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Re: Wikileaks põe à prova relação dos EUA com os seus aliados

Enviado: Sáb Dez 04, 2010 6:40 pm
por RobertoRS
Francoorp escreveu:
RobertoRS escreveu: Vais querer provar para quem que obter uma informação confidencial não é ilegal?
Prova o senhor então, pois até agora nos USA ninguém conseguiu, e ninguém da Wikileaks foi preso por este que o senhor define crime, ilegalidade... eles obtiveram e ainda publicaram, e nada de legal e legitimo na lei das informações classificadas aconteceu!
obter uma informação confidencial
E para especificar, não é confidencial como o senhor diz dos documentos em sentido geral, mas classificados... Confidencial é o grau de sigilo de um documento, e os confidenciais no Brasil tem 10 anos de classificação, outros documentos tem grau de sigilo diferentes, como o reservado(no Brasil 5 anos), Secreto ( 20 anos no Brasil) e Ultra-Secreto(30 anos no Brasil), todos eles podendo ser reclassificados por igual período.

Vai la nos USA e leve suas provas, pois os advogados da Casa Branca ainda não conseguiram incriminar ninguém por este ato ilegal de obter informações classificadas...

Valeu!!
Não preciso provar nada. Se as informações são classificadas, então alguém agiu ilicitamente para obtê-las, e isso não quer dizer que: a) seja a WikiLeaks; ou b) seja de conhecimento das autoridades competentes quem tenha obtido tais documentos.

O sr. está apenas tergiversando sem provar que tais dados e documentos não foram obtidos ilegalmente, quando o pressuposto da publicação de um documento classificado é a obtenção ilícita.

Re: Wikileaks põe à prova relação dos EUA com os seus aliados

Enviado: Sáb Dez 04, 2010 8:20 pm
por Francoorp
BRAZILIAN PRESIDENTIAL ADVISOR PROMISES TO RAISE

Reference ID Created Released Classification Origin
08BRASILIA880 2008-06-27 15:03 2010-12-03 21:09 CONFIDENTIAL Embassy Brasilia
VZCZCXRO5218
OO RUEHRG
DE RUEHBR #0880/01 1791541
ZNY CCCCC ZZH
O 271541Z JUN 08
FM AMEMBASSY BRASILIA
TO RHEHNSC/NSC WASHDC IMMEDIATE
RUEHC/SECSTATE WASHDC IMMEDIATE 2000
INFO RUEHAC/AMEMBASSY ASUNCION 6924
RUEHBO/AMEMBASSY BOGOTA 4639
RUEHBU/AMEMBASSY BUENOS AIRES 5649
RUEHCV/AMEMBASSY CARACAS 4164
RUEHLP/AMEMBASSY LA PAZ 6347
RUEHPE/AMEMBASSY LIMA 3872
RUEHMN/AMEMBASSY MONTEVIDEO 7439
RUEHQT/AMEMBASSY QUITO 2530
RUEHSG/AMEMBASSY SANTIAGO 0442
RUEHRG/AMCONSUL RECIFE 8213
RUEHRI/AMCONSUL RIO DE JANEIRO 6341
RUEHSO/AMCONSUL SAO PAULO 2331
RUEHUB/USINT HAVANA 0055
C O N F I D E N T I A L SECTION 01 OF 03 BRASILIA 000880

SIPDIS

DEPARTMENT FOR WHA A/S SHANNON AND BSC, NSC FOR TOMASULO

E.O. 12958: DECL: 06/27/2018
TAGS: PREL ENRG BO BR
SUBJECT: BRAZILIAN PRESIDENTIAL ADVISOR PROMISES TO RAISE
BOLIVIA SECURITY CONCERNS

REF: A. STATE 65088
¶B. BRASILIA 834

Classified By: Ambassador Clifford M. Sobel, reason 1.4 (b) and (d)

¶1. (C) The Ambassador met with Brazilian presidential Foreign
Policy Advisor Marco Aurelio Garcia on June 25 to express our
concern regarding the Bolivian government's lack of concrete
assurances to protect our embassy in La Paz. Garcia promised
to raise the issue with the Bolivian ambassador (which he did
immediately after meeting with the Ambassador) and with
higher levels in the Bolivian government. He also said he
would bring the request to President Lula's attention.
Garcia said that, in his view, Bolivia is at a dangerous time
and is in for a lengthy period of increased instability. He
encouraged the USG to offer the Bolivian government gestures
that clearly signal we are fully neutral between the Bolivian
government and opposition. Garcia also told the Ambassador
that President Lula's trip to Venezuela was focused on
commercial cooperation, that he did not see Raul Castro
making any additional changes in response to the EU lifting
of sanctions, and that President Bush and President Lula
should take up cooperation on biofuels at their meeting
during the G-8 in Japan. End Summary.

¶2. (C) The Ambassador, accompanied by PolCouns (notetaker)
met with Marco Aurelio Garcia on June 25 to deliver points
ref a. Garcia was accompanied by advisors Ambassador Marcel
Biato and Elio de Almeida Cardoso. After conveying
condolences on the death of former first lady Ruth Cardoso,
the Ambassador explained to Garcia our concerns with regard
to the security of our embassy in Bolivia and requested
Brazil's assistance. (Note: The day before, Ministry of
Foreign Relations Under Secretary for South America Enio
Cordeiro had called to follow-up his conversation with the
Ambassador, ref b. Cordeiro said he had spoken with the
Colombian vice minister of foreign affairs regarding the
security of the U.S. embassy, and they had agreed that the
best approach to the Bolivian government would be through the
Papal Nuncio. End note.)

¶3. (C) The Ambassador asked for Garcia's assessment of the
situation. Garcia said that the current problems stem in
part from President Morales having come to office acting "as
if it were a revolution." His polemics have been a factor in
instability, Garcia said, but the instability already
existed, noting he had visited Bolivia twelve times during
President Lula's first term, and had met with four
presidents. Bolivia's institutional problems remain, and
there has been no effort on either side to follow established
procedures. The opposition is controlled by a "hard"
element, on the one hand. On the other, the government has
refused to differentiate between opposition hard-liners and
"modern rightists" like Tuto Quiroga. So instead of
resolving issues, Garcia said, each side has hardened their
position, and they are beyond hearing each other.

¶4. (C) As a result, a new stalemate has developed. This will
continue, Garcia predicted, even after the August 10
referendum--if the referendum happens at all. He explained
that the questioning of the referendum's legitimacy by the
opposition provinces called into question whether it would
even take place. Garcia said it is his personal opinion that
Bolivia faces enormous dangers now. The intention of the
opposition, he believes, is to make the central government
irrelevant, to "make it bleed," so it will be brought down by
"non-institutional means." He said the government might in
fact fall, but only "within the established timeframes."
Opposition efforts to force it out of power would not work.
In any case, Garcia believes a long period of instability is
going to ensue that, like a flammable gas in the air, could
be set off by even a small spark. The fact is that Bolivia
is going through major social and political change, which is
hard to control.


BRASILIA 00000880 002 OF 003


¶5. (C) Garcia said that many Brazilians were surprised by
Morales' confrontational posture toward Brazil early on, and
it had required a great deal of patience to put the
relationship back on track and establish a frank dialogue.
Brazil has told the Bolivian government that it needs to tone
down the rhetoric and resolve its disputes if it wants to
make progress toward what Morales wants to achieve. The
government has a reasonable macroeconomic situation, he said,
but needs to make sure that the current economic growth is
more than just a bubble. As a result, its ability to attract
investment--and particularly to maximize its energy
potential--is crucial. In the latter case, in particular, it
will run into problems not only in filling contracts with
Brazil and Argentina, but also in supplying its growing
domestic needs.

¶6. (C) The Ambassador said that Bolivia needs to understand
that companies, including Brazilian companies, will not
invest when they see our embassy under attack. Garcia
acknowledged the point, saying that he had pushed Petrobras
to go back into Bolivia in part as a sign to other investors.
The Ambassador asked if Garcia thought that the breakdown of
stability and security in Bolivia would hurt foreign
companies there. He responded that many companies have a
solid commitment and long-term perspective. Heavyweight
investors know that the conflict "won't go beyond a certain
point," and whichever side wins out, Bolivia will need
investment. Petrobras has not lost any money there, he
concluded.

¶7. (C) Garcia said he would deliver the message to the
Bolivians, noting that he would be meeting with the Bolivian
ambassador following the meeting with Ambassador Sobel.
Garcia suggested that, "Maybe it is time (for the United
States) to have a frank discussion with Bolivia," adding that
"Tom (Shannon) is well-respected in Bolivia." He cannot see
how conflict with the United States is beneficial to Bolivia,
he said. The Ambassador suggested that it might serve as a
distraction for the Bolivian government's domestic problems.
Garcia took the point, but said that in the long run, they
would gain in some ways but lose in others.

¶8. (C) "We bet on dialogue," Garcia stressed, suggesting that
a "mutual non-aggression pact" was in order. The Ambassador
responded that public support for the security of our embassy
would undoubtedly open other channels for dialogue, but
stressed that security of our embassy cannot be open for
discussion. Garcia agreed. But he cautioned that we should
"not underestimate anti-Americanism in some circles."
("There's an old joke we used to tell," he said: "Why hasn't
there ever been a coup in the United States? Because they
don't have an American embassy.") He said that the United
States needs to offer a sign that we are not on anyone's
side, something that would increase American credibility
vis-a-vis the Bolivian government. Without wishing to be a
mediator, he said, Brazil is willing to help in whatever it
can, recalling a similar commitment he made to A/S Shannon
two years earlier. He suggested that Brazil had a hand in
encouraging Venezuelan President Chavez to lower his tone and
become "less present" today on the issue. Chavez understood
that his efforts were too invasive and ultimately
counterproductive.

¶9. (C) Coming back to the request, Garcia said the Bolivian
ambassador in Brasilia was "very professional" and he would
sound him out. He also committed to raising the request with
President Lula, adding he knew that A/S Shannon had raised
the issue with Brazilian Ambassador Patriota in Washington.
(Note: In a readout on June 26, Amb. Biato said that Garcia
had had a long meeting with the Bolivian ambassador and had
made clear that it was important for the Bolivian government
to cease provoking the United States and to make amends.
Garcia had stressed that conflict could not be helpful to the
Bolivians. Biato reiterated that Garcia intended to raise
the issue with President Lula and with "higher levels" in

BRASILIA 00000880 003 OF 003


Bolivia. End note.)

¶10. (C) The Ambassador asked about President Lula's
priorities for his June 27 meeting with President Chavez.
Garcia said that Chavez is seeking an import substitution
model for Venezuelan agriculture and development, and the two
presidents will discuss ten projects that are still being
developed in the areas of steel production, integrated
circuits, television, and plastics, among others. In
agriculture, the Venezuelans are looking to work with Brazil
to develop either family farms or large-scale (i.e., 80,000
ha.) soy farms. They are also interested in dairy and
poultry. The ultimate goal for Chavez, he said, is food
security, and the Venezuelans are trying to create the
infrastructure for the entire food production chain, using
both public and private investment. As an aside, Garcia said
that Venezuela's new finance minister, Ali Rodriguez, "is
different" in that he is knowledgeable and can talk directly
to Chavez.

¶11. (C) The Ambassador asked what Garcia thought would come
of the EU decision to lift its sanctions. Garcia said he did
not see Raul Castro giving any type of concession to foreign
pressure, and that the EU move was a sign that there is a
perception Cuba is changing. He noted that in Brazil, both
businesses and the press that had been critical of Brazil's
Cuba policy have changed their tune. Businesses are now
interested in investing, and there is less criticism in the
press.

¶12. (C) The Ambassador raised biofuels, stressing that
although many would like to divide Brazil and the United
States on the issue, we would like to continue working
together. He recalled that Civil Household Minister Dilma
Rousseff had pressed for President Bush to attend the
renewables conference that Brazil plans to host in November,
and asked what the objective would be. Garcia said that
Presidents Bush and Lula should take the issue up again at
the G-8 in Japan. (Comment: It has become clear over the
course of conversations with foreign ministry and presidency
officials that Brazil is still in the initial stages of
planning the conference; they have asked for USG input on the
agenda and objectives. End comment.) After Garcia departed
to meet with the Bolivian ambassador, the Ambassador stressed
to Biato that Brazil's effort to distinguish between corn and
cane ethanol was not productive, and that our focus should be
on the future of biofuels. Biato stressed that President
Lula was not intending to go to Rome for the FAO conference,
but had done so in the end when the focus of criticism fell
on ethanol. The draft speech he had taken with him to Rome
had been "toughened up" there. Biato said he could not
predict how Lula would react to the idea of lowering the tone
on this issue. (Comment: Other contacts, however, have told
us they do expect Lula to back away from this line. End
comment.)

SOBEL

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Contentes agora com a língua do Império.... ??? HEHE, O 3° mundismo começa dentro de si, e pela colonização cultural.. é fogo!!!

E para quem não se deixa convencer e ajoelhar-se às palavras do divino Império do universo mental...colonizador de corpos e mentes... vai estudar e deixe-se colonizar, por que aqui não é seu lugar de informações na sua língua, mesmo que complicado!!

Deixo aqui o meu protesto anotado para as futuras gerações de nacionais... e que não comecem uma frase dizendo "Man", mas diga "Homi", mantenha viva a nossa língua... use a nossa língua... Use a sua língua... bem vou parar por aqui senão depois me acusar de ser anti-alguém usar a própria língua, vou ser taxado de o Anti-Linguinha... use sua língua mas se reproduza, e ensina a utilizarem a própria língua !! não se convença em usar a língua dos outros, bem em alguns casos até pode ser que se sinta bem, mas não cuturalmente falando... viva a língua portuguesa mesmo que complicada de entender e sem leitura corrida, onde ainda estamos no inicio da cruzada para o tradutor universal... basta, ja enchi lingüiça demais usando a minha língua!!

Fica o meu protesto anotado! [068] [026]

Re: Wikileaks põe à prova relação dos EUA com os seus aliados

Enviado: Sáb Dez 04, 2010 8:26 pm
por tflash
Pois olhem que eu dou pleno uso à língua portuguesa que tenho! :twisted:

Mas o Google hoje, só consegue um "portugooglês"

Re: Wikileaks põe à prova relação dos EUA com os seus aliados

Enviado: Sáb Dez 04, 2010 9:01 pm
por Túlio
Isso, continuem nessa de língua para verem se O BOURNE não aparece já... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Re: Wikileaks põe à prova relação dos EUA com os seus aliados

Enviado: Sáb Dez 04, 2010 9:27 pm
por Francoorp
Para os colegas portugueses que ja devem saber desta:

Viewing cable 06LISBON2365, PORTUGUESE FM OFFERS TO RESIGN IF CIA FLIGHT

If you are new to these pages, please read an introduction on the structure of a cable as well as how to discuss them with others. See also the FAQs
Reference ID Created Released Classification Origin
06LISBON2365 2006-10-20 16:04 2010-11-30 16:04 SECRET//NOFORN Embassy Lisbon
VZCZCXYZ0020
PP RUEHWEB

DE RUEHLI #2365/01 2931652
ZNY SSSSS ZZH
P 201652Z OCT 06
FM AMEMBASSY LISBON
TO RUEHC/SECSTATE WASHDC PRIORITY 5279
INFO RUEKJCS/SECDEF WASHDC PRIORITY
S E C R E T LISBON 002365

SIPDIS

SIPDIS
NOFORN

E.O. 12958: DECL: 10/19/2026
TAGS: PREL PGOV MOPS PO
SUBJECT: PORTUGUESE FM OFFERS TO RESIGN IF CIA FLIGHT
ALLEGATIONS PROVE TRUE

REF: A. 2005 LISBON 1609
¶B. LISBON 1921
¶C. OCTOBER 12 DVC (WITH DOS DOD AND EMBASSY LISBON)

Classified By: POL CHIEF TROY FITRELL, REASONS 1.4 (B,D)

¶1. (S/NF) Summary: Portugal's Foreign Minister offered to
resign if opposition forces can demonstrate any complicity on
the part of the government regarding alleged illegal CIA
rendition flights through Portuguese territory. While a
government investigation has refuted these allegations, the
saga continues due to continued opposition party and European
Parliament pressure. This pressure complicates the US
request to repatriate Guantanamo detainees via Portugal. End
summary.

¶2. (U) Ongoing pressure from Portugal's Left Bloc and from
the European Parliament led to a testy exchange in Portugal's
Parliament on October 18, in which Foreign Minister Luis
Amado offered to resign if the opposition could prove
Government of Portugal (GOP) complicity with the USG
regarding alleged illegal CIA flights violating Portuguese
sovereignty.

¶3. (U) Amado's most recent testimony reflected that of his
predecessor, Diogo Freitas do Amaral in December 2005 (Ref A)
and his own earlier testimony on September 5 this year,
noting the GOP had completed an investigation that discovered
no information to support allegations that CIA flights
violated Portugal's territory or airspace to transport
terrorism suspects. Amado told the Parliamentary Committee
that "None of the explanations or data collected...
constitutes a credible indication that the law may have been
broken on Portuguese soil." He went on to tell reporters
that a joint investigation by four government departments,
also involving the country's intelligence agencies,
immigration service and flight control authorities, conducted
a review of plane movements but found no firm evidence."
Amado admitted that the alleged CIA flights might have come
through Portugal, but added that Portugal "has nothing to be
ashamed of." According to the Minister, there is no evidence
that the CIA committed illegal acts in Portuguese territory
and even stated that he has had nothing but "total
transparency and cooperation" from American authorities.

¶4. (U) Freitas do Amaral had offered the government
investigation as a way to address the allegations. The
results, however, have not silenced the GOP's critics,
especially in the Left Bloc or the European Parliament.
Portugal's Parliament has established an ad hoc committee
to continue hearings on the subject and a delegation from the
European Parliament is scheduled to visit Portugal in
December to interview Amado, who has declined to visit
Brussels to meet with Euro Deputies.

Effect on Repatriation Request
------------------------------
¶5. (S/NF) Amado's testimony reflects the continued political
and media pressure on the GOP regarding this subject and
makes the GOP's efforts to assist in repatriation of
Guantanamo detainees all the more difficult. It is critical
that Washington readers recognize the GOP's need to ensure
that it is on solid legal ground regarding our request on
detainees.

¶6. (S/NF) Portuguese law, as interpreted by the GOP (which
could change), requires written assurance by the final
destination country that detainees will not be tortured or
receive the death penalty as well as a US guarantee that they
will be treated according to internationally-recognized
conventions in the destination country. Without these
assurances, the GOP will have difficulty n supporting
repatriation flights through Portuguese territory or
airspace. We eagerly await Washington addressees response to
the Portuguese points as discussed Ref C. The GOP will
undoubtedly expect this issue to be discussed at the October
24 meeting between Amado and Secretary Rice in Washington.

The Media
---------
¶7. (U) The local press eagerly reprints hearsay on this
tantalizing subject as left wing politicians unveil "new
facts" every few days to fan the political fires. Post
believes the media will continue to sensationalize the issue
as long as it has legs.

Comment
-------
¶8. (S/NF) The normally unflappable Amado lost his cool during
the testimony; an event that is completely out of character
and shows the effects of unrelenting media and political
attacks. Despite this outburst, we believe Amado will

continue to reiterate what the investigation has revealed -
the government has no evidence of illegal CIA flights
on/through Portuguese territory. However, Post underscores
the delicate balancing act Amado is confronting in minimizing
damage to his government - however unwarranted - due to the
CIA Rendition investigation while trying to convince it to
grant our request to repatriate Guantanamo detainees through
Lajes. Right now, it would be to our advantage to stroke him
a lot.
Hoffman

Re: Wikileaks põe à prova relação dos EUA com os seus aliados

Enviado: Sáb Dez 04, 2010 11:30 pm
por soultrain
Meus caros,

A melhor desinformação é uma avalanche de informação. Querer ter acesso a tudo, não é ter a população melhor informada, pelo contrário.

Deixando de ser politicamente correcto, a população em geral, não pode ter acesso a tudo, nunca! Isso é mau para todos. Nem todos têm capacidade de interpretar da mesma forma uma informação.

Quanto ao modos operandi, lembro-vos que os EUA quiseram a sede da ONU em NY para poderem ter acesso a todas as cifras dos países, uma das primeiras a ser quebradas foi a Brasileira. A Crypto fornecedora do Secos do LINKBR, esteve envolvida em diversos escândalos de fornecimento das chaves aos Americanos, a NSA tem acesso a tudo, os EUA fazem escutas de cabos submarinos desde os anos 60.

Isto tudo é um pequeno exemplo, não é fantasia e é publico e os EUA estão a perder a liderança deste campo para os Chineses, como foi possível ver agora.

Vai haver muitos impactos na nossa vida por causa disto.

Re: Wikileaks põe à prova relação dos EUA com os seus aliados

Enviado: Dom Dez 05, 2010 11:32 am
por marcelo l.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/8407 ... gues.shtml

FAB disse preferir F-18, relatam EUA; leia íntegra dos telegramas em português
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DE SÃO PAULO

O comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), brigadeiro Juniti Saito, aparece em um despacho secreto da diplomacia norte-americana afirmando dar preferência aos F-18, aviões caça dos Estados Unidos.

A preferência do Palácio do Planalto, no entanto, é pelos equipamentos oferecidos pela empresa francesa Dassault, que fabrica o Rafale.

Em 31 de julho do ano passado, o telegrama secreto assinado pelo então embaixador norte-americano em Brasília, Clifford Sobel, dizia que Saito tomou a iniciativa de ter uma conversa reservada em jantar no dia anterior para o general Doug Fraser, comandante do Comando Sul.

Na conversa, Saito disse que "não existia dúvida, do ponto de vista técnico, que o F-18 era o melhor avião". Esse é o caça produzido pela empresa Boeing.

Leia íntegra dos telegramas em português:

EUA relatam que FAB disse preferir caça F-18
Documento contradiz versão de que governo não estaria preocupado com terror
Vazamentos 'machucam a nobreza da diplomacia mundial', diz Lula
Jobim nega que telegramas vazados prejudicarão relação com os EUA
Brasil se recusou a refugiar presos de Guantánamo
Saiba como funciona o WikiLeaks
Veja as principais revelações do WikiLeaks
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19/05/2009 16h39

VZCZCXRO8264RR RUEHRGDE RUEHBR #0634/01 1391639ZNY SSSSS ZZHR 191639Z MAY 09FM AMEMBASSY BRASILIATO RUEHC/SECSTATE WASHDC 4328RUEKJCS/SECDEF WASHDCRHEHNSC/NSC WASHDCINFO RUEHFR/AMEMBASSY PARIS 0490RUEHSM/AMEMBASSY STOCKHOLM 0075RUEHRG/AMCONSUL RECIFE 9551RUEHRI/AMCONSUL RIO DE JANEIRO 7753RUEHSO/AMCONSUL SAO PAULO 4071RUCPDOC/DEPT OF COMMERCE WASHDCRUEKJCS/JOINT STAFF WASHDCRHMFISS/CDR USSOUTHCOM MIAMI FL

S E C R E T O

SECTION 01 OF 03 BRASILIA 000634 NOFORN SIPDIS STATE FOR WHA AND PM E.O. 12958: DECL: 05/19/2019 TAGS: PREL, MASS, ETTC, BR

ASSUNTO: AQUISIÇÃO DE CAÇAS PELO BRASIL: ESTRATÉGIA PARA FINAL DE PROCESSO REF: A. BRASILIA 216 B. BRASILIA 41

Classificado pela encarregada de negócios Lisa Kubiske. Razão: 1.4 1. (S/NF)

SUMÁRIO E PEDIDO DE AÇÃO. Restando dois meses para que o governo do Brasil [GOB] decida quanto a um caça de próxima geração, o concorrente norte-americano, o Boeing F-18 Super Hornet, continua a ser percebido por muitos brasileiros, do GOB e fora dele, como provável segundo ou até mesmo terceiro colocado no processo, apesar de ser o melhor avião e oferecer o melhor pacote compensatório. A maioria dos nossos contatos brasileiros nos dizem não acreditar que o governo dos Estados Unidos [USG] esteja apoiando a venda fortemente, o que desperta dúvidas em suas mentes sobre nossa confiabilidade como parceiros em longo prazo. Daqui até julho, haverá diversas oportunidades para assegurar aos brasileiros nos mais altos escalões que o USG apoia a venda. Os parágrafos 3-7, abaixo, contêm medidas propostas para minimizar as principais preocupações brasileiras e maximizar a chance de seleção do concorrente norte-americano. Entre essas medidas, contatos de alto nível, pelo presidente e secretário, serão críticos para superar a percepção de falta de apoio pelos Estados Unidos. Precisamos também enfatizar nossas garantias de que transferência de tecnologia foi aprovada e destacar a superioridade da proposta da Boeing com relação à de sua concorrente francesa. Como apontam os reftels, a embaixada acredita que o [Departamento de] Estado possa desempenhar papel crítico em fornecer garantias que serão essenciais para a vitória na concorrência. FIM DO SUMÁRIO.

2. (S/NF) À medida que a concorrência FX2 se aproxima de seus estágios finais, os Estados Unidos têm uma forte oferta da Boeing para o seu F18 Super Hornet, acompanhado por um grande pacote de cooperação industrial e custo geral competitivo. Embora possamos confiar em que o Super Hornet seria a escolha brasileira com base em suas capacidades superiores e atraente pacote compensatório, ainda assim ele não tem chance de vitória superior a 50%, devido ao apoio político de que desfruta seu concorrente francês e da persistente crença entre os brasileiros de que um relacionamento estreito com os Estados Unidos pode não ser vantajoso para o país. Para vencer a fase final da disputa pelo contrato FX2, portanto, dependemos de uma estratégia efetiva para superar nossas desvantagens políticas e permitir que a superioridade do Super Hornet seja o fator decisivo. Uma estratégia como essa precisa resolver diversas questões importantes:

Percepção de falta de apoio pelo USG

3. (S/NF) Porque o esforço francês está sendo administrado diretamente pelo gabinete do presidente Sarkozy, e dado o envolvimento sueco corrente em nível ministerial, o USG é percebido pela maioria dos brasileiros como no máximo medianamente interessado em apoiar a venda do FX2. Essa é uma desvantagem crítica em uma sociedade brasileira na qual os relacionamentos pessoais servem de fundação para os negócios. A dificuldade é exacerbada pela separação entre governo e indústria nos Estados Unidos. Não podemos, por exemplo, oferecer financiamento governamental em apoio a uma empresa estatal, como podem os nossos concorrentes. Para enfrentar esse problema, contatos de alto nível serão essenciais, especialmente por parte do Departamento de Estado, que a força aérea brasileira vê como restritivo quanto à cooperação militar. Nesses contatos, será preciso que as autoridades norte-americanas destaquem a parceria cada vez mais forte entre Brasil e Estados Unidos e a maneira pela qual a cooperação com os Estados Unidos, na expansão das obsoletas forças armadas brasileiras, oferecerá não só as melhores capacidades operacionais mas um reforço do nível mais amplo de cooperação entre os dois países. É por isso que assumimos posição favorável à aprovação de transferências de tecnologia, em apoio a essa venda. Além de tirar vantagem das oportunidades de curto prazo para contatos de alto nível oferecidas pela viagem do ministro da Defesa [MOD] Jobim a Washington em 20 maio e pela possível visita da secretária Clinton ao Brasil no final de maio, a embaixada acredita que os telefonemas entre os presidentes Obama e Lula, entre a Agência de Segurança Nacional (NSA) e o assessor presidencial Marco Aurélio Garcia e entre o secretário da Defesa Gates e o MOD Jobim podem reforçar significativamente os nossos argumentos.

Transferência de tecnologia

4. (S/NF) Ainda que as decisões mais importantes para aprovar a BRASILIA 00000634 002 OF 003 transferência de tecnologia como parte da venda do FX2 tenham sido tomadas, os líderes brasileiros continuam a duvidar da capacidade norte-americana de cumprir o prometido. Embora o problema tenha sido mitigado por meio de uma estratégia efetiva de assuntos públicos, continuamos a ouvir que, na ausência de garantias específicas pelo primeiro escalão do Departamento de Estado, os brasileiros não se sentem seguros. Pode bem ser que os brasileiros desejem manter vivas as dúvidas sobre a transferência de tecnologia a fim de contarem com uma desculpa automática para a compra de um avião inferior, caso os líderes políticos assim decidam. As repetidas preocupações quanto a códigos-fonte intransferíveis podem ter base semelhante. Por fim, ouvimos que existem preocupações no Congresso quanto a uma possível corrida armamentista na América do Sul. Caso isso chegue aos ouvidos dos brasileiros, haverá novas preocupações quanto à possibilidade de que o Congresso intervenha para bloquear a venda. A embaixada recomenda o seguinte, como próximos passos a fim de reforçar nossos argumentos no que tange à transferência de tecnologia: --uma carta do presidente Obama ao presidente Lula defendendo a causa - uma carta da secretária Clinton ao MOD Jobim afirmando que o USG aprovou a transferência de toda a tecnologia apropriada. - A orientação interagências quanto ao código-fonte (liberada para um artigo publicado em abril pela Revista Força Aérea) deveria ser disseminada para uso. - Todos os contatos de alto nível, entre os quais pelos secretários de Estado e da Defesa e pelo presidente dos Estados Unidos (POTUS), devem incluir garantias de que a transferência de tecnologia foi aprovada. - As agências de Washington devem iniciar consultas com assessores apropriados no Congresso o mais cedo possível a fim de superar a percepção equivocada de que vendas de armas ao Brasil causariam desestabilização.

Financiamento

5. (S/NF) A incapacidade dos Estados Unidos de oferecer financiamento ou garantias [de crédito] coloca o Super Hornet em desvantagem significativa diante de seus concorrentes. O Export-Import Bank [EXIM] dos Estados Unidos está proibido de se envolver em vendas de produtos de defesa, o que faz com que o Brasil dependa de financiamento comercial, com juros mais altos. De acordo com agências de Washington, seria possível solicitar uma dispensa do Congresso para que o EXIM pudesse apoiar a venda. Isso foi realizado, no passado, em raras ocasiões. O escritório de financiamento da força aérea brasileira nos disse que até mesmo um comunicado no sentido de que estamos dispostos a solicitar essa medida legislativa seria considerado como sinal positivo. A embaixada recomenda que Washington explore a possibilidade de ação legislativa para permitir financiamento pelo EXIM e que responda dentro do prazo de 29 de maio à solicitação de informações sobre opções de financiamento governamental encaminhada pelo GOB.

Defendendo nossa posição

6. (S/NF) Obtivemos sucesso em comunicar o ponto de que o Super Hornet é um avião de alta capacidade, e agora precisamos nos concentrar no quadro mais amplo -como a parceria na venda do caça resultará em benefícios para ambos os lados, em termos militares, e também em benefícios econômicos. Como maior companhia aerospacial do mundo, a Boeing tem a capacidade de oferecer gama maior de oportunidades à indústria brasileira, entre as quais algumas que não se relacionam ao programa compensatório do FX2. A visita de legisladores brasileiros a Washington no começo de junho será uma oportunidade de transmitir essa mensagem a líderes políticos. Concentrando as atenções em senadores importantes, temos a oportunidade de conquistar o apoio de indivíduos que podem influenciar os responsáveis pela decisão e garantir que as pessoas que terão de aprovar os dispêndios do governo brasileiro compreendam que o F-18 lhes oferece mais valor. A embaixada continuará a destacar a transferência de tecnologia e expandir nossa mensagem de maneira a incluir os benefícios econômicos da proposta da Boeing para o Brasil. Também recomendamos o seguinte: -- Usar a visita do Congresso brasileiro para enfatizar a mensagem de que uma parceria com os Estados Unidos acarreta benefícios para ambos os lados que vão bem além do programa compensatório. Garantir que os senadores brasileiros compreendam os custos significativamente inferiores do Super Hornet em seu ciclo de vida. BRASILIA 00000634 003 OF 003 - Marcar uma entrevista do secretário de Defesa, ou outro representante importante do governo, com um jornalista brasileiro conhecido, a fim de sublinhar a importância da parceria entre Estados Unidos e Brasil e como a venda do FX2 ajudaria.

Ataque à proposta francesa

7. (S/NF) Ainda que os franceses ofereçam um caça menos capaz a custo mais alto, o Rafale vem sendo considerado vencedor desde o início da concorrência FX2. Embora as avaliações técnicas dos aviões devam resultar em vantagem significativa para o Super Hornet, precisamos tomar medidas para erodir a vantagem política francesa. Embora um elemento importante disso seja enfatizar o custo mais baixo da Boeing, há diversas outras medidas que podem oferecer argumentos contra os franceses. O primeiro passo será lembrar os brasileiros de que seu interesse pelo Rafale foi causado pela suposição de que os Estados Unidos não liberariam tecnologia. Já que aprovamos a liberação da tecnologia relevante, deveríamos perguntar se os brasileiros ainda precisam dos franceses como segurança. Nos últimos meses, o esforço francês de vendas vem se baseando em alegações enganosas, se não fraudulentas, de que seu caça envolve apenas conteúdo francês (o que o isentaria dos incômodos controles de exportação dos Estados Unidos). Mas isso não precede. Uma análise da Administração de Segurança da Tecnologia de Defesa (DTSA) encontrou alta presença de conteúdo norte-americano, o que inclui sistemas de mira, componentes de radar e sistemas de segurança que requererão licenças norte-americanas. Próximos passos: -- Ainda que não pareça que os dados tecnológicos oferecidos na proposta francesa violem os regulamentos da Regulamentação Internacional de Comércio de Armas (ITAR), o PM/DTCC [departamento de controle do comércio de defesa, na divisão de assuntos político-militares do Departamento de Estado] e a DTSA devem continuar a monitorar o marketing francês para garantir que a Dassault não contorne as restrições do ITAR. - Investigar a decisão indiana de excluir o Rafale em sua concorrência para caças e determinar se existiu algum motivo que torne o avião menos atraente para o Brasil. - Garantir que os brasileiros estejam cientes de que esperamos conceder licenças de retransferência para os componentes de origem norte-americana no avião francês, e que já aprovamos a transferência de alguns dados técnicos. KUBISKE

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31/07/2009 20h42

VZCZCXRO1680OO RUEHRGDE RUEHBR #0952 2122042ZNY SSSSS ZZHO 312042Z JUL 09FM AMEMBASSY BRASILIATO RUEHC/SECSTATE WASHDC IMMEDIATE 4792INFO RUEHRG/AMCONSUL RECIFE 9789RUEHRI/AMCONSUL RIO DE JANEIRO 8046RUEHSO/AMCONSUL SAO PAULO 4373RHEHNSC/NSC WASHDCRUEKJCS/SECDEF WASHDC

S E C R E T O

BRASILIA 000952 NOFORN SIPDIS STATE FOR D, P, T, AND WHA E.O. 12958: DECL: 07/31/2019 TAGS: MASS, PREL, BR

SUBJECT: COMANDANTE DA FORÇA AÉREA DO BRASIL PEDE GARANTIAS DE ESTADO QUANTO A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA ATÉ 6 DE AGOSTO REF: BRASILIA 888

Classificado por: VICE-CHEFE DE MISSÃO LISA KUBISKE, RAZÃO 1.4 (b) e (d) 1. (S/NF)

Em jantar em 30 de julho para o general Doug Fraser, comandante do Comando Sul, o comandante da força aérea brasileira (BRAF), brigadeiro Juniti Saito (protect) conversou reservadamente com o embaixador Sobel e seu conselheiro político sobre a compra do caça FX2. Ele afirmou que não existia dúvida, do ponto de vista técnico, que o F-18 era o melhor avião. "Voamos equipamento norte-americano há décadas", ele disse, "e sabemos que é confiável e que sua manutenção é simples e oferece bom custo/benefício por meio do sistema de vendas militares externas (FMS)". Isso precisa ser incorporado ao custo do novo caça, disse, porque a BRAF provavelmente utilizará o aparelho por 30 ou 40 anos. Seria a melhor decisão, ele disse, e os franceses não poderiam se queixar porque acabaram de assinar um contrato de US$ 14 bilhões com o Brasil (para submarinos e helicópteros).

2. (S/NF) Saito enfatizou, no entanto, que a questão quanto ao compromisso do governo dos Estados Unidos (USG) para com a transferência de tecnologia continua a ser "uma significativa barreira política" e que transpô-la é extremamente importante. Saito perguntou se a carta que havia solicitado e garante a transferência de tecnologia (reftel) estava a caminho. O embaixador assegurou a ele que compreendíamos a importância de superar o problema, e disse acreditar que o documento estivesse em estágio final de aprovação. Aliviado, Saito disse que precisava ter a carta em mãos até o dia 6 de agosto. Acrescentou, no entanto, que a decisão não seria anunciada "até depois do 7 de setembro". (Nota: o presidente francês Sarkozy visitará o Brasil no mês que vem e participará das festividades do dia nacional, em 7 de setembro, como parte das atividades do "ano da França no Brasil". Fim da nota.)

3. (S/NF) Saito reiterou o quanto a conversa do presidente Obama com o presidente Lula sobre o FX2, em Aquila, havia sido importante, e disse que "ela abriu as portas para que eu pudesse procurar o embaixador, como fiz". Ele disse que o presidente Lula havia instruído o ministro da Defesa Jobim e o brigadeiro Saito a conversar com o general Jones durante a visita deste, e solicitou que o general Jones o visitasse em seu escritório.

4. (S/NF) Comentário: Essa foi a mais clara expressão, da parte de Saito, de que pretende recomendar o F-18. O posto está trabalhando para marcar uma reunião entre o general Jones e o brigadeiro Saito em 4 de agosto. O posto assume, adicionalmente, que o subsecretário Tauscher esteja se preparando para entregar a carta solicitada por Saito ao ministro da Defesa Jobim e ao ministro do Exterior Amorim, durante a visita, e acredita que isso será visto como sinal significativo de apoio do USG à oferta da Boeing. SOBEL

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05/01/2010 19h40

CONFIDENCIAL
ASSUNTO: FX2 no final de 2009
CLASSIFICADO POR: Lisa Kubiske, vice-embaixadora a.i.; RAZÃO: 1.4 (D)

1.(C) Enquanto 2009 chega ao fim, a competição do FX2 no Brasil continua sem uma decisão. Esperava-se que o presidente Lula tomasse uma decisão antes do fim do ano, para que fosse possível completar a venda durante seu governo. Concretamente falando, porém, mesmo que uma decisão presidencial fosse tomada imediatamente, o tempo necessário para negociar o contrato e reservar a verba significa que a decisão final de adquirir os aviões caberá ao próximo presidente, em 2011. Contatos da embaixada no Ministério das Relações Exteriores e no Ministério da Defesa acreditam que o ministro da Defesa, Jobim, vai se reunir com Lula ainda em janeiro para tentar tomar uma decisão.

SETEMBRO: PREFERÊNCIA É DADA AO RAFALE

2.(C) Lula não tem feito segredo de sua preferência pelo Rafale da Dassault, tendo anunciado durante a visita do presidente Sarkozy em 7 de setembro (ref a) que pretendia negociar a aquisição com a França, antes mesmo de ler a avaliação técnica da Força Aérea Brasileira (FAB). Nos três meses seguintes, ficou claro que Lula tinha instruído seu governo, incluindo Jobim, a concentrar sua atenção em fazer o negócio com a França funcionar. Em setembro, Lula disse à imprensa brasileira que as negociações com a França focariam o esforço para fazer o preço dos aviões ser semelhante aos que a Boeing e a Saab estavam pedindo (consta que a melhor oferta da Dassault teria sido 40% mais alta). A despeito de outra visita de Sarkozy ao Brasil em novembro e da escala posterior de Jobim em Paris, os franceses não conseguiram atender ao pedido dos brasileiros por um preço mais baixo, mas sua falta de receptividade (ref b) aparentemente não afetou a preferência brasileira. Declarações iniciais dadas em setembro por Lula e pelo chanceler Amorim procuraram dar a entender que os franceses, de alguma maneira, estariam oferecendo um nível superior de transferência de tecnologia, o que seria uma justificativa do preço mais alto, mas, à medida que foram emergindo detalhes do processo de avaliação técnica, ficou claro que os três concorrentes estavam atendendo, de modo geral, às exigências de transferência de tecnologia feitas pela FAB.

DEZEMBRO: MINISTÉRIO DA DEFESA VOLTA A EXPRESSAR INTERESSE PELO BOEING; SAAB AINDA É CONCORRENTE

3.(C) Durante outubro e novembro, contatos com funcionários da embaixada e representantes da Boeing foram recebidos com cortesia, mas com pouco interesse real, já que a atenção continuava voltada aos franceses. Nas últimas semanas, contudo, houve uma mudança notável por parte do ministro da Defesa. Começando pela reunião do A/S Valenzuela com Jobim em 14 de dezembro (relatada em telegrama separado), houve interesse renovado pela proposta USG (Governo dos EUA/Boeing. Enquanto Jobim reiterava preocupações com "precedentes negativos" de políticas relativas à transferência de tecnologia de origem americana (na realidade, queixas sobre procedimentos de licenciamento de exportações), ele disse entender que o USG tinha uma abordagem nova e que estava interessado na oferta de cooperação industrial feita pela Boeing. A Boeing fortaleceu seus argumentos, promovendo sua nova iniciativa "Super Hornet Global", pela qual elementos importantes de produção de todos os aviões F/A 18 (incluindo os destinados às Forças Armadas dos EUA) seriam transferidos ao Brasil. Ao globalizar a produção do Super Hornet e incluir o Brasil no processo, a Boeing está em condições não apenas de gerar e manter mais empregos no Brasil, como poderá acalmar a paranoia brasileira com relação teóricas suspensões pelo USG do suprimento de caças, mostrando que qualquer suspensão desse tipo afetaria a Marinha dos EUA também. Em entrevista recente ao jornal Folha de S. Paulo, Jobim tomou o cuidado de não se comprometer, mencionando a "aliança estratégica" com a França mas também observando que custo, transferência de tecnologia e capacidade geral dos aviões são importantes.

4.(C) Ao lado do ressuscitamento das esperanças da Boeing, o Gripen sueco continua a ser um concorrente forte. Conforme notado na ref b, muitos brasileiros o enxergam como alternativa atraente ao Rafale, pelo fato de ter o preço mais baixo. O plano da Saab de co-desenvolver o Gripen de nova geração com o Brasil também lhe valeu apoio na indústria brasileira da aviação, entre aqueles que acreditam que tal desenvolvimento vá reforçar as capacidades locais de design de aeronaves. Jobim, contudo, se mostrou abertamente pouco interessado nos suecos, supostamente em função da capacidade inferior do Gripen e porque a variante "Nova Geração" oferecida ao Brasil ainda não existe. Uma matéria recente na revista Isto É, atribuída a uma fonte da FAB, observou que os programas de desenvolvimento de aeronaves militares geralmente ultrapassam seus prazos e orçamentos, negando a suposta vantagem de preço do Gripen.

5.(C) COMENTÁRIO. Embora o preço alto do Rafale e dúvidas quanto ao desenvolvimento do Gripen possam fazer com que o Super Hornet pareça a escolha óbvia, o fato é que Lula reluta em comprar uma aeronave americana. É possível que o interesse renovado pela oferta do USG não passe de uma artimanha para ganhar alavancagem sobre os franceses ou que a demora em tomar a decisão vise dar tempo à Dassault de encontrar uma maneira de reduzir seu preço. Na visão da Missão, a chance de vencer a concorrência pelo FX2 é real. Sabemos que o Super Hornet recebeu a avaliação técnica mais favorável da FAB e é a opção preferida dos operadores. Conseguimos responder com sucesso à maioria das dúvidas levantadas quanto às políticas de transferência de tecnologia do USG, em especial com a equipe de avaliação técnica. Resta, contudo, o obstáculo temível de convencer Lula. Nossa meta agora deve ser garantir que Jobim tenha um argumento mais forte possível para levar a Lula em janeiro. A Missão recomenda os seguintes passos: B7 Continuar a ressaltar o apoio total do USG em todos os contatos de alto nível com o Brasil. Como a Missão já observou anteriormente, garantias repetidas feitas pelo presidente Obama a Lula no decorrer de seus contatos normais constituem a maneira isolada mais eficaz de transmitir nosso argumento. B7 Usar os contatos iniciais com o embaixador indicado Shannon com a liderança brasileira para argumentar que temos trabalhado arduamente para assegurar que tenhamos a melhor oferta a apresentar. B7 Manter nossa campanha de assuntos públicos, para destacar que não apenas o USG completou sua aprovação da transferência de tecnologia, como a Boeing tem suficiente confiança na oferta para estar preparada para transferir parte da produção (incluindo centenas de empregos) ao Brasil. B7 Coordenar nossas ações com a Boeing de modo a assegurar que as vantagens do programa Super Hornet Global sejam levadas ao conhecimento do Congresso e da mídia brasileiros. KUBISKE

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09/02/2010 10h47

CONFIDENCIAL
ASSUNTO: BRASIL: REUNIÃO DO EMBAIXADOR COM O SECRETÁRIO-GERAL DO MRE, PATRIOTA
CLASSIFICADO POR: Thomas A. Shannon, Embaixador, Estado, Embaixada em Brasília; RAZÃO: 1.4 (B), (D)

1.(SBU) Sumário. Depois de apresentar suas credenciais ao presidente brasileiro Lula (telegrama em separado), o embaixador Shannon se reuniu por mais de uma hora em 4 de fevereiro com o secretário-geral (vice-ministro das Relações Exteriores) Antonio Patriota, tratando do trabalho pela frente no Haiti, o status da compra pelo Brasil do caça FX2, as negociações sobre mudanças climáticas e os esforços do Brasil relativos ao Irã e ao Oriente médio. Fim do sumário.

2.(C) Patriota, que havia solicitado o encontro com o embaixador na noite anterior e tinha assistido à cerimônia de credenciamento do embaixador na condição de vice-chanceler em exercício, parabenizou o embaixador por seu novo posto e ficou satisfeito em ouvir sobre as visitas próximas do secretário da Justiça Holder, da secretária de Estado Clinton e do vice-diretor do NSC Michael Froman. Patriota fez uma revisão das questões bilaterais que aguardam a aprovação de alto nível, incluindo o Acordo de Cooperação na Defesa e os MOUs de gênero, clima e cooperação trilateral propostos pelo GOB (governo brasileiro). Ele fez um apanhado geral da programação ativa de viagens do presidente Lula para os próximos meses, que vai incluir viagens a Cancun, San Salvador, Havana e Porto Príncipe na semana de 22 de fevereiro; para Israel, Palestina e Jordânia em março 15-18, e para o Irã em maio 16-17. Lula também vai em breve reunir ministros da Agricultura africanos, com o objetivo de levar uma mensagem ao G20 em maio.

Haiti: Uma Grande Oportunidade

3.(C) Dando seguimento a uma das declarações feitas pelo presidente Lula anteriormente nesse dia (telegrama em separado), Patriota descreveu o esforço de reconstrução do Haiti como "uma grande oportunidade" para o Brasil e os Estados Unidos. Observando que o presidente Lula passou dez minutos discutindo o Haiti em sua primeira reunião com o presidente Obama no Gabinete Oval, ele disse que os telefonemas trocados pelos dois líderes têm sido úteis para assegurar uma boa comunicação e coordenação. Patriota descreveu o engajamento do presidente Obama com o Haiti como "necessário e importante", acrescentando que "se os Estados Unidos e o Brasil liderarem, outros seguirão". É desnecessário dizer, disse ele, que Estados Unidos e Brasil precisam colaborar estreitamente sobre o Haiti no Conselho de Segurança da ONU, acrescentando que o Brasil concorda que o Minustah trabalhe sob seu mandato atual, por enquanto, e que novas recomendações sejam estudadas à medida que forem apresentadas.

4.(C) Patriota ressaltou que o Haiti está recebendo atenção extraordinária do presidente Lula e de vários outros funcionários seniores do GOB (governo brasileiro), chamando a atenção para a viagem planejada de Lula em 25 de fevereiro. Patriota disse estar satisfeito pelo fato de o ex-presidente Clinton ter sido escolhido pela ONU para liderar a reconstrução e achou que seria positivo ter o envolvimento da presidente chilena Bachelet, depois que ela deixar o cargo. Levando adiante o comentário feito por Lula anteriormente no mesmo dia de que precisamos encontrar uma maneira de evitar ter que escolher entre um governo haitiano corrupto e colocar tanto dinheiro nas mãos de ONGs não haitianas, Patriota falou que Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas e de Administração (Ipea) fez pesquisas recentes sobre o efeito das ONGs sobre o desenvolvimento, pesquisas essas que podem ser úteis para definir uma nova abordagem à reconstrução do Haiti.

FX2: Nenhuma Decisão Tomada

5.(C/NF) Patriota disse que Lula falou ao embaixador francês (que também apresentara suas credenciais) que nenhuma decisão tinha sido tomada sobre a compra dos caças, mas que Lula faria isso "nos próximos meses", depois de convocar uma reunião do Conselho Nacional de Segurança (um organismo que inclui ministros chaves e os presidentes das duas casas do Congresso). O embaixador destacou que a decisão de abrir o acesso do Brasil a todas as tecnologias necessárias reflete uma mudança de paradigma da parte dos Estados Unidos --reflete não apenas confiança no produto da Boeing, mas também confiança no Brasil.

Mudanças Climáticas: Precisamos Avançar

6.(C) Aludindo à ênfase do presidente Lula sobre a necessidade de uma coordenação estreita entre EUA e Brasil na fase que antecede o COP-16 da UNFCCC, Patriota disse que espera que o SECC Todd Stern possa vir ao Brasil em breve. Ele disse que Lula está engajado em levar adiante o que foi feito no comunicado de Copenhague e que, diferentemente de outros países BASIC, ele não vai dar para trás. "Precisamos avançar", disse ele, sugerindo que o vice-presidente do NSC Froman possa reservar tempo para discussões sobre as mudanças climáticas em sua visita próxima.

Irã e Oriente Médio: Uma Agenda de Paz

7.(C) Com relação ao engajamento do Brasil com o Irã, Patriota disse que, sobretudo, o Brasil deseja "evitar um replay do Iraque". Uma desestabilização do Irã seria desastrosa, disse ele, e, enquanto existir uma possibilidade de engajamento diplomático, a comunidade internacional deve tentá-la. Ele disse que o chanceler iraniano Mottaki procurara o chanceler Amorim em Genebra em 29 de janeiro, dizendo que notara flexibilidade por parte da França e dos Estados Unidos. O embaixador disse que o Irã precisa ser tema de um diálogo contínuo entre os Estados Unidos e o Brasil, para evitar mal-entendidos e assegurar a coordenação das mensagens. O embaixador exortou o GOB a agir com grande cautela com relação ao Irã. Disse que atos recentes de repressão, incluindo a execução de manifestantes, são um sinal de coisas que estão por vir e levantou dúvidas quanto à capacidade do governo iraniano de tratar com a comunidade internacional. "A desconfiança é grande", disse Patriota, "e nunca sabemos até que ponto são sinceros" os iranianos, mas "pretendemos continuar a tentar" chegar a uma solução negociada. Patriota observou que Lula pagou um preço político internamente por seu engajamento com o Irã. Ele disse que as críticas feitas a Lula, especialmente por parte de líderes da comunidade judaica do Brasil, atingiram Lula fortemente. Contudo, a mensagem constante de Lula relativa à necessidade de reconhecer o Holocausto conquistou a adesão de alguns dos críticos mais acirrados da visita do presidente iraniano Ahmadinejad, incluindo Claudio Luiz Lottenberg, do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, a quem Lula convidou para acompanhá-lo em sua visita a Israel em março. Nessa visita, a primeira de um presidente brasileiro em décadas, Patriota disse que Lula terá "uma agenda de paz".

8.(U) Considerou-se minimizar. SHANNON

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18/02/2010 13h08

CONFIDENCIAL
ASSUNTO: Reunião do embaixador Shannon com ministro da Defesa Jobim
CLASSIFICADO POR: Thomas Shannon, embaixador; RAZÃO: 1.4 1.(C)

1.(C) Durante a visita introdutória do embaixador Shannon, em 5 de fevereiro, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, descreveu o relacionamento bilateral geral de segurança como sendo forte e transparente. Jobim disse que é a favor de ampliar esse relacionamento este ano, primeiro por meio de um Acordo de Cooperação em Defesa (DCA) e depois por meio de um acordo de informação sobre segurança. Ele espera firmar o DCA durante sua viagem proposta a Washington em 23 de fevereiro, se o Ministério das Relações Exteriores o aprovar em tempo.

2.(C) Jobim elogiou a parceria EUA-Brasil no Haiti, particularmente a forte relação de trabalho entre os generais Keen e Peixoto. Ele relatou a visita que fizera ao Haiti duas semanas antes e descreveu a situação como "extremamente frágil". Jobim fez pouco caso dos temores expressos pela Venezuela de uma "invasão americana" do Haiti, dizendo que a proximidade dos Estados Unidos e sua capacidade de transportar grandes volumes de materiais tornam natural que o USG (governo dos EUA) exerça um papel de liderança nos esforços de ajuda emergencial. Em vista da extensão das operações americana e brasileira, Jobim achou que haveria potencial para uma troca de lições aprendidas. Ele destacou a importância de a ONU abordar o futuro do Haiti desde o ponto de vista de "construir" o país, e não simplesmente de fornecer segurança, e disse que a Minustah vai precisar de um mandato aprimorado do Conselho de Segurança da ONU para poder ser eficaz nesse papel. De acordo com Jobim, o Brasil vai fazer mais investimentos no futuro do Haiti, projetos que o embaixador Shannon observou que oferecerão oportunidades adicionais para cooperação.

3.(C) O embaixador Shannon disse que viu a negativa do presidente Lula (e de Jobim) de que uma decisão final tivesse sido tomada na concorrência pelo FX2. Embora a venda tenha sido conduzida como transação comercial, não se deve deixar de levar em conta seu significado para o relacionamento bilateral. As decisões sem precedentes relativas à transferência de tecnologia dos EUA em apoio ao Super Hornet demonstram o alto nível de confiança que o USG deposita em sua parceria com o Brasil. O Brasil, quando tomar sua decisão, deve procurar consolidar e proteger esse avanço importante.

4.(C) O MOD (Ministério da Defesa) apresentou um resumo de questões de segurança na região da América Latina, enfatizando a importância de construir instituições regionais para reduzir os riscos de conflito. Jobim falou de seus esforços para acalmar as tensões entre Colômbia e Equador após o bombardeio pela Colômbia de uma instalação das Farc em território do Equador, em 2008. Contatos entre ministros da Defesa, através do Conselho Sul-Americano de Defesa (SADC), disse ele, tinham sido cruciais para administrar os efeitos colaterais do ataque, servindo como bom teste concreto do valor do SADC. Jobim disse ao embaixador Shannon que o Brasil se ofereceu para monitorar a fronteira entre Colômbia e Equador, como medida para construção de confiança. Ele foi menos otimista quanto à capacidade do Brasil de lidar com a Venezuela e expressou preocupação com a situação doméstica cada vez mais complicada de Chavez. Preocupou-se em voz alta sobre o impacto na Venezuela no caso de Chavez recorrer à repressão violenta de manifestantes. SHANNON

Re: Wikileaks põe à prova relação dos EUA com os seus aliados

Enviado: Dom Dez 05, 2010 11:39 am
por marcelo l.
Estadao.

Max Frankel, ex-editor do jornal ''The New York Times''

Denise Chrispim Marin - O Estado de S.Paulo

Segredo distribuído para 2,5 milhões pessoas não é segredo. Essa é máxima do jornalista Max Frankel - editor responsável pela publicação dos Papéis do Pentágono no jornal The New York Times em 1971 - ao avaliar o recente vazamento de 250 mil telegramas diplomáticos dos Estados Unidos pelo site WikiLeaks. Aposentado, Frankel vê o atual episódio como resultado de um sistema "absurdo" e "distorcido" de troca de informações secretas entre órgãos do governo americano.

Os 250 mil telegramas vazados eram distribuídos para 2,5 milhões de pessoas, todas com acesso ao sistema SIPRNet. Mas eram qualificados como secretos. A falha foi do governo americano?

O sistema americano está distorcido. Tudo o que é escrito por diplomatas e por militares de alta patente é marcado como secreto. Eles entregam segredos a milhões de pessoas. Nós encontramos nos Papéis do Pentágono menções a artigos do New York Times e de outros jornais que foram marcados como secretos. O sistema é completamente absurdo.

O que deveria realmente ser marcado como segredo?

Os segredos genuínos, que realmente precisam ser ocultados, devem ser poucos e disponíveis apenas a algumas autoridades. No atual caso, muitas das informações divulgadas eram conhecidas e tinham sido registradas pelos jornais. Mas, se o embaixador americano em Riad ouve do rei da Arábia Saudita sua avaliação de que os EUA deveriam atacar as instalações nucleares do Irã, essa mensagem deve chegar ao presidente dos EUA, a assessores próximos e, talvez, ao secretário de Estado. Só isso.

Mas, mesmo que a maioria das informações fosse conhecida, sua exposição causou constrangimento e problemas diplomáticos para os EUA com parceiros como Rússia, Itália e Afeganistão.

Uma vez que um segredo escape, não é mais segredo. Essa é uma nova situação. Se o embaixador americano na Rússia quer dizer algo muito sério sobre o premiê (Vladimir) Putin ou outras autoridades locais, deve fazê-lo reservadamente e a poucas pessoas. Se ele coloca a informação no telegrama, deve esperar que algum constrangimento venha a ocorrer.

Espera mudanças nos procedimentos diplomáticos dos EUA?

Tenho certeza de que vão ocorrer. Mas não vão parar com esse sistema ridículo de colocar a marca "secreto" em cada pedaço de papel que enviarem a Washington.

O vazamento do WikiLeaks é tão importante quanto o dos Papéis do Pentágono?

Essa é uma nova era. Novos problemas foram expostos para o governo. Hoje em dia, é fácil demais copiar e distribuir documentos. O vazamento do WikiLeaks é importante por essa razão, não pelo estrago feito. A divulgação dos Papéis do Pentágono tampouco causou qualquer estrago, apesar de o governo americano daquela época ter ficado tão agitado. Agora, não houve dano diplomático real. Se haverá dano no futuro, é difícil dizer. Mas o vazamento do WikiLeaks demonstra um problema que não havia 40 anos atrás.

O senhor crê que Julian Assange, fundador do WikiLeaks, agiu por interesses pessoais?

Não sei. Mas, se ele publica todo tipo de documento em quantidades volumosas, ele não está particularmente interessado em uma única política pública tratada como segredo. Não está interessado, especialmente, na Guerra do Afeganistão, na Guerra do Iraque ou nas ameaças nucleares. O vazamento dos Papéis do Pentágono foi o trabalho de um homem - Daniel Ellsberg - que procurava um meio de protestar contra uma política específica, a Guerra do Vietnã, e avaliou durante dois anos se deveria e como deveria tornar público os documentos.

O senhor vê problemas morais ou éticos na conduta de Assange?

Talvez. Não sei quais foram suas motivações. Teríamos de perguntar para ele.

O senhor afirmou que os Papéis do Pentágono não causaram estrago. Então, a divulgação desses documentos não alterou o rumo dado pelo governo americano para a Guerra do Vietnã?

Não, não teve efeito. A política americana para o Vietnã não mudou por causa do vazamento. A guerra terminou, quatro anos depois, porque o governo estava exausto, e as pessoas se voltaram contra ele. Mas os Papéis do Pentágono não tiveram efeito, como Ellsberg constatou.

Quando os volumes dos Papéis do Pentágono chegaram ao "New York Times", como os jornalistas lidaram com o material?

Nós não tínhamos propósitos políticos. Simplesmente, consideramos que os documentos eram importantes para mostrar o que as autoridades americanas estavam dizendo entre elas sobre a Guerra do Vietnã, que já se arrastava por 20 anos. Consideramos relevante mostrar a contradição entre o que as autoridades diziam ao público e o que elas realmente pensavam.

Os documentos mostraram que diferentes governos haviam mentido para a opinião pública e para o Congresso.

Sim, tinham mentido ou intencionalmente induzido a opinião pública ao erro. Já havia considerável oposição à guerra naquela época, mas não foi sensibilizada pelas notícias sobre os Papéis do Pentágono.

O episódio foi, então, mais importante do ponto de vista jornalístico do que como fato político?

Foi um importante momento para o jornalismo, pois o governo tentou nos impedir de publicar os documentos. A Suprema Corte decidiu ser ilegal qualquer tentativa do governo de impedir a publicação de informações. O resultado do episódio dos Papéis do Pentágono foi a proibição da censura oficial à imprensa.

No caso do WikiLeaks, o governo deixou clara sua intenção de não ferir a liberdade de imprensa, embora esteja processando Julian Assange.

O governo não pode fazer isso. Quando um segredo escapa, o governo sabe que não há o que fazer.


QUEM É

Nasceu na cidade de Gera, na Alemanha, e começou a trabalhar no jornal americano The New York Times em 1952. Em 1973, ganhou o Pulitzer, a mais alta premiação do jornalismo americano pela reportagem sobre a visita de Richard Nixon à China. Ainda hoje, Frankel é lembrado por ter feito uma pergunta embaraçosa que teria prejudicado a reeleição de Gerald Ford em 1976

Re: Wikileaks põe à prova relação dos EUA com os seus aliados

Enviado: Dom Dez 05, 2010 11:43 am
por marcelo l.
O WikiLeaks lavou a alma do Itamaraty

05/12/2010

Elio Gaspari
O País

Não é a diplomacia brasileira que não gosta dos EUA, são os EUA que não gostam de uma diplomacia brasileira

A PAPELADA do WikiLeaks relacionada com o Brasil prestou um serviço à diplomacia nacional. À primeira vista, apresentou o Itamaraty como inimigo dos Estados Unidos. Olhada de perto, documentou que o governo americano é inimigo do Itamaraty.

Como o vazamento capturou mensagens do canal que liga a embaixada americana ao Departamento de Defesa, o ministro Nelson Jobim ficou debaixo de um exagerado holofote. Exagerado, porém veraz. Em janeiro de 2008, Jobim tratou com o então embaixador Clifford Sobel assuntos que não eram de sua competência, dizendo coisas que não devia.

Sobel, um quadro estranho à diplomacia americana, saído do plantel de empresários republicanos com carreiras políticas fracassadas, qualificou-o como um homem decidido a "desafiar a supremacia histórica do Itamaraty em todas as áreas da política externa". Em treze palavras, resumiu o objeto do desejo dos americanos: desafiar a supremacia histórica do Itamaraty em todas as áreas da política externa.

O Itamaraty é um ofidiário. Nele há de tudo, mas poucos foram os casos de diplomatas bem colocados que quisessem terceirizar as relações internacionais do Brasil. Já houve diplomata que ia para o serviço vestindo a camisa verde dos integralistas, assim como houve comunista dos anos 50 que, nos 70, trabalhava de mãos dadas com o Serviço Nacional de Informações.

Sempre há quem divirja das linhas da política externa da ocasião mas, noves fora vinganças burocráticas, a máquina une-se quando se trata de defender "a supremacia histórica do Itamaraty em todas as áreas da política externa".

Essa característica sempre incomodou a diplomacia americana. Pelo poderio e pelo tamanho de sua representação no Brasil, ela busca o fatiamento das "áreas da política externa". É sempre mais fácil negociar assuntos agrícolas com um ministro indicado por um poderoso deputado que um dia voltará a cuidar de seus interesses. Negociar tarifas em foros internacionais com diplomatas influenciando a posição brasileira é um pesadelo para as delegações americana e europeias. (Salvo em casos raros, como quando Brasília determinou ao chefe da delegação que votasse com os americanos.)

Se dependesse das famosas ekipekonômicas, os Estados Unidos teriam quebrado a resistência brasileira à criação da Associação de Livre Comércio das Américas, a Alca, defendida durante os governos Clinton e Bush. Em 2002, o negociador americano disse que, se o Brasil não aderisse à Alca, teria que vender seus produtos na Antártida. O setor mais organizado (e pecuniariamente desinteressado) da oposição à Alca estava no Itamaraty.

Durante o tucanato, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães dizia que negociar um acordo de livre comércio daquele tipo seria o mesmo que discutir um caminho para o patíbulo e foi demitido da direção do Instituto de Pesquisas de Relações Internacionais do ministério.

O que incomoda o Departamento de Estado é uma diplomacia capaz de impedir que sua embaixada negocie no varejo dos ministérios assuntos que envolvem relações internacionais. Se o embaixador Sobel pudesse tratar temas da defesa só com Jobim, seria um prazer. Os diplomatas brasileiros não decidem todas as questões onde se metem, mas atrapalham. Por isso, um embaixador americano queixava-se dos "barbudinhos do Itamaraty".

Poucas vezes os "barbudinhos" apanharam tanto como no caso da resistência brasileira ao golpe de Honduras, no ano passado. Graças ao WikiLeaks, conhece-se agora o telegrama enviado pelo embaixador americano em Tegucigalpa, Hugo Llorens, a Washington, três semanas depois da deposição do presidente Manuel Zelaya: "Na visão da embaixada, os militares, a Corte Suprema e o Congresso armaram um golpe ilegal e inconstitucional contra o Poder Executivo". O texto integral do telegrama é quatro vezes maior que este texto e nele a palavra "golpe" é usada 13 vezes.

O companheiro Obama agasalhou o golpe, Nosso Guia, não.

Re: Wikileaks põe à prova relação dos EUA com os seus aliados

Enviado: Dom Dez 05, 2010 12:19 pm
por Francoorp
Ja que ninguém quiz comentar o CABLE da Venezuela com o Iran, vou colocar o que eu mais gostei...

O Wikileaks informou que os Iranianos podem estas dando ajuda aos F-16 do Chaves... vai texto original:

http://213.251.145.96/cable/2006/04/06CARACAS958.html
Wikileaks escreveu: Viewing cable 06CARACAS958, EXPLAINING VENEZUELA'S COZINESS WITH IRAN,
"Sensitive reporting
indicates Venezuela may also be seeking armaments,
cooperation on maintaining aircraft purchased from the United
States, and help in training its military reserves."
O Iran ja trabalhou nos F-14 e agora pode estar ajudando nos F-16 também... isso significa "Engenharia Reversa", aquilo que muitos diziam ser impossivel fazer, mas eles fazem imaginem as nossas universidades!! :?

Re: Wikileaks põe à prova relação dos EUA com os seus aliados

Enviado: Dom Dez 05, 2010 12:53 pm
por DELTA22
Via blog do Luis Nassif:

----------------------

State Dept. Bars Staffers from WikiLeaks, Warns Students

The U.S. State Department has imposed an order barring employees from reading the leaked WikiLeaks cables. State Department staffers have been told not to read cables because they were classified and subject to security clearances. The State Department’s WikiLeaks censorship has even been extended to university students. An email to students at Columbia University’s School of International and Public Affairs says: "The documents released during the past few months through Wikileaks are still considered classified documents. [The State Department] recommends that you DO NOT post links to these documents nor make comments on social media sites such as Facebook or through Twitter. Engaging in these activities would call into question your ability to deal with confidential information, which is part of most positions with the federal government."


Re: Wikileaks põe à prova relação dos EUA com os seus aliados

Enviado: Dom Dez 05, 2010 1:10 pm
por Francoorp
DELTA22 escreveu:Via blog do Luis Nassif:

----------------------

State Dept. Bars Staffers from WikiLeaks, Warns Students

The U.S. State Department has imposed an order barring employees from reading the leaked WikiLeaks cables. State Department staffers have been told not to read cables because they were classified and subject to security clearances. The State Department’s WikiLeaks censorship has even been extended to university students. An email to students at Columbia University’s School of International and Public Affairs says: "The documents released during the past few months through Wikileaks are still considered classified documents. [The State Department] recommends that you DO NOT post links to these documents nor make comments on social media sites such as Facebook or through Twitter. Engaging in these activities would call into question your ability to deal with confidential information, which is part of most positions with the federal government."


Agora para alguns nem isso é censura... o governo dizer o que se pode ler ou não... isso sim é liberdade democrática republicana!!! :|

Acho que 1984 esta se aproximando da América do Norte... o problema é o que poderia se passar na América do Sul se viesse a ser instaurado no Norte essa forma de ditadura com liberdade de expressão... mas onde todos podem ser coagidos a fazer ou não fazer de acordo com o governo!! :roll:

Re: Wikileaks põe à prova relação dos EUA com os seus aliados

Enviado: Dom Dez 05, 2010 5:38 pm
por tflash
Agora está a sobrar para a Espanha...
Zapatero terá favorecido General Electric em negócio com o Exército, revela Wikileaks
por Agência Lusa , Publicado em 05 de Dezembro de 2010 | Actualizado há 4 horas


Um diplomata norte-americano mostrou-se convicto de que o primeiro-ministro espanhol terá intercedido em 2007 a favor da General Electric num contrato de venda e manutenção de motores com o Exército, afastando a concorrente Rolls-Royce.
Segundo documentos diplomáticos revelados pelo site Wikileaks e hoje publicados no jornal Observer, esta é a conclusão das comunicações secretas de Washington com o embaixador norte-americano em Espanha, Eduardo Aguirre.
Num dos telegramas divulgados, Aguirre exprimiu a sua convicção de que a mediação do primeiro-ministro José Luís Rodríguez Zapatero levou a que tenha sido a empresa norte-americana General Electric a vencer à britânica Rolls-Royce um contrato estimado em 236 milhões de euros.

Segundo o Observer, Aguirre ter-se-á referido a Zapatero com um “político oportunista”, descrevendo-o ainda como “um político astuto com uma grande habilidade – como um gato na selva – para perceber a oportunidade ou o perigo”.

O jornal britânico refere ainda que o Exército espanhol tinha optado por chegar a acordo com a Rolls-Royce, até que essa decisão foi invalidada por despacho do primeiro-ministro.

O embaixador norte-americano terá informado Zapatero das queixas dos Estados Unidos pelo tratamento do Governo espanhol com as empresas norte-americanas em acordos de subvenção pública.

Segundo as informações hoje divulgadas, o chefe do Governo pediu então ao embaixador para lhe comunicar se havia algo de importante relacionado com o Governo dos Estados Unidos e que “ele se encarregaria disso”.

O Observer escreve ainda que os Estados Unidos começaram a “defender” os interesses da General Electric para fornecer e fazer a manutenção de 90 motores de helicópteros do exército.
http://www.ionline.pt/conteudo/92258-za ... -wikileaks

Re: Wikileaks põe à prova relação dos EUA com os seus aliados

Enviado: Dom Dez 05, 2010 8:27 pm
por Flávio Rocha Vieira

C O N F I D E N T I A L SECTION 01 OF 03 BRASILIA 003154

SIPDIS

SENSITIVE

E.O. 12958: DECL: 12/21/2014
TAGS: MCAP MARR MASS PREL BR POL MIL
SUBJECT: F-X FIGHTER PROGRAM TO END WITH A WHIMPER ON NEW
YEAR'S DAY

REF: BRASILIA 2890

Classified By: Deputy Chief of Mission Philip Chicola, reasons
1.4 (b &
d)

¶1. (C) SUMMARY: At midnight, December 31st, Brazil's F-X
jet fighter competition will come to an end. Ultimately, a
decision on the costly program proved to be politically
untenable for the Lula administration. Given all the urgent
requirements of Brazil's armed forces, the F-X was an expense
that was hard to justify. Competitors for the F-X are
refusing to go down quietly, but they are fighting a losing
battle. With the end of the F-X, the GOB may review whether
to purchase less costly used aircraft. In this regard, the
Lockheed Martin F-16 would have the inside track. However,
it is possible that the GOB may base a decision on used F-16s
in the context of its continued questions about the U.S. as a
reliable supplier. End Summary

The F-X Program, RIP
--------------------

¶2. (SBU) On December 31, the Best and Final Offers (BOFAs)
for the competition to select Brazil's new generation high
performance jet fighter (F-X) will expire. Despite repeated
GOB postponements during the past 12 months on a decision,
the F-X program had still retained a breath of life thanks to
repeated hints from former Defense Minister Viegas that a F-X
award decision would be forthcoming. Throughout the process,
however, the Lula administration was reluctant to commit to a
choice. With the end of the validity of the BOFAs next week,
the F-X program will be officially dead.

¶3. (SBU) The principal cause of the program's demise, most
observers agree, was the F-X program's steep price tag,
around $700 million plus for the purchase of a dozen high
performance aircraft. The huge cost, at a time when the Lula
administration was engaged in fiscal austerity, made the
program a politically impossible sell. (Note: The Brazilian
Congress, which still has not concluded the 2005 budget, has
not included jet fighters in its budget, and, in fact,
provides very little money overall for defense. End Note.)
Yet, until November, more than a few senior Brazilian Air
Force (FAB) officers held out hope that FAB would get its new
jets. When Russian President Putin departed Brazil last
month without a deal in place for the Sukhoi SU-35 -- after
offering to purchase 50 Embraer commercial aircraft as a deal
sweetener and certainly dangling a possible agreement on
ending the Russian embargo on Brazilian beef -- the last best
chance for new fighter aircraft for FAB left with him
(reftel).

¶4. (SBU) Other factors contributed to the F-X impasse. The
Brazilian military's almost insatiable need for weapons
systems upgrade and procurement required that the GOB triage
the competing demands for funding. FAB already had been
granted approval for buying ten new Black Hawk helicopters
(about $153 million). With both the army and navy biting at
FAB's heels for funding their own urgent requirements, the
new jet fighters became a harder sell.

¶5. (SBU) In view of the lack of any perceived threat, the
strategic question of whether Brazil needed the F-X whose
primary purpose was protection of the national capital, has
received relatively little debate. The program itself
ultimately owed its continued rationale less to the defense
of Brasilia than as a tool of national pride, particularly
following Chile's purchase of F-16s. Even some air force
generals admit the principal current threat to Brazilian
sovereignty (from narco-trafficers) can be addressed less
expensively by other air force elements such as FAB's Super
Tucanos.

¶6. (SBU) Meanwhile, F-X competitors are refusing to go down
without a fight. Planted news articles in praise of one
aircraft or attacking another (usually the F-16, and the
alleged, and false, denial by the USG to provide AAMRAM
capability to Brazil) continue to pop up. The most recent
example of F-X muckraking is a cover story this week in
left-leaning nationalist magazine Carta Capital in praise of
the Mirage 2000 of the Embraer-Dassault consortium. In the
Carta Capital article, Embraer President Mauricio Botelho, in
a direct swipe at Lockheed-Martin, is quoted as saying that
because the USG won't allow it, U.S. companies offer "no
chance" for transfer of military-related technology -- a
bizarre comment in the wake of the winning
Embraer--Lockheed-Martin bid for the development of the U.S.
Army's Aerial Common Sensor System aircraft. Even Sweden's
Grippen aircraft has received high profile lobbying with a
prominent billboard at the entrance to Brasilia airport.

Used Aircraft?
--------------

¶7. (SBU) Throughout much of the long-running F-X
competition -- while Lockheed Martin's F-16 was one of the
competitors -- the U.S. company had urged the GOB consider
the purchase of used F-16s as a significantly less costly
option to the F-X. Although an attempt by Lockheed-Martin in
early 2003 to ally with Varig Engineering and Maintenance
(VEM) for a proposed upgrade of used F-16s fell through, the
company remains upbeat it will be able to partner with a
Brazilian firm (possibly Embraer) to craft an attractive used
aircraft offer. Ultimately, Lockheed Martin believes it can
provide fully capable F-16 aircraft at less than half the
cost of the F-X. (Note: One driving factor, however, will be
the ability of FAB to conduct inter-operable aerial refueling
for any fighter. Brazil is considering purchasing two or
three KC-135s to augment their refueling capability.
Procurement of KC-135s from the U.S. would be a positive
indicator for purchase of used F-16s. End note.)

¶8. (SBU) In recognition that new aircraft will be
unobtainable, senior FAB leadership, including FAB's probable
next Commander in Chief, increasingly have come around to
accepting used F-16s as Brazil's best aircraft option. In
this context, the F-16 appears to have the inside track over
other used aircraft options, although there are rumors that
some in FAB may be looking at procuring used South African
Cheetahs, a modified Mirage III aircraft one generation older
than the early F-16 models. Meanwhile, the Brazilian
Congress which has been absent from the F-X debate, may get
into the picture. In a discussion with emboffs, a prominent
Deputy on the National Defense Committee stated he intended
to hold hearings in 2005 on used fighter aircraft with an eye
to promoting the F-16 as Brazil's best option.

¶9. (C) Comment: We expect that Brazil will continue to
seek the aquisition of high performance jet fighters for
reasons of national pride, if nothing else. U.S. Mission
Brazil will continue to support the used F-16 option as the
most logical way forward both tactically and economically.
An increasing number of FAB generals appear to support this
view. However, even though Brazil has moved forward on the
purchase of other weapons systems, we suspect the GOB may not
agree to purchase the F-16 unless it achieves an adequate
comfort level on all aspects of the bilateral pol-mil
relationship. As Brazil observes the bite that ASPA is
taking on countries that do not sign Article 98 agreements,
it questions about the reliability of the U.S. as a
supplier/strategic partner will continue, thus further
complicating the used F-16 aquisition option.

Danilovich

http://213.251.145.96/cable/2004/12/04BRASILIA3154.html

Em dezembro de 2004, era comunicado o fim do Programa FX (o primeiro). Acreditavam à época na possibilidade da FAB utilizar F-16 usados.

Um fraternal abraço,

Re: Wikileaks põe à prova relação dos EUA com os seus aliados

Enviado: Dom Dez 05, 2010 10:07 pm
por Francoorp
Eu gosto dos F-16... mas isso não quer dizer que sejam bons para o Brasil, ainda mais sem ToT... nem rola.

Mas sempre gostei deles!!