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Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Seg Jun 17, 2013 9:03 am
por LeandroGCard
Luís Henrique escreveu:Volto a dizer, os americanos precisam modernizar muito o f-22 para se contrapor à eletrônica bem mais nova do pak-fa.
Segundo o que foi divulgado até agora o F-22 não será modernizado.

Isso não é porque ele seja tão superior a tudo o mais no planeta que nem precise de modernização, mas apenas porque ele foi concebido em uma outra época e seus sistemas não são modulares, de forma a que qualquer modernização precisaria de um reprojeto inteiro e completamente novo de todos os seus sistemas e da integração destes com a célula. O custo disto seria altíssimo, e com a pequena quantidade de unidades disponíveis não se justificaria. Pela mesma razão o F-22 não tem e não terá um sistema de datalink capaz de se comunicar com o de nenhuma outra aeronave (ele teria que fazer isso mantendo a furtividade do avião), embora este tipo de sistema já esteja disponível para o F-35 (MALD).


Leandro G. Card

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Seg Jun 17, 2013 11:12 am
por Luís Henrique
NovaTO escreveu:
Luís Henrique escreveu:
1) O Pak-Fa não é furtivo apenas no quadrante frontal. O caça possui baias internas para armamento. O caça é tão furtivo quanto o F-22 ou o F-35. Sobre o motor, trata-se do motor temporário que equipará os primeiros caças. O novo motor já está em desenvolvimento avançado (segundo o diretor da Saturn o novo motor está à frente do cronograma). Sobre a furtividade do motor, você está comparando o protótipo do Pak-Fa. O caça que será produzido em série muito provavelmente terá algumas mudanças, como uma proteção no motor semelhante à utilizada pelo F-22.

2) Sobre sensores porque acha que o radar AESA do F-22 é LPI e o radar russo não????
Não está confundindo com o radar do Su-35, o Irbis-E que é ESA?
Sobre potência, tanto o radar do caça russo como do americano, são todos muito potentes. Todos AESA e todos LPI. A diferença é que o Sistema Radar do Pak-Fa é bem mais completo. Ao todo são 5 antenas contra apenas 1 no Raptor.
A frontal, semelhante ao Raptor, duas laterais para ampliar o ângulo de cobertura, e duas localizadas nas asas que atuam na banda L para aumentar as chances de detectar alvos furtivos.
Além deste revolucionários sistema de radar, o caça terá o OLS-50M.
Sobre esta questão de sensores e eletrônica, vc deveria ponderar que os caças possuem mais de 2 décadas de diferença de idade. Na minha opinião os americanos terão que realizar uma GRANDE modernização nos raptors, se realmente quiserem superar o pak-fa.

Sobre sua conclusão do embate entre as duas aeronaves eu discordo.
Volto a dizer, os americanos precisam modernizar muito o f-22 para se contrapor à eletrônica bem mais nova do pak-fa.
Caro Luis Henrique,

Quando a Sukhoi atualizar o motor e esta tendo recursos como mascaramento do IR, e serrilhamento do bocal, além de claro uma boa cobertura em torno do mesmo para diminuir emissões IR e reflexões EM, o T-50 deverá ter uma diminuição do RCS em outros quadrantes. Por enquanto, não. Sobre os sensores do F-22, os americanos vêem fazendo atualizações nos mesmos. O F-22 atual não é exatamente o que saiu de fábrica em 2005. Atualmente os F-22 estão sendo atualizados com o que eles chamam de incrementos o atual é o 3.1 mas já está agendado o 3.2 e 3.2b. E entre esses incrementos, a atualização de sistemas de sensores, computadores e armas.

Sobre o número de antenas, o F-22 é praticamente uma antena, ele tem antenas espalhadas pelo caça inteiro.
Imagem
O diferencial é que ele não quer ficar emitindo. Como caça furtivo, quanto menos emissões tiver, melhor. E dentro desse conceito, o F-22 é praticamente um SIGINT. Usar de emissões de radar contra um F-22 pode ser um erro fatal. 8-]

[]'s
Olha, não sei da onde tirou o ano de 2005, pois o vôo inaugural ocorreu em 1997.
O vôo inaugural do Pak-Fa foi no final de 2010.

Sobre a questão da furtividade um caça que possui baixo rcs apenas na parte frontal é o Silent Eagle (novo F-15). O Pak-Fa possui baias internas de armamento, utiliza materiais absorventes de ondas radar e todo o design da aeronave também foi construído para este fim. Não pode-se dizer que só é furtivo na parte frontal.

Sobre a quantidade de antenas, a maioria dos caças modernos possuem MUITAS antenas. Assim como o Rafale, etc. O que eu me referia era sobre o RADAR.
Este equipamento, apesar de você bater na mesma tecla que denuncia a aeronave que emite, continua sendo o PRINCIPAL sensor para detecção de um caça moderno.
Tanto que o radar do F-22 é enorme e muito poderoso.

Sobre detecção passiva, o F-22 não está à frente não. Como você mesmo disse, ele não possui IRST. E como todos sabem, não se comunica com outras aeronaves ou estações em terra. Seu datalink é exclusivo e limitado.

Sobre ser um erro utilizar um radar para detectar um F-22 eu não vejo desta forma. Se você possui um caça tão rápido quanto, ou até mais rápido, tão ágil quanto, ou até mais ágil, e que carrega armamentos com o mesmo alcance, ou até um alcance maior, após a detecção você dispara seu armamento. Mesmo que de forma passiva o F-22 percebeu que foi trackeado, ele estará na defensiva e em apuros.

O F-22, é sem dúvida, o caça mais poderoso em operação em todo o mundo. Mas, na minha humilde opinião, perderá o posto assim que o Pak-Fa estiver totalmente concluído.
Os americanos, com certeza, vão contra-atacar com uma grande modernização no F-22 e em seguida com o lançamento da 6ª geração.

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Ter Jun 25, 2013 4:59 am
por P44
Imagem

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qua Jul 24, 2013 3:31 pm
por Lirolfuti
NPO Saturn começou a produção dos motores definitivos para o PAK-FA T-50

Começou na República do Bascortostão a produção dos motores definitivos para o caça de 5ª geração russo, o T-50 (PAK-FA), aeronave que substituirá os caças multifuncionais da família Su-27.

O novo motor, mais potente, aumentará ainda mais a excepcional manobrabilidade do T-50. Além do mais, é um marco que fará a indústria aeronáutica entrar em uma nova era.

O motor instalado nos primeiros protótipos do T-50 fora o AL-41F1. Esse motor turbofan, que tem empuxo vetorial controlado e pós-combustor, fora criado pela empresa NPO Saturn. Com o AL-41F1, a aeronave pode desempenhar maiores velocidades sem a utilização de pós-combustão. No cockpit, há um sistema de controle totalmente digital implementado para o gerenciamento do motor, bem como um sistema de ignição de plasma.

No futuro, cerca de 10 anos, o T-50 será equipado com um novo motor, bem mais sofisticado do que esse que está sendo produzido no momento. O novo motor está sendo desenvolvido sob o codinome "Artigo 129".
http://codinomeinformante.blogspot.com. ... tores.html

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qua Jul 24, 2013 7:49 pm
por Penguin
LeandroGCard escreveu:
Luís Henrique escreveu:Volto a dizer, os americanos precisam modernizar muito o f-22 para se contrapor à eletrônica bem mais nova do pak-fa.
Segundo o que foi divulgado até agora o F-22 não será modernizado.

Isso não é porque ele seja tão superior a tudo o mais no planeta que nem precise de modernização, mas apenas porque ele foi concebido em uma outra época e seus sistemas não são modulares, de forma a que qualquer modernização precisaria de um reprojeto inteiro e completamente novo de todos os seus sistemas e da integração destes com a célula. O custo disto seria altíssimo, e com a pequena quantidade de unidades disponíveis não se justificaria. Pela mesma razão o F-22 não tem e não terá um sistema de datalink capaz de se comunicar com o de nenhuma outra aeronave (ele teria que fazer isso mantendo a furtividade do avião), embora este tipo de sistema já esteja disponível para o F-35 (MALD).


Leandro G. Card
Leandro,

O F-22 tem passado por upgrades incrementais constantes (ver abaixo).

[]s

Lockheed awarded $6.9 billion F-22 upgrade contract


By: DAVE MAJUMDAR WASHINGTON DC 04:11 21 Feb 2013 Source: http://www.flightglobal.com/news/articl ... ct-382576/

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qui Jul 25, 2013 2:28 am
por Killergod
However, the USAF expects to incorporate rudimentary AIM-9X and AIM-120D capability onto the Raptor before 2017.
É melhor que os sovi... russos corram pra fabricar e incorporar o R-77M ao PAK-FA. Vai ser muita covardia o T-50 ficar limitado ao R-77. [003]

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qui Jul 25, 2013 10:10 am
por LeandroGCard
Penguin escreveu:Leandro,

O F-22 tem passado por upgrades incrementais constantes (ver abaixo).

[]s

Lockheed awarded $6.9 billion F-22 upgrade contract


By: DAVE MAJUMDAR WASHINGTON DC 04:11 21 Feb 2013 Source: http://www.flightglobal.com/news/articl ... ct-382576/
Tem razão, os americanos estão bancando mesmo atualizações no avião, mas veja os valores envolvidos. US$ 6,9 bilhões por 187 aviões em operação dá mais de 37 milhões por aparelho para upgrades que devem se estender até 2023 e que não incluem nenhuma grande alteração do hardware mas basicamente apenas atualizações de software e integração de novos armamentos que vão ficando disponíveis.

Acho que meu argumento continua válido.


Leandro G. Card

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Sex Jul 26, 2013 10:58 am
por NettoBR
http://www.youtube.com/watch?v=qrzq_rR9XZg

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Sex Jul 26, 2013 11:07 am
por NettoBR
http://www.youtube.com/watch?v=vRMksoH3Ks4

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qui Ago 08, 2013 10:06 am
por arcanjo
7 de agosto de 2013
Força Aérea Russa receberá em breve seu primeiro caça de quinta-geração Sukhoi T-50


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MOSCOU, 6 de agosto – A Força Aérea da Rússia vai receber seu primeiro caça T-50 de quinta geração no terceiro trimestre deste ano, para iniciar os testes de voo a partir do quarto trimestre, disse na terça-feira o comandante daquela força, tenente-general Viktor Bondarev.

No final de abril, o presidente Vladimir Putin disse que o T-50 entraria em serviço em 2016, e não 2015, como tinha sido anunciado anteriormente. O presidente da United Aircraft Corporation Mikhail Pogosyan disse que os testes de voo do T-50 começariam em 2014.

O T-50, que vai se tornar o futuro núcleo da frota de caças da Rússia, é um avião de combate multimissão com tecnologia “stealth”, super-manobrabilidade, capacidade de super-cruzeiro, e aviônicos avançados, incluindo um radar de varredura eletrônica ativa, de acordo com o seu criador Sukhoi.

A Índia também planeja adquirir um avião de caça baseado no T-50, conhecido como o FGFA (avião de caça de quinta geração). A United Aircraft Corporation é a holding estatal que integra a indústria de fabricação de aeronaves da Rússia, incluindo a Sukhoi, fabricante de aeronaves militares e civis.

FONTE: RIA Novosti
http://www.aereo.jor.br/2013/08/07/forc ... khoi-t-50/


arcanjo

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qui Ago 08, 2013 12:22 pm
por Luís Henrique
Killergod escreveu:
However, the USAF expects to incorporate rudimentary AIM-9X and AIM-120D capability onto the Raptor before 2017.
É melhor que os sovi... russos corram pra fabricar e incorporar o R-77M ao PAK-FA. Vai ser muita covardia o T-50 ficar limitado ao R-77. [003]
Eu acho que quem fica devendo em mísseis ar-ar são os americanos.
Os russos possuem uma variedade maior e com muito mais alcance.

Os russos possuem o R-37 e o KS-172, mísseis ar-ar com alcance de 300 e 400 km respectivamente.

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qui Ago 08, 2013 3:13 pm
por gabriel219
E tem gente nessa matéria que acha ruim comprar o Su-50 Firefox ou até ajuda-lo a desenvolver-lo, quando fomos convidados.
Gostaria de ver uma matéria do F/A-35A no mesmo Blog, vai ter gente que molhará a calcinha. Desculpem o termo.
Preferem um caça otimizado para ataque do que um caça otimizado para defesa aérea.

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qui Ago 08, 2013 5:04 pm
por Petry
Caramba, o pessoal adora dar nomes ao T-50!!! Su-50 Firefox não é de um filme?

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qui Ago 08, 2013 9:35 pm
por gabriel219
Não, o do filme é MiG-33 Firefox.
Eu lembro que li, no ano passado, uma fonte Russa em que falava de T-50 Firefox.
Dai passei a chama-lo de Su-50 Firefox, mas não sei se será esse o nome da aeronave.

Re: PAK FA - VOOU!!!

Enviado: Qui Ago 08, 2013 10:02 pm
por Carlos Lima
Há uma chance do nome "firefox" ser somente boato porque quem dá essa designação no fim das contas é a OTAN. :)

Os russos chamam os aviões de outras coisas.

F - tipo, Flogger, Fishbed, Fulcrum, Flanker (Fighter = caça / ataque)
B - tipo, Bear, Backfire, Bender (Bomber = Bombardeiro)
C - tipo, Condor, Club, Candid (Commercial Aircraft ou Cargo = Aeronaves Comerciais ou de Carga)
H - Hip, Hind, Halo, Hokum (Helis)

etc

[]s
CB_Lima