MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

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akivrx78
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Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#2386 Mensagem por akivrx78 » Sex Jan 27, 2012 2:59 am

26 de janeiro de 2012, às 15h01min
Em ranking de 30 países, Brasil é o que mostra pior retorno para o cidadão no uso de impostos, diz pesquisa
O estudo analisou o comportamento dos consumidores e a aplicação dos recursos em 30 países. Pela ordem, os piores colocados no ranking são o Brasil, a Itália, a Bélgica, a Hungria e a França

Agência Brasil

A arrecadação de impostos no Brasil pode ser melhor investida em benefício da população, diz estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). De 30 países observados, o Brasil está na última posição no ranking sobre aproveitamento dos recursos arrecadados, inclusive entre os sul-americanos – Argentina e Uruguai. O primeiro colocado é a Austrália, depois vêm os Estados Unidos, a Coreia do Sul, o Japão e a Irlanda.

O presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, defendeu a redução da quantidade de impostos cobrados no país e o aperfeiçoamento na utilização dos recursos. Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, Olenike disse que o resultado da pesquisa mostra que é necessário agir rapidamente.

"O Brasil, como potência que é hoje, economicamente, vem sendo o sexto maior em termos de PIB [Produto Interno Bruto] e em termos de crescimento econômico. Mas, ao mesmo tempo, não transforma isso em qualidade de vida para a população, o que é bastante lamentável", disse Olenike.

O estudo analisou o comportamento dos consumidores e a aplicação dos recursos em 30 países. Pela ordem, os piores colocados no ranking são o Brasil, a Itália, a Bélgica, a Hungria e a França. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores consideraram a carga tributária de cada país, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e elaboraram o que foi chamado de Índice de Retorno de Bem Estar da Sociedade (Irbes).

http://www.administradores.com.br/infor ... isa/51795/




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Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#2387 Mensagem por Bourne » Sex Jan 27, 2012 5:22 am

Vi as discussões no facebook com os caras metendo o pau na metologia da pesquisa. A definindo como simplesmente absurda. Quando falo "os caras" quero dizer professores dos programas de pós-graduação da USP, UnB, UFPR e outras. O legal é que são de linha totalmente diferente e que brigam o tempo todo. Porém esse estudo fez com que se unissem para criticá-lo.

A metodologia e estudo completo está aqui.
http://www.ibpt.com.br/img/_publicacao/14191/196.pdf

Sinceramente, olhando os cálculos não entendi nada. Entre os questionamentos mais aparentes que qualquer um se perguntaria:

1 - A relação entre as variáveis está muito simplista desconsiderando a heterogeneidade entre países
2 - Podem existir muitos dados que estão camuflados neles comprometendo e distorcem os resultados.
3 - Da onde saiu o 15% e 85% como peso das variáveis? Qual foi o critério para a adoção?

Entre as aberrações a Suécia, Finlândia e Dinamarca estão entre os últimos e, a Grécia, entre os primeiros. E foi feito por um contador e três advogados. Não devem ter experiência e nem conhecer os trabalhos a respeito do assunto como os professores que estavam criticando o estudo para ver como a coisa é complicada. Bem diferente de trabalhos como do IPEA que tem umas 40 páginas, mas os autores demoram umas 20 para explicar e justificar a metodologia.

Não é minha área. Então, que se matem. :mrgreen:




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Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#2388 Mensagem por Túlio » Sex Jan 27, 2012 8:01 am

Bourne, mas precisamos ler estudos para saber que os impostos são MUITÍSSIMO mal empregados? É só olhar em volta e se constata isso, e notes que nem estou querendo nos comparar a ninguém, apenas VEJO que com um orçamento de uns 2 tri as coisas andam mal e mal.

Existe um IMPOSTÔMETRO por aí. Falta um CORRUPTÔMETRO, um SOBREPREÇÔMETRO, um MARAJÔMETRO, algo assim. Além, é claro, de mudanças drásticas nas regras para ingresso no serviço público: concurso interno sempre que possível, de modo a reduzir o inchaço na folha de pagamento. Mas isso no momento é ILEGAL...




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Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#2389 Mensagem por Andre Correa » Sex Jan 27, 2012 12:04 pm

27/01/2012 - 07h00
Montadoras enviam ao exterior US$ 5,58 bi faturados no Brasil em 2011
Pedro Kutney

Imagem
Cledorvino Belini, presidente da Anfavea, que reúne as montadoras com fábrica no Brasil e que geralmente são entendidas como "nacionais" -- entre elas, Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford: produção cresceu pouco, remessa para ajudar matrizes cresceu muito

A julgar pelos lucros que receberam, as matrizes de diversas montadoras de automóveis não tiveram do que reclamar de suas subsidiárias brasileiras em 2011. Os dados estão fresquinhos, foram divulgados pelo Banco Central na última terça-feira (24): a indústria automotiva no Brasil foi o setor que mais remeteu dinheiro ao exterior no ano passado, à frente até de bancos e empresas de telecomunicações, que ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Não se trata de números frívolos: foram os próprios fabricantes de veículos que registraram junto ao BC remessas de lucros e dividendos no total de US$ 5,58 bilhões, o maior valor de todos os tempos, equivalente a 19% de todas as operações desse tipo no ano no Brasil e 36% superior aos US$ 4,1 bilhões de 2010.

Não por acaso, as remessas recordistas de lucros e dividendos das montadoras instaladas no país aumentaram justamente no momento em que as matrizes mais sofrem nos mercados maduros de Europa e América do Norte, e por isso precisam sustentar seus resultados financeiros com o caixa das subsidiárias em países emergentes. O BC não publica a lista de empresas remetentes de dinheiro nem os valores individuais, muito menos as empresas informam qualquer dado sobre o tema, alegando que só divulgam balanços no exterior -- mas lá também não se encontram os lucros recebidos de cada subsidiária; e assim tudo fica por isso mesmo.

Nada contra o lucro, tudo contra esconder esses números como se fosse coisa ilegal. Não é. Contudo, é no mínimo desconfortável, tendo em vista que as montadoras, em maior ou menor grau, estão alinhadas ao discurso da falta de competitividade brasileira, que torna difícil a vida por aqui, e que por isso precisaria ser compensada com generosos incentivos fiscais e financiamento público de investimentos. Os dividendos remetidos mostram que a vida no Brasil pode ser complicada, mas também pode ser altamente lucrativa.

CONCEITO ALOPRADO
É fato que existem problemas de competitividade. Por isso mesmo é surpreendente que, em ambiente tão adverso como pintam as montadoras, as remessas de lucros e dividendos tenham aumentado tanto.

Vale destacar que esses resultados foram conseguidos, em sua maioria, com a venda de carros que têm graus de sofisticação e conforto bastante inferiores em comparação com os modelos fabricados nos países de origem das empresas instaladas aqui, porque no Brasil o poder aquisitivo dos consumidores também é menor -- ainda que esteja em ascensão. Em tese, são produtos menos rentáveis, que -- para piorar -- no Brasil recebem uma das maiores cargas tributárias do mundo para competir com a margem de lucro.

Cabe ressaltar, também, que a produção das fábricas brasileiras de veículos avançou muito pouco em 2011, apenas 0,7% sobre 2010 -- ou seja, produziu-se quase o mesmo e, ainda assim, foi possível remeter muito mais lucro: US$ 1,5 bilhão a mais do que no exercício anterior.

Portanto, temos no Brasil um caso inusitado, digno de estudos acadêmicos ainda a serem feitos: fabricantes de veículos dizem enfrentar aqui custos altos de toda natureza, fazem produtos considerados de baixa rentabilidade, com alta incidência de impostos, a produção não avança -- e, ainda assim, remetem lucros bilionários às matrizes.

Além disso, ainda sobra algum para prometer investimentos combinados que já passam de US$ 26 bilhões nos próximos cinco anos, considerando somente os anúncios feitos até dezembro passado. Só lucros generosos -- e financiamentos públicos idem -- podem justificar a aplicação de tamanha fortuna para fazer no Brasil novos produtos e aumentar a capacidade de 18 fábricas de carros e nove de caminhões, além da construção de oito novas plantas de automóveis e seis de veículos comerciais pesados, elevando o número total de unidades de produção das atuais 24 para 38, com capacidade para fazer 6,5 milhões de unidades por ano a partir de 2015.

Por mais aloprado que o conceito pareça, é preciso reconhecer que "Custo Brasil" e "Lucro Brasil" são como irmãos siameses: andam grudados, um puxando o outro, mas sempre na mesma direção: para cima, no preço dos carros, relativamente altos em relação ao que oferecem.

BOM EXEMPLO
O Brasil tem, sim, problemas de competitividade a enfrentar, mas por certo o lucro não está entre eles. Portanto, não há nenhuma justificativa para aumentá-los por meio das medidas de incentivo ao setor automotivo nacional (ou seria transnacional?), que estão em gestação no governo e podem ser anunciadas em fevereiro.

Muito pelo contrário: assim como o país deveria reduzir impostos sobre veículos, as montadoras deveriam dar o bom exemplo de diminuir lucros e incluir mais qualidade tecnológica nos modelos produzidos aqui.

US$ 5,6 bilhões foi o valor total remetido às matrizes pelo setor automotivo em 2011, recorde histórico e maior montante em toda a economia do país

0,7% foi o crescimento da produção de veículos no Brasil em 2011 ante 2010; o total chegou a 3,4 milhões de unidades no ano

36% foi o crescimento dos valores remetidos ao exterior em 2011 ante 2010, apesar do pífio aumento na produção

US$ 1.647 foi o valor enviado ao exterior a cada veículo produzido aqui, independentemente de marca, preço local e destino (Brasil ou exportação)


Pedro Kutney é jornalista; este artigo foi publicado em Automotive Business
FONTE

É difícil acreditar que a 6ª maior potência económica do mundo não possua uma única montadora de carros nacional... Na minha visão, não existe sector que mais demonstre como o Brasil ainda precisa evoluir muito para deixar de ser a Republica das Bananas... Não tem uma única marca nacional, não tem preços que façam parte do "mundo normal", altos impostos, e mesmo assim, um EDIT MOD compram carro 0km todos os dias, e alimentam essas empresas gananciosas, que na verdade, apenas lhes dão aquilo que querem: carros "pelados", sem segurança (vide Latin NCAP), a preços exorbitantes, pros babacas sentirem-se realizados com carro 0km e impressionar os outros... Mas nem os Argentinos são tão tontos de pagar o que se paga no Brasil (sem qualquer demérito aos mesmos)...

Desculpe a quem se sinta ofendido, mas fazes parte desse problema e merece bem o título...

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Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#2390 Mensagem por Túlio » Sex Jan 27, 2012 12:12 pm

Montadora temos, o que nos falta é FÁBRICA, André, uma que desenvolva e produza seus veículos mas vai ter que enfrentar um lobby dos diabos, partindo das concessionárias, terá de criar sua própria rede do zero... :wink: 8-]




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Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#2391 Mensagem por Bourne » Sex Jan 27, 2012 12:19 pm

Imagina. Ontem quase fui espancado por um ex-professor meu por que disse que o Agile é um lixo. Não passa de um corsa 1995 embichado. Fora os carros com plataformas antigas, motores pré-históricos ou, simplesmente, capados que rodam pelo Brasil e são vendidos a preços absurdos. :lol:

Fazer o que? O consumidor compra lixo achando que é grande coisa. Nem se preocupa em procurar opções melhores ou conhecer outras marcas. Vi esses tempos o J3 de perto. Para um carro chinês com a qualidade e acabamento ching-ling o preço é um insulto. O cara é doido de pagar R$ 37 mil por aquilo.




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Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#2392 Mensagem por Bourne » Sex Jan 27, 2012 12:24 pm

Túlio escreveu:Montadora temos, o que nos falta é FÁBRICA, André, uma que desenvolva e produza seus veículos mas vai ter que enfrentar um lobby dos diabos, partindo das concessionárias, terá de criar sua própria rede do zero... :wink: 8-]
A JAC montou a rede de concessionárias e assistência técnica. E quem preparou a entrada dessa chinesa foram empresários brasileiros. Ainda, estão financiando a construção da fábrica no Nordeste. Ou seja, usa o projeto e marca chinesa, mas é investimento brasileiro. :shock:

Porém a JAC é uma marca que tende a se queimar. Vão ter que inventar outra por que está feia a coisa para os carros da marca. Dando problema com 50 - 100 km como luz do ABS ficando doida, freio com sinais de desgaste, barulhos estranhos, etc... Porém que paga R$ 37 mil em um J3 da JAC tem mais é que [019] . Esse carro não deveria ser vendido por mais de R$ 20 mil.

Tem uma montadora de caminhões chinesa vinda para o Brasil e está testando os produtos. Porém parece que é no mesmo esquema da JAC Motors. Trás o nome e projeto. O investimento é de um grupo brasileiro. :o




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Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#2393 Mensagem por Andre Correa » Sex Jan 27, 2012 1:03 pm

Túlio escreveu:Montadora temos, o que nos falta é FÁBRICA, André, uma que desenvolva e produza seus veículos mas vai ter que enfrentar um lobby dos diabos, partindo das concessionárias, terá de criar sua própria rede do zero... :wink: 8-]
Pois, espaço para fazer Fábricas não falta, experiência, tecnologia e maquinário, tbm não, além da mão de obra qualificada, e público consumidor "abunda" no Brasil... o que falta é remover esse mal das pseudo-nacionais que deve estar alastrado/enraizado pelo Governo quase que todo...

É uma pena que Romi, Vemag, Miura, FNM, Puma, Gurgel todas já viraram história...

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Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#2394 Mensagem por joao fernando » Sex Jan 27, 2012 1:14 pm

É uma pena que Romi, Vemag, Miura, FNM, Puma, Gurgel todas já viraram história...

Todas, em maior ou menor grau, eram apenas montadores de produtos estrangeiros, ou usavam peças importantes de empresas estrangeiras

Mais do mesmo... :roll:




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#2395 Mensagem por Andre Correa » Sex Jan 27, 2012 1:22 pm

joao fernando escreveu:É uma pena que Romi, Vemag, Miura, FNM, Puma, Gurgel todas já viraram história...

Todas, em maior ou menor grau, eram apenas montadores de produtos estrangeiros, ou usavam peças importantes de empresas estrangeiras

Mais do mesmo... :roll:
Mas eram um início, pois não? Não deve ser fácil criar uma linha toda, uma imagem desejável, etc, quando o Brasil é virado mais para o que vem de fora, para não se sentir tão tupiniquim, como se isso fosse uma ofensa...
Além de que para poder sustentar uma linha de produção nacional, demandaria muito dinheiro, na casa dos das dezenas ou centenas de milhões por ano, para manter uma linha viável... fora a criação, desenvolvimento, pesquisa, etc... ou seja, alguns deles estavam a trilhar o caminho certo... A Gurgel, por exemplo, se não fosse o maldito lobby, poderia ser uma grande montadora internacional hoje... apesar da dependência de outros, eles tentavam ao menos inovar... como por exemplo o primeiro automovel electrico do Brasil, etc...

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Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#2396 Mensagem por Boss » Sex Jan 27, 2012 3:42 pm

É da União - e em menor parte, dos governos estaduais e municipais, o dever de resolver essa questão das montadoras. Algumas reformas devem ser feitas, para diminuir o custo cobrado do consumidor, além de algumas políticas novas na área, talvez dando uma "nacionalizada" a mais no setor, mesmo que já existam leis nesse sentido (ainda acho brandas).

Quanto a ter uma empresa nacional, isso envolve tanto a classe empresarial, que não é lá grande coisas quando o tema é apostar em setores arriscados, quanto das políticas gerais que devem ser adotadas pela União, pelos Estados e Municípios, para fazer de uma empresa nacional, algo viável e que gere tecnologia para o país.

Culpar os consumidores pela situação é o mesmo que culpar todo o povo português pela situação atual de Portugal. Creio que ninguém acharia razoável sair por aí chamando o povo português de um "bando de babacas" pelo país passar por esse momento.




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Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#2397 Mensagem por Andre Correa » Sex Jan 27, 2012 4:00 pm

Boss escreveu:É da União - e em menor parte, dos governos estaduais e municipais, o dever de resolver essa questão das montadoras. Algumas reformas devem ser feitas, para diminuir o custo cobrado do consumidor, além de algumas políticas novas na área, talvez dando uma "nacionalizada" a mais no setor, mesmo que já existam leis nesse sentido (ainda acho brandas).

Quanto a ter uma empresa nacional, isso envolve tanto a classe empresarial, que não é lá grande coisas quando o tema é apostar em setores arriscados, quanto das políticas gerais que devem ser adotadas pela União, pelos Estados e Municípios, para fazer de uma empresa nacional, algo viável e que gere tecnologia para o país.

Culpar os consumidores pela situação é o mesmo que culpar todo o povo português pela situação atual de Portugal. Creio que ninguém acharia razoável sair por aí chamando o povo português de um "bando de babacas" pelo país passar por esse momento.
Já foi provado várias vezes que o maior motivo dos automóveis no Brasil custarem quase o dobro, ou as vezes até mais do que o dobro, do que nos outros países (e em alguns casos, até nos vizinhos) é o alto lucro embutido, ou melhor explicado, o Custo Brasil, e quem suporta tais preços são aqueles que, alienadamente, compram carros 0km, sem se importar pelo preço que estão a pagar, apenas para comprar um 0km. Se comprassem um 2011, estariam com um bom automóvel, mas o lucro não estaria indo novamente para as marcas, a não ser que gostem de visitar a concessionária...

Eu destaquei bem o EDIT MOD para ficar claro sobre quem suporta essa ganância. A culpa não é do Governo, pois esse não tem o dever de educar o cidadão além do que já disponibiliza no ensino público, e nem as Montadoras são as grandes culpadas, se tem quem pague. Afinal, quem é o responsável?

Agora, a situação política e financeira de Portugal nada tem a ver com o assunto, pois não podemos influenciar directamente sobre cada acto político, uma vez que os representantes do povo são eleitos por vontade da maioria, e não de um único individuo.

É triste percebermos que estamos sentados na culpa, a procurar o verdadeiro culpado... mas pior ainda, é continuar a esquentar o lugar... O Brasil poderia ser muito mais competitivo se houvesse uma mudança no pensamento dos consumidores, e deixassem de orientar-se pela vontade de equiparar-se com outrem no consumismo, e exigisse mais qualidade sobre aquilo que pode comprar... Mas a verdade, as vezes dói.

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Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#2398 Mensagem por Boss » Sex Jan 27, 2012 4:20 pm

Mantenho minha opinião intacta. 8-]

E "Custo Brasil" é nossa estrutura podre, desde os impostos, até a burocracia e a infraestrutura, além dos problemas trabalhistas/previdenciários. Isso tudo é responsabilidade do governo, que não faz as reformas necessárias.

Os lucros elevados devem ser combatidos com ações de orgãos do governo para fiscalizar se as montadoras não estão em um "cartel" e afins.

Você pode continuar culpando os consumidores, desde que não ofenda ninguém. Afinal, os consumidores brasileiros não estão usando seu dinheiro ou seu crédito para comprar seus carros.




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Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#2399 Mensagem por Andre Correa » Sex Jan 27, 2012 4:28 pm

Boss escreveu:Mantenho minha opinião intacta. 8-]

E "Custo Brasil" é nossa estrutura podre, desde os impostos, até a burocracia e a infraestrutura, além dos problemas trabalhistas/previdenciários. Isso tudo é responsabilidade do governo, que não faz as reformas necessárias.

Os lucros elevados devem ser combatidos com ações de orgãos do governo para fiscalizar se as montadoras não estão em um "cartel" e afins.

Você pode continuar culpando os consumidores, desde que não ofenda ninguém. Afinal, os consumidores brasileiros não estão usando seu dinheiro ou seu crédito para comprar seus carros.
Leia novamente o texto:
Por mais aloprado que o conceito pareça, é preciso reconhecer que "Custo Brasil" e "Lucro Brasil" são como irmãos siameses: andam grudados, um puxando o outro, mas sempre na mesma direção: para cima, no preço dos carros, relativamente altos em relação ao que oferecem.
Lucro não tem como ser combatido pelo Governo Federal, nem há cartel, visto que cada Montadora possui preços diferentes entre si, e pertencem a corporações diferente. Quem os favorece são os consumidores, ao aceitarem pagar o que pedem. Ou seja, quem é o "peixe que morde a isca", se desejar um termo mais politicamente correcto?

Alguém aqui morrerá se deixar de comprar um carro 2012 e comprar um 2011? Se não comprar o último modelo, e comprar o do ano passado, vai piorar de vida? Vai atrapalhar a sua saúde? Não... Reclamam, reclamam, mas ficam em lista de espera para poder receber o seu 0km... e a continuar a contribuir com essa máquina de dinheiro que é o Consumidor Brasileiro.

O meu dinheiro, podes ficar descansado, que não vai para nenhuma montadora enriquecer os parcos salários de seus executivos, mas tenho dó de quem contribui com isso, pois não percebe que além de estar a "cavar o próprio buraco, ainda paga caro pela pá". Os bons entenderão.

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Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#2400 Mensagem por Bruno Falcão » Sex Jan 27, 2012 10:16 pm

Por falar em chineses :lol: Ontem apareceu lá na empresa um vendedor oferecendo um cavalo mecanico trucado ching-ling
Imagem
O cara falou que ele ta custando R$ 250.000,00 (0km), sendo que um cavalo da mesma categoria de outra marca esta custando em media uns R$ 350.000,00 :shock:
Parece que é montado no Paraná




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