Página 154 de 451
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Enviado: Sex Abr 27, 2012 12:46 pm
por Clermont
Brasileiro escreveu:Mas ainda não está muito claro para mim qual seria a função de um veículo como o Guará no EB ou em qual tipo de tropa ele aturia. Talvez nos batalhões de fronteira?
Talvez dentro dos pelotões de cavalaria mecanizada, substituindo os atuais jipes do grupo de exploradores.
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Enviado: Sex Abr 27, 2012 1:23 pm
por Reginaldo Bacchi
Clermont escreveu:Talvez dentro dos pelotões de cavalaria mecanizada, substituindo os atuais jipes do grupo de exploradores.
Me parece o mais logico. Eu também tinha pensado nisto.
Bacchi
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Enviado: Sex Abr 27, 2012 3:46 pm
por hotm
Caros colegas, podem indicar um artigo que descreva com promenor as capacidades deste novo blindado?
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Enviado: Sex Abr 27, 2012 4:23 pm
por Paisano
hotm escreveu:Caros colegas, podem indicar um artigo que descreva com promenor as capacidades deste novo blindado?
http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/GUARANIMG.pdf
http://www.army-technology.com/projects/ivecovbtpmr/
![Wink :wink:](./images/smilies/icon_wink.gif)
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Enviado: Sex Abr 27, 2012 5:37 pm
por hotm
Obrigado
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Enviado: Sex Abr 27, 2012 9:49 pm
por FCarvalho
Reginaldo Bacchi escreveu:Clermont escreveu:Talvez dentro dos pelotões de cavalaria mecanizada, substituindo os atuais jipes do grupo de exploradores.
Me parece o mais logico. Eu também tinha pensado nisto.
Bacchi
O Guará tem além da possibilidade de realizar reconhecimento, também servir nas om's de cav para ligação/obs. avançada, porta radar, AAe leve, anti-carro, EW/C4IR, dentre outras funções hoje exercidas por jipes e/ou caminhões adaptados para tais missões.
Ainda acredito que tanto o VBTP-MR, quanto a familia de blindados da Avibrás, com a modularidade de seus veículos sejam capazes de dotar completamente as necessidades das OM's de cav e Inf Mec do EB, - e mesmo outras armas - e para tal, o próprio exército terá que fazer uma tremenda revolução doutrinária nestas duas armas, em termos doutrinais.
Até porque, para uma tropa que mal acostumada a utilização de veículos motorizados para missões mec e bldas, tais novidades não serão de pronto recebidas e integradas.
Tomara o EMEx do EB tenha gente com idéias e sobriedade de sobra para aplicar em toda as suas potencialidades a novas familias de bldos que hora estão em andamento. A BID com certeza agradece.
abs
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Enviado: Sex Abr 27, 2012 10:08 pm
por Reginaldo Bacchi
FCarvalho escreveu:
Tomara o EMEx do EB tenha gente com idéias e sobriedade de sobra para aplicar em toda as suas potencialidades a novas familias de bldos que hora estão em andamento. A BID com certeza agradece.
abs
Durante as varias reportagens em que participei sobre o programa Guarani, eu passei a ter certeza absoluta de que o futuro dos veiculos blindados no Brasil está não só em boas mãos, como no caminho certo.
Bacchi
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Enviado: Sex Abr 27, 2012 11:15 pm
por gribel
Bom ouvir isso do Sr, mestre.
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Enviado: Sáb Abr 28, 2012 7:20 pm
por FCarvalho
Reginaldo Bacchi escreveu:FCarvalho escreveu:
Tomara o EMEx do EB tenha gente com idéias e sobriedade de sobra para aplicar em toda as suas potencialidades a novas familias de bldos que hora estão em andamento. A BID com certeza agradece.
abs
Durante as varias reportagens em que participei sobre o programa Guarani, eu passei a ter certeza absoluta de que o futuro dos veiculos blindados no Brasil está não só em boas mãos, como no caminho certo.
Bacchi
Quero crer que sim, Bacchi. E que isto se reverta para uma futura família de bldos SL.
abs
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Enviado: Dom Abr 29, 2012 4:38 pm
por Lord Nauta
Em relação aos futuros veículos que incluirão a ''família'' do VBTP-MR acredito que depois do desenvolvimento da versão de combate de infantaria, em minha opinião, deveriam ser priorizadas as de socorro/engenharia, ambulância e comando/controle/comunicações.
Quanto a versão de reconhecimento penso que seria desnecessário o seu desenvolvimento. Em função da parceria com a IVECO sou da opinião que deveria ser nacionalizada a produção do Centauro 8x8 armado com canhão de 105 mm. Os recursos do desenvolvimento de um VBTP-MR 8X8 poderiam ser otimizados para outro projeto, uma vez que já existe um projeto pronto com a mesma origem intelectual dos atuais Guaranis que acredito atenderiam as demandas do EB referentes a esta categoria de veículo.
Sds
Lord Nauta
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Enviado: Dom Abr 29, 2012 5:17 pm
por Túlio
Ou simplesmente adaptar uma torre de 76 ou 90 mm à versão de 3 eixos, simplificaria e baratearia.
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Enviado: Dom Abr 29, 2012 7:27 pm
por Reginaldo Bacchi
Lord Nauta escreveu:Quanto a versão de reconhecimento penso que seria desnecessário o seu desenvolvimento. Em função da parceria com a IVECO sou da opinião que deveria ser nacionalizada a produção do Centauro 8x8 armado com canhão de 105 mm. Os recursos do desenvolvimento de um VBTP-MR 8X8 poderiam ser otimizados para outro projeto, uma vez que já existe um projeto pronto com a mesma origem intelectual dos atuais Guaranis que acredito atenderiam as demandas do EB referentes a esta categoria de veículo.
Lord Nauta
Diante disto, depois disto, não sei como começar!!!
Vou tentar.
Desde que apareceu o Guarani 6X6 eu tenho lido criticas sobre a necessidade de 8X8 mobiliado com canhão 105 mm da série L7/M68.
Eu sempre achei que a decisão do EB de 6X6 mobiliado com o 90 mm Mk 8 da Cockerill, uma excelente decisão.
Todavia sempre respeitei aqueles que pediam um Guarani 8X8 com o 105 mm, porque se fosse adotado este veiculo a padronização de produto não sofreria muito. Teríamos ainda a mesma suspensão, o mesmo motor (possivelmente), a mesma transmissão e mais outros itens.
A padronização é tão importante que a OTO Melara-IVECO, derivou um VBTP do Centauro: o Freccia.
Ou seja, a OTO Melara-IVECO reconhece a necessidade de comunização, de diminuir ao máximo o numero de itens diferentes !!!
Outra coisa importante é que o projeto do Guarani é mais moderno do que o projeto do Centauro (1º protótipo é de Janeiro 1987).
O projeto do Centauro não leva em consideração um fator que foi considerado no Guarani: a ameaça das minas e EADs.
A introdução do Centauro só serviria para o EB se desviar da padronização que é um ponto importantíssimo no custo total do programa.
Você sabe muito bem como o dinheiro é algo difícil de ser conseguido pelo EB.
Se vocês acham imprescindível um Guarani 8X8 mobiliado com o 105 mm, defendam esta ideia e não introduzam produtos estranhos que só servirão para aumentar preços sem necessidade, e complicar a manutenção, também sem necessidade.
Bacchi
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Enviado: Dom Abr 29, 2012 7:38 pm
por Túlio
Ainda acho mais fácil seguir com o 6x6, não é um MBT sobre rodas que se planeja, é?
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Enviado: Dom Abr 29, 2012 7:38 pm
por gribel
Dinheiro que poderia ser focado nas artilharias....aí depois, pensar num 105 ou CC.
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Enviado: Dom Abr 29, 2012 7:44 pm
por gribel
Sr Bacchi....venho repetidamente falando da altura da torre do Guarani...em desgosto.
Provavelmente, já deves ter disposto vossa opinião no fórum....mas......por gentileza: Não achas que a Torre de 30 tá alta demais? E se concorda....acha possível um "rebaixamento", na "altura do campeonato"?
Obrigado.