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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Penguin
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Re: NOTÍCIAS

#21466 Mensagem por Penguin » Sáb Abr 02, 2011 12:56 pm

AlbertoRJ escreveu:[ quote="sapao"]
AlbertoRJ escreveu: Acho que não passou pela cabeça de ninguém um dia questionar a capacidade bélica dos EUA. Mas tem uns poréns:

Cadê o percentual de missões da AS e CAS?
Alguns dos participantes só enviaram caças e precisam de apoio de vigilância aérea, REVO etc.
A França conta com seus próprios meios (E-3F, KC-135 etc.) e o Rafale é capaz de fazer EW sem avião auxiliar.

[]'s
Todos os caças exietenets são cpazes de fazer EW sozinhos, a questão é a qualidade e abrangencia em questão.
No conceito de operação francês talvez eles achem que seja desnecessario; o que eu pessoalmente acho improvavel porque eles sabem lutar muito bem.
Acho que o problema talvez seja grana curta mesmo, pois desenvolver uma versão especifica para esse fim de uma caça não valha a pena se existem alternativas.
Vale lembrar que a IDF tambem não tem uma versão especifica de caça assim e é uma das forças mais avançadas neste aspecto hoje no mundo, na minha opinião.
Sapão, pode ser que sim. Mas o Growler, por exemplo, tem 90% dos sistemas idênticos ao F-18E/F Os sistemas acrescidos substituem em volume o canhão Vulcan e conta com alguns pods a mais.

O que os franceses dizem é que 30% de todo valor de desenvolvimento do Rafale foi dedicado a suite de EW Spectra, isso dá mais que 10 bilhões de euros. Uma das grandes vantagens desse caça seria essa suite, que conta inclusive com antenas phasad array ativas dedicadas a jammer nos canards. Que eu saiba, é o único que conta com esse recurso.

Mas como é um avião francês, claro, existe uma certa desconfiança e há muitos que consideram ser uma suíte apenas de auto-defesa. Chagaram a compará-la aqui com a AN/ALQ-211, que também é usada em helis.

Apesar de tudo, o fato é que o Rafale tem demonstrado o que os franceses afirmam sobre o Spectra e cumpriu isso tanto em ambiente de exercício extremamente hostil tipo Red Flag quanto em missão real na Líbia, ambos os casos sem um avião dedicado a EA/ECM, sem PODs EW e sem ser abatido.

[]'s[/quote]

-----------------------------------------------------------

O custo do desenvolvimento de uma aeronave tática dedicada a EW é alto. Pouquíssimas países podem se dar a esse luxo. Atualmente, pelo que me consta apenas os EUA desenvolvem aeronaves assim. Hoje o EA-18G e no futuro o EF-35.

Imagem

http://htka.hu/wp-content/uploads/2009/06/ea18g_growler.jpg

Cada pod desses pesa 950lb e possui sua própria fonte de energia. Todo o sistema Spectra pesa 500lb.
Em breve esses pods serão substituídos pelo Next Generation Jammer cuja concorrência entre Northrop-Grumman, BAE Systems, ITT/Boeing e Raytheon acorre atualmente. O NGJ equipará também o EF-35.
Boeing's Growler In the Fight
Posted by Robert Wall at 3/20/2011 11:30 AM CDT
The U.S. Navy's EA-18G electronic attack aircraft are now also involved in the fight over Libya.

On the initial day of fighting, the U.S. and its coalition allies operated without jamming support, in part because the heavy reliance on cruise missiles did not require such support.

The initial wave of strikes, with more than 110 Tomahawk and other cruise missiles, targeted the integrated air defenses to make it easier for combat aircraft to operate over Libyan air space. But even if the Libyan IADS has been degraded, that does not mean the risk from pop-up surface to air missile firings has been entirely eliminated, prompting the interest in having jamming support.

The operation over Libya marks the combat debut for the EA-18G, which is eventually due to replace entirely the EA-6B in U.S. Navy inventory.

The U.S. of the EA-18G has also opened the door for other aircraft to start operating over Libya. For instance, U.S. Marine Corps AV-8B Harriers, deployed on the USS Kearsarge, are involved in operations.
http://www.aviationweek.com/aw/blogs/de ... d=blogDest




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Re: NOTÍCIAS

#21467 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 02, 2011 1:22 pm

Se procurarmos "notícias" vindas da França, dirão que o Rafale "abriu as portas" antes de outros "abrirem portas", sem precisar que "abram portas" para o avião francês.

Eu lembro que na rédi flégui os americanos ficaram muito putos com os orelhões aguçados dos Rafales e SU-30MKI.

E outra, se os EUA precisam de um avião dedicado, carregando 10 ton de cangalha eletrônica e os Rafale fasem isso com meros 250Kg, internamente, eu chutaria que a vanguarda dessa tecnologia está coma França.

Ou quanto mais peso melhor? :roll: :mrgreen:




AlbertoRJ
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Re: NOTÍCIAS

#21468 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Abr 02, 2011 1:47 pm

Muito bom esse Growler mas até que provem que os Rafales entraram no espaço aéreo da Líbia com ajuda dos aviões norte-americanos o argumento perde a razão.
Os relatos não indicam isso.


P.S.:
Despite the high expense all the electronic gear, the F-18G is not the most expensive combat aircraft out there. The F-22 costs $355 million each. The low budget F-18E costs $94 million each, while the F-18G goes for $105 million. The F-35 costs over $130 million (and growing). Even unmanned aircraft are pricy, with the Global Hawk costing $182 million each (with high end sensors). Older fighters, like the F-16, cost $60 million, and an F-15E goes for about $100 million. The price of the export EA-18G hasn't been set yet, but it will probably be under $100 million.
http://www.strategypage.com/htmw/htecm/ ... 10329.aspx
Growler sees combat for first time over Libya

The US Navy’s new Boeing EA-18G Growler electronic warfare aicraft made its combat debut over Libya, participating in coalition strike operations as part of Operation Odyssey Dawn.
According to reports, Navy Growlers flew from coalition bases near Libya in support of US Marine Corps AV-8B Harriers operating from USS Kearsarge conducting airstrikes against Muammar Gaddafi’s ground forces and air defences on March 20.
http://australianaviation.com.au/2011/0 ... ver-libya/
[]'s




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sáb Abr 02, 2011 2:23 pm, em um total de 1 vez.
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Re: NOTÍCIAS

#21469 Mensagem por gribel » Sáb Abr 02, 2011 2:22 pm

Pablo Maica escreveu:Mais quatro P-8I para a Índia

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/04/P-8i_Concept-Boeing.jpg

O governo indiano aprovou a compra de mais quatro aeronaves de vigilância marítima P-8I Poseidon, informou um representante um executivo da Boeing (fabricante do avião) na última quinta-feira.

A Boeing também espera que o contrato final para a compra de dez transportes C-17 seja assinado nos próximos meses, informou Chris Chadwick, presidente da Boeing Military Aircraft.

A Boeing e a sua concorrente norte-americana Lockheed Martin estão explorando o mercado de defesa da Índia, anteriormente dominado por empresas russas, francesas e alemãs. A Boeing acredita que a Índia comprará até U$31 bilhões em equipamentos de defesa nos próximos dez anos.

Em outubro de 2009 a Boeing entregou uma proposta para a IAF para a venda de helicópteros de ataque AH-64D Apache Longbow e helicópteros de transporte pesado CH-47F Chinook. A Índia pretende adquirir 22 helicópteros de combate e 15 helicópteros de transporte.

Chadwick não informou o valor do negócio para a venda dos quatro P-8I, mas disse que a aprovação foi dada pela Índia recentemente e as aeronaves serão entregues depois de 2015.

O novo pedido de quatro aeronaves P-8I será somado aos oito aviões do mesmo modelo originalmente encomendados pela Índia em janeiro de 2009 por U$2,1 bilhões. As aeronaves do primeiro pedido serão entregues entre janeiro de 2013 e dezembro de 2015para a Marinha da Índia.

FONTE: Wall Street Journal



Um abraço e t+ :D
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Re: NOTÍCIAS

#21470 Mensagem por thelmo rodrigues » Sáb Abr 02, 2011 3:24 pm

Parece que vem mais novidade por aí:

Indústria de aviões
Embraer negocia aquisição na área de defesa

Plantão | Publicada em 01/04/2011 às 12h11m
Valor Online


SÃO PAULO - A Embraer informou nesta sexta-feira que analisa adquirir participação em uma empresa brasileira do setor de defesa e segurança. Conforme comunicado divulgado nesta jornada, o mercado será informado quando houver alguma definição nesse sentido.

Sem entrar em detalhes, a companhia comentou apenas que a eventual compra não representará um valor relevante comparado à dimensão de seu atual negócio.

Em linha com a estratégia de expandir sua atuação no mercado de defesa e segurança, no dia 15 de março, a Embraer anunciou a compra de uma participação de 64,7% na divisão de radares da OrbiSat por R$ 28,5 milhões.




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
brisa

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#21471 Mensagem por brisa » Sáb Abr 02, 2011 3:26 pm

É a Atech....




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#21472 Mensagem por Andre Correa » Sáb Abr 02, 2011 3:30 pm

Pablo Maica escreveu:Mais quatro P-8I para a Índia

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/04/P-8i_Concept-Boeing.jpg

O governo indiano aprovou a compra de mais quatro aeronaves de vigilância marítima P-8I Poseidon, informou um representante um executivo da Boeing (fabricante do avião) na última quinta-feira.

A Boeing também espera que o contrato final para a compra de dez transportes C-17 seja assinado nos próximos meses, informou Chris Chadwick, presidente da Boeing Military Aircraft.

A Boeing e a sua concorrente norte-americana Lockheed Martin estão explorando o mercado de defesa da Índia, anteriormente dominado por empresas russas, francesas e alemãs. A Boeing acredita que a Índia comprará até U$31 bilhões em equipamentos de defesa nos próximos dez anos.

Em outubro de 2009 a Boeing entregou uma proposta para a IAF para a venda de helicópteros de ataque AH-64D Apache Longbow e helicópteros de transporte pesado CH-47F Chinook. A Índia pretende adquirir 22 helicópteros de combate e 15 helicópteros de transporte.

Chadwick não informou o valor do negócio para a venda dos quatro P-8I, mas disse que a aprovação foi dada pela Índia recentemente e as aeronaves serão entregues depois de 2015.

O novo pedido de quatro aeronaves P-8I será somado aos oito aviões do mesmo modelo originalmente encomendados pela Índia em janeiro de 2009 por U$2,1 bilhões. As aeronaves do primeiro pedido serão entregues entre janeiro de 2013 e dezembro de 2015para a Marinha da Índia.

FONTE: Wall Street Journal



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Re: NOTÍCIAS

#21473 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Abr 02, 2011 4:24 pm

alcluiz escreveu: Imagem
Tem um desses aqui em ribá voando o tempo todo...

O tempo está nublado demais, mas assim que abrir eu mando umas fotos :) !

A área aonde estava estacionado está muito distante para boas fotos e tem um monte de AEW na frente... mas assim que puder as fotos chegam :)

[]s
CB_Lima




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#21474 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Abr 02, 2011 7:14 pm

Depois da Atech vem a SAAB.




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Re: NOTÍCIAS

#21475 Mensagem por Antonio Alvarenga » Sáb Abr 02, 2011 10:26 pm

Luís Henrique escreveu:Depois da Atech vem a SAAB.
O Frederico Curado disse recentemente que o alvo seriam empresas pequenes e médias no Brasil. Talvez a Saab não se encaixe neste perfil.




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#21476 Mensagem por Boss » Sáb Abr 02, 2011 10:57 pm

Talvez ? :mrgreen:




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Re: NOTÍCIAS

#21477 Mensagem por Luís Henrique » Dom Abr 03, 2011 12:15 am

Antonio Alvarenga escreveu:
Luís Henrique escreveu:Depois da Atech vem a SAAB.
O Frederico Curado disse recentemente que o alvo seriam empresas pequenes e médias no Brasil. Talvez a Saab não se encaixe neste perfil.
Sonhar é grátis. Continuo sonhando. :wink:




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Re: NOTÍCIAS

#21478 Mensagem por Penguin » Dom Abr 03, 2011 12:31 am

Luís Henrique escreveu:Depois da Atech vem a SAAB.
Por que razão o grupo Investor abriria mão do controle da Saab AB para a Embraer?
O Governo da Suécia aprovaria o repasse desse controle para uma empresa não-Sueca e não-UE, que participa de diversos programas militares na OTAN e é um importante fornecedor do Governo sueco e da OTAN?

Não apostaria muito nisso.

[]s




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Re: NOTÍCIAS

#21479 Mensagem por Junker » Dom Abr 03, 2011 12:35 am

SAAF recebeu o primeiro Rooivalk:
SAAF ceremonially receives Rooivalk
Written by defenceWeb
Friday, 01 April 2011 11:40

Imagem

The South African Air Force will today take ceremonial delivery of its first Denel Aviation CSH2A Rooivalk Mk I Block 1F combat support helicopters. In development since March 1984, the rotorcraft, the first of 11, is of the operational baseline and marks the end of the long-running Project Impose.

Denel says in handing over the aircraft, South Africa becomes one of only nine countries in the world to have developed and engineered its own combat support helicopter. Denel last year said it took 130 modifications per aircraft to turn the current fleet into a “Block 1F” standard aircraft and a further nine modifications to the aircraft's ground support equipment. Original equipment manufacturer (OEM) Denel Aviation says a major feature of the work is upgrading the sighting system on the Rooivalk for improved reliability.

Other modifications include a new communications management system, the addition of radio navigation equipment, cannon and rocket system accuracy improvements, as well as upgrades to other mission systems, Rooivalk Chief Design Engineer Renier van Rooyen says. He added at an October media event that the more-than-2900 flight hours that have been accumulated on three prototype Rooivalk aircraft and two Rooivalk production-standard aircraft have contributed to the formal qualification of the type. "The mission and weapon systems were evaluated successfully over a range of environmental conditions" said Van Rooyen.

He noted the qualification process is an important development in a long-line of achievements over more than 25 years. Denel in a media release notes Van Rooyen was part of the original team that started with the design of the helicopter in 1984. The Rooivalk is the first and to date only helicopter mostly designed and built in South Africa, albeit with covert assistance from Aerospatiale, the fore-runner of Eurocopter, and Turbomeca, the helicopter turbine engine manufacturer. By about 2006 some R8.1 billion had been spent on the programme. (Kgobe's statement raises a question about the Oryx, for which Denel is also listed as OEM. The Oryx is a fusion of the Puma and Cougar medium utility helicopters with parts for the latter obtained from Romania via Portugal in contravention of a then-United Nations arms embargo against Apartheid South Africa.)

Denel's Group Executive Technical, Major General Otto Schür (Retd), in September said the helicopter would be released to operational service “within the next eight months” when the first five fully-certified locally-designed and manufactured combat support helicopters would be handed over to the SAAF. He said the Block 1F Rooivalk will be handed over for operational duties to the SAAF’s 16 Squadron in Bloemfontein by no later than the “end of March” - yesterday. “The remaining six aircraft will be completed and ready for deployment soon after,” said Schür.

The announcement follows similar news from Brigadier General Norman Minne, the Director Air Force Acquisition in the Defence Materiel Division of the Defence Secretariat in July. The air force acquisitions director said the Rooivalk fleet was grounded in November 2009 “due to some specific issues regarding the engineering support of the aircraft”. The aircraft was notably absent from the massive air defence effort to safeguard the June-July soccer World Cup and did not feature in this February's SA Army airborne capability Exercise Young Eagle, as is usually the case. It did return to the public skies at last week's Africa Aerospace and Defence show.

The original Rooivalk was designed as “an attack helicopter and tank killer” to meet the needs of SA Defence Force as it existed in the 1980s, explains Schür. The changing role of the SANDF, which is now primarily engaged in mandated peacekeeping missions meant that aircraft systems had to be adapted to meet the new requirements effectively. “Rooivalk is now a modern, sophisticated, combat support helicopter, ready to be used by the SANDF in any of its potential deployed operations,” he says.
http://www.defenceweb.co.za/index.php?o ... Itemid=107




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Re: NOTÍCIAS

#21480 Mensagem por Bourne » Dom Abr 03, 2011 3:20 am

Penguin escreveu:
Luís Henrique escreveu:Depois da Atech vem a SAAB.
Por que razão o grupo Investor abriria mão do controle da Saab AB para a Embraer?
O Governo da Suécia aprovaria o repasse desse controle para uma empresa não-Sueca e não-UE, que participa de diversos programas militares na OTAN e é um importante fornecedor do Governo sueco e da OTAN?

Não apostaria muito nisso.

[]s
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Mostre o dinheiro que pode levar para casa qualquer coisa. Não por acaso milhares de empresas tradicionais, com marcas e produtos fortes, muito lucrativas foram vendidas nos últimos anos a grupos desconhecidos em crescimento de países emergentes.

No caso da SAAB, a empresa não vai bem. O que não quer dizer que seja vendida ou não. Muito menos que a Embraer tenha garganta para sonhar em adquiri-la ou que seja adequado dentro da sua visão de negócios.




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