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Enviado: Ter Out 25, 2005 12:27 am
por guarisapo
FinkenHeinle escreveu:
VICTOR escreveu:Bem, claramente voce acha que um AM-39 tem mais alcance que um A-4, desrespeitando a mais simples aritmetica. O que se teria a temer mesmo sao SSMs... :roll: Coisa que a MB ja tem entao nao eh preciso mais nada.


VICTOR escreveu: :roll: Claro, Degan, claro... :roll:

http://www.globalsecurity.org/military/ ... -specs.htm
http://www.globalsecurity.org/military/ ... cougar.htm

Como eu ja disse, a aritmetica basica estah sendo desrespeitada.


:wink: :lol: 8-] :D :) :P


Ni siquiera entienden lo que postean!!! capaz que quieran operar con el A4 en las condiciones de Ferry :roll: sabran de lo que hablan? sabran lo que significa radio de combate?

Definitivamente, faltaron a las clases de matematicas..y capaz que a las de Ingles :roll:

:oops: :roll: :? :lol: :lol: :lol: :lol:

Enviado: Ter Out 25, 2005 4:07 am
por Túlio
Rui Elias Maltez escreveu:Lauro:

Muito Bom sua mensagem. Nota 10 ( 100 % ) !
Caro kl,
A Fragata Espanhola que vai participar da UNITAS 2005, possui embacado os SH-60 B ?
Abraços,


Nas F-80 (Classe Santa Maria) e nas F-100 (Classe Alvaro de Bazán) os helis orgânicos a essas fragatas são os SH.60.

___________


Sobre esta conversa que vai longa, já agora dou a minha opinião:

Não desmereço uma marinha que tenha um meio de projecção como o NAE S. Paulo.

Considero-o uma excelente plataforma para defesa/ataque.

Se consideramos uma doutrina defensiva por parte do Brasil, e se alargarmos esse conceito aos novos tempos, temos que para defender os interesses brasileiros em determinado ponto do globo, uma plataforma como o NAE S. Paulo pode ser útil, com a sua aviação embarcada.

Para que não restem dúvidas, tormara-mos nós que Portugal, por exemplo, tivesse um PA desses, mesmo com a idade do S. Paulo e com a sua aviação embarcada.

O que acontece é que o Brasil tem que definir a razão de ter uma plataforma dessas, única e sem outros meios de projecção complementares, para que pudesse verdadeiramente defender esses interesses geo-estratégicos do Brasil em qualquer parte do globo, para mais se o teatro fosse assimétrico.

Ou seja:

O Brasil só pode aspirar a ter um PA útil, olhando para o S. Paulo, mesmo considerando a sua modernização, bem como a dos A-4, se esse teatro de conflito for simétrico, porque de outra forma, será inútil mobilizar essa força embarcada.

Se tivesse que defender os seus interesses em África, no Índico ou no Pacífico, e a menos que integrasse essa plataforma numa força multi-nacional, o que o Brasil poderia fazer com o S. Paulo?

E se esse teatro fosse de uma conflitualidade de elevada intensidade, em que o opositor tivesse meios de ataque sofisticados, em qualidade e em qunantidade?

Julgo que é isso que todos nós devemos questionar, e equacionar, antes de responder sobre se o S. Paulo é efectivamente útil (e eu acho que é) e se o seu custo de manutenção compensa o seu grau de utilização e de operacionalidade.

- Tem o NAE S. Paulo uma aviação embarcada de elevada qualidade para puder combater uma força inimiga?

- Tem a MB uma linha logística que lhe permita manter um empenhamento territorial longe do Brasil, destacado que estaria o S. Paulo longe da sua terra-mãe?

- Tem o Brasil AOR e navios logísticos para manter essa cadeia logística, que lhe permita um empenhamento consequente para manter um elevado grau de prontidão?

- Tem o Brasil fragatas AAW e ASW que escoltariam o S. Paulo, garantindo-lhe segurança perante um ataque de saturação ou mesmo de média intensidade?

A partir daí, e das respostas que se possam dar a estas questões, julgo que poderemos então falar do porquê do Brasil ter um PA convencional como o NAE S. Paulo, prescindindo de maior flexibilidade estratégica de projecção e cadeias logísticas, como seria o caso de procurar outras soluções.


Impressionante, Maltez... Positivamente impressionante! Tua lucidez neste post é demais. Penso rigorosamente igual, eis que temos um NAe, tudo tri, mas...sabemos para quê serve? Mesmo?? E podemos empregá-lo efetivamente? Em quais TOs??? Ele volta????
Cumprimentos do
Túlio Ricardo Moreira

Enviado: Ter Out 25, 2005 9:21 am
por Rui Elias Maltez
Pois, Túlio, é isso que eu penso:

O A-12 é uma plataforma interessante para qualquer marinha do mundo, mas se complementada por uma força naval logística e com uma aviação embarcada de qualidade.

E com escoltas AAW de última geração.

Ora isso o Brasil não tem. :cry:

A dúvida que levanto é se vale a pena renovar o A-12 e os A.4 embarcados para um horizonte temporal de apenas 10/15 anos, quando sabemos que daqui a 10/15 anos, outros países estarão tecnologicamente bem mais à frente que agora.

Ou seja:

Daqui a 10 anos, e apesar das modernizações, o S. Paulo e a sua aviação embarcada continuará desfasada.

Por isso concordo em pleno com a análise do A-29 na página anterior deste tópico.

Enviado: Ter Out 25, 2005 2:47 pm
por The Baaz
guarisapo escreveu:
FinkenHeinle escreveu:
VICTOR escreveu:Bem, claramente voce acha que um AM-39 tem mais alcance que um A-4, desrespeitando a mais simples aritmetica. O que se teria a temer mesmo sao SSMs... :roll: Coisa que a MB ja tem entao nao eh preciso mais nada.


VICTOR escreveu: :roll: Claro, Degan, claro... :roll:

http://www.globalsecurity.org/military/ ... -specs.htm
http://www.globalsecurity.org/military/ ... cougar.htm

Como eu ja disse, a aritmetica basica estah sendo desrespeitada.


:wink: :lol: 8-] :D :) :P


Ni siquiera entienden lo que postean!!! capaz que quieran operar con el A4 en las condiciones de Ferry :roll: sabran de lo que hablan? sabran lo que significa radio de combate?

Definitivamente, faltaron a las clases de matematicas..y capaz que a las de Ingles :roll:

:oops: :roll: :? :lol: :lol: :lol: :lol:


:roll: :roll: :roll:

Um A-4 com menos alcance que um Cougar... :lol:

Lembrando você que nossos Super Puma e Sea King também lançam Exocet. De qualquer jeito nossa superioridade é inegável. :lol: :lol:

Enviado: Ter Out 25, 2005 3:17 pm
por Slip Junior
guarisapo,

Por favor, peço aqui que manere nas suas ironias da mesma forma como pedi para usuários brasileiros em outros tópicos. Usar de tais artificios, não agrega nada a discussão e gera uma situação desagradavel para todos.

Sugiro que em vez disso poste dados e fontes que comprovem e/ou sustentem suas informações. Assim, eventuais impasses podem ser resolvidos de maneira muito melhor e mais construtivas para o conhecimento de todos.

Grato pela atenção,
Ailton Junior - Equipe Defesa Brasil

Enviado: Ter Out 25, 2005 4:04 pm
por J.Ricardo
Esse tópico não era pra discutir como deveria ser a próxima fragata brasileira? Me desculpem o termo usado mas essa "guerrinha" Brasil X Chile já deu no saco e já contaminou um monte de tópico interessante por aí!!!

Enviado: Ter Out 25, 2005 4:30 pm
por A-29
Então que tal discutirmos qual o Helicóptero ideal para as novas fragatas a serem adquiridas até 2019?

Temos o MH-60S
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O EH 101 (meu preferido e causa de inveja em relação aos amigos portugueses)
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E porque não o NH-90
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Pessoalmente acho que as fragatas deveriam adotar helos do porte do Merlin (tal como é possível com as atuais type 23). Deveria haver a supressão das corvetas (substituindo-as por fragatas) e a adoção de uma classe de Navios patrulha oceânica, a ser equipado com os atuais SuperLynx. Que tal a idéia???

Enviado: Ter Out 25, 2005 4:33 pm
por Einsamkeit
Acho que deveriamos Comprar parceria no NPO portugues, que realmente é um belo navio.

Enviado: Ter Out 25, 2005 4:36 pm
por FinkenHeinle
Einsamkeit escreveu:Acho que deveriamos Comprar parceria no NPO portugues, que realmente é um belo navio.

Comprar parceria num troço pronto não...

Enviado: Ter Out 25, 2005 4:37 pm
por Lauro Melo
A-29 escreveu:Então que tal discutirmos qual o Helicóptero ideal para as novas fragatas a serem adquiridas até 2019?

Boa !!! Acho que um novo tópico cairia bem !
Temos o MH-60S

Não seria o SH-60 B ou SH-60F ?
O EH 101 (meu preferido e causa de inveja em relação aos amigos portugueses)

O meu preferido também! Mas acho que nossos amigos portugueses compraram o NH-90 para o Exército deles. E não o EH 101.
Porque não o NH-90

Muito $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Pessoalmente acho que as fragatas deveriam adotar helos do porte do Merlin (tal como é possível com as atuais type 23). Deveria haver a supressão das corvetas (substituindo-as por fragatas) e a adoção de uma classe de Navios patrulha oceânica, a ser equipado com os atuais SuperLynx. Que tal a idéia???

Pelo que leio a Marinha não vai abandonar as Corvetas, mas é uma boa substituir por OHP usadas.
sds,

Enviado: Ter Out 25, 2005 6:24 pm
por VICTOR
guarisapo escreveu:Suma el alcance del Cougar y el AM-39 :roll:

Nao se deve "gritar" durante uma discussao. Alem de sinal de falta de educacao adequada, denota argumentacao deficiente.

guarisapo escreveu:Ni siquiera entienden lo que postean!!! capaz que quieran operar con el A4 en las condiciones de Ferry :roll: sabran de lo que hablan? sabran lo que significa radio de combate?
Definitivamente, faltaron a las clases de matematicas..y capaz que a las de Ingles :roll:
:oops: :roll: :? :lol: :lol: :lol: :lol:

Guarisapo, suas intervencoes tem se limitado a frases vazias e de conteudo claramente agressivo. Voce nao esta acrescentando nada em conteudo e muito menos em termos de bom ambiente e civilidade.

Se nao tem paciencia para argumentar com educacao adequada, sinta-se a vontade para discutir em outro lugar. Voce esta sendo advertido. A moderacao ja esta toda ciente e atenta ao menos deslize da sua parte

Enviado: Ter Out 25, 2005 6:26 pm
por VICTOR
A-29 escreveu:Então que tal discutirmos qual o Helicóptero ideal para as novas fragatas a serem adquiridas até 2019?

Boa ideia, mas seria interessante abrir outro topico - ou ate mesmo ver se nao ha um topico sobre isso - tenho a impressao que pode haver - seus comntarios serao bem-vindos.

Enviado: Ter Out 25, 2005 7:52 pm
por JLRC
Lauro Melo escreveu:
O meu preferido também! Mas acho que nossos amigos portugueses compraram o NH-90 para o Exército deles. E não o EH 101.


O Exército Português comprou realmente o NH-90, mas a FAP (Força Aérea Portuguesa) comprou 12 Merlin, 6 para SAR, 4 para CSAR (preparados para serem utilizados pela Marinha no NAVPOL) e 2 para o SIFICAP (Sistema Integrado para a Fiscalização das Pescas). Julgo que já foram entregues 4. Os colegas portugueses que me corrijam.

Enviado: Ter Out 25, 2005 9:41 pm
por A-29
JLRC escreveu:
Lauro Melo escreveu:
O meu preferido também! Mas acho que nossos amigos portugueses compraram o NH-90 para o Exército deles. E não o EH 101.


O Exército Português comprou realmente o NH-90, mas a FAP (Força Aérea Portuguesa) comprou 12 Merlin, 6 para SAR, 4 para CSAR (preparados para serem utilizados pela Marinha no NAVPOL) e 2 para o SIFICAP (Sistema Integrado para a Fiscalização das Pescas). Julgo que já foram entregues 4. Os colegas portugueses que me corrijam.


Boa JLRC!

Saberia nos dizer qual foi o custo de aquisição dos EH-101 e NH-90?

Enviado: Ter Out 25, 2005 9:51 pm
por Jet Crash®
A-29 escreveu:
JLRC escreveu:
Lauro Melo escreveu:
O meu preferido também! Mas acho que nossos amigos portugueses compraram o NH-90 para o Exército deles. E não o EH 101.


O Exército Português comprou realmente o NH-90, mas a FAP (Força Aérea Portuguesa) comprou 12 Merlin, 6 para SAR, 4 para CSAR (preparados para serem utilizados pela Marinha no NAVPOL) e 2 para o SIFICAP (Sistema Integrado para a Fiscalização das Pescas). Julgo que já foram entregues 4. Os colegas portugueses que me corrijam.


Boa JLRC!

Saberia nos dizer qual foi o custo de aquisição dos EH-101 e NH-90?


Todos os dois custam entre 30 e 35 milhões de dólares.

Vejam porque o NH-90 está TOTALMENTE fora da realidade atual brasileira e mesmo da realidade a loooooongo prazo. Olhem o preço da criança em negrito.

September 8, 2003: European firm NH Industries has sold twenty NH90 transport helicopters to the Greek Army, for about $35 million each. Total sales so far for the NH90 are 325, all to European nations. The 8.7 ton NH90 comes in transport and naval version (used for reconnaissance, anti-submarine and anti-ship missions.) The transport version can carry twenty troops, plus the crew of two. Powered by two engines, the NH90 has a top speed of 300 kilometers an hour and a maximum endurance of 5.5 hours. It first flew in 1995 and uses state of the art avionics and other components to justify the $35 million dollar price tag. NH Industries is a consortium of French, German, Dutch and Italian aviation firms.


Muito caro para a FAB, MB e EB. Sendo assim veremos muitos Blackhawks e Seahawks por aqui.