mas com alterações profundas.
......................
Isso tudo está claro para nós, porém, o que temos que saber, e faz uma ENORME diferença, é o que a Suíça estará de fato comprando. Então teremos que aguardar...

Quanto a confusão das siglas e designações isso só pode ter um propósito, comercial, a confusão só interessa quando é lucrativa. Tanto para quem vende, como para quem compra. Afinal, é muito bom poder iludir os leigos, dizendo que compra algo pior pagando menos, e dizendo que comprou o melhor. O vendedor dizendo que vendeu o melhor, quando na verdade vendeu uma versão pior que o anunciado. Isso parece venda de automóvel, com aqueles acessórios e versões de todo tipo, onde até roda é considerada acessório. :lol: :lol:

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#292 Mensagem por NovaTO » Seg Dez 05, 2011 3:28 pm

Na verdade os Suecos conseguiram desenvolver um caça que pode ser "customizado" ao gosto do cliente. 8-]

Tem de Gripen A estocados até NG ainda sendo prototipados. Entre esses extremos o cliente faz suas escolhas. Aliás nem precisa comprar. Tem Leasing para que??? :mrgreen:

No meu entender é uma boa visão de marketing. Não tentar empurrar nada, apenas dar opções ao que o cliente quer. :wink:

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#293 Mensagem por GDA_Fear » Seg Dez 05, 2011 4:18 pm

É um marketing exelente, derrepente num leasing desses você consegue até fidelizar o cliente.




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Re: Gripen vence o concurso suíço

#294 Mensagem por PRick » Seg Dez 05, 2011 4:34 pm

NovaTO escreveu:Na verdade os Suecos conseguiram desenvolver um caça que pode ser "customizado" ao gosto do cliente. 8-]

Tem de Gripen A estocados até NG ainda sendo prototipados. Entre esses extremos o cliente faz suas escolhas. Aliás nem precisa comprar. Tem Leasing para que??? :mrgreen:

No meu entender é uma boa visão de marketing. Não tentar empurrar nada, apenas dar opções ao que o cliente quer. :wink:

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Se todas versões estivessem já desenvolvidas, testadas e prontas para a produção, até seria legal, mas não é o caso, já pensou você comprar uma versão de um carro que a fábrica ainda não produz, e nem fez os testes de segurança, desempenho, etc... :twisted: :twisted:

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#295 Mensagem por Andre Correa » Seg Dez 05, 2011 5:02 pm

Depende da Fábrica e do seu histórico... :)

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#296 Mensagem por Penguin » Seg Dez 05, 2011 6:00 pm

PRick escreveu:
NovaTO escreveu:Na verdade os Suecos conseguiram desenvolver um caça que pode ser "customizado" ao gosto do cliente. 8-]

Tem de Gripen A estocados até NG ainda sendo prototipados. Entre esses extremos o cliente faz suas escolhas. Aliás nem precisa comprar. Tem Leasing para que??? :mrgreen:

No meu entender é uma boa visão de marketing. Não tentar empurrar nada, apenas dar opções ao que o cliente quer. :wink:

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Se todas versões estivessem já desenvolvidas, testadas e prontas para a produção, até seria legal, mas não é o caso, já pensou você comprar uma versão de um carro que a fábrica ainda não produz, e nem fez os testes de segurança, desempenho, etc... :twisted: :twisted:

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Se fosse assim, só haveria mercado para versões em uso. A vida real não é assim.
Encomendas de caças em projeto ou em desenvolvimento é algo relativamente comum. Na aviação civil é a regra.
Quantos encomendas e clientes o KC390 já possui? E os A320NEO e o 737MAX? E o PAK-FA? F-35? Su-35?
Cada cliente avalia se os ganhos compensam os riscos. Se compensa, entram. Se não compensa, não entram. Simples assim.

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#297 Mensagem por PRick » Seg Dez 05, 2011 6:08 pm

Penguin escreveu:
PRick escreveu: Se todas versões estivessem já desenvolvidas, testadas e prontas para a produção, até seria legal, mas não é o caso, já pensou você comprar uma versão de um carro que a fábrica ainda não produz, e nem fez os testes de segurança, desempenho, etc... :twisted: :twisted:

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Se fosse assim, só haveria mercado para versões em uso. A vida real não é assim.
Encomendas de caças em projeto ou em desenvolvimento é algo relativamente comum. Na aviação civil é a regra.
Quantos encomendas e clientes o KC390 já possui? E os A320NEO e o 737MAX? E o PAK-FA? F-35? Su-35?
Cada cliente avalia se os ganhos compensam os riscos. Se compensa, entram. Se não compensa, não entram. Simples assim.

[]s
:roll: :roll: O problema é que a tal concorrência da Suíça, tinha uma cláusula falando em caças operacionais, não era isso que dizia por lá, não acho problema nenhum vender algo ainda em desenvolvimento, desde que, se avise isso ao comprador e ele concorde em participar dos riscos. :wink:

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#298 Mensagem por Penguin » Seg Dez 05, 2011 6:18 pm

PRick escreveu:[ quote="Penguin"]
PRick escreveu: Se todas versões estivessem já desenvolvidas, testadas e prontas para a produção, até seria legal, mas não é o caso, já pensou você comprar uma versão de um carro que a fábrica ainda não produz, e nem fez os testes de segurança, desempenho, etc... :twisted: :twisted:

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Se fosse assim, só haveria mercado para versões em uso. A vida real não é assim.
Encomendas de caças em projeto ou em desenvolvimento é algo relativamente comum. Na aviação civil é a regra.
Quantos encomendas e clientes o KC390 já possui? E os A320NEO e o 737MAX? E o PAK-FA? F-35? Su-35?
Cada cliente avalia se os ganhos compensam os riscos. Se compensa, entram. Se não compensa, não entram. Simples assim.

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:roll: :roll: O problema é que a tal concorrência da Suíça, tinha uma cláusula falando em caças operacionais, não era isso que dizia por lá, não acho problema nenhum vender algo ainda em desenvolvimento, desde que, se avise isso ao comprador e ele concorde em participar dos riscos. :wink:

[]´s[/quote]

---------------------------------------------

Nessas concorrência é quase tudo confidencial.
Há muitos boatos. Essa clausula é boato ao é verdade? Acho que é boato.
No F-X2 havia alguma clausula similar ou tb é boato?
Sinceramente não sei.

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#299 Mensagem por GDA_Fear » Seg Dez 05, 2011 8:19 pm

PRick escreveu:
:roll: :roll: O problema é que a tal concorrência da Suíça, tinha uma cláusula falando em caças operacionais, não era isso que dizia por lá, não acho problema nenhum vender algo ainda em desenvolvimento, desde que, se avise isso ao comprador e ele concorde em participar dos riscos. :wink:

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Se tiver um pré-contrato poderia valer já.




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Re: Gripen vence o concurso suíço

#300 Mensagem por Bolovo » Seg Dez 05, 2011 10:29 pm

Olha só, nem tava sabendo de nada hahaha pra quem tava morto até que o Gripen tá bem heim!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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