PAK FA - VOOU!!!
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Ainda falta muito para o PAK-FA indiano ficar pronto...
26 de novembro de 2014
Índia avisa Rússia que não poderá continuar na espera pelos caças furtivos
dois jatos PAK-FA - T-50 - foto Sukhoi
VISITA DE PUTIN NO INÍCIO DE DEZEMBRO PODERÁ TRAZER RESPOSTA PARA ACELERAR O PROGRAMA FGFA, DO CAÇA DE QUINTA GERAÇÃO DERIVADO DO PAK-FA RUSSO. COM ATRASOS TAMBÉM NO MMRCA E LCA, O MINISTÉRIO DA DEFESA DA ÍNDIA QUER QUE PELO MENOS DOIS DESSES TRÊS PROJETOS DE NOVOS CAÇAS SEJAM ACELERADOS
-
No início do próximo mês, o presidente russo Vladimir Putin visitará a Índia, num momento em que esse país já deixou claro à Rússia que quer um plano para reduzir, substancialmente, o cronograma para as entregas do novo caça de quinta geração (FGFA) para a Índia caso queira que esse projeto futurístico seja acordado no próximo ano.
Até agora, o plano é que a Índia começaria a colocar em serviço os novos caças furtivos apenas 94 meses, na hipótese mais rápida, após os dois países assinarem o contrato de projeto final e de pesquisa & desenvolvimento, contrato este que vem sendo postergado há dois anos.
Fonte do Ministério da Defesa da Índia disse na segunda-feira, 24 de novembro, que “a Rússia foi avisada de que a Índia não pode esperar uma década para obter o FGFA. Os cronogramas de entrega precisarão ser comprimidos ao invés da Força Aérea Indiana esperar pelo caça até 2024-2025.” A fonte também informou que “os russos provavelmente responderão durante a visita de Putin”.
Os indianos já estão contrariados pelo fato da Rússia não ter dado a seus especialistas total acesso tecnológico ao FGFA, segundo notícias anteriores do jornal Times of India, apesar da Índia dividir por igual o financiamento. O contrato de projeto final, que ainda precisa ser assinado após perder o prazo inicial, que era de meados de 2012, prevê que cada país investirá 5,5 bilhões de dólares em projeto, construção de infraestrutura, desenvolvimento de protótipo e testes de voo.
O valor do programa de aquisição completo para a India, com 127 caças monopostos FGFA custando mais do que o previsto, deverá chegar a 25 bilhões de dólares, dos quais o país já gastou 295 milhões na fase de projeto preliminar após a assinatura de contrato referente a essa etapa, com a Rússia, em dezembro de 2010.
O FGFA é um desenvolvimento para a Índia do PAK-FA ( Sukhoi T-50) da Rússia, que fez seu primeiro voo de testes em janeiro de 2010. Pelos planos iniciais, as instalações da indiana Hindustan Aeronautics (HAL) em Nashik receberia três protótipos em 2014, 2017 e 2019 para testes de voo por pilotos da Força Aérea Indiana (IAF), com produção iniciando apenas em 2022. E todos esses prazos dependiam do contrato de projeto final que não foi assinado ainda.
Com a Força Aérea equipada com apenas 34 esquadrões de caça, comparados a uma necessidade de 44, os sinais de alerta soaram para os longos atrasos nos três programas de caça da Índia, sendo um deles o FGFA. Outro programa é o do caça leve (LCA) Tejas, desenvolvido localmente após uma primeira aprovação em 1983, que só atingirá a capacidade de operação final em meados de 2015. Mas o que a IAF realmente quer é a versão Tejas Mark II para equipar quatro esquadrões. E isso só deverá ocorrer a partir de 2022.
O terceiro programa atrasado é o do MMRCA (avião de combate de porte médio), cujas negociações para adquirir 126 caças franceses Dassault Rafale por cerca de 20 bilhões de dólares estão emperradas, já que a França ainda precisa aceitar total responsabilidade pelos 108 exemplares a serem produzidos na Índia. Segundo uma fonte, “o Ministério da Defesa quer que pelo menos dois dos três projetos (FGFA, LCA e MMRCA) sejam acelerados”.
FONTE: Times of India (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
26 de novembro de 2014
Índia avisa Rússia que não poderá continuar na espera pelos caças furtivos
dois jatos PAK-FA - T-50 - foto Sukhoi
VISITA DE PUTIN NO INÍCIO DE DEZEMBRO PODERÁ TRAZER RESPOSTA PARA ACELERAR O PROGRAMA FGFA, DO CAÇA DE QUINTA GERAÇÃO DERIVADO DO PAK-FA RUSSO. COM ATRASOS TAMBÉM NO MMRCA E LCA, O MINISTÉRIO DA DEFESA DA ÍNDIA QUER QUE PELO MENOS DOIS DESSES TRÊS PROJETOS DE NOVOS CAÇAS SEJAM ACELERADOS
-
No início do próximo mês, o presidente russo Vladimir Putin visitará a Índia, num momento em que esse país já deixou claro à Rússia que quer um plano para reduzir, substancialmente, o cronograma para as entregas do novo caça de quinta geração (FGFA) para a Índia caso queira que esse projeto futurístico seja acordado no próximo ano.
Até agora, o plano é que a Índia começaria a colocar em serviço os novos caças furtivos apenas 94 meses, na hipótese mais rápida, após os dois países assinarem o contrato de projeto final e de pesquisa & desenvolvimento, contrato este que vem sendo postergado há dois anos.
Fonte do Ministério da Defesa da Índia disse na segunda-feira, 24 de novembro, que “a Rússia foi avisada de que a Índia não pode esperar uma década para obter o FGFA. Os cronogramas de entrega precisarão ser comprimidos ao invés da Força Aérea Indiana esperar pelo caça até 2024-2025.” A fonte também informou que “os russos provavelmente responderão durante a visita de Putin”.
Os indianos já estão contrariados pelo fato da Rússia não ter dado a seus especialistas total acesso tecnológico ao FGFA, segundo notícias anteriores do jornal Times of India, apesar da Índia dividir por igual o financiamento. O contrato de projeto final, que ainda precisa ser assinado após perder o prazo inicial, que era de meados de 2012, prevê que cada país investirá 5,5 bilhões de dólares em projeto, construção de infraestrutura, desenvolvimento de protótipo e testes de voo.
O valor do programa de aquisição completo para a India, com 127 caças monopostos FGFA custando mais do que o previsto, deverá chegar a 25 bilhões de dólares, dos quais o país já gastou 295 milhões na fase de projeto preliminar após a assinatura de contrato referente a essa etapa, com a Rússia, em dezembro de 2010.
O FGFA é um desenvolvimento para a Índia do PAK-FA ( Sukhoi T-50) da Rússia, que fez seu primeiro voo de testes em janeiro de 2010. Pelos planos iniciais, as instalações da indiana Hindustan Aeronautics (HAL) em Nashik receberia três protótipos em 2014, 2017 e 2019 para testes de voo por pilotos da Força Aérea Indiana (IAF), com produção iniciando apenas em 2022. E todos esses prazos dependiam do contrato de projeto final que não foi assinado ainda.
Com a Força Aérea equipada com apenas 34 esquadrões de caça, comparados a uma necessidade de 44, os sinais de alerta soaram para os longos atrasos nos três programas de caça da Índia, sendo um deles o FGFA. Outro programa é o do caça leve (LCA) Tejas, desenvolvido localmente após uma primeira aprovação em 1983, que só atingirá a capacidade de operação final em meados de 2015. Mas o que a IAF realmente quer é a versão Tejas Mark II para equipar quatro esquadrões. E isso só deverá ocorrer a partir de 2022.
O terceiro programa atrasado é o do MMRCA (avião de combate de porte médio), cujas negociações para adquirir 126 caças franceses Dassault Rafale por cerca de 20 bilhões de dólares estão emperradas, já que a França ainda precisa aceitar total responsabilidade pelos 108 exemplares a serem produzidos na Índia. Segundo uma fonte, “o Ministério da Defesa quer que pelo menos dois dos três projetos (FGFA, LCA e MMRCA) sejam acelerados”.
FONTE: Times of India (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
- Lucas Lasota
- Avançado
- Mensagens: 692
- Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
- Agradeceu: 584 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Do fórum irmão
L-Band multifunción gama AESA se está instalando en un avión Sukhoi Flanker
L-Band multifunción gama AESA se está instalando en un avión Sukhoi Flanker
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9412
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 543 vezes
- Lucas Lasota
- Avançado
- Mensagens: 692
- Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
- Agradeceu: 584 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Creio que sim. Postei aqui por se relacionar de certa forma diretamente ao PAK-FA
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9412
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 543 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Não não. É porque a nota diz ser um "avião Sukhoi Flanker" o que dá a entender que pode ser um Su-27.
Esse radar é o fim do stealthy
Esse radar é o fim do stealthy
----------------
amor fati
amor fati
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39611
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1144 vezes
- Agradeceram: 2870 vezes
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9412
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 543 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Olhando o vídeo acima, com imagens do Su-47 Berkut, me veio uma dúvida:
-O Su-47 poderia ser considerado como um verdadeiro projeto de caça de 5a geração ?
Não vi informações sobre se o protótipo russo tinha capacidade de supercruise, mas é fato que ele foi pensado em características furtivas mais avançadas que os conhecidos caças de 4a geração, como uma baía de mísseis na barriga, além das linhas achatadas e pontudas de uma forma geral, mas não tanto quanto às de um F-22.
Fica a dúvida. Palpites?
abraços
-O Su-47 poderia ser considerado como um verdadeiro projeto de caça de 5a geração ?
Não vi informações sobre se o protótipo russo tinha capacidade de supercruise, mas é fato que ele foi pensado em características furtivas mais avançadas que os conhecidos caças de 4a geração, como uma baía de mísseis na barriga, além das linhas achatadas e pontudas de uma forma geral, mas não tanto quanto às de um F-22.
Fica a dúvida. Palpites?
abraços
----------------
amor fati
amor fati
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Parece um caça de 5ªG, se ele é de fato furtivo só vendo por um radar para saber.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9412
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 543 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Ah, com certeza. Mas é possível notar que a assinatura radar foi uma preocupação real neste projeto, apesar de não "darem a vida" para garantirem isto.Marechal-do-ar escreveu:Parece um caça de 5ªG, se ele é de fato furtivo só vendo por um radar para saber.
Até porquê, eram apenas protótipos, e modificações de pontuais a significativas (de pequenas formas e arestas ao material da fuselagem) poderiam ser feitas no projeto sem muito custo.
abraços
----------------
amor fati
amor fati
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Parece que ao contrário do que foi noticiado durante um montão de tempo pela imprensa Indiana, esse projeto via bem, obrigado.
Não falei que não dá para confiar no que a imprensa de la diz...
[]s
CB_Lima
Não falei que não dá para confiar no que a imprensa de la diz...
Russia, India Complete Draft Project for Fifth Generation Fighter Aircraft
© Sputnik/ Alexei Druzhinin
22:24 10.01.2015
http://sputniknews.com/military/2015011 ... 53683.html
The regional director of international cooperation at the united Russian-Indian aircraft manufacturing company reported Saturday that Russia and India have completed the creation of the export version of the Sukhoi/HAL Fifth Generation Fighter Aircraft.
MOSCOW, January 10 (Sputnik) — Russia and India have completed the preliminary design for the Sukhoi/HAL Fifth Generation Fighter Aircraft (FGFA), the regional director of international cooperation at the united Russian-Indian aircraft manufacturing company said Saturday.
“As of now, we and our Indian colleagues have completed the creation of the export version of the [Sukhoi] PAK FA, known in India as FGFA. We already have documents and understanding of the scope of the next phase of design, the scale of future production,” Andrey Marshankin said in an interview with the Russian News Service radio.
Marshankin noted that while the Russian version of the fifth generation fighter jet is operated by a single pilot, the Indian Air Force prefers aircraft that are operated by two pilots.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Adotemos então a única fonte confiável nesse planeta, a imprensa russa !Carlos Lima escreveu:Parece que ao contrário do que foi noticiado durante um montão de tempo pela imprensa Indiana, esse projeto via bem, obrigado.
Não falei que não dá para confiar no que a imprensa de la diz...
Russia, India Complete Draft Project for Fifth Generation Fighter Aircraft
© Sputnik/ Alexei Druzhinin
22:24 10.01.2015
http://sputniknews.com/military/2015011 ... 53683.html
The regional director of international cooperation at the united Russian-Indian aircraft manufacturing company reported Saturday that Russia and India have completed the creation of the export version of the Sukhoi/HAL Fifth Generation Fighter Aircraft.
MOSCOW, January 10 (Sputnik) — Russia and India have completed the preliminary design for the Sukhoi/HAL Fifth Generation Fighter Aircraft (FGFA), the regional director of international cooperation at the united Russian-Indian aircraft manufacturing company said Saturday.
“As of now, we and our Indian colleagues have completed the creation of the export version of the [Sukhoi] PAK FA, known in India as FGFA. We already have documents and understanding of the scope of the next phase of design, the scale of future production,” Andrey Marshankin said in an interview with the Russian News Service radio.
Marshankin noted that while the Russian version of the fifth generation fighter jet is operated by a single pilot, the Indian Air Force prefers aircraft that are operated by two pilots.
[]s
CB_Lima
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”