cabeça de martelo escreveu: ↑Ter Mar 10, 2020 8:25 am Air Force F-16s Are Getting Pylons With Built-In Missile Warning Sensors And Countermeasures
The bolt-on upgrade will make aging F-16s more survivable by providing better awareness of missile threats and a better ability to fend them off.
https://www.thedrive.com/the-war-zone/3 ... ermeasures
F-16 News
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61574
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6344 vezes
- Agradeceram: 6691 vezes
- Contato:
Re: F-16 News
Taí o que venho dizendo, o F-16 está longe de obsoleto, por sua excelência de design e constantes updates/upgrades no que interessa, que é a aviônica (botem IRST em todos, POWS!!!). Bobear e até os Eurocanards saem de linha e ele continua. O bichim é FEROZ!!!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38065
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5764 vezes
- Agradeceram: 3281 vezes
Re: F-16 News
Só na USAF existem mais de 1 mil unidades do F-16, se contar a guarda nacional, esse número pode chegar perto de 2 mil. Então, pelo menos nos USA ele vai continuar por aí ainda uns vinte anos a mais.
Se considerar todas as modificações que estão fazendo neles, capaz de chegar a 30 anos.
Com a linha do F-35 a conta gotas do jeito que está e todos os atrasos do programa, é bem capaz de as mais de mil unidade que a USAF desejam só estejam todas em operação para lá de 2040.
No mais, a entrada dos F-35 deve disponibilizar muitos F-16 americanos para o mercado externo, principalmente para países que antes não receberiam este avião por questões políticas e estratégicas.
Enfim, o Falcon vai durar mais que o boneco homônimo.
Infelizmente.
abs
Se considerar todas as modificações que estão fazendo neles, capaz de chegar a 30 anos.
Com a linha do F-35 a conta gotas do jeito que está e todos os atrasos do programa, é bem capaz de as mais de mil unidade que a USAF desejam só estejam todas em operação para lá de 2040.
No mais, a entrada dos F-35 deve disponibilizar muitos F-16 americanos para o mercado externo, principalmente para países que antes não receberiam este avião por questões políticas e estratégicas.
Enfim, o Falcon vai durar mais que o boneco homônimo.
Infelizmente.
abs
Carpe Diem
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7646
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2583 vezes
- Agradeceram: 1050 vezes
Re: F-16 News
Sem contar que os EUA mantem a linha de produção aberta, comprando novos caças e aposentando aviões ainda em bom estado, pelo menos até pouco tempo atrás era assim, sem contar uma infinidade de opções de atualizações para seus aliados que mantem o produto sempre em um excelente nível de combate.
Essa é a grande diferença dele para outros concorrentes, como o Mirage 2000, o fabricante/governo colocam valores absurdos para atualizações e vão empurrando o Rafale muito mais caro para seus cliente/aliados...
Essa é a grande diferença dele para outros concorrentes, como o Mirage 2000, o fabricante/governo colocam valores absurdos para atualizações e vão empurrando o Rafale muito mais caro para seus cliente/aliados...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38065
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5764 vezes
- Agradeceram: 3281 vezes
Re: F-16 News
O Mirage 2000 tinha tudo para ser um grande concorrente, mas os franceses nunca foram bons mascates.
abs
abs
Carpe Diem
- Viktor Reznov
- Sênior
- Mensagens: 6836
- Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
- Agradeceu: 1968 vezes
- Agradeceram: 799 vezes
Re: F-16 News
Pois é, numa outra realidade já estaríamos com 24 Mirage 2000-5 operando na FAB desde a década antepassada mas.... o resto da história vocês já conhecem.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38065
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5764 vezes
- Agradeceram: 3281 vezes
Re: F-16 News
Se o país fosse outro, os Mirage 2000-5 já deviam estar por aqui desde a primeira metade dos anos 1980, com as lições advindas das Malvinas. Ou na "pior" das hipóteses, estaríamos operando J-10C hoje... e pensando no J-31.
abs
abs
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61574
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6344 vezes
- Agradeceram: 6691 vezes
- Contato:
Re: F-16 News
Perfeito, "se o país fosse outro", porque neste aqui o principal assunto entre homens adultos heterossexuais que trabalhavam eram muié, futebol e, fora disso, que a inflação estava uma desgraça por causa da dívida externa e que o governo civil que substituiria o militar por certo iria decretar MORATÓRIA e todos seríamos felizes.
Aliás, moratória era um dos raros consensos verticais e diagonais do Brasil, rico e pobre, branco e preto, sulista e nortista, direitista e esquerdista, crente e ateu, todo mundo concordava que era o melhor caminho, senão o único.
Quem seria DOIDO de anunciar caças num momento como esse?
Aliás, moratória era um dos raros consensos verticais e diagonais do Brasil, rico e pobre, branco e preto, sulista e nortista, direitista e esquerdista, crente e ateu, todo mundo concordava que era o melhor caminho, senão o único.
Quem seria DOIDO de anunciar caças num momento como esse?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38065
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5764 vezes
- Agradeceram: 3281 vezes
Re: F-16 News
Mas bateu na trave Túlio. A FAB estava prontinha para arrumar os J-7 chineses quando "um milagre" aconteceu e do nada os americanos nos ofereceram um lindo pacote de 22 F-5 mais peças e sobressalentes direto de seus "estoques", e que até outro dia não estavam disponíveis.
Moratória, inflação, transição, me lembro dessa merda toda. E lembro também que o pessoal tava cagando e andando para tudo isso na FAB. Como aliás era de praxe nos negócios entre as forças. Até o dinheiro para a transação estava negociado.
Mas como por aqui sempre existe um mas...
abs
Moratória, inflação, transição, me lembro dessa merda toda. E lembro também que o pessoal tava cagando e andando para tudo isso na FAB. Como aliás era de praxe nos negócios entre as forças. Até o dinheiro para a transação estava negociado.
Mas como por aqui sempre existe um mas...
abs
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61574
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6344 vezes
- Agradeceram: 6691 vezes
- Contato:
Re: F-16 News
FCarvalho escreveu: ↑Seg Mar 16, 2020 11:07 pm Mas bateu na trave Túlio. A FAB estava prontinha para arrumar os J-7 chineses quando "um milagre" aconteceu e do nada os americanos nos ofereceram um lindo pacote de 22 F-5 mais peças e sobressalentes direto de seus "estoques", e que até outro dia não estavam disponíveis.
Moratória, inflação, transição, me lembro dessa merda toda. E lembro também que o pessoal tava cagando e andando para tudo isso na FAB. Como aliás era de praxe nos negócios entre as forças. Até o dinheiro para a transação estava negociado.
Mas como por aqui sempre existe um mas...
abs
Ou desaprendi a ler ou creio que mencionaste "primeira metade dos 80"; ou minha memória foi pro saco ou as coisas que mencionaste no post quotado aconteceram cerca de uma década depois e, entre estes dois períodos, nem foi feita menção a Mirage 2000. Ou será que peguei o Colonga e ele tem dois novos sintomas, dislexia e perda de memória?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38065
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5764 vezes
- Agradeceram: 3281 vezes
Re: F-16 News
Aqui me permita uma correção meu caro amigo. Tratava-se do Mirage 2000 e não do -5 como mencionei. Nunca fui muito bom com números e a idade e a memória já não ajudam tanto.
Ele e outros caças foram considerados nos estudos do EMAER entre as possíveis alternativas para a substituição/complemento dos Mirage III/F-5 antes de 1985 ainda sob o rescaldo das Malvinas. O problema como sempre era, já naquela época, o preço. No final, ficou aquela "ameaça fantasma" chinesa no pós-1985 debelada pelos primos ricos em tempo antes do negócio ser fechado, quando viram que a coisa era séria mesmo.
No final, o Peru que sequer tinha economia para comprar que o valha, resolveu os seus problemas adquirindo a primeira versão do caça da Dassaut.
abs
Ele e outros caças foram considerados nos estudos do EMAER entre as possíveis alternativas para a substituição/complemento dos Mirage III/F-5 antes de 1985 ainda sob o rescaldo das Malvinas. O problema como sempre era, já naquela época, o preço. No final, ficou aquela "ameaça fantasma" chinesa no pós-1985 debelada pelos primos ricos em tempo antes do negócio ser fechado, quando viram que a coisa era séria mesmo.
No final, o Peru que sequer tinha economia para comprar que o valha, resolveu os seus problemas adquirindo a primeira versão do caça da Dassaut.
abs
Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39626
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1147 vezes
- Agradeceram: 2872 vezes
Re: F-16 News
All RDAF F-16 Fighting Falcons Are Getting Have Glass V Color Scheme
The first RDAF F-16AM to sport Have Glass V color scheme. (All images: Henrik Gram Jensen)
The RDAF (Royal Danish Air Force) F-16 Fighting Falcons are being painted in dark grey.
In October 2020, to celebrate the 70th anniversary of the Flyvevåbnet (Royal Danish Air Force), the F-16AM serial E-005 was given a new paint scheme instead of the traditional two-tone grey color scheme applied to all the RDAF F-16 Fighting Falcon jets. As we explained back them, the somewhat “special” livery was an overall Have Glass Grey (FS36170) applied to all the airframe but the radome.
As we explained back then, the Have Glass Grey sported by E-005 is the same applied to the new F-35A Lightning II of the RDAF, whose livery is mostly based on the FS36170 (the same as all the rest of the F-35s). What makes the Danish Lightnings a bit different from the F-35s of the other nations is the fact they feature a toned down version of the colored roundel and national flag: in fact, the Dannebrog, the Flag of Denmark, on the aircraft’s tail fin and the RDAF roundel, on the side of the air inlet, are painted in Insignia Red FS 31136, and light gray shade (instead of white) FS 36375.
Interestingly, the darker color scheme won’t be reserved to the 70th anniversary aircraft: gradually more RDAF F-16s are getting the new Have Glass V paint job, destined to become the new standard for all the Danish Vipers.
“So far E-005, E-007 and E-011 has been re-painted in the dark color,” Danish photographer Henrik Gram Jensen told us. “More F-16s will get this paint scheme as they go through their major maintenance at the Main Maintenance Center located at the air base in Aalborg.”
The tone of the Have Glass V color scheme varies depending on the viewing angle and lighting conditions.
Have Glass V
Have Glass V, or “Have Glass 5th generation”, sported by the RDAF F-16 aircraft is the evolution of the standard two-tone grey Have Glass color scheme of the Fighting Falcon: all “Vipers” are covered with RAM (Radar Absorbent Material) made of microscopic metal grains that can degrade the radar signature of the aircraft.
The Have Glass V is the latest version of the special paint. Based on the Have Glass Grey (FS36170), we have started observing the new darker color scheme on U.S. F-16s beginning in 2012 when it was applied to the F-16CM (formerly CJ) Block 50 Fighting Falcon aircraft. Since then, many units have started using the new color scheme, that, as we explained almost 10 years ago, is slated to become the new standard in the Viper fleet: the 64th AGRS (Aggressor Squadron) at Nellis Air Force Base, the South Dakota ANG 175th Fighter Squadron and 85th TES at Eglin AFB, Florida, the 480th FS at Spangdahlem AB, Germany, and the 31st Fighter Wing at Aviano AB, Italy, fly or have flown Vipers painted with the new darker color scheme. Some (as this one from the 149th Fighter Wing, Texas Air National Guard) sport a slightly modified variant of the Have Glass V, with a have a darker radome and the two-letter tail code, serial number and squadron markings black in color, instead of light grey.
The RDAF F-16 jets are, to our knowledge, the first international Vipers to sport the Have Glass V color scheme.
https://theaviationist.com/2021/04/28/r ... ave-glass/
The first RDAF F-16AM to sport Have Glass V color scheme. (All images: Henrik Gram Jensen)
The RDAF (Royal Danish Air Force) F-16 Fighting Falcons are being painted in dark grey.
In October 2020, to celebrate the 70th anniversary of the Flyvevåbnet (Royal Danish Air Force), the F-16AM serial E-005 was given a new paint scheme instead of the traditional two-tone grey color scheme applied to all the RDAF F-16 Fighting Falcon jets. As we explained back them, the somewhat “special” livery was an overall Have Glass Grey (FS36170) applied to all the airframe but the radome.
As we explained back then, the Have Glass Grey sported by E-005 is the same applied to the new F-35A Lightning II of the RDAF, whose livery is mostly based on the FS36170 (the same as all the rest of the F-35s). What makes the Danish Lightnings a bit different from the F-35s of the other nations is the fact they feature a toned down version of the colored roundel and national flag: in fact, the Dannebrog, the Flag of Denmark, on the aircraft’s tail fin and the RDAF roundel, on the side of the air inlet, are painted in Insignia Red FS 31136, and light gray shade (instead of white) FS 36375.
Interestingly, the darker color scheme won’t be reserved to the 70th anniversary aircraft: gradually more RDAF F-16s are getting the new Have Glass V paint job, destined to become the new standard for all the Danish Vipers.
“So far E-005, E-007 and E-011 has been re-painted in the dark color,” Danish photographer Henrik Gram Jensen told us. “More F-16s will get this paint scheme as they go through their major maintenance at the Main Maintenance Center located at the air base in Aalborg.”
The tone of the Have Glass V color scheme varies depending on the viewing angle and lighting conditions.
Have Glass V
Have Glass V, or “Have Glass 5th generation”, sported by the RDAF F-16 aircraft is the evolution of the standard two-tone grey Have Glass color scheme of the Fighting Falcon: all “Vipers” are covered with RAM (Radar Absorbent Material) made of microscopic metal grains that can degrade the radar signature of the aircraft.
The Have Glass V is the latest version of the special paint. Based on the Have Glass Grey (FS36170), we have started observing the new darker color scheme on U.S. F-16s beginning in 2012 when it was applied to the F-16CM (formerly CJ) Block 50 Fighting Falcon aircraft. Since then, many units have started using the new color scheme, that, as we explained almost 10 years ago, is slated to become the new standard in the Viper fleet: the 64th AGRS (Aggressor Squadron) at Nellis Air Force Base, the South Dakota ANG 175th Fighter Squadron and 85th TES at Eglin AFB, Florida, the 480th FS at Spangdahlem AB, Germany, and the 31st Fighter Wing at Aviano AB, Italy, fly or have flown Vipers painted with the new darker color scheme. Some (as this one from the 149th Fighter Wing, Texas Air National Guard) sport a slightly modified variant of the Have Glass V, with a have a darker radome and the two-letter tail code, serial number and squadron markings black in color, instead of light grey.
The RDAF F-16 jets are, to our knowledge, the first international Vipers to sport the Have Glass V color scheme.
https://theaviationist.com/2021/04/28/r ... ave-glass/
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7646
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2583 vezes
- Agradeceram: 1050 vezes
Re: F-16 News
Naquela época estavamos nos arrastando para manter o AMX e quase comprarmos o "fodastico" J-7...Túlio escreveu: ↑Seg Mar 16, 2020 10:47 pmPerfeito, "se o país fosse outro", porque neste aqui o principal assunto entre homens adultos heterossexuais que trabalhavam eram muié, futebol e, fora disso, que a inflação estava uma desgraça por causa da dívida externa e que o governo civil que substituiria o militar por certo iria decretar MORATÓRIA e todos seríamos felizes.
Aliás, moratória era um dos raros consensos verticais e diagonais do Brasil, rico e pobre, branco e preto, sulista e nortista, direitista e esquerdista, crente e ateu, todo mundo concordava que era o melhor caminho, senão o único.
Quem seria DOIDO de anunciar caças num momento como esse?
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7646
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2583 vezes
- Agradeceram: 1050 vezes
Re: F-16 News
Carvalho, se não me engano, a FAB naquela época estava considerando o Mirage 50, mas nem esse demos conta de comprar...FCarvalho escreveu: ↑Seg Mar 16, 2020 11:47 pm Aqui me permita uma correção meu caro amigo. Tratava-se do Mirage 2000 e não do -5 como mencionei. Nunca fui muito bom com números e a idade e a memória já não ajudam tanto.
Ele e outros caças foram considerados nos estudos do EMAER entre as possíveis alternativas para a substituição/complemento dos Mirage III/F-5 antes de 1985 ainda sob o rescaldo das Malvinas. O problema como sempre era, já naquela época, o preço. No final, ficou aquela "ameaça fantasma" chinesa no pós-1985 debelada pelos primos ricos em tempo antes do negócio ser fechado, quando viram que a coisa era séria mesmo.
No final, o Peru que sequer tinha economia para comprar que o valha, resolveu os seus problemas adquirindo a primeira versão do caça da Dassaut.
abs
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61574
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6344 vezes
- Agradeceram: 6691 vezes
- Contato:
Re: F-16 News
J.Ricardo escreveu: ↑Sex Jul 23, 2021 9:49 amNaquela época estavamos nos arrastando para manter o AMX e quase comprarmos o "fodastico" J-7...Túlio escreveu: ↑Seg Mar 16, 2020 10:47 pm
Perfeito, "se o país fosse outro", porque neste aqui o principal assunto entre homens adultos heterossexuais que trabalhavam eram muié, futebol e, fora disso, que a inflação estava uma desgraça por causa da dívida externa e que o governo civil que substituiria o militar por certo iria decretar MORATÓRIA e todos seríamos felizes.
Aliás, moratória era um dos raros consensos verticais e diagonais do Brasil, rico e pobre, branco e preto, sulista e nortista, direitista e esquerdista, crente e ateu, todo mundo concordava que era o melhor caminho, senão o único.
Quem seria DOIDO de anunciar caças num momento como esse?
Outros tempos: eu tentei explicar ao @FCarvalho que no pós-Malvinas (primeira metade dos 80) não tinha ninguém falando em coisas assim. Dá até para ampliar: o AMX era apenas um projeto em andamento e boa parte dos Mirages e F-5 nem tinham completado sequer uma década na FAB.
Como e por que comprar mais caças com um País pra lá de quebrado? O então candidato que todo mundo sabia que ia ganhar (mas não levou) a eleição INdireta ia na tevê dizer que a primeira coisa que iria fazer ao assumir era tacar moratória, quem nos daria crédito?
Sobre isso é bom lembrar, podemos detestar os EUA o quanto quisermos mas, sem eles, a FAB teria ficado no chão, porque no que o Brasil entrou no SPC o Françuá só vendia seus produtos e serviços à vista; não foi de graça que a FAB não queria saber de Mirage 2000 nem Rafale...
Como e por que comprar mais caças com um País pra lá de quebrado? O então candidato que todo mundo sabia que ia ganhar (mas não levou) a eleição INdireta ia na tevê dizer que a primeira coisa que iria fazer ao assumir era tacar moratória, quem nos daria crédito?
Sobre isso é bom lembrar, podemos detestar os EUA o quanto quisermos mas, sem eles, a FAB teria ficado no chão, porque no que o Brasil entrou no SPC o Françuá só vendia seus produtos e serviços à vista; não foi de graça que a FAB não queria saber de Mirage 2000 nem Rafale...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8992
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 310 vezes
- Agradeceram: 554 vezes
Re: F-16 News
Sem falar no "pano preto" francês, que o pessoal da marinha chama de "caixa preta". Já ouvi oficias da FAB e da MB dizendo que os franceses deixam os americanos no chinelo nesse quesito.
Um abraço e t+
Um abraço e t+