Plataformas Aéreas
Força Aérea indiana infeliz no progresso do PAK-FA quinta-gen lutador
Rahul Bedi, New Delhi - da IHS Jane Defence Weekly
4 de setembro de 2014
O quinto vôo Sukhoi T-50 PAK-FA protótipo (número lateral '055') pegou fogo em 10 de junho após o desembarque. Fonte: UAC
A Força Aérea Indiana (IAF) manifestou preocupações com a Rússia sobre problemas técnicos e atrasos que assolam o programa USD10.5 bilhões Fifth Generation Fighter Aircraft (FGFA), que é baseado na plataforma Sukhoi T-50 PAK-FA da Força Aérea russa.
Fontes oficiais disseram IHS Jane do que as objeções preliminares da IAF para características de design preliminares do lutador incluiu a inadequação de seus motores AL-41F1, suas características furtivas e seu sistema de transporte de armas.
Diferenças também surgiram sobre a capacidade operacional do ativo de varredura eletrônica (AESA) radar Byelka. Preocupações adicionais IAF incluir o custo global de desenvolvimento da aeronave, seus recursos de manutenção e de segurança, disseram as fontes.
Como resultado, nos últimos meses, o IAF tem reduzido significativamente o número de aeronaves FGFA que planeja adquirir a partir de cerca de 220 para 130-145. Também caiu a sua exigência por 45-50 twin-assento formadores FCFâ como a Rússia exigiu uma USD1 adicional bilhões e prazos mais longos para o seu desenvolvimento.
A IAF também está irritado sobre a relutância da Rússia para compartilhar informações sobre o projeto T-50 PAK-FA -officially designado o lutador Perspectiva Multi-Role (PMF) pela Índia - apesar de Nova Deli ser um parceiro financeiro iguais em seus custos de desenvolvimento.
Índia, até agora pago USD295 milhões para o projeto preliminar e considera o programa vital para ajudar a Agência de Desenvolvimento Aeronáutico estatal relançar seu programa de quinta geração monoposto indígena, bimotor avançada Medium Combat Aircraft (AMCA).
Funcionários dizem que a Rússia está disposta até mesmo para compartilhar detalhes de um incêndio que irrompeu a bordo de um protótipo PAK-FA que ele pousou no centro de testes da Zhukovsky, perto de Moscou, em junho. Um IAF equipa de avaliação técnica no local supostamente não foi permitido o acesso à plataforma afetada pelo fogo.
As autoridades russas, no entanto, teria dito o IAF que muitas de suas preocupações será resolvido em breve. Eles sustentam que o motor NPO Saturn AL-41FI do protótipo PAK-FA é uma solução temporária, destinado somente para a duração do vôo-teste, e que um pacote de energia de substituição está em desenvolvimento. Da mesma forma, a proficiência do radar AESA está sendo melhorado ao lado de outros sistemas.
Outro motivo de atrito entre os dois lados é a reduzida quota de trabalho de Hindustan Aeronautics Limited (HAL), agência de desenvolvimento liderança da Índia na joint venture FGFA. O valor passou de cerca de 25%, que foi negociado em 2013 para cerca de 13% nos últimos meses.
Sob o novo acordo, HAL só vai fornecer o FGFA apenas com pneus, equipamentos básicos de navegação, pods de designação a laser, heads-up displays e refrigerante adicional para o radar, disseram fontes oficiais.
"A Índia não deve deixar-se ser aproveitado pelos russos, uma vez que está a pagar metade das despesas de desenvolvimento da FCFâ", disse o analista militar Air Marshal VK Bhatia (IDT).
Mas ele também advertiu contra HAL "sobre-alcance" no desenvolvimento do FGFA como as suas capacidades tecnológicas intrínsecas foram "severamente limitada".
O IAF e HAL não quis comentar oficialmente.
ANÁLISE
Oficiais superiores da IAF acreditam que, embora a produção em série do PAK-FA pela russa United Aircraft Corporation poderia começar por 2016-17, a produção por HAL só teria início em 2020-21.
Isto é principalmente devido a atrasos no desenvolvimento de vários sistemas do IAF está insistindo em como o motor de substituição e melhor radar AESA.
Após retornar de Moscou, em agosto de 2012, em seguida, Marechal do Ar NAK Browne, declarou que o primeiro protótipo FGFA sofreria ensaios usuário extensas em 2014 na base aérea do IAF Ojhar em Niterói, na Índia ocidental, com dois protótipos seguintes, incorporando mudanças recomendadas, seguindo 2017 e 2019.
Base aérea Ojhar foi também foram aprimorados para criar FCFâ instalações vôo-teste para permitir a pesquisa e desenvolvimento conjuntos na plataforma com cientistas e técnicos russos. Depois disso, Browne disse, o design do FGFA seria confirmada ea produção em série terá início às Ojhar fábrica da HAL.
No entanto, fontes da IAF disse IHS Jane de que este prazo seria perdida por vários anos.
http://www.janes.com/article/42765/indi ... en-fighter