knigh7 escreveu:Frederico Vitor escreveu:Os italianos podem embaralhar o jogo, olha este último artigo de Bob Lopes:
Embraer retoma em segredo negociações com AgustaWestland para fábrica em SP
O grupo Embraer retomou, de forma sigilosa, ainda antes do final de 2014, as conversações iniciadas em 2013 com o conglomerado europeu AgustaWestland, para a instalação de uma fábrica no estado de São Paulo – que poderá ser construída em São José dos Campos (sede principal da Embraer), ou no vizinho município de Taubaté (que abriga o Comando de Aviação do Exército).
(...)
fonte:
http://www.aereo.jor.br/2015/01/05/embr ... ica-em-sp/
Humm, se for verdade, acho que o Mangusta sai bem fortalecido na concorrência, já que a Airbus/Helibrás não está na disputa.
A posição da AW no Brasil é de quem tem a faca e o queijo na mão para ganhar vários dos programas de helos para as ffaa's, forças policiais e para-público, além do enorme mercado off shore.
E a Embraer sabe disso.
Já disse antes, e reforço, se os italianos pararem de enrolar, e conseguirem colocar um braço industrial aqui, ainda mais contando com o suporte da Embraer, tem tudo para se dar bem.
Existe uma certa concordância no meio militar, e no MD, de que não podemos ficar restritos a 'dependência' dos modelos da Helibrás no que diz respeito a industria. O mercado de helos no Brasil é grande demais para deixar os franceses sozinhos nisso.
No mais, toda concorrência é sempre muito bem vinda.
Volto a lembrar. A Agusta Westland não está só interessada em vender o T-129 Mangusta para nós.
E as ffaa's, assim como o mercado para-público e civil, tem maiores interesses, e necessidades, para muito além do que o cito helo de ataque.
A ver.
abs.