PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2656 Mensagem por Carlos Lima » Qua Abr 16, 2014 3:14 am

kirk escreveu:
Lima véio ... nas buenas ... vamos falar sério ... todos os links que postou nada tem haver com o assunto em questão ... aliás tem haver ... porém não corroboram suas afirmações em nenhum momento :

Vamos rebobinar !

Vc AFIRMA que os pods e armas externas colocam tudo em pé de igualdade ... por exemplo um Gripen e um SU-35 com armas externas ficam com RCS em igualdade de condições ... é isso que vc afirma aqui com todas as letras ... é ISSO que vc deve respaldar ... que armas e tanques externo ampliam o RCS todos nõs estamos carecas de saber ... senão não haveria necessidade de baias internas de armas em caças stealthy´s ... pelamor não é disso que estamos falando ...

EU afirmo que os caças de 4ª geração puros tem tratamentos e designs para redução do RCS e portanto terão vantagem no combate ar-ar.

VOCÊ afirma que tal vantagem não existe em razão de armas externas ...

EU novamente digo que se AMBOS tiverem armas externas a diferença se mantêm ...

VOCÊ diz que NÃO ... as marmas externas colocam todo mundo no mesmo nível ...

Daí eu te propus ahcar algo que corrobore teu raciocínio ... e vc me vem com PDF sob re RCS, um fórum paquistanes ... e o wilipédia ... por favor amigão ... fica melhor dizer que isso é uma opinião pessoal sua e pronto ... não vamos ficar aqui dourando a pílula e tapando o sol com a peneira ...

Sds
kirk
Bom... pelo visto você não leu o .pdf e não se deu o trabalho de ler o que estava escrito nos outros links.

Assim fica díficil debater.

Em todo o caso... a sua afirmação continua errada. Caças de 4 geração levando armamento, pods, combustível em cabides não levam vantagem alguma em termos de RCS.

Vai todo mundo brilhar igual a uma árvore de Natal.

A Boeing por exemplo percebeu isso e tentou reinventar o F-15 e o F-18 com baias internas ou pods para transportar armas.

A SAAB trabalha com conceito de ejeção de cabides.

Isso porque a 'tal da redução de RCS' não é válida quando as aeronaves apresentam superficies como os cabides que fazem reflexão de ângulos de 90 graus e isso é tudo o que um radar quer.

Mas não tem problema, não é pecado acreditar no marketing, só que na prática não vale de nada... só isso.

[]s
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2657 Mensagem por Bolovo » Qua Abr 16, 2014 4:07 am

Os dois PDF sobre RCS são muito bons. O segundo é mais legal, pq tem figurinhas e é até didático, mesmo vc não sabendo nem dividir uma fração. O autor chama-se Allen E. Fuhs, membro honorário do American Institute of Aeronautics and Astronautics. Um bosta que trabalhou pra USAF, USN e NASA. Mas tenho certeza que esse cara deve ser um bosta e saber de nada afinal nunca o vi postar em forums. Segundo a lógica de KIRK (2014) argumentando com o Lima: "Daí eu te propus ahcar algo que corrobore teu raciocínio ... e vc me vem com PDF sob re RCS, um fórum paquistanes ... e o wilipédia ... por favor amigão ... fica melhor dizer que isso é uma opinião pessoal sua e pronto ... não vamos ficar aqui dourando a pílula e tapando o sol com a peneira ...", chegamos a bela conclusão do que Fuhs escreveu é um mero PDF sobre merda nenhuma. E eu já disse que esse Fuhs é um bosta?

Imagem

"Não sei nada sobre RCS. Sou um bosta! Quem sabe é o Kirk!" (FUHS, Allen E.)

http://nps.edu/About/News/Former-NPS-Ae ... ellow.html

http://www.nmspacemuseum.org/halloffame ... php?id=114


É cada coisa que eu tenho que ver.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2658 Mensagem por Thor » Qua Abr 16, 2014 9:54 am

Bolovo escreveu:Os dois PDF sobre RCS são muito bons. O segundo é mais legal, pq tem figurinhas e é até didático, mesmo vc não sabendo nem dividir uma fração. O autor chama-se Allen E. Fuhs, membro honorário do American Institute of Aeronautics and Astronautics. Um bosta que trabalhou pra USAF, USN e NASA. Mas tenho certeza que esse cara deve ser um bosta e saber de nada afinal nunca o vi postar em forums. Segundo a lógica de KIRK (2014) argumentando com o Lima: "Daí eu te propus ahcar algo que corrobore teu raciocínio ... e vc me vem com PDF sob re RCS, um fórum paquistanes ... e o wilipédia ... por favor amigão ... fica melhor dizer que isso é uma opinião pessoal sua e pronto ... não vamos ficar aqui dourando a pílula e tapando o sol com a peneira ...", chegamos a bela conclusão do que Fuhs escreveu é um mero PDF sobre merda nenhuma. E eu já disse que esse Fuhs é um bosta?

Imagem

"Não sei nada sobre RCS. Sou um bosta! Quem sabe é o Kirk!" (FUHS, Allen E.)

http://nps.edu/About/News/Former-NPS-Ae ... ellow.html

http://www.nmspacemuseum.org/halloffame ... php?id=114


É cada coisa que eu tenho que ver.
Muito divertido esse fórum. É cada coisa que eu tenho que ver. :lol:




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2659 Mensagem por Luís Henrique » Qua Abr 16, 2014 12:23 pm

[082] [082] [082] [082] [082]




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
pafuncio
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2660 Mensagem por pafuncio » Qua Abr 16, 2014 6:28 pm

[018] [018] [018]


O eterno Garoto Vinagre ...

Abs.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2661 Mensagem por hotm » Qui Abr 17, 2014 8:00 am

Alguém sabe alguma coisa sobre os caças chineses de 5 geração. O pessol do forúm fala muito sobre este caça com todo o direito (não quero por isso em causa). Mas este caça em relação ao chinês tem aspecto de um update...

??




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2662 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 19, 2014 8:08 am

:arrow: viewtopic.php?f=1&t=15858

Já agora, as últimas:

Imagem
Imagem
Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2663 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mai 20, 2014 6:23 pm

Bolovo escreveu:Voando com armamento externo...

https://farm6.staticflickr.com/5193/14229825385_27b7eb8367_o.jpg
https://farm6.staticflickr.com/5278/14229598354_604962da72_o.jpg
https://farm6.staticflickr.com/5564/14226529681_a16e954546_o.jpg
https://farm6.staticflickr.com/5236/14043174019_6364ded7db_o.jpg
https://farm3.staticflickr.com/2934/14206686116_bc3b802993_o.jpg
https://farm6.staticflickr.com/5232/14229598444_0e9d381cce_o.jpg
https://farm3.staticflickr.com/2896/14231427004_cd64ca4df3_o.jpg
Do Bolovo...

[]s
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2664 Mensagem por passarodeferro » Seg Mai 26, 2014 8:38 pm

Mais uma com armamento externo:

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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2665 Mensagem por arcanjo » Ter Jun 10, 2014 4:17 pm

10 de junho de 2014
Incidente com Sukhoi T-50 – atualização

Imagem

As fotos mostram como ficou o Sukhoi T-50 depois do incêndio na tomada de ar direita hoje pela manhã. Segundo informações divulgadas na Internet, a aeronave estava fazendo um voo de demonstração para uma delegação indiana, quando o sistema de comunicação de bordo parou de funcionar. Em seguida, soou um alarme no painel indicando ao piloto que havia problemas com o motor direito da aeronave. O piloto desligou o motor e passou baixo balançando as asas para avisar à torre de controle que havia problemas na aeronave e que ele iria pousar.

Após o pouso, o piloto optou pela pista de táxi mais próxima e desligou o motor esquerdo, quando a torre avisou que ele deveria sair da aeronave imediatamente. O piloto então percebeu que havia intensa fumaça preta saindo da entrada de ar direita. Sem esperar pela escada de descida, o piloto abriu o canopy, saltou e saiu correndo uns 100 metros, depois de ver uma poça de combustível debaixo do avião pegando fogo.

Imagem

FOTOS: dementievskiy.livejournal.com

http://www.aereo.jor.br/2014/06/10/inci ... ualizacao/

abs.

arcanjo




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2666 Mensagem por rodrigo » Qui Jul 03, 2014 6:38 pm

arcanjo escreveu:10 de junho de 2014
Incidente com Sukhoi T-50 – atualização

Imagem

As fotos mostram como ficou o Sukhoi T-50 depois do incêndio na tomada de ar direita hoje pela manhã. Segundo informações divulgadas na Internet, a aeronave estava fazendo um voo de demonstração para uma delegação indiana, quando o sistema de comunicação de bordo parou de funcionar. Em seguida, soou um alarme no painel indicando ao piloto que havia problemas com o motor direito da aeronave. O piloto desligou o motor e passou baixo balançando as asas para avisar à torre de controle que havia problemas na aeronave e que ele iria pousar.

Após o pouso, o piloto optou pela pista de táxi mais próxima e desligou o motor esquerdo, quando a torre avisou que ele deveria sair da aeronave imediatamente. O piloto então percebeu que havia intensa fumaça preta saindo da entrada de ar direita. Sem esperar pela escada de descida, o piloto abriu o canopy, saltou e saiu correndo uns 100 metros, depois de ver uma poça de combustível debaixo do avião pegando fogo.

Imagem

FOTOS: dementievskiy.livejournal.com

http://www.aereo.jor.br/2014/06/10/inci ... ualizacao/

abs.

arcanjo
Apesar do incidente, palmas para os russos, que tornaram público. A transparência no desenvolvimento da aeronave é fundamental.




"O correr da vida embrulha tudo,
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aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2667 Mensagem por Brasileiro » Qui Jul 03, 2014 8:21 pm

Os russos nunca foram de divulgar muita coisa.

Acredito que se isso não tivesse acontecido diante da delegação indiana (que provavelmente vazaria o ocorrido de uma forma ou de outra), talvez nem soubéssemos sobre o ocorrido e sobraria no máximo a falta do protótipo 55 e uma nuvem de especulações em cima.

Lembro de quando, mais ou menos em 2007 o site da NPO Saturn acabou deixando escapar uma imagem -muito próxima- do que viria a ser o T-50. Após a imagem ser deletada (para mim, a auto-acusação master de que o render era sim realista) a Sukhoi fez uso de vários renders falsos em seu site e apresentações na tentativa de despistar a aparência do caça até que fosse enfim revelado apenas quando já ocorria o primeiro voo.

Atrás dos russos, somente a Avibras consegue esconder tanto. Vide o caso do Astros-III...



abraços]




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2668 Mensagem por kirk » Sáb Set 06, 2014 12:35 pm

Plataformas Aéreas
Força Aérea indiana infeliz no progresso do PAK-FA quinta-gen lutador

Rahul Bedi, New Delhi - da IHS Jane Defence Weekly
4 de setembro de 2014

O quinto vôo Sukhoi T-50 PAK-FA protótipo (número lateral '055') pegou fogo em 10 de junho após o desembarque. Fonte: UAC
A Força Aérea Indiana (IAF) manifestou preocupações com a Rússia sobre problemas técnicos e atrasos que assolam o programa USD10.5 bilhões Fifth Generation Fighter Aircraft (FGFA), que é baseado na plataforma Sukhoi T-50 PAK-FA da Força Aérea russa.

Fontes oficiais disseram IHS Jane do que as objeções preliminares da IAF para características de design preliminares do lutador incluiu a inadequação de seus motores AL-41F1, suas características furtivas e seu sistema de transporte de armas.

Diferenças também surgiram sobre a capacidade operacional do ativo de varredura eletrônica (AESA) radar Byelka. Preocupações adicionais IAF incluir o custo global de desenvolvimento da aeronave, seus recursos de manutenção e de segurança, disseram as fontes.

Como resultado, nos últimos meses, o IAF tem reduzido significativamente o número de aeronaves FGFA que planeja adquirir a partir de cerca de 220 para 130-145. Também caiu a sua exigência por 45-50 twin-assento formadores FCFâ como a Rússia exigiu uma USD1 adicional bilhões e prazos mais longos para o seu desenvolvimento.

A IAF também está irritado sobre a relutância da Rússia para compartilhar informações sobre o projeto T-50 PAK-FA -officially designado o lutador Perspectiva Multi-Role (PMF) pela Índia - apesar de Nova Deli ser um parceiro financeiro iguais em seus custos de desenvolvimento.

Índia, até agora pago USD295 milhões para o projeto preliminar e considera o programa vital para ajudar a Agência de Desenvolvimento Aeronáutico estatal relançar seu programa de quinta geração monoposto indígena, bimotor avançada Medium Combat Aircraft (AMCA).

Funcionários dizem que a Rússia está disposta até mesmo para compartilhar detalhes de um incêndio que irrompeu a bordo de um protótipo PAK-FA que ele pousou no centro de testes da Zhukovsky, perto de Moscou, em junho. Um IAF equipa de avaliação técnica no local supostamente não foi permitido o acesso à plataforma afetada pelo fogo.

As autoridades russas, no entanto, teria dito o IAF que muitas de suas preocupações será resolvido em breve. Eles sustentam que o motor NPO Saturn AL-41FI do protótipo PAK-FA é uma solução temporária, destinado somente para a duração do vôo-teste, e que um pacote de energia de substituição está em desenvolvimento. Da mesma forma, a proficiência do radar AESA está sendo melhorado ao lado de outros sistemas.

Outro motivo de atrito entre os dois lados é a reduzida quota de trabalho de Hindustan Aeronautics Limited (HAL), agência de desenvolvimento liderança da Índia na joint venture FGFA. O valor passou de cerca de 25%, que foi negociado em 2013 para cerca de 13% nos últimos meses.

Sob o novo acordo, HAL só vai fornecer o FGFA apenas com pneus, equipamentos básicos de navegação, pods de designação a laser, heads-up displays e refrigerante adicional para o radar, disseram fontes oficiais.

"A Índia não deve deixar-se ser aproveitado pelos russos, uma vez que está a pagar metade das despesas de desenvolvimento da FCFâ", disse o analista militar Air Marshal VK Bhatia (IDT).

Mas ele também advertiu contra HAL "sobre-alcance" no desenvolvimento do FGFA como as suas capacidades tecnológicas intrínsecas foram "severamente limitada".

O IAF e HAL não quis comentar oficialmente.

ANÁLISE
Oficiais superiores da IAF acreditam que, embora a produção em série do PAK-FA pela russa United Aircraft Corporation poderia começar por 2016-17, a produção por HAL só teria início em 2020-21.

Isto é principalmente devido a atrasos no desenvolvimento de vários sistemas do IAF está insistindo em como o motor de substituição e melhor radar AESA.

Após retornar de Moscou, em agosto de 2012, em seguida, Marechal do Ar NAK Browne, declarou que o primeiro protótipo FGFA sofreria ensaios usuário extensas em 2014 na base aérea do IAF Ojhar em Niterói, na Índia ocidental, com dois protótipos seguintes, incorporando mudanças recomendadas, seguindo 2017 e 2019.

Base aérea Ojhar foi também foram aprimorados para criar FCFâ instalações vôo-teste para permitir a pesquisa e desenvolvimento conjuntos na plataforma com cientistas e técnicos russos. Depois disso, Browne disse, o design do FGFA seria confirmada ea produção em série terá início às Ojhar fábrica da HAL.

No entanto, fontes da IAF disse IHS Jane de que este prazo seria perdida por vários anos.
http://www.janes.com/article/42765/indi ... en-fighter




[] kirk

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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2669 Mensagem por Penguin » Sáb Set 06, 2014 12:48 pm

Original:

Air Platforms
Indian Air Force unhappy at progress of PAK-FA fifth-gen fighter

Rahul Bedi, New Delhi - IHS Jane's Defence Weekly
04 September 2014
http://www.janes.com/article/42765/indi ... en-fighter
The fifth flying Sukhoi T-50 PAK-FA prototype (side number '055') caught fire on 10 June after landing. Source: UAC

The Indian Air Force (IAF) has expressed concerns to Russia over technical problems and delays plaguing the USD10.5 billion Fifth Generation Fighter Aircraft (FGFA) programme, which is based on the Russian Air Force's Sukhoi T-50 PAK-FA platform.

Official sources told IHS Jane's that the IAF's primary objections to fighter's preliminary design features included the inadequacy of its AL-41F1 engines, its stealth features and its weapons carriage system.

Differences also emerged over the operational capability of the Byelka active electronically scanned array (AESA) radar. Additional IAF concerns include the overall development cost of the aircraft, its maintainability and safety features, the sources said.

As a result, in recent months the IAF has significantly reduced the number of FGFA aircraft it plans to acquire from around 220 to 130-145. It has also dropped its requirement for 45-50 twin-seat FGFA trainers as Russia had demanded an additional USD1 billion and extended deadlines for their development.

The IAF is also annoyed over Russian reluctance to share design information on the T-50 PAK-FA -officially designated the Perspective Multi-Role Fighter (PMF) by India - despite New Delhi being an equal financial partner in its development costs.

India has so far paid USD295 million towards the preliminary design and considers the programme vital to helping the state-run Aeronautical Development Agency kick-start its indigenous fifth-generation single-seat, twin-engine Advanced Medium Combat Aircraft (AMCA) programme.

Officials claim Russia is unwilling even to share details of a fire that erupted aboard a prototype PAK-FA as it landed at the Zhukovsky test centre near Moscow in June. An IAF technical evaluation team at the site was reportedly not permitted access to the fire-affected platform.

Russian officials, however, have reportedly told the IAF that many of its concerns will be resolved soon. They maintain that the prototype PAK-FA's NPO Saturn AL-41FI engine is a temporary solution, meant only for the duration of flight-testing, and that a replacement power pack is under development. Similarly, the AESA radar's proficiency is being improved alongside other systems.

Another cause for friction between the two sides is the reduced work share of Hindustan Aeronautics Limited (HAL), India's lead development agency in the FGFA joint venture. The amount has gone from around 25% that was negotiated in 2013 to around 13% in recent months.

Under the new arrangement, HAL will only provide the FGFA only with tyres, basic navigation equipment, laser designation pods, heads-up-displays and additional coolant for the radar, official sources said.

"India should not let itself be taken advantage of by the Russians as it is paying half the FGFA's developmental costs," military analyst Air Marshal V K Bhatia (rtd) said.

But he also cautioned HAL against "over-reach" in the FGFA's development as its intrinsic technological capabilities were "severely limited".

The IAF and HAL declined to comment officially.

ANALYSIS
Senior IAF officers believe that although series production of PAK-FA by Russia's United Aircraft Corporation could begin by 2016-17, production by HAL would only start in 2020-21.

This is primarily due to delays in developing various systems the IAF is insisting on, such as the replacement engine and better AESA radar.

After returning from Moscow in August 2012, then Air Chief Marshal N A K Browne declared that the first FGFA prototype would undergo extensive user trials in 2014 at the IAF's Ojhar air base at Nashik, western India, with two subsequent prototypes, incorporating recommended changes, following in 2017 and 2019.

Ojhar air base was also to have been upgraded to create FGFA flight-testing facilities to allow joint research and development on the platform with Russian scientists and technicians. After this, Browne said, the FGFA's design would be confirmed and series production would start at HAL's Ojhar plant.

However, IAF sources told IHS Jane's that this deadline would be missed by several years.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#2670 Mensagem por kirk » Sáb Set 06, 2014 2:11 pm

Penguin escreveu:Original:

Air Platforms
Indian Air Force unhappy at progress of PAK-FA fifth-gen fighter

Rahul Bedi, New Delhi - IHS Jane's Defence Weekly
04 September 2014
http://www.janes.com/article/42765/indi ... en-fighter
The fifth flying Sukhoi T-50 PAK-FA prototype (side number '055') caught fire on 10 June after landing. Source: UAC

The Indian Air Force (IAF) has expressed concerns to Russia over technical problems and delays plaguing the USD10.5 billion Fifth Generation Fighter Aircraft (FGFA) programme, which is based on the Russian Air Force's Sukhoi T-50 PAK-FA platform.

Official sources told IHS Jane's that the IAF's primary objections to fighter's preliminary design features included the inadequacy of its AL-41F1 engines, its stealth features and its weapons carriage system.

Differences also emerged over the operational capability of the Byelka active electronically scanned array (AESA) radar. Additional IAF concerns include the overall development cost of the aircraft, its maintainability and safety features, the sources said.

As a result, in recent months the IAF has significantly reduced the number of FGFA aircraft it plans to acquire from around 220 to 130-145. It has also dropped its requirement for 45-50 twin-seat FGFA trainers as Russia had demanded an additional USD1 billion and extended deadlines for their development.

The IAF is also annoyed over Russian reluctance to share design information on the T-50 PAK-FA -officially designated the Perspective Multi-Role Fighter (PMF) by India - despite New Delhi being an equal financial partner in its development costs.

India has so far paid USD295 million towards the preliminary design and considers the programme vital to helping the state-run Aeronautical Development Agency kick-start its indigenous fifth-generation single-seat, twin-engine Advanced Medium Combat Aircraft (AMCA) programme.

Officials claim Russia is unwilling even to share details of a fire that erupted aboard a prototype PAK-FA as it landed at the Zhukovsky test centre near Moscow in June. An IAF technical evaluation team at the site was reportedly not permitted access to the fire-affected platform.

Russian officials, however, have reportedly told the IAF that many of its concerns will be resolved soon. They maintain that the prototype PAK-FA's NPO Saturn AL-41FI engine is a temporary solution, meant only for the duration of flight-testing, and that a replacement power pack is under development. Similarly, the AESA radar's proficiency is being improved alongside other systems.

Another cause for friction between the two sides is the reduced work share of Hindustan Aeronautics Limited (HAL), India's lead development agency in the FGFA joint venture. The amount has gone from around 25% that was negotiated in 2013 to around 13% in recent months.

Under the new arrangement, HAL will only provide the FGFA only with tyres, basic navigation equipment, laser designation pods, heads-up-displays and additional coolant for the radar, official sources said.

"India should not let itself be taken advantage of by the Russians as it is paying half the FGFA's developmental costs," military analyst Air Marshal V K Bhatia (rtd) said.

But he also cautioned HAL against "over-reach" in the FGFA's development as its intrinsic technological capabilities were "severely limited".

The IAF and HAL declined to comment officially.

ANALYSIS
Senior IAF officers believe that although series production of PAK-FA by Russia's United Aircraft Corporation could begin by 2016-17, production by HAL would only start in 2020-21.

This is primarily due to delays in developing various systems the IAF is insisting on, such as the replacement engine and better AESA radar.

After returning from Moscow in August 2012, then Air Chief Marshal N A K Browne declared that the first FGFA prototype would undergo extensive user trials in 2014 at the IAF's Ojhar air base at Nashik, western India, with two subsequent prototypes, incorporating recommended changes, following in 2017 and 2019.

Ojhar air base was also to have been upgraded to create FGFA flight-testing facilities to allow joint research and development on the platform with Russian scientists and technicians. After this, Browne said, the FGFA's design would be confirmed and series production would start at HAL's Ojhar plant.

However, IAF sources told IHS Jane's that this deadline would be missed by several years.
Mas ... mas ... como assim?

... não são esses MESMOS RUSSOS que iam transferir tudo para o Brasil? ... ToT completa e irrestrita com tudo que tem direito e muito mais? ... e não são os MESMOS RUSSOS que também queriam """compartilhar""" esse PAK com o Brasil ?

Vai ver que os Russos que o Lima, Marino, Bolovo & Cia comentam sejam ""outros russos"" ! :mrgreen:

Abs
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