PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2836 Mensagem por Penguin » Dom Jul 12, 2015 12:16 am

Marechal-do-ar escreveu:
Galina escreveu:O próprio Carlo Kopp, que muitas vezes é reportado como alguém que infla as qualidades do SU-35, a fim de que seu país receba algo mais moderno dos americanos, ele mesmo cita isso, que os russos aprenderam com atraso os truques do mundo DRFM..
Aprenderam com atraso e já desligaram um destroyer americano? Se for o caso, não vejo motivos para não tirarem o atraso no PAK FA.
Marechal, qual a evidência de que isso ocorreu?
A tripulação tb abandonou o barco?!




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2837 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jul 12, 2015 12:21 am

knigh7 escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Já que você está tão por dentro do que eu li, pode me mandar o link dos PDFs que li ontem? esqueci de guardar os documentos.
Ah, como o APG 77 e 79 são recentes... estão com problemas de desenvolvimento até hoje...
Onde eu escrevi "desenvolvimento"?

Será que você acha isso porque o software do APG 79 ainda não está completo e não tem data para finalizar? Ou porque nos testes em operações ele não apresentou o desempenho esperado?

Ainda estou curioso para que você explique como sabe o que eu li para criticar assim.
knigh7 escreveu:Como eu já mencionei, o F-35 tem sistemas importantes que mantém a discrição, como o APG-81. Aliás, além do design, o que Pak Fa já demonstrou ter de furtivo?
Isso é o mesmo que perguntar qual a mulher mais inteligente mostrando apenas fotos delas...

O design é a única coisa que conseguimos ver, e parece furtivo, também sabemos que os russos estão trabalhando em um radar AESA para ele, então, que evidências você tem de que ele não será furtivo? Você nem sabe o que os russos vão colocar nele ou não e nem conseguiu explicar o que ele precisa ou não ter para ser furtivo...
knigh7 escreveu: Nada indica que a futura turbina do Pak Fa vai diminuir a emissão de temperatura. Caças de 4,5 geração tem sistemas de 5ª. Entretanto o Pak Fa vai ter sistemas cujo fabricante não demonstrou expertise: o que se tem para concluir que o NIIP N036-1-0 tem ou terá capacidade de emissão bastante discreta?Com base em que?
Marechal-do-ar escreveu: Em que folheto de marketing você leu isso?
Para achar isso só pode ser folheto de marketing, vc precisa conhecer mais sobre o assunto. Pode comprar o livro do Brad Elward sobre o SH, pode ler a Revista Força Aérea de fev/mar. de 2.010, etc...
Eu conheço a ladainha escrita na revista Força Aérea, e conheço a realidade, não existe essa detecção dificílima, a própria doutrina da USAF desmente esse mito.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2838 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jul 12, 2015 12:24 am

Penguin escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Aprenderam com atraso e já desligaram um destroyer americano? Se for o caso, não vejo motivos para não tirarem o atraso no PAK FA.
Marechal, qual a evidência de que isso ocorreu?
A tripulação tb abandonou o barco?!
Tem um link algumas paginas atrás, é só colocar o nome do navio no google e não vai faltar informação, o incidente teve muita repercussão inclusive dentro da US Navy.

E não, a tripulação não abandonou o barco, mas muitos tripulantes pediram baixa após a missão.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2839 Mensagem por Penguin » Dom Jul 12, 2015 12:24 am

knigh7 escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Já que você está tão por dentro do que eu li, pode me mandar o link dos PDFs que li ontem? esqueci de guardar os documentos.
Ah, como o APG 77 e 79 são recentes... estão com problemas de desenvolvimento até hoje...
Marechal-do-ar escreveu: Então o F-35 não tem dispersores, e não deixa de ser 5G por isso?

Marechal-do-ar escreveu: Entre 6 e 8 vezes menos, o que pode ser justificado por estarem tocando o projeto uma ou duas décadas depois, no F-22 tudo era novidade para os americanos, os russos tem a vantagem de ter onde dar aquela espiadinha.
Como eu já mencionei, o F-35 tem sistemas importantes que mantém a discrição, como o APG-81. Aliás, além do design, o que Pak Fa já demonstrou ter de furtivo?

Marechal-do-ar escreveu: E vale lembrar que, o F-22 foi considerado "caro demais" e ai os americanos apareceram com o F-35 que é bem inferior (exceto tecnologias embarcadas por razões óbvias - são mais novas que as existentes na época do F-22) e já consumiu 1 trilhão...

Acho muito mais fácil explicar como os russos gastam tão pouco do que explicar como os americanos gastam tanto.
Claro que é mais fácil explicar como os russos estão gastando pouco. É evidente. E por isso há bastante ceticismo.
A FAB teve a oportunidade de entrar no projeto e não quis.
Marechal-do-ar escreveu: Não é a mesma, e ainda aguardo a lista de tecnologias inadequadas a caças stealth.
Nada indica que a futura turbina do Pak Fa vai diminuir a emissão de temperatura. Caças de 4,5 geração tem sistemas de 5ª. Entretanto o Pak Fa vai ter sistemas cujo fabricante não demonstrou expertise: o que se tem para concluir que o NIIP N036-1-0 tem ou terá capacidade de emissão bastante discreta?Com base em que?
Marechal-do-ar escreveu: Em que folheto de marketing você leu isso?

Para achar isso só pode ser folheto de marketing, vc precisa conhecer mais sobre o assunto. Pode comprar o livro do Brad Elward sobre o SH, pode ler a Revista Força Aérea de fev/mar. de 2.010, etc...

Imagem
O 1o caça dos EUA a ter um radar AESA operacional foi o F-15C com o APG-63 v2. Em 2000.
O 1o caça do Japão a ter um radar AESA operacional foi o F-2 com o J/APG-1. EM 1995.
O fato é que em 2015 os russos ainda não têm um radar AESA operacional.




Editado pela última vez por Penguin em Dom Jul 12, 2015 1:02 am, em um total de 2 vezes.
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2840 Mensagem por Penguin » Dom Jul 12, 2015 12:34 am

Marechal-do-ar escreveu:
Penguin escreveu: Marechal, qual a evidência de que isso ocorreu?
A tripulação tb abandonou o barco?!
Tem um link algumas paginas atrás, é só colocar o nome do navio no google e não vai faltar informação, o incidente teve muita repercussão inclusive dentro da US Navy.

E não, a tripulação não abandonou o barco, mas muitos tripulantes pediram baixa após a missão.
Segundo uma única fonte...russa...que alega tb que parte da tripulação pediu baixa por estar horrorizada. Isso soa totalmente não crível. Eles tinham um espião infiltrado no navio? Na base?
Além do mais não existe essa possibilidade de baixa durante uma missão. E abandono é igual a deserção e teria virado um escândalo difícil de ser encoberto, por ser em massa.
Análise da AW: http://aviationweek.com/blog/navweek-jammed




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2841 Mensagem por juarez castro » Dom Jul 12, 2015 8:59 pm

Segundo a mesma fonte Russa, o sargento Garcia prendeu o Zorro, a Raposa pegou o Papa Léguas, e o pior que pessoas com acesso a informações e cultura acreditam, isto é que me deixa mais espantado.

Grande abraço




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2842 Mensagem por P44 » Seg Jul 13, 2015 2:09 pm

fontes crediveis só a Fox News :mrgreen:




Triste sina ter nascido português 👎
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2843 Mensagem por prp » Seg Jul 13, 2015 5:47 pm

P44 escreveu:fontes crediveis só a Fox News :mrgreen:
:lol: :lol: :lol:
Pois é. :roll:




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2844 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jul 13, 2015 6:13 pm

É um erro tentar comparar a evolução da indústria aeroespacial russa e relacionar os seus erros e acertos comparando diretamente com o que acontece na indústria "ocidental" (pior ainda quando adicionamos "custos").

As coisas funcionam simplesmente diferente por lá... obviamente existem etapas similares, mas os pontos de vista que levam a isso são diferentes assim como em muitos casos os objetivos finais.

Mas enfim...

Para começar a entender eu mudaria o debate para:

O que eles querem conseguir com isso? Aonde eles querem chegar com o desenvolvimento "em bloco"? (Su-35 e PAK)

(sem pensar em como as coisas são feitas no "Ocidente") e por aí vai...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2845 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jul 13, 2015 6:29 pm

P44 escreveu:fontes crediveis só a Fox News :mrgreen:
Você fala dessa aqui?
http://www.foxnews.com/politics/2014/04 ... black-sea/




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2846 Mensagem por juarez castro » Seg Jul 13, 2015 8:29 pm

P44 escreveu:fontes crediveis só a Fox News :mrgreen:
Não, quem sabe a RTP????

Quando se trata de equipamento russo vocês não só perdem a racionalidade ,mas se tornam hilários.

Na próxima, seguramente vai sair na Ria Novosti que o piloto do SU 24 ouvui bip bip bip, que foi se tornando um biiiiiiiiiiiiiiiii contínuo e então se deu por conta que estava sob a mira do diretor de tiro do ESSM................

Grande abraço




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2847 Mensagem por knigh7 » Seg Jul 13, 2015 9:50 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Galina escreveu:O próprio Carlo Kopp, que muitas vezes é reportado como alguém que infla as qualidades do SU-35, a fim de que seu país receba algo mais moderno dos americanos, ele mesmo cita isso, que os russos aprenderam com atraso os truques do mundo DRFM..
Aprenderam com atraso e já desligaram um destroyer americano? Se for o caso, não vejo motivos para não tirarem o atraso no PAK FA.
Naquela mesma notícia (aliás a originária é da Sputnik news):
http://br.sputniknews.com/portuguese.ru ... cano-9182/
consta que o USS Donald Cook, destróier da classe Arleigh-Burke, foi para o porto mais próximo, na Romênia e 27 tripulantes pediram baixa por medo de morrerem....

Matéria de boa credibilidade...




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2848 Mensagem por knigh7 » Seg Jul 13, 2015 9:58 pm

Marechal-do-ar escreveu:
knigh7 escreveu:O calor das turbinas ioniza a atmosfera (já que a coisa está sendo bem específica, a troposfera e a tropopausa), o que provoca a reflexão mais baixa das ondas radar. E pior, tanto radares alta frequência (de 3 a 30MHz), quanto de baixa frequência podem detectar essa alteração. Vai depender apenas do software.
A temperatura de uma turbina não é realmente suficiente para ionizar a atmosfera, e é bem questionável se um radar seria capaz de detectar os poucos ions gerados pela combustão.

Enfim, tem algum link para um estudo sobre isso?

Link da internet que eu me lembre há esse:
http://sistemasdearmas.com.br/ge/furt04ir.html

(...)
A emissão IR também influência na assinatura de radar na medida que gases quentes tem uma parcela de plasma (gás ionizado) que é altamente refletor, formando uma capa refletiva na freqüência de 5-30MHz.
(...)

Naquele revista Força Aérea voc~e via encntrar referências sobre isso também.

Literatura sobre o F117 e B-2 também.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2849 Mensagem por knigh7 » Seg Jul 13, 2015 10:25 pm

Marechal-do-ar escreveu:
knigh7 escreveu: Ah, como o APG 77 e 79 são recentes... estão com problemas de desenvolvimento até hoje...
Onde eu escrevi "desenvolvimento"?

Será que você acha isso porque o software do APG 79 ainda não está completo e não tem data para finalizar? Ou porque nos testes em operações ele não apresentou o desempenho esperado?

Ainda estou curioso para que você explique como sabe o que eu li para criticar assim.
Você me pede tantas vezes fontes. Mostre a sua.
O APG 77 está operando há bastante tempo, com suas descrições de operação.


Marechal-do-ar escreveu:
knigh7 escreveu:Como eu já mencionei, o F-35 tem sistemas importantes que mantém a discrição, como o APG-81. Aliás, além do design, o que Pak Fa já demonstrou ter de furtivo?
Isso é o mesmo que perguntar qual a mulher mais inteligente mostrando apenas fotos delas...

O design é a única coisa que conseguimos ver, e parece furtivo, também sabemos que os russos estão trabalhando em um radar AESA para ele, então, que evidências você tem de que ele não será furtivo? Você nem sabe o que os russos vão colocar nele ou não e nem conseguiu explicar o que ele precisa ou não ter para ser furtivo...
Os russos até hoje não mostraram nenhuma aeronave stealth, não mostraram nenhum radar AESA embarcado que funciona em LPI difícil de detectar (sim, tanto o AP77 quanto o APG79 se mostraram bastante difícieis de serem detectados em várias fontes), o F-22 já se provou várias vezes difícil também.

Os russos não demonstraram até hoje nada disso.

Essas coisas são informações colhidas durante anos, inclusive eu apontei a fonte de algumas. Leia bastante e assuma quando tem pouco conhecimento.
Marechal-do-ar escreveu:
knigh7 escreveu: Nada indica que a futura turbina do Pak Fa vai diminuir a emissão de temperatura. Caças de 4,5 geração tem sistemas de 5ª. Entretanto o Pak Fa vai ter sistemas cujo fabricante não demonstrou expertise: o que se tem para concluir que o NIIP N036-1-0 tem ou terá capacidade de emissão bastante discreta?Com base em que?
Para achar isso só pode ser folheto de marketing, vc precisa conhecer mais sobre o assunto. Pode comprar o livro do Brad Elward sobre o SH, pode ler a Revista Força Aérea de fev/mar. de 2.010, etc...
Eu conheço a ladainha escrita na revista Força Aérea, e conheço a realidade, não existe essa detecção dificílima, a própria doutrina da USAF desmente esse mito.
Isso é questão do avanço do receptor. Quando o Growler conseguiu captar a emissão do APG 77 e abater o F-22, a Boeing chamou a atenção. Se um SH tivesse conseguido isso ela teria feito o mesmo. Aliás, até mais. E nunca fez.

Agora, os americanos vão falar que os russos ou chineses seriam incapazes se fossem? Isso demonstraria uma insegurança e necessidade de autoafirmação que eles não tem. Porque eles são os mais capazes em matéria de Defesa. E tecnologicamente avançados na maior parte.

Quando o Typhoon conseguiu abater um F-22 os europeus fizeram um estardalhaço. Reconhecimento de inferioridade. Aliás o que mais se encontra em fóruns de defesa são europeus e latino-americanos quase todos ultrassusceptíveis e antiamerianos. Necessidade de autoafirmação, inveja e fraqueza.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2850 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jul 13, 2015 10:52 pm

knigh7 escreveu:Naquela mesma notícia (aliás a originária é da Sputnik news):
http://br.sputniknews.com/portuguese.ru ... cano-9182/
consta que o USS Donald Cook, destróier da classe Arleigh-Burke, foi para o porto mais próximo, na Romênia e 27 tripulantes pediram baixa por medo de morrerem....

Matéria de boa credibilidade...
Coloque "USS Donald Cook" no google e escolha a fonte que preferir.
knigh7 escreveu: Link da internet que eu me lembre há esse:
http://sistemasdearmas.com.br/ge/furt04ir.html

(...)
A emissão IR também influência na assinatura de radar na medida que gases quentes tem uma parcela de plasma (gás ionizado) que é altamente refletor, formando uma capa refletiva na freqüência de 5-30MHz.
(...)

Naquele revista Força Aérea voc~e via encntrar referências sobre isso também.

Literatura sobre o F117 e B-2 também.
Falar em plasma em uma temperatura tão baixa é até estranho...
Direto ao ponto mais importante, quanto isso reflete? A temperatura é baixa demais para que o ar ionizado apareça no radar, de qualquer jeito, IRSTs detectariam o infravermelho muito antes de qualquer radar ver esses ions ai.




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