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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Mensagem
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Carlos Mathias

#271 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Out 10, 2007 10:02 pm

Eu li que todas estas medidas derivam da equivalência dos graus da terra e etc. Assim, uma milha náutica corresponde a um segundo de grau nas cordenadas terrestres, ou algo assim. Daí, vem o resto todo em cima disso.




orestespf
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#272 Mensagem por orestespf » Qua Out 10, 2007 10:08 pm

Não sei como responder... hehehehe O Thor e o Bolovo caminharam para o mesmo ponto, aí danou-se. rsrsrs

Penso assim, é pura convenção, em pouco tempo se adapta. Por exemplo, um piloto treinado em um vetor "analógico" teria sérios problemas em um vetor com "mostradores" digital, claro que vai "apanhar" no inicio, mas rapidamente se adapta a "novidade". Não vejo problema algum.

Porém existe algo maior por trás de tudo isso, que se chama "tradição" ou "cultura" dos "entendidos". Fazer o quê? Talvez seja xique! rsrsrs

Vou além, por que um "civil" que gosta de defesa tem que se adaptar as terminologias da linguagem militar? Ele não aprende também? Por que não o contrário?

Vou extrapolar, quando um militar brasileiro, que nasceu e cresceu sob o sistema SI, vai para uma academia militar, precisa se "readaptar" ao novo padrão. Qual o problema em aprender da forma que "nasceu sabendo"???

Com todo respeito, não existem argumentos convincentes, apenas preciosismo na minha opinião. Mas no fundo não me incomodo, pois matemático é assim: se tem jeito de complicar, pra que simplificar? rsrrs

Abraços "confusos",

Orestes




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#273 Mensagem por Beronha » Qua Out 10, 2007 10:17 pm

Eu acho que devia ser tudo em milimetros :lol:



[/i]




Carlos Mathias

#274 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Out 10, 2007 10:19 pm

É mesmo. Acho que na verdade os EUA impõem o sistema, que é muito mais complicado que o sistema métrico.

O cara tá no carro, a velocidade é em Km/h, os limites de V da estrada, as distâncias, tudo em Km ou metros. Ele bate o carro se for piloto?




alcmartin
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#275 Mensagem por alcmartin » Qua Out 10, 2007 10:24 pm

vilmarmoccelin escreveu:É que eu sempre pensei que isso é um absurdo.... O mundo não padronizou, o sistema INTERNACIONAL de unidades lá pros idos de 1800??? Padronizou o metro e suas derivações? Pra mim os Russos é que estão certos, usando metros para altitude e Km/h pra velocidade, acho estranho o mundo todo padronizar o sistema de unidades só por conta desse detalhe do maior fabricante do mundo usar o sistema de medidas deles...
Bom, como não cabe a mim questionar é melhor eu ficar quieto...


:D É, Vilmar...manda quem pode e obedece quem tem juízo...nesse caso, o mundo( menos os países de lingua inglesa)obedece... :D

Mas, na prática, é como o Thor falou. Voce aprende desde o inicio, na academia ou aeroclube, a trabalhar com essas medidas e aí passa a não fazer diferença. Diferença mesmo, devia ser p/os russos quando eles tinham de voar fora...se o avião não tivesse adaptado...
Hoje, com a tecnologia é tudo mais fácil:nos Airbus, p.ex., voce tem um botão que troca as unidades automaticamente. Antes, se tivesse que fazer conta... :shock:
E isso é necessário, com a precisão aumentando, em espaços aéreos RVSM(acima do FL 290) só se admitem erros de cento e poucos pés e em casos de unidades diferentes, é mole chegar a isso...

É certo que envolve questões como o orgulho nacional e tais, mas na prática, não tem jeito. Como exemplo, a adoção da lingua inglesa é obrigatória como segunda lingua e mesmo assim, "dá rolo"...em 2000, ou 2001, o pessoal de controle de trafego frances quis não usar o ingles:não deu certo e tiveram que voltar atrás.
Na Argentina, há algumas localidades em que voce chama o cara em ingles e ele finge que não escuta ou já responde diretamente em espanhol mesmo e pede p/nos comunicar no "portunhol"...

Devido aos acidentes que tem havido por falha na comunicação em ingles, a OACI impôs uma prova obrigatória a todos os controladores e pilotos comerciais. Inicialmente essa prova seria em fevereiro de 2008, mas muitos países já adiantaram que não terão condiçào de alcançar os indices(incluindo o Brasil).

Então, com tanto rolo, para o bem da segurança é melhor usar as medidas dos "homi" mesmo,hehe... :D

PS- desculpe aí, povo!! :D :D Sou devagar p/responder e quando postei, todo mundo ja tinha escrito,hehe!! :oops:




Editado pela última vez por alcmartin em Qua Out 10, 2007 10:27 pm, em um total de 1 vez.
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#276 Mensagem por Moccelin » Qua Out 10, 2007 10:24 pm

Os pilotos tem nós e pés na massa do sangue porque desde o primeiro dia de instrução teórica, seja na AFA, seja em um aeroclube qualquer TEVE QUE SE ACOSTUMAR com isso, teve que apanhar, porque desde que nasceu estava acostumado com metros e km/h...

Pra mim esse sistema de pés e nós é uma coisa a mais pra ter que se acostumar, literalmente dar um nó nos primeiros dias de instrução... E levando em consideração que o sistema métrico é o Sistema INTERNACIONAL... Eu, sinceramente, não entendo porque não se padronizou para a aviação internacional o SISTEMA INTERNACIONAL...

Mas como eu já disse eu ainda não posso dar pitaco nisso, afinal não sou piloto...




Editado pela última vez por Moccelin em Qua Out 10, 2007 10:31 pm, em um total de 1 vez.
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#277 Mensagem por alcmartin » Qua Out 10, 2007 10:30 pm

Mas não esquenta não, Vilmar...o Chavito vai dominar o mundo e com certeza vai impor o SI,hehe!! :D




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#278 Mensagem por Moccelin » Qua Out 10, 2007 10:36 pm

alcmartin escreveu:Mas não esquenta não, Vilmar...o Chavito vai dominar o mundo e com certeza vai impor o SI,hehe!! :D


Hehehehehehehe... Essa decisão eu apoiaria de quem quer que viesse, até do Renan Calheiros, ou do Clodovil, ou do Malluf...




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#279 Mensagem por Beronha » Qua Out 10, 2007 10:36 pm

alcmartin escreveu:Mas não esquenta não, Vilmar...o Chavito vai dominar o mundo e com certeza vai impor o SI,hehe!! :D



:lol: :lol: :lol: Vai ser assim : 1 tortilha 1 , 5 metros / Horario Zulu em cima de caracas




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#280 Mensagem por alcmartin » Qua Out 10, 2007 10:37 pm

orestespf escreveu:Não sei como responder... hehehehe O Thor e o Bolovo caminharam para o mesmo ponto, aí danou-se. rsrsrs

Penso assim, é pura convenção, em pouco tempo se adapta. Por exemplo, um piloto treinado em um vetor "analógico" teria sérios problemas em um vetor com "mostradores" digital, claro que vai "apanhar" no inicio, mas rapidamente se adapta a "novidade". Não vejo problema algum.

Porém existe algo maior por trás de tudo isso, que se chama "tradição" ou "cultura" dos "entendidos". Fazer o quê? Talvez seja xique! rsrsrs

Vou além, por que um "civil" que gosta de defesa tem que se adaptar as terminologias da linguagem militar? Ele não aprende também? Por que não o contrário?

Vou extrapolar, quando um militar brasileiro, que nasceu e cresceu sob o sistema SI, vai para uma academia militar, precisa se "readaptar" ao novo padrão. Qual o problema em aprender da forma que "nasceu sabendo"???

Com todo respeito, não existem argumentos convincentes, apenas preciosismo na minha opinião. Mas no fundo não me incomodo, pois matemático é assim: se tem jeito de complicar, pra que simplificar? rsrrs

Abraços "confusos",

Orestes


Voce matou a charada,mestre...

A verdade é que é chique mesmo", "Estou a 30.000ft...8-] 8-] hehhe!!!

He,he! Mas, uma vez que todo mundo já aprendeu e todo mundo usa, desarrumar seria complicado...todo o trafego aéreo tá baseado nisso e se um não mudasse...seria algo como adotar mão inglesa no Brasil, mas só em algumas cidades, em algumas ruas, tipo rodízio... :D

Melhor deixar como tá,hehe!

abs!




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#281 Mensagem por alcmartin » Qua Out 10, 2007 10:40 pm

Beronha escreveu:
alcmartin escreveu:Mas não esquenta não, Vilmar...o Chavito vai dominar o mundo e com certeza vai impor o SI,hehe!! :D



:lol: :lol: :lol: Vai ser assim : 1 tortilha 1 , 5 metros / Horario Zulu em cima de caracas


Se bobear o cara vai impor um novo sistema, o Venezuelecentrismo: os planetas girando em torno da Venezuela... :D

Abs!




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#282 Mensagem por Moccelin » Qua Out 10, 2007 10:43 pm

Mas então alcmartin, hoje seria mesmo meio complicado mudar, complicado mas não impossível...

O que eu acho muito estranho é o fato de ter sido padronizado (não sei quando) o sistema de medidas que era usado em apenas meia dúzia de países em detrimento a um sistema que havia surgido para "padronizar geral"...




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#283 Mensagem por alcmartin » Qua Out 10, 2007 10:57 pm

É, impossível não é. Mas é improvavel, devido ao "Made in USA" e abusa,hehe!!

Realmente é mais uma questão de padronização. Até a II GM, todo o leste europeu, incluindo Alemanha, usava o sistema métrico. Já havia tido uma ou duas reuniões internacionais a respeito da padronização, mas com a guerra e a explosão do poderio americano, prevaleceram suas posições. A ICAO veio junto com a ONU e deu nisso...

Abs!

Ps- só complementando, com uma comparação: todos nós aprendemos a calibrar nossos pneus de bicicletas, motos, carros, em libras/pol^2...e nem nos damos conta. Porque aprendemos assim. Agora imagina chegar no posto e pedir: "bota aí 13 em cada um!! Mas eu quero em Kg/cm^2!!!" :D :D

abs!




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#284 Mensagem por soultrain » Sáb Out 13, 2007 7:04 pm

Boas,


Fiquei admirado com esta noticia e que o povo com fontes aqui não tenha sabido de nada, julgo que nunca li nada no DB.

Esta notícia, embora só queira dizer uma avaliação in-loco, é mais que qualquer outro boato que já li e o que se aproxima mais de um FX2.


http://www.flygvapnet.mil.se/index.php? ... s&id=38442

Diz mais ao menos isto:

Até agora a F7 completou treino no Gripen para:
~ 160 Pilotos suecos ex Draken/Viggen.
~ 30 Suecos sem experiência no Draken/Viggen.
21 pilotos da Republica Checa.
10 pilotos da Hungria.
Treino de Familiarização a 2 pilotos do Brasil.
Treino de Familiarização a 2 pilotos da Tailândia.

[[]]'s




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#285 Mensagem por Sniper » Sáb Out 13, 2007 7:15 pm

Será??? :shock:

PS: É agora que o Bolovo tem um enfarto aos 18 anos... :lol: :twisted: [009]




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