NovaTO escreveu:Luís Henrique escreveu:
1) O Pak-Fa não é furtivo apenas no quadrante frontal. O caça possui baias internas para armamento. O caça é tão furtivo quanto o F-22 ou o F-35. Sobre o motor, trata-se do motor temporário que equipará os primeiros caças. O novo motor já está em desenvolvimento avançado (segundo o diretor da Saturn o novo motor está à frente do cronograma). Sobre a furtividade do motor, você está comparando o protótipo do Pak-Fa. O caça que será produzido em série muito provavelmente terá algumas mudanças, como uma proteção no motor semelhante à utilizada pelo F-22.
2) Sobre sensores porque acha que o radar AESA do F-22 é LPI e o radar russo não????
Não está confundindo com o radar do Su-35, o Irbis-E que é ESA?
Sobre potência, tanto o radar do caça russo como do americano, são todos muito potentes. Todos AESA e todos LPI. A diferença é que o Sistema Radar do Pak-Fa é bem mais completo. Ao todo são 5 antenas contra apenas 1 no Raptor.
A frontal, semelhante ao Raptor, duas laterais para ampliar o ângulo de cobertura, e duas localizadas nas asas que atuam na banda L para aumentar as chances de detectar alvos furtivos.
Além deste revolucionários sistema de radar, o caça terá o OLS-50M.
Sobre esta questão de sensores e eletrônica, vc deveria ponderar que os caças possuem mais de 2 décadas de diferença de idade. Na minha opinião os americanos terão que realizar uma GRANDE modernização nos raptors, se realmente quiserem superar o pak-fa.
Sobre sua conclusão do embate entre as duas aeronaves eu discordo.
Volto a dizer, os americanos precisam modernizar muito o f-22 para se contrapor à eletrônica bem mais nova do pak-fa.
Caro Luis Henrique,
Quando a Sukhoi atualizar o motor e esta tendo recursos como mascaramento do IR, e serrilhamento do bocal, além de claro uma boa cobertura em torno do mesmo para diminuir emissões IR e reflexões EM, o T-50 deverá ter uma diminuição do RCS em outros quadrantes. Por enquanto, não. Sobre os sensores do F-22, os americanos vêem fazendo atualizações nos mesmos. O F-22 atual não é exatamente o que saiu de fábrica em 2005. Atualmente os F-22 estão sendo atualizados com o que eles chamam de incrementos o atual é o 3.1 mas já está agendado o 3.2 e 3.2b. E entre esses incrementos, a atualização de sistemas de sensores, computadores e armas.
Sobre o número de antenas, o F-22 é praticamente uma antena, ele tem antenas espalhadas pelo caça inteiro.
O diferencial é que ele não quer ficar emitindo. Como caça furtivo, quanto menos emissões tiver, melhor. E dentro desse conceito, o F-22 é praticamente um SIGINT. Usar de emissões de radar contra um F-22 pode ser um erro fatal.
[]'s
Olha, não sei da onde tirou o ano de 2005, pois o vôo inaugural ocorreu em 1997.
O vôo inaugural do Pak-Fa foi no final de 2010.
Sobre a questão da furtividade um caça que possui baixo rcs apenas na parte frontal é o Silent Eagle (novo F-15). O Pak-Fa possui baias internas de armamento, utiliza materiais absorventes de ondas radar e todo o design da aeronave também foi construído para este fim. Não pode-se dizer que só é furtivo na parte frontal.
Sobre a quantidade de antenas, a maioria dos caças modernos possuem MUITAS antenas. Assim como o Rafale, etc. O que eu me referia era sobre o RADAR.
Este equipamento, apesar de você bater na mesma tecla que denuncia a aeronave que emite, continua sendo o PRINCIPAL sensor para detecção de um caça moderno.
Tanto que o radar do F-22 é enorme e muito poderoso.
Sobre detecção passiva, o F-22 não está à frente não. Como você mesmo disse, ele não possui IRST. E como todos sabem, não se comunica com outras aeronaves ou estações em terra. Seu datalink é exclusivo e limitado.
Sobre ser um erro utilizar um radar para detectar um F-22 eu não vejo desta forma. Se você possui um caça tão rápido quanto, ou até mais rápido, tão ágil quanto, ou até mais ágil, e que carrega armamentos com o mesmo alcance, ou até um alcance maior, após a detecção você dispara seu armamento. Mesmo que de forma passiva o F-22 percebeu que foi trackeado, ele estará na defensiva e em apuros.
O F-22, é sem dúvida, o caça mais poderoso em operação em todo o mundo. Mas, na minha humilde opinião, perderá o posto assim que o Pak-Fa estiver totalmente concluído.
Os americanos, com certeza, vão contra-atacar com uma grande modernização no F-22 e em seguida com o lançamento da 6ª geração.