Página 17 de 171

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Qua Dez 25, 2013 9:17 pm
por Lord Nauta
Bolovo escreveu:
Lord Nauta escreveu:Existe uma forte tendencia em se adotar o mastro integrado, neste caso o I Mast 100 em função de uma futura padronização com as fragatas de 6.000 ton.


Sds


Lord Nauta
Não conheço nenhuma fragata de 6000 tons que utilize hoje a família Thales I-Mast...

O mastro I-Mast 400 no momento equipa os NaPaOc holandeses de 3.750 ton da classe Holland. No caso brasileiro existe a possibilidade de equipar as novas corvetas (série 100) e futuras fragatas (série 400) em atendimento a requisitos da MB.
Para manter a operação continuada do MH-16 e preciso que o hangar tenha capacidade de acondicionar a aeronave.

Sds


Lord Nauta

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Qua Dez 25, 2013 9:38 pm
por alex
E os patrulha oceânicos? Serão construídos do projeto da classe Amazonas, uma versao da Barroso ou de projeto a ser adquirido na licitação do prosuper? As notícias estão um pouco confusas neste projeto.

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Qui Dez 26, 2013 3:11 pm
por Wingate
Lord Nauta escreveu: Sobre o projeto Corveta:


''As Corvetas Classe “Barroso” (CCB) são Navios-Escolta versáteis, sofisticados e de elevado poder combatente, capazes de se contraporem a múltiplas ameaças e, desse modo, serão empregados na defesa e segurança marítima da “Amazônia Azul”, em áreas costeiras e oceânicas.
No desempenho de sua missão, participarão de variadas operações e ações navais, contribuindo para a consecução das quatro tarefas básicas do Poder Naval: negar o uso do mar; controlar área marítima; projetar poder sobre terra; e contribuir para a dissuasão.
O Projeto contribuirá para ampliar e consolidar a capacidade da construção naval militar brasileira e consistirá de um aperfeiçoamento do bem-sucedido projeto da Corveta “Barroso”. As CCB serão totalmente projetadas e construídas por engenheiros brasileiros, em estaleiros nacionais, incorporando melhorias e desenvolvimentos tecnológicos aos desenhos daquela Classe.
A MB tem como meta a busca da nacionalização, principalmente de componentes com elevado grau de complexidade técnica, desenvolvendo a Base Industrial de Defesa. O índice médio de nacionalização dos sistemas de bordo será superior a 60%, com destaque para o Sistema de Controle Tático, o Sistema de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica, o Sistema de Controle da Propulsão e o Sistema de Armas.
Após a construção de quatro Corvetas Classe “Inhaúma” e uma CCB e das avaliações operacionais a que estes meios foram submetidos, foram elaborados os REM e os RAN, levando em consideração os aperfeiçoamentos que se mostraram necessários.
Sendo assim, a fim de que as novas CCB possam cumprir suas missões, de acordo com o definido pela MB, algumas das características básicas são:
- calado: não superior a 6,5m (plena carga);
- comprimento: 110m;
- deslocamento: 3.000 t;
- velocidade máxima: 25 nós;
- operação de helicópteros embarcados de alta performance, o que lhes proporcionará um extraordinário incremento às suas capacidades de detecção, reação, poder de combate e flexibilidade;
- incorporação de tecnologia visando à minimização de sua seção reta radar e de sua assinatura infravermelha (padrão stealth);
- propulsão baseada em motores de combustão, o que permitirá maior flexibilidade na utilização destes, aumentando o tempo entre revisões gerais dos motores, além de propiciar maior autonomia e menores níveis de emissão infravermelha; e
- a adoção de um Sistema de Armas acrescido de Mísseis Superfície-Ar (MAS).
Em relação ao quantitativo de meios, concebeu-se, inicialmente, a construção de quatro Corvetas.
Vale ressaltar que esse projeto tem potencial para gerar em torno de 250 empregos diretos e 1.000 indiretos.''
:mrgreen:

Sds


Lord Nauta
Caro colega Lord Nauta,

Talvez minha pergunta seja off-topic neste momento mas a MB não teria hoje algum interesse em desenvolver em conjunto com empresas/países estrangeiros um motor naval diesel nacional para aplicações civis e militares?

Antecipadamente grato por eventuais comentários,

Wingate

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Qui Dez 26, 2013 4:08 pm
por Lord Nauta
Wingate escreveu:
Lord Nauta escreveu: Sobre o projeto Corveta:


''As Corvetas Classe “Barroso” (CCB) são Navios-Escolta versáteis, sofisticados e de elevado poder combatente, capazes de se contraporem a múltiplas ameaças e, desse modo, serão empregados na defesa e segurança marítima da “Amazônia Azul”, em áreas costeiras e oceânicas.
No desempenho de sua missão, participarão de variadas operações e ações navais, contribuindo para a consecução das quatro tarefas básicas do Poder Naval: negar o uso do mar; controlar área marítima; projetar poder sobre terra; e contribuir para a dissuasão.
O Projeto contribuirá para ampliar e consolidar a capacidade da construção naval militar brasileira e consistirá de um aperfeiçoamento do bem-sucedido projeto da Corveta “Barroso”. As CCB serão totalmente projetadas e construídas por engenheiros brasileiros, em estaleiros nacionais, incorporando melhorias e desenvolvimentos tecnológicos aos desenhos daquela Classe.
A MB tem como meta a busca da nacionalização, principalmente de componentes com elevado grau de complexidade técnica, desenvolvendo a Base Industrial de Defesa. O índice médio de nacionalização dos sistemas de bordo será superior a 60%, com destaque para o Sistema de Controle Tático, o Sistema de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica, o Sistema de Controle da Propulsão e o Sistema de Armas.
Após a construção de quatro Corvetas Classe “Inhaúma” e uma CCB e das avaliações operacionais a que estes meios foram submetidos, foram elaborados os REM e os RAN, levando em consideração os aperfeiçoamentos que se mostraram necessários.
Sendo assim, a fim de que as novas CCB possam cumprir suas missões, de acordo com o definido pela MB, algumas das características básicas são:
- calado: não superior a 6,5m (plena carga);
- comprimento: 110m;
- deslocamento: 3.000 t;
- velocidade máxima: 25 nós;
- operação de helicópteros embarcados de alta performance, o que lhes proporcionará um extraordinário incremento às suas capacidades de detecção, reação, poder de combate e flexibilidade;
- incorporação de tecnologia visando à minimização de sua seção reta radar e de sua assinatura infravermelha (padrão stealth);
- propulsão baseada em motores de combustão, o que permitirá maior flexibilidade na utilização destes, aumentando o tempo entre revisões gerais dos motores, além de propiciar maior autonomia e menores níveis de emissão infravermelha; e
- a adoção de um Sistema de Armas acrescido de Mísseis Superfície-Ar (MAS).
Em relação ao quantitativo de meios, concebeu-se, inicialmente, a construção de quatro Corvetas.
Vale ressaltar que esse projeto tem potencial para gerar em torno de 250 empregos diretos e 1.000 indiretos.''
:mrgreen:

Sds


Lord Nauta
Caro colega Lord Nauta,

Talvez minha pergunta seja off-topic neste momento mas a MB não teria hoje algum interesse em desenvolver em conjunto com empresas/países estrangeiros um motor naval diesel nacional para aplicações civis e militares?

Antecipadamente grato por eventuais comentários,

Wingate


A MTU do Brasil já possui uma linha completa de motores navais, que inclusive são utilizados em navios da MB.


Sds


Lord Nauta

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Qui Dez 26, 2013 4:11 pm
por Lord Nauta
alex escreveu:E os patrulha oceânicos? Serão construídos do projeto da classe Amazonas, uma versao da Barroso ou de projeto a ser adquirido na licitação do prosuper? As notícias estão um pouco confusas neste projeto.
Sobre os NaPaOc:


''Os demais Navios poderão ser da mesma Classe, com eventuais adaptações, caso o Reino Unido seja o país selecionado em licitação internacional. No entanto, em função das especificações técnicas bem definidas, outros países participantes estarão habilitados a construir, no Brasil, mediante parceria com estaleiros nacionais, navios com as mesmas características'' :mrgreen:


Sds


Lord Nauta

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Sex Dez 27, 2013 12:45 pm
por Olinda
Lord Nauta escreveu:
alex escreveu:E os patrulha oceânicos? Serão construídos do projeto da classe Amazonas, uma versao da Barroso ou de projeto a ser adquirido na licitação do prosuper? As notícias estão um pouco confusas neste projeto.
Sobre os NaPaOc:


''Os demais Navios poderão ser da mesma Classe, com eventuais adaptações, caso o Reino Unido seja o país selecionado em licitação internacional. No entanto, em função das especificações técnicas bem definidas, outros países participantes estarão habilitados a construir, no Brasil, mediante parceria com estaleiros nacionais, navios com as mesmas características'' :mrgreen:


Sds


Lord Nauta
Caro Lord Nauta,

Foi adquirido junto aos NaPaOc classe amazonas o seu respectivo projeto? Caso afirmativo, poderiam ser utilizadas algumas caracteristicas (dados, especificações, tecnicas) no projeto da CV 3?

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Sex Dez 27, 2013 4:50 pm
por Lord Nauta
Olinda escreveu:
Lord Nauta escreveu: Sobre os NaPaOc:


''Os demais Navios poderão ser da mesma Classe, com eventuais adaptações, caso o Reino Unido seja o país selecionado em licitação internacional. No entanto, em função das especificações técnicas bem definidas, outros países participantes estarão habilitados a construir, no Brasil, mediante parceria com estaleiros nacionais, navios com as mesmas características'' :mrgreen:


Sds


Lord Nauta



Caro Lord Nauta,

Foi adquirido junto aos NaPaOc classe amazonas o seu respectivo projeto? Caso afirmativo, poderiam ser utilizadas algumas caracteristicas (dados, especificações, tecnicas) no projeto da CV 3?


São navios de projetos diferentes. Entretanto soluções mais modernas de construção podem ser analisadas e caso viável serem utilizadas.


Sds


Lord Nauta

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Qui Jan 02, 2014 3:32 pm
por J.Ricardo
O que seria essa CCB???

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Qui Jan 02, 2014 4:40 pm
por Paisano
J.Ricardo escreveu:O que seria essa CCB???
Corvetas Classe Barroso. :wink:

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Sex Jan 03, 2014 8:55 am
por motumbo
Perguntar não ofende: Quanto tempo vai demorar para sair do forno? 16 anos tb?

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Sex Jan 03, 2014 9:47 am
por J.Ricardo
Paisano escreveu:
J.Ricardo escreveu:O que seria essa CCB???
Corvetas Classe Barroso. :wink:
[066]

Putz, ontem ainda estava sob efeito da mardita...

Mas quando li a mensagem parecia que se referia especificamente a uma nova classe de 3000t...

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Sex Jan 03, 2014 10:10 am
por LeandroGCard
J.Ricardo escreveu:
Paisano escreveu: Corvetas Classe Barroso. :wink:
[066]

Putz, ontem ainda estava sob efeito da mardita...

Mas quando li a mensagem parecia que se referia especificamente a uma nova classe de 3000t...
Se tiver mesmo 3.000 ton será sim uma nova classe, baseada na Barroso assim como a Barroso é baseada nas Inhaúma.


Leandro G. Card

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Sex Jan 03, 2014 2:27 pm
por talharim
Com 3.000 ton prefiro classifica-la de Fraveta .

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Sex Jan 03, 2014 5:06 pm
por FCarvalho
Caras, o talha precisa levar um prêmio de exortação à boa esculhambação da língua portuguesa.... :lol: :lol: :lol:

Essa foi a mais sensacional do ano. E olha que só tem 3 dias... :mrgreen:

abs.

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

Enviado: Sex Jan 03, 2014 5:09 pm
por FCarvalho
LeandroGCard escreveu:
J.Ricardo escreveu: [066]
Putz, ontem ainda estava sob efeito da mardita...
Mas quando li a mensagem parecia que se referia especificamente a uma nova classe de 3000t...
Se tiver mesmo 3.000 ton será sim uma nova classe, baseada na Barroso assim como a Barroso é baseada nas Inhaúma.
Leandro G. Card
Estou cá pensando se este valor seria para deslocamento carregada, ou vazia. Porque se for esta última, para um navio de apenas 110 ms, imagine-se a quanto não chegará... :roll:

abs.