caminhões em uso pelo EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Há lá na garagem de casa.
Ainda na esperança de que alguém resolva usar de simples bom senso e contribuir para a diminuição do estado de quase letargia financeira da Avibrás comprando os veículos especiais e as VTNE de que os GMF precisam dispor, além, claro, de dar àquelas OM sua composição integral conforme reza o manual.
Só isto por si movimentaria as linhas de produção da empresa por uns dois anos, pelo menos, montando os veículos no combo Tatra\Tectran. E olha que não são poucos os modelos com RO emitidos já faz anos.
Uma coisa que poderia ajudar também os GMF e até outras OM de artilharia como comentei no post acima é simplesmente adotar os Tatra Force como modelos padrão tanto para as VTNE como para as viaturas especiais que lhes são pertinentes. Com certeza a Tatra não se furtaria a trazer para cá a produção na íntegra desses caminhões como ainda ajudaria na sua progressiva nacionalização como pede a legislação atual.
Bom para os tchecos, para a indústria de fornecedores de peças nacional e bom para o EB que ganha em escala de produção e custo da encomenda de lotes subsequentes de veículos em várias versões sob uma mesma plataforma e capaz de ser utilizado nas mais diversos tipos de emprego nas OM a que se destinaria. E tudo isso com um altíssimo ganho em produtividade e operacionalidade, algo impensável com os modelos VW e MB que quebram o galho hoje em dia.
Cada OM em nível GMF deve possuir entre 12 a 16 VTNE e outras 6 a 8 viaturas de emprego especial, embora estes números possam variar de acordo com a realidade e a organização de cada unidade. Mas só por aí já dá para ver que uma simples ação de compra pode ajudar a minorar a situação da Avibrás, e ainda trazer para o Brasil um dos melhores caminhões militares originais que existem no mercado hoje. Seria o caso de se pensar sério a respeito.
Ainda na esperança de que alguém resolva usar de simples bom senso e contribuir para a diminuição do estado de quase letargia financeira da Avibrás comprando os veículos especiais e as VTNE de que os GMF precisam dispor, além, claro, de dar àquelas OM sua composição integral conforme reza o manual.
Só isto por si movimentaria as linhas de produção da empresa por uns dois anos, pelo menos, montando os veículos no combo Tatra\Tectran. E olha que não são poucos os modelos com RO emitidos já faz anos.
Uma coisa que poderia ajudar também os GMF e até outras OM de artilharia como comentei no post acima é simplesmente adotar os Tatra Force como modelos padrão tanto para as VTNE como para as viaturas especiais que lhes são pertinentes. Com certeza a Tatra não se furtaria a trazer para cá a produção na íntegra desses caminhões como ainda ajudaria na sua progressiva nacionalização como pede a legislação atual.
Bom para os tchecos, para a indústria de fornecedores de peças nacional e bom para o EB que ganha em escala de produção e custo da encomenda de lotes subsequentes de veículos em várias versões sob uma mesma plataforma e capaz de ser utilizado nas mais diversos tipos de emprego nas OM a que se destinaria. E tudo isso com um altíssimo ganho em produtividade e operacionalidade, algo impensável com os modelos VW e MB que quebram o galho hoje em dia.
Cada OM em nível GMF deve possuir entre 12 a 16 VTNE e outras 6 a 8 viaturas de emprego especial, embora estes números possam variar de acordo com a realidade e a organização de cada unidade. Mas só por aí já dá para ver que uma simples ação de compra pode ajudar a minorar a situação da Avibrás, e ainda trazer para o Brasil um dos melhores caminhões militares originais que existem no mercado hoje. Seria o caso de se pensar sério a respeito.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Como se pode ver, qualidades e flexibilidade não faltam à plataforma T815-7 a fim de produzir soluções adequadas e inteligentes com a melhor relação custo x beneficio.
Se isto for aplicado aos RO existentes para as viaturas de emprego especial já emitidas e outras que ainda devem aparecer, não há porque deixar de investir ainda mais nesta plataforma como modelo padrão que ajude a homogenizar a frota de veículos de todas as unidades de artilharia, a começar pelos GMF.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
O mesmo Tatra Phoenix que será fabricado no Paraná a partir do ano que vem.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Uma colaboração mais do que necessária, urgente.
CENTRO DE AVALIAÇÕES RECEBE VISITA TÉCNICA DO COMANDANTE DO MATERIAL DE FUZILEIROS NAVAIS
https://estrategiaglobal.blog.br/2022/0 ... avais.html
CENTRO DE AVALIAÇÕES RECEBE VISITA TÉCNICA DO COMANDANTE DO MATERIAL DE FUZILEIROS NAVAIS
https://estrategiaglobal.blog.br/2022/0 ... avais.html
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Mais uma boa opção do catálogo da Tatra que poderá substituir vários tipos de veículos descontinuados nas fileiras das ffaa's.
https://www.tatratrucks.com/trucks/prod ... og/tactic/
São veículos leves na faixa das 5 ton carga apresentando tração 4x4 e 6x6. Algo bem interessante para tropas de pronta resposta.
https://www.tatratrucks.com/trucks/prod ... og/tactic/
São veículos leves na faixa das 5 ton carga apresentando tração 4x4 e 6x6. Algo bem interessante para tropas de pronta resposta.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Interessante. Se a carga dele é de 10 Ton QT, será que ele seria capaz de tracionar os novos obuseiros 155 AR que se pretende comprar, e que pesam acima da capacidade dele?
Ou é mais fácil simplesmente comprar um caminhão novo junto com os obuseiros?
Ou é mais fácil simplesmente comprar um caminhão novo junto com os obuseiros?
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Uma das "esperanças" dos italianos da Iveco ainda em 2013 quando da inauguração da fábrica em Sete Lagoas, mas que não saiu disso, e que parece estar se tornando um verdadeiro pesadelo comercial.
http://www.2005-2015.agenciaminas.mg.go ... -lagoas-2/
Os Trakker possuem versão militar e são usados na Europa e Itália em diversas versões. Por aqui ele é vendido nas versões civis com diversos chassis. O EB possui, ao que eu sei, alguns poucos caminhões deste modelo. Mas nada que inspire maiores emoções.
https://www.idvgroup.com/products/tacti ... -vehicles/
http://www.2005-2015.agenciaminas.mg.go ... -lagoas-2/
Os Trakker possuem versão militar e são usados na Europa e Itália em diversas versões. Por aqui ele é vendido nas versões civis com diversos chassis. O EB possui, ao que eu sei, alguns poucos caminhões deste modelo. Mas nada que inspire maiores emoções.
https://www.idvgroup.com/products/tacti ... -vehicles/
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Olhando por aí, deu para perceber que o EB até hoje não tirou do papel vários RO para caminhões especiais que se tinha proposto, pelo menos desde 2018, com praticamente nenhum dos modelos elencados tendo encontrado termo.
Vários deste modelos estão na dependência de ser conseguir os insumos necessários à sua alocação material, visto que os veículos seriam a base para vários sistemas. Alguns destes insumos são projetos em desenvolvimento, enquanto outros podem ser encontrados na praça a preços módicos, ou não.
De qualquer forma, o EB emitiu vários RO para diversos tipos de veículos acima de 5 ton com previsão de adoção no curto e médio prazo, mas desde então, pouco ou nada se fez em termos práticos fim de encontrar respostas para os mesmos.
Estes veículos seriam direcionados principalmente às unidades de artilharia de campanha e cavalaria\infantaria mecanizada. O principal diferencial seria a blindagem da cabine e de outras partes importantes dos veículos para a grande maioria, de forma a permitir seu uso mais próximo às linhas de frente, e por conseguinte, das OM de combate.
Talvez se a Tatra finalmente conseguir fechar o negócio da fábrica no estado do Paraná, teremos a possibilidade de tentar tirar ao menos alguns dos modelos aventados, já que o caminhões da empresa checa foram muito bem recebidos no EB e tem a estima da maioria de seus usuários.
Em tempos de incerteza sobre a capacidade das forças militares tupiniquins serem realmente capazes de defender o território nacional em função de embates reais, fica a pergunta se teremos também capacidade logística adequada para manter as tropas operando no TO o tempo que for necessário. Os caminhões projetados fazem, ou faziam, parte da solução para esta questão. Mas parece que não vamos a lugar nenhum dentro deste contexto, e já já volta tudo ao normal e ao ostracismo de sempre.
Vários deste modelos estão na dependência de ser conseguir os insumos necessários à sua alocação material, visto que os veículos seriam a base para vários sistemas. Alguns destes insumos são projetos em desenvolvimento, enquanto outros podem ser encontrados na praça a preços módicos, ou não.
De qualquer forma, o EB emitiu vários RO para diversos tipos de veículos acima de 5 ton com previsão de adoção no curto e médio prazo, mas desde então, pouco ou nada se fez em termos práticos fim de encontrar respostas para os mesmos.
Estes veículos seriam direcionados principalmente às unidades de artilharia de campanha e cavalaria\infantaria mecanizada. O principal diferencial seria a blindagem da cabine e de outras partes importantes dos veículos para a grande maioria, de forma a permitir seu uso mais próximo às linhas de frente, e por conseguinte, das OM de combate.
Talvez se a Tatra finalmente conseguir fechar o negócio da fábrica no estado do Paraná, teremos a possibilidade de tentar tirar ao menos alguns dos modelos aventados, já que o caminhões da empresa checa foram muito bem recebidos no EB e tem a estima da maioria de seus usuários.
Em tempos de incerteza sobre a capacidade das forças militares tupiniquins serem realmente capazes de defender o território nacional em função de embates reais, fica a pergunta se teremos também capacidade logística adequada para manter as tropas operando no TO o tempo que for necessário. Os caminhões projetados fazem, ou faziam, parte da solução para esta questão. Mas parece que não vamos a lugar nenhum dentro deste contexto, e já já volta tudo ao normal e ao ostracismo de sempre.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Os Worker e Constallation dominam a cena dos caminhões militarizados do EB. Em seguida vem os indefectíveis MB.
Sabia que a frota de caminhões do exército era fruto de muitas adaptações de modelos do mercado civil, mas vendo este vídeo, deu para ter uma ideia bem real do quanto somos dependentes de soluções primárias em termos de material motorizado.
E não há, por óbvio, nenhuma indicação que os vários modelos indicados em ROB emitidos nos últimos 5 anos irão sair do papel e dar um ar quem sabe mais rústico e militar aos caminhões do exército.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Para quem tiver interesse, segue o link com os catálogos referente aos veículos da Tatra em 2024.
https://www.tatratrucks.com/trucks/product-catalog/
O EB possui vários RO e RTLI emitidos para diversas plataformas de veículos há pelo menos 5 ou 6 anos, e que até hoje não saíram do papel. A prometida fábrica da empresa checa no Paraná também não.
Seria o caso de aproveitar, se possível, o imbróglio recente em Roraima para chamar a atenção do governo para equipar todas as OM da 1a BdaInfSl naquele estado e homogeinizar os recursos materiais e veiculares com os produtos checos, e ainda dar cabo dos RO emitidos e até hoje não atendidos, e quiçá dar a eles os argumentos concretos para implantar de vez sua fábrica no país.
Há unidades de infantaria, artilharia, cavalaria, comunicações, engenharia e logística naquele estado em tamanhos que podem, eventualmente, servir de ponta de lança para a produção de veículos Tatra no país.
A ver.
https://www.tatratrucks.com/trucks/product-catalog/
O EB possui vários RO e RTLI emitidos para diversas plataformas de veículos há pelo menos 5 ou 6 anos, e que até hoje não saíram do papel. A prometida fábrica da empresa checa no Paraná também não.
Seria o caso de aproveitar, se possível, o imbróglio recente em Roraima para chamar a atenção do governo para equipar todas as OM da 1a BdaInfSl naquele estado e homogeinizar os recursos materiais e veiculares com os produtos checos, e ainda dar cabo dos RO emitidos e até hoje não atendidos, e quiçá dar a eles os argumentos concretos para implantar de vez sua fábrica no país.
Há unidades de infantaria, artilharia, cavalaria, comunicações, engenharia e logística naquele estado em tamanhos que podem, eventualmente, servir de ponta de lança para a produção de veículos Tatra no país.
A ver.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Outro sonho de consumo, mas desta vez com fábrica no Brasil.
Iveco
Iveco
Carpe Diem