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Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Dom Dez 08, 2024 6:40 pm
por FCarvalho
gogogas escreveu: Sáb Dez 07, 2024 7:55 pm Por questão de grana ! Pneu simples que funciona no dia a dia está na linguagem do EB $$$$$
Dizem que o barato as vezes sai caro. :roll:
No caso da Defesa Nacional no Brasil, é sempre.
Mas ninguém liga para isso, não é mesmo.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Dom Dez 08, 2024 6:41 pm
por FCarvalho
prp escreveu: Dom Dez 08, 2024 12:15 am
FCarvalho escreveu: Qui Dez 05, 2024 2:25 pm Imagem

https://www.agrale.com.br/pt/caminhoes- ... 0000-4x4-4

De onde deve ter saído a ideia da versão militar. Ou vice-e-versa.
Eles tem um ônibus nesse chassi 4x4 também
Dava um bom "pau de arara escolar". :mrgreen:

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Dez 09, 2024 12:51 pm
por gogogas
FCarvalho escreveu: Dom Dez 08, 2024 6:40 pm
gogogas escreveu: Sáb Dez 07, 2024 7:55 pm Por questão de grana ! Pneu simples que funciona no dia a dia está na linguagem do EB $$$$$
Dizem que o barato as vezes sai caro. :roll:
No caso da Defesa Nacional no Brasil, é sempre.
Mas ninguém liga para isso, não é mesmo.
Discordo , no meu tempo de EB as viaturas praticamente era utilizados que todos os dias em diversas tarefas ! Então acho lógico ter pneus de uso civil e caminhões e viaturas na mesma função ! Acredito que como nosso país e extenso com diversos batalhões do EB por aí , deveriam deixar caminhões puro sangue militar em batalhões específicos , como engenharia , artilharia , comunicações ! O resto segue de pau de arara , essas guerras atuais têm mostrado o valor de carros ou caminhões adaptados para o uso militar , pra um país que não tem grana tem que haver o misto de ambas as viaturas …. Um pneu misto ou civil custa muito menor que pneus militares , só basta pesquisar o valor de pneu do Guarani , dos caminhos Maxx , Tatra , Mercedez ( Unimog) que sabe do que estou falando !

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Dez 09, 2024 12:56 pm
por gogogas
O problema não é comprar , e manter ! É bem lógico pra um país como o nosso manter caminhões adaptados com peças que encontra no meio civil , é muito mas econômico , os Unimog do CFN recém comprado , custa uma fortuna , mas pra uma tropa bem pequena da que sobra ….

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Seg Dez 09, 2024 4:53 pm
por FCarvalho
gogogas escreveu: Seg Dez 09, 2024 12:51 pm
FCarvalho escreveu: Dom Dez 08, 2024 6:40 pm Dizem que o barato as vezes sai caro. :roll:
No caso da Defesa Nacional no Brasil, é sempre.
Mas ninguém liga para isso, não é mesmo.
Discordo , no meu tempo de EB as viaturas praticamente era utilizados que todos os dias em diversas tarefas ! Então acho lógico ter pneus de uso civil e caminhões e viaturas na mesma função ! Acredito que como nosso país e extenso com diversos batalhões do EB por aí , deveriam deixar caminhões puro sangue militar em batalhões específicos , como engenharia , artilharia , comunicações ! O resto segue de pau de arara , essas guerras atuais têm mostrado o valor de carros ou caminhões adaptados para o uso militar , pra um país que não tem grana tem que haver o misto de ambas as viaturas …. Um pneu misto ou civil custa muito menor que pneus militares , só basta pesquisar o valor de pneu do Guarani , dos caminhos Maxx , Tatra , Mercedez ( Unimog) que sabe do que estou falando !
O EB sempre se caracterizou por utilizar indistintamente viaturas todo terreno e de uso urbano. A linha Engesa EE-15 e EE-25, e por pouco o EE-50, que não vingou, assim como os raríssimos UAI AM-50, são exemplos de iniciativas que tentaram colocar cada coisa em seu lugar. Mas sabemos no que deu. As iniciativas da Mercedes Benz de militarização de seus modelos nacionais a partir de fins dos anos 1970 e 1980, com chassis especiais modificados, ou mesmo originalmente militares, sob especificações do exército, também foi uma das raras bola fora nesta lógica bizarra do "economês" sem sentido castrense. E também não durou muito tempo.

Hoje, não temos sequer competência para fazer caminhões militares originais, e tão pouco os milhares de militarizados da MB e VW que dominam o mercado interno podem ser vistos como respostas adequadas às múltiplas necessidades que o EB mesmo se impõe quanto a seus veículos motorizados, sejam VTE ou VTNE. Ou seja, estamos pagando caro para manter soluções capengas e meia boca, que ao fim e ao cabo, não atendem na íntegra às necessidades do exército, e muito menos apresentam desempenho e qualidades à altura das missões que se lhes impõe. Meramente "quebram o galho" na falta de vontade, ou de dinheiro, como queiras, de se dispor de veículos militares de verdade para cumprir as missões para as quais foram criados.

Eu já perdi a conta de quantas vezes já vi os famosos VW "fuscão", para ficar só neles, sendo usados em serviços urbanos, ou pouco mais que isso, nos quais até um Agrale Marruá, ou mesmo uma AM-250 CS, daria conta facilmente, se houvesse disposição em comprar esses veículos da empresa brasileira. Mas, nas contas mulambas do exército é simplesmente mais fácil, e barato, usar caminhões de 5 toneladas para fazer trabalho de pickup a troco de "economia de recursos".

Não é por nada que estamos, pelo menos, desde 2018 com RO\RTLI emitidos para viaturas motorizadas especiais sem que absolutamente uma única delas tenha saído do papel. No fim, não conseguimos fazer uma coisa e outra direito em termos de veículos militares. E se as ffaa's acham pneus militares muito caros para comprá-los para uso em seus caminhões adaptados para uso em sôfregos "tempos de paz", imagine-se então qual não será o custo de ter de arrumar tudo de novo quando forem mais necessários, justamente porque não foram feitos e muito menos aptos para o que se esperava deles originalmente. Era só para quebrar um galho.

Como se no caso de uma guerra de verdade fosse só ir ali na esquina da rua, entrar no bazar, e tudo resolvido. [001]

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Dez 10, 2024 8:50 am
por pewdiepie

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Dez 11, 2024 11:51 am
por FCarvalho
Ao que parece a TATRA vai aos poucos se transformando no novo xodó da logística nacional motorizada militar.
Imagina se a tal fábrica alardeada tivesse saído.

Este é um dos vários modelos de VTE com RO\RTLI que estão há anos aguardando um resultado. Este modelo, um porta container multiuso, ao menos parcialmente, encontrou finalmente uma resposta a si.

Veremos se isto não é apenas fogo de palha, ou se a brincadeira vai mais longe.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Dez 11, 2024 12:11 pm
por FCarvalho
Só para as devidas comparações entre a nossa economia de meios e a realidade lá fora.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQubzCeNNa9w0q0AGxLknWsqtcLhcz7t6i5FQ&s X https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQtfBIEHtBTidraQ7s_ZVPpw2hs8DBl_byJQsUnDMi499iMIDzT0OrjpaCnMDxRWbxeZ5U&usqp=CAU

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Dez 11, 2024 2:57 pm
por arcanjo
Agrale A10000 4×4 Militar: Robustez e tecnologia para o setor de Defesa

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivgssquhgqDaKGiNa6zJdDZXVqaqFhhruW3UdMCalzcY9yUpanRysusCg39Saug1bI_fWwTRleoD-3wMxCgNz8v8X4cin5VwzzCPKE4wECl0iIRhmu8pRsWBtGXBT82nNciUKy2NC62X89_9mfaISnU-6fm2sHTSYAX48Q0vgf-f23MDxKIx4zZPOMbJwl/s951/Caminhao-A10000-4X4-Militar_%20%281%29.webp

Por Defesa Brasil Notícias

O Agrale A10000 4×4 Militar foi um dos grandes destaques da Mostra BID Brasil 2024, evento voltado para soluções de defesa e segurança, realizado em Brasília. O caminhão é projetado para atender as exigências do setor militar, destacando-se pela robustez, versatilidade e capacidade de operar em terrenos desafiadores, reforçando a presença da marca em aplicações de alta demanda.

Equipado com tração integral (4×4) e reduzida, possui suspensão projetada para alta performance em terrenos acidentados, o caminhão foi desenvolvido para missões que exigem resistência e confiabilidade. Sua cabine é construída em aço e sua estrutura é capaz de enfrentar ambientes extremos, sendo ideal para transporte de cargas pesadas ou operações em zonas remotas e de difícil acesso. O veículo possui ângulos otimizados de entrada (23,5°) e saída (16,3°), altura mínima do solo de 0,21 m (eixo dianteiro) e 0,20 m (eixo traseiro), garantindo mobilidade mesmo em condições adversas.

O Agrale A10000 4×4 Militar conta com um motor Cummins ISF 3.8L turbo diesel, que entrega 167 cv de potência a 2.500 rpm e torque de 61,1 kgfm a 1.800 rpm. A transmissão manual Eaton de seis marchas, aliada à caixa de transferência com dupla velocidade, oferece maior controle e adaptabilidade em diferentes cenários. O caminhão possui PBT (Peso Bruto Total) de 10 toneladas e capacidade de carga de 6.220 kg, podendo transportar 18 soldados com equipamento de combate completo.

Outros destaques incluem um sistema de freios pneumáticos com ABS, freio motor inteligente eletropneumático, e pneus de alta durabilidade (235/75R17,5). A suspensão é interligada por molas semielípticas na dianteira e na traseira, com amortecedores telescópicos de dupla ação, garantindo estabilidade em operações de alta exigência.

Graças ao seu design modular, o caminhão pode ser adaptado para diferentes implementos, como transporte de tropas, logística militar ou suporte em situações de emergência. Essa flexibilidade reforça sua relevância tanto para o setor de defesa quanto para outras áreas que demandam veículos com alta capacidade de operação.

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... tez-e.html

abs.

arcanjo

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Dez 11, 2024 4:08 pm
por FCarvalho
Bom, posso estar enganado, mas parece querer concorrer para substituir os muitos VW e MB 5 ton que ainda existem aos milhares no exército. Se vai dar certo, veremos. Poder oferecer um terceiro eixo, transformando o veículo em um 6x6 é um diferencial importante. Claro, se isto não atropelar os sempre limitados custos de aquisição\operação das forças.

O exército comprar este veículo parece natural, difícil mesmo é conseguir vender para FAB e MB\CFN. Este modelo é uma versão vitaminada do AM-41, que se tivesse logrado sair do papel, hoje seria com certeza uma das viaturas mais utilizadas pelo exército em suas bdas leves.

Aliás, para a FAB, que tem em sua grande maioria OM nas zonas urbanas ou próximas delas, os veículos da Agrale, do menor ao maior, são excepcionais em termos de uso, flexibilidade e custos. Mas a coisa mais rara do mundo é ver um Marruá, qualquer que seja, nas cores da aeronáutica. Idem CFN da marinha.

Mas, parece que usar caminhão de 5 ton para fazer "entrega urbana" continua sendo absolutamente normal por aqui.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Sáb Dez 14, 2024 11:57 am
por FCarvalho
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRdDiszXZkV3Y2VLMIlvE5YHmOKpgzlEUbDCw&s

Os VW Constelation 31.320 são os veículos trator base do EB nos GAC AP da artilharia divisionária. Eles tracionam os M-114, e sua expansão na frota verde oliva veio, também, no sentido de substituir os mais antigos Worker, os chamados "fuscão" em muitas OM além da artilharia de campanha. E como visto acima, ele é o único caminhão do exército até agora que pode levar o container em que está o radar M-200 Vigilante. Mas isso pode mudar em breve.

Um dos requisitos desejáveis para os veículos base para a AAe é que eles possam ser blindados em suas partes principais, de forma a permitir maior proteção à equipe do sistema radar e aos demais sistemas\subsistemas apostos no veículo.

Como não existe na linha da MAN\VW no Brasil qualquer indício de blindagem para o modelo empregado\disponíveis ao exército, é muito provável que teremos em análise duas opções práticas que devem ser vistas nas propostas: a primeira é a continuidade do uso da plataforma Tatra 815-7 na forma do TATRA Force\Phoenix já adotados pelo exército, e que vem a conta gotas sendo adquiridos nos últimos anos; a segunda, seria usar uma plataforma nacional adaptada com blindagem, o que em termos de opções efetivas no mercado interno não existe, com a Iveco podendo oferecer na verdade os Trakker e\ou HMR, que não são produzidos aqui, e teriam de vir importados, como os caminhões tchecos.

https://media.licdn.com/dms/image/v2/D4D22AQHz733uADmjSA/feedshare-shrink_800/feedshare-shrink_800/0/1698769867924?e=2147483647&v=beta&t=5JIpCY2xZd6Gfam5tWOhh4Unylojia8tssVirYXjgW0https://d1a5vuhmdbnak9.cloudfront.net/defesanet/site/upload/media/1610712984_65220.jpg

Estes últimos modelos italianos inclusive já estiveram por aqui no Brasil em outras Mostras BIDS do passado, mas não lograram interesse das ffaa's, ou simplesmente a empresa não conseguiu dispor tais veículos a custos palatáveis. Mas, a Iveco recentemente voltou a falar na possibilidade de produção destes veículos no Brasil, com o marketing da empresa muito discretamente atuando no sentido de dar visibilidade aos seus modelos militares junto ao exército.

A introdução dos caminhões militares TATRA no Brasil ao que parece deixou os italianos intrigados, e incomodados, no sentido de entender como uma empresa pequena europeia sem nenhuma tradição no mercado nacional conseguiu a proeza de vender seus produtos ao exército, e ainda por cima baseados em plataformas originalmente militares, o que em termos de custos nunca foi, e não é, barato para o orçamento tupiniquim em momento algum. E desde a primeira compra dos TATRA TERRA, o caminhão\chassi tcheco pelo jeito deixou os militares simplesmente tão encantados, e querendo mais deles., que o chassi da empresa tcheca virou modelo de referência para quase tudo que necessite de meios motorizados como plataformas de transporte. E isto pode ser vistos nos diversos documentos do EB emitidos ultimamente.

No que concerne às ofertas dos vários fabricantes de sistemas AAe que até o momento se apresentaram formal e informalmente ao EB, no caso de europeus e israelenses, principalmente estes últimos, a plataforma TATRA deve ser o veículo base oferecido, uma vez que ele também faz parte da oferta da empresa para a VBCOAP SR; a tendência é que o chassi TATRA faça parte de qualquer oferta visando atender na íntegra, ou quase isso, aos requisitos emanados este mês, já que os veículos da empresa são literalmente uma unanimidade no exército.

https://esut.de/wp-content/uploads/2021/05/HX3-2-Fahrerkabinen-_Rheinmetall-1-1024x430.png

Por fim, correndo por fora, Mercedes Benz, VW\MAN e Rheinmetall, esta última com a série HX e\ou HX-3, podem também dispor de seus produtos para este certame, mas, penso que aqui com os meus botões que as plataformas que eventualmente poderiam ser oferecidas não trariam nenhuma vantagem a mais que o modelo tcheco já ofereça ao EB, que está muito satisfeito com ele. E até agora a TATRA não apresentou, não ao menos de público, nenhum problema em relação ao apoio pós venda, manutenção, logística e CLS dos, ainda, raros produtos empregados no Brasil, ao contrário, empresa e veículos são só elogios na caserna.

Recentemente mais 7 veículos da TATRA foram adquiridos pelo exército, sem alarde, e sem surpresas. E assim vendo sendo as aquisições feitas junto à empresa tcheca. Por enquanto o EB dispõe, se muito, de algumas dezenas de caminhões TATRA em OM na engenharia de construção\combate. Não chegam a 20 unidades, se muito, mas isso aparentemente tem sido mais que suficiente para o cmdo do exército se dispor a comprar tantos quantos possa a mais destes veículos a si. Falta só a prometida fábrica em solo nacional, que até hoje não saiu.

A ver.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Sáb Dez 14, 2024 12:08 pm
por FCarvalho
HIGH MOBILITY RANGE

https://www.idvgroup.com/wp-content/uploads/2022/09/Highmobilityacqua.jpg

https://www.idvgroup.com/products/tacti ... ity-range/

A IDV já anda sondando o mercado interno para ver se emplaca além dos seus bldos, a linha de caminhões miltares que possui.

O modelo acima é um dos cotados para produção em Sete Lagoas, caso ele venha a ser adquirido pelo EB e demais forças. Com a TATRA fazendo sucesso aqui com os seus veículos, os italianos não querem ficar para trás. E se os checos conseguiram, eles acham que podem também.

A ver.