http://www.foreignpolicy.com/articles/2 ... e?page=0,1
A guerra no Afeganistão não está indo bem. Um jovem presidente quer sair, mas está preso a seus generais. Em Cabul, um líder corrupto nominalmente democráticos é perder o controle do poder. Um aumento de tropas de terra já começou. O ano é 1985.
Foi há 25 anos que a União Soviética experimentou o ano mais sangrento da sua ocupação do Afeganistão, como o Ocidente é hoje. Foi também o momento em que as forças soviéticas, cresceu para um recorde de 118.000 homens - um número perigosamente perto do 97 mil soldados dos EUA no Afeganistão de hoje. A estratégia foi então, como é agora, para produzir uma "onda" que poderiam criar as condições para a retirada. início da primavera no Afeganistão de 1985 oferece um impressionante paralelo com a sua atual temporada de descontentamento, e como o governo dos EUA empurra em frente com sua estratégia, seria sensato para estudar como os soviéticos falharam no combate e terminar a sua guerra.
Em 1985, a missão de Moscou era menos uma aventura imperial do que uma tentativa de preservar alguma dignidade antes de sair do Afeganistão para o bem. O líder soviético Mikhail Gorbachev assumiu o cargo março 1985 como um agente de mudança, um político que alegou que poderia chegar a União Soviética de volta aos trilhos após a erros graves de seus antecessores. Minimizando o envolvimento do seu país no Afeganistão superou sua lista de afazeres. Gorbachev se tornou cada vez mais impaciente com a insurgência contra os mujahideen teimoso EUA e do Paquistão-backed, que estava custando a quase falida União Soviética, cerca de US $ 2.000 milhões para US $ 3 bilhões por ano. Ele estava preparado para final e decisiva mudança de curso.
Em frente ao congresso de 27 Comunista da União Soviética Party em fevereiro de 1986, Gorbachev propriedade até a natureza extrema da luta, referindo-se ao Afeganistão como "a nossa ferida aberta". Os delegados autorizou-o a procurar uma solução política para o conflito e, eventualmente, para acabar com a presença soviética no país. Mas ao invés de traçar uma retirada imediata, Gorbachev concebeu um esforço para reforçar o governo pró-soviética no Afeganistão por meios militares.
Primeiro, o líder soviético teve que preparar o terreno político no Afeganistão. Gorbachev começou por dar a notícia de uma iminente retirada soviética de seus aliados afegãos. Em seu primeiro encontro com o presidente afegão, Babrak Karmal, Gorbachev deixou clara sua determinação de acabar com a guerra: Karmal teria de defender seu próprio país, Gorbachev disse-lhe, em termos inequívocos, no Verão de 1986.
De acordo com documentos divulgados recentemente da Rússia, Gorbachev disse que Karmal ficou chocado com essa notícia. "[Ele] foi confundido, de nenhuma maneira tão esperado uma vez, tinha certeza de que precisávamos de mais do que o Afeganistão fez, e foi claramente esperando que nós estaremos lá por um longo tempo, se não para sempre", Gorbachev disse a uma reunião de do Politburo em 1985 de outubro. Gorbachev decidiu que o Kremlin está vacilando os aliados afegãos ficaram sem chance depois de uma retirada soviética a menos que houvesse uma nova cara no palácio presidencial em Cabul. "A principal razão que não houve consolidação nacional até agora é que o camarada Karmal está esperando para continuar a sessão em Cabul com a nossa ajuda", teria dito de Gorbachev impopular governante ineficazes e Cabul. Finalmente, o líder soviético colocar seu dinheiro em Mohammad Najibullah, ex-chefe enérgico da polícia secreta. Em 21 de novembro de 1986, o Afeganistão testemunhou um dos raros do país transição pacífica de poder quando Karmal "voluntariamente" deixaram Cabul para Moscou para tratamento médico, abrindo caminho para a aquisição de Najibullah.
Najibullah levou a mensagem de Gorbachev ao coração. Em uma tentativa de preparar o seu governo para se defender por si mesmo, o presidente inaugurou uma política abrangente de reconciliação nacional em 1987. Todos os afegãos que aceite os princípios de reconciliação seriam bem-vindos para voltar para casa. Os insurgentes foram ainda oferecidos assentos no governo. As reformas constitucionais foram colocadas sobre a mesa que reconhece o papel central do Islã e consolidou o status não-alinhados do país na Guerra Fria. concessões O governo de Cabul foi tão longe de renunciar ao controle sobre o sistema judicial para os mulás. O presidente foi claramente determinada a fechar um acordo.
Gorbachev também estava pronto para começar a lançar as bases para uma retirada das tropas soviéticas em ordem. A União Soviética começou a investir pesadamente no novo regime e apoiou a estratégia de Najibullah reconciliação. No núcleo deste programa foi uma concentração maciça de forças de segurança afegãs. Com efeito, quando se preparava para a retirada, Moscou conseguiu produzir uma "onda" de assistência militar destina-se a fazer o governo afegão mais responsável para a batalha contra os insurgentes - uma estratégia que se assemelha atuais esforços do Ocidente contra-insurgência no Afeganistão.
Como parte deste esforço, o Exército Vermelho desde novo equipamento militar e intensificar a formação das forças afegãs para garantir a sobrevivência do novo presidente da. Ele deixou para trás mais de 180 quartéis, que foram entregues aos afegãos na condição operacional plena. Lester Grau, do Escritório de Estudos Militares Estrangeiros no Forte Leavenworth, Kansas, estima que os soviéticos também transferido para o governo afegão um adicional de 15.000 toneladas de munição, 3.000 toneladas de alimentos, e 37.500 toneladas de combustível. União 40 o Exército soviético O também transferiu fontes maciças de armamento pesado para os seus aliados no Afeganistão: cerca de 990 veículos blindados, 3.000 caminhões, 142 peças de artilharia, 231 sistemas de defesa aérea, 14.443 armas de pequeno calibre, e 1.706 lançadores de foguetes, de acordo com a pesquisa Grau. Nos anos seguintes, o Exército Vermelho também treinou um exército ea polícia afegãos de mais de 300.000 pessoas para exercer essas armas.
A União Soviética simultaneamente engajados nos esforços para criar oportunidades econômicas para os civis afegãos. Embora alguns relatos negar que os russos tentaram vencer no Afeganistão "corações e mentes", uma pesquisa recente comprova de maneira diferente. Um artigo de Paul Robinson, da Universidade de Ottawa mostra que o pensamento soviético "evoluiu" em mais tarde anos de conflito e que, em 1987, "muitos comandantes soviéticos tinham vindo a perceber que conquistar o apoio do povo foi a chave para o processo bem-sucedido da guerra ". Em um escritório cheio de recordações do Afeganistão, Yermakov Victor, um ex-comandante do 40 º Exército soviético insistiu em lembrar-me em junho de 2009 em Moscou que "você pode derrotar os afegãos só com bondade, nunca pela força."
Para a surpresa da CIA (que em 1988 previu que o governo afegão "pode cair antes mesmo da retirada soviética está completa"), o regime de Najibullah, permaneceu no poder por mais três anos depois.
Najibullah estratégia de reconciliação nacional ea sua vontade de ceder o poder político para corretores do poder regional provou ser crucial para sua sobrevivência, pelo menos no curto prazo. A perspectiva de uma aquisição fundamentalistas motivado soldados Najibullah, e no início de vitórias militares, como a derrota de uma ofensiva contra os mujahideen da cidade de Jalalabad, impulsionou ainda mais a sua moral. (Claro, sem fornecimento contínuo da União Soviética de fundos e equipamento militar, regime de Najibullah, teria entrado em colapso muito antes. Em uma base diária, os soviéticos estavam voando entre 25 e 40 voos para Cabul com suprimentos para o exército afegão.)
Mas mesmo generoso financiamento não foi capaz de substituir um núcleo de oficiais e soldados motivados. Najibullah militar ruiu abruptamente e definitivamente em 1991, Gorbachev, que estava preocupado com a gestão da dissolução da União Soviética e lutando contra as tentativas de golpe de partido comunista linha-dura, finalmente cortou o seu financiamento e conselheiros militares soviéticos se retiraram do país. À medida que o mujahideen convergiram em Cabul, em Abril de 1992, Najibullah foi forçado a buscar refúgio em um complexo da ONU. Os talibãs, quando capturaram a cidade em 1996, arrastou o ex-presidente de sua casa improvisada e executou-o.
O Kremlin não tinha ilusões quanto às perspectivas de longo prazo para o regime que deixou para trás. Afeganistão ainda estava no meio de uma guerra civil, e do presidente, que tinha um histórico de abusos de direitos humanos, como ex-chefe da polícia secreta, estava agindo impiedosamente em Cabul. O principal problema, na verdade, foi a falta do governo de apoio popular. Embora o regime ainda gozava de algum apoio da elite secular em Cabul e do Afeganistão entre Tajiquistão e Usbequistão minorias no norte, nunca ganhou maior legitimidade.
Ainda assim, o fim trágico do governo de Najibullah, esconde alguns dos seus notáveis sucessos de Gorbachev surge "afeganização" tardia. Embora o Exército Vermelho foi incapaz de alcançar uma vitória militar sobre os rebeldes, foi capaz de garantir, após a sua retirada fevereiro 1989, que o governo afegão que sobreviveu por mais três anos - sobrevivendo, em última instância, a própria União Soviética, que se dissolveu em 1991.
O principal take-away do endgame Soviética para as forças da OTAN de hoje não é nada animador - a saber, que um exército eficaz e capaz afegão não é suficiente para estabilizar o sistema político do Afeganistão. Uma rebelião pode sobreviver e prosperar se Cabul está em desarranjo. Dito isto, a experiência soviética também lança alguns aspectos do esforço de hoje à luz menos desesperadora. O Exército Vermelho foi muito bem sucedido em seu esforço para alcançar um dos objetivos principais do Ocidente estabeleceu para si própria: construção de um exército afegão efetivo. E mesmo que as notícias diárias do Afeganistão poderia sugerir de forma diferente, as condições hoje são muito mais favoráveis do que durante o fim da Guerra Fria. De fato, enquanto os mujahideen lucraram muito de ajuda dos EUA e do Paquistão, o Taleban não tem hoje patrono internacionais comparáveis.
Finalmente, o governo afegão de hoje possui uma vantagem crucial que o governo de Najibullah, faltou - uma nascente, se o processo, com falhas democráticas que podem ser utilizados para reforçar o seu apoio entre a população afegã. Apesar de instituições ineficientes e corrupção generalizada, os cidadãos afegãos ainda despejam durante as eleições para votar. Se as suas vozes e desejos são atendidos, eles poderiam fornecer o capital político necessário para garantir que a experiência dos EUA no Afeganistão tem um final diferente do que a da União Soviética.