rubensportugal escreveu:.
.
.
Eu não pedi, mas você acabou de me passar um bizu mestre. Esses dois post eu já gravei na cabeça, muito eu já sabia, mas você foi bem detalhado. É que geralmente o pessoal n fala sobre a adaptação, então fica essa mística e eu já desisti de perguntar.
Valeu mesmo, de resto é seguir com as três semanas de adaptação.
Mais um pergunta (sei que não devo para não mudar o rumo do tópico), tem bastante palestra durante essas 3 semanas, eles ensinam bastante sobre o EB?
Agora o jeito é aproveitar essa última semana como civil, dia 19 começa a "brincadeira"...
Cara, adaptação é igual a FILAS + Chá de cadeira + Ralação...
É fila pra vacinar, pra ir no dentista, pra passar no médico, pra fazer a entrevista inicial com os Cmts de Pel, é fila, fila e mais fila...
E chás de cadeira esperando E assistindo
palestras rolhas.
E ralação ralando mesmo hehehehehe, porque é o tempo todo fazendo alguma coisa, e durante a adaptação tudo a comando, durante a adaptação os Of Cmt de Pel são verdadeiras babás.
Sobre as palestras em sí, vou ser sincero, essas palestras costumam ser muito inúteis, pelo menos as que eu assistí na EsPCEx, na adaptação ou não. Muita encheção de linguiça (pra gastar o tempo) e pouca informação útil.
Sobre o EB você vai aprender mais com os seus comandantes nos "papos" que rolam de vez em quando do que nas palestra. Vou dar um exemplo, toda semana de comemoração das Armas tem uma palestra sobre a mesma, resumo da ópera, colocam algumas cenas de filmes, alguns vídeos institucionais (aqueles bem mentirosos) e aí vem algum oficial da arma e fala alguma coisa dela, normalmente esse oficial está sem muito saco pra falar do assunto. Os mais inspirados levam algum material da arma, "decoram o ambiente" etc. mas acaba que cada um puxa a sardinha pro seu lado sem mostrar muito o TODO.
E no final das contas é mais complicado ainda, durante a Prep o CBas e Av da AMAN é todo mundo Infante, aí o cara chega no final do 2o ano da AMAN sem saber EXATAMENTE o que o espera na arma, e a escolha acaba sendo, para muitos, uma carteação com base no "achismo".
Sem querer te assustar, tome cuidado pra não desanimar com algumas coisas durante a sua formação. Principalmente depois que estivar na AMAN. Querer aprender sobre novas tecnologias, etc não é nada nada valorizado lá dentro, chega a ser DESVALORIZADO por alguns, e o que não falta lá é Cadete que não sabe a diferença entre um fuzil Bullpup e um convencional gente que pensa que o "FAL tá bom" e considera que SÓ a rusticidade do soldado vence guerra, pensa que o Leopard 1A1 é o "crème de la crème" da indústria bélica, e por aí vai.
Infelizmente é isso que acontece, mas não vou falar mais não, primeiro porque pode parecer que estou cuspindo no prato que comi e segundo porque já falei demais nesses últimos posts hehehehehehehehe...