Perguntas e respostas sobre o Programa Gripen NG
28 de julho de 2010
http://www.aereo.jor.br/2010/07/28/perg ... gripen-ng/
O Gripen NG é um avião de combate?
NÃO. O Gripen NG ou ‘Next Generation’ é o nome do programa que possui duas metas básicas: gerar uma nova versão do conhecido caça da Saab e desenvolver novas tecnologias que possam ser incorporadas à atual frota de caças Gripen.
Gripen NG e Gripen Demo são a mesma coisa?
NÃO, embora estejam relacionados. O Gripen NG é um programa e o Gripen Demo (demonstrador) é aeronave deste programa. O Gripen Demo era originalmente um JAS 39B biplace (matrícula 39-803) que foi convertido para o padrão 39D e agora foi parcialmente reconstruído para testar novas melhorias estruturais, novas tecnologias e novos conceitos.
O Gripen Demo é um novo avião?
NÃO. O Gripen Demo, como dito acima, é uma reconstrução do Gripen atual que dará origem aos modelos E/F. Em outras palavras, é a evolução da mesma aeronave, mas com alterações profundas.
Por que o Gripen Demo não é um protótipo?
Por diversos motivos. Um deles foi e continua sendo a capacidade de testar novos equipamentos, sensores e tecnologias que serão empregados nas atualizações dos modelos mais antigos (versões A/B/C/D). Além disso, o Gripen Demo foi reconstruído para servir como plataforma de testes para a futura geração da aeronave, cujas versões receberão os indicativos E (monoposto) e F (biposto). Tudo indica que os resultados apresentados pelo Gripen Demo eliminarão a necessidade de um protótipo dedicado.
Existem diferenças externas entre o Gripen NG e as versões mais antigas?
SIM, existem várias diferenças, mas muito sutis. A principal modificação estrutural está na parte inferior da fuselagem. Um novo trem de pouso principal foi incorporado, melhorando a capacidade interna de combustível da aeronave. Esta modificação deixou a fuselagem inferior mais arredondada e permitiu a incorporação de mais duas estações (cabides) para armamentos. Outros detalhes incluem as novas tomadas de ar com maior área de admissão (em função do novo motor), porta do compartimento da bequilha modificada e ligeiro aumento da envergadura. Futuramente, os aviões de produção receberão novas asas, ligeriramente maiores que as atuais.
As modificações estruturais deixaram o Gripen Demo mais pesado que as versões anteriores?
SIM. Para a versão monoplace do Gripen Demo está previsto um incremento de 200kg no peso vazio da aeronave. Porém, com a introdução do novo motor (um GE F414G) o avião ganhou perto de 22% a mais de potência e, na prática, poderá decolar com 1.800kg a mais de carga paga que a versão anterior.
Como o alcance do Gripen Demo pode ter aumentado tanto se o peso máximo também aumentou?
Existem duas razões básicas para isso. A primeira delas é de caráter estrutural. O reposicionamento do trem de pouso principal permitiu a introdução de um novo tanque de combustível com capacidade para 960kg, elevando total interno para 3360kg (ou 40% a mais). Em segundo lugar, o novo motor F414G possui um consumo muito melhor que o seu antecessor.
Em traslado, o alcance máximo com tanques externos e sem reabastecimento em voo chega a 4.000km e o raio de ação em missão típica de combate, equipado com seis mísseis ar-ar e tanques externos (considerando 30 minutos ‘on station’) ficará ao redor de 1.300km (700 nm).
A Força Aérea da Suécia vai comprar a nova geração do Gripen?
SIM. Porém, a Força Aérea da Suécia pode operar os seus modelos atuais até 2015/2017, e uma versão do Gripen seria necessária somente após esta data. Mas a Saab divulgou que a Força Aérea da Suécia pretende antecipar a aquisição da nova geração do caça caso algum país resolva adquiri-lo.