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Enviado: Seg Jan 23, 2006 2:01 pm
por Carlos Mathias
Digo mais, penso que no nosso caso anularia sim a vantagem tecnológica dos F-16C chilenos e outros caças vizinhos se fosse o caso. Acho que neste sentido foi uma jogada de grande inteligência da FAB e que agora começa a mostrar as suas reais capacidades. Garantiram os cérebro antes dos músculos! :wink:

Enviado: Seg Jan 23, 2006 2:36 pm
por talharim
A FAB tem preguiça de fazer musculação :cry:

O F-5 é praticamente um caça de defesa de ponto.Quanto temppo um F-5BR conseguiria ficar em PAC ?

Os R-99 possuem esse instrumento poderoso chamado MAGE.

Mas os Typhos possuem o DASS que exerce praticamente a mesma função.Ele pode muito bem ficar com o radar desligado como 'isca'.

É um jogo de gato e rato meus amigos.

Falows,

Enviado: Seg Jan 23, 2006 2:43 pm
por Carlos Mathias
Sei, então o mundo livrar-se-á de seus AWACS e todos usarão os invencíveis EF? Pô Talha, uma caça com mais capacidade MAGE que um avião dedicado? :wink: :wink:

Enviado: Seg Jan 23, 2006 2:58 pm
por Morcego
Carlos Mathias escreveu:De qualquer maneira, o alcançe do AMRAAM é dado na média como sendo de uns 50 a 60 km, semelhante ao R-Darter. Portanto até que o EF possa disparar com a mínima chance de sucesso, teria que se expor a estas manobras coordenadas pelo R-99. É por isso que os AWACS são alvos prioritários para os russos e também é por isso que existe o KS-172(?). Derruba-se o AWACS e enrola tudo.


DERRUBA-SE O R-99 e ai FICA MAIS ENROLADO AINDA.

Enviado: Seg Jan 23, 2006 3:14 pm
por Carlos Mathias
Mas que operador de EF já utiliza o KS-172? Se não tem (e não tem), vai ter que chegar bem perto deste AWACS, e aí a escolta vai dar um certo trabalho para o super-poderoso... :wink:

Enviado: Seg Jan 23, 2006 5:54 pm
por Degan
Amigo Tallarín (en español)... :D

Caro Degan, o complexo sistema de contramedidas ativas e passivas do Typho inclue seu avançado RWR aliado ao DASS e PIRATE que lhe cobrem um raio de 360° e um alcance próximo aos 300km.


Lo sé, era una broma porque tu solo hablaste de “sistema pasivo”.... :wink:

Esses sistemas passivos tem capacidade de detectar emissões de 200 tipos de aeronaves simultaneamente.


Interesante, ¿cuántas emisiones puede interferir en forma simultánea?.

Ou seja,não duvido muito que a capacidade de detecção de um Typhoon seja igual ou superior a de um Embraer AEWC.


Eso es muy difícil, el R-99 es un avión diseñado y dedicado para la detección, el EFA es un caza.... :?

Chaff e Flare é para ser utilizado contra Flanker e F-22,um Typhoon nunca precisará usá-lo contra porcaria de F-5 .


Puede que sí, pero contra 2 o 3 F-5 simultáneamente victoreados por el R-99 no lo vería tan fácil (suponiendo misiles BVR en los F-5 y que el EFA esté atacando sobre el Amazonas y SIVAM).

Vcs Chilenos com certeza tem a Força Aérea mais bem preparada para enfrentar um inimigo além mar.


Tallarín, el comentario no era mió (estaba escrito en Portugués...) :?

Realmente, tendo em conta a geografia do Chile os CFTs para o F-16 e o aumento de alcance que eles proporcionam parecem-me muito importantes, talvez tenham sido um dos factores decisivos na sua escolha ?


Spectral, de lo que se ha comentado, la autonomía (alcance) del F-16 fue importante en la decisión. Pero también lo fueron el que se trate de un avión muy usado en el mundo, lo que genera entre otras cosas:

• Más de un proveedor de repuestos.
• Repuestos más baratos
• Sistemas de actualización masivos (MLU y Tapes por ejemplo)
• Existencia de gran cantidad de aviones de 2° mano para compras futuras
• Se ofrecía con sistemas electrónicos iguales o mejores que la competencia
• La cantidad de armas ya integradas es enorme.

En su contra está el tener un sistema REVO no compatible con el usado ahora.

Suponhamos que seja menos de 150km,é uma distância fatal contra um caça que carrega 4 AMRAAM.


No necesariamente, el R-99 puede tener sistemas de CCME muy poderosas y hacer difícil el enganche de un BVR (más maniobras evasivas).

O que a FAB poderia fazer a respeito ?


Evitar que suceda.... :lol:

De qualquer maneira, o alcançe do AMRAAM é dado na média como sendo de uns 50 a 60 km, semelhante ao R-Darter.


El R-Darter como el Derby tienen alcances menores al AMRRAM. Los 60 km son el alcance cinemático, no táctico.

Digo mais, penso que no nosso caso anularia sim a vantagem tecnológica dos F-16C chilenos e outros caças vizinhos se fosse o caso. Acho que neste sentido foi uma jogada de grande inteligência da FAB e que agora começa a mostrar as suas reais capacidades. Garantiram os cérebro antes dos músculos!


Realmente no entiendo a que te refieres, si es por el R-99A, no se como podría ser así, al parecer, lo data link de los R-99A solo coordinan cazas a través de SISCENDA.... :?
¿A qué te refieres con esa “jugada” de la FAB?.

O F-5 é praticamente um caça de defesa de ponto.Quanto temppo um F-5BR conseguiria ficar em PAC ?


Con REVO, mucho tiempo.... :wink:

Mas os Typhos possuem o DASS que exerce praticamente a mesma função.Ele pode muito bem ficar com o radar desligado como 'isca'.


Es cierto, pero tendría que estar en silencio radial total...nada de data link al AMRRAM...
Pero, para disparar el AMRRAM, el avión no debe estar mas allá de la distancia máxima de impacto (100 km???).


Saludos cordiales,

Enviado: Seg Jan 23, 2006 7:52 pm
por Einsamkeit
o que o Talha ta querendo mostrar é o Poder do EF-2000 e que o F-5 nao é muita coisa, como nao é, e ninguem vai atacar um R-99 com uma unidade sabendo que vai estar escoltado, Carlos, vejamos, se todas as aeronaves ja tiverem sido detectadas por radares em terra e os atacantes ja sabem a localizaçao das aeronaves, como o R99 + uns 8 F-5Br poderiam se safar de uns 8F-16C como atacantes?

Enviado: Seg Jan 23, 2006 9:03 pm
por Carlos Mathias
Bem, se forem 8 F-16 atacantes, estarão aqui no Brasil e, a menos que toda a rede de radares brasileiro tenha sido silenciada ou tenha mudado de lado, serão detectados e identificados muito cedo, ou o R-99 vai vê-los. Daí que colocariam mais que oito F-5BR na caça deles. Ainda assim estes F-16 estariam por sua própria conta numa área hostil e sem apoio algum. Estariam enfrentando uma defesa coordenada por radares em terra e AWACS e esta situação por si só me parece muito desfavorável, mesmo que sejam 8. Um F-5BR contra um F-16C ou EF é difícil, mas estes aí contra alguns F-5BR e AWACS aía vantagem fica com os F-5BR.

¿A qué te refieres con esa “jugada” de la FAB?.

A "jogada" foi que sabendo que o dinheiro é curto e pode sempre ficar mais curto ainda, a FAB garantiu logo os cérebros da força, que são os R-99. Estes podem "anular" a vantagem dos caças mais modernos podendo posicionar seus alas e mantê-los informados de tudo pelo datalink. Sobre o datalink, as capacidades deste na FAB são uma incógnita, é segredo a sua total capacidade, mas seria lógico e óbvio que estes possam vetorar caças.

Enviado: Seg Jan 23, 2006 9:38 pm
por Degan
A "jogada" foi que sabendo que o dinheiro é curto e pode sempre ficar mais curto ainda, a FAB garantiu logo os cérebros da força, que são os R-99. Estes podem "anular" a vantagem dos caças mais modernos podendo posicionar seus alas e mantê-los informados de tudo pelo datalink. Sobre o datalink, as capacidades deste na FAB são uma incógnita, é segredo a sua total capacidade, mas seria lógico e óbvio que estes possam vetorar caças.


Pues no estoy tan seguro, el sitio “Sistemas de Armas” es bastante claro al respecto, además, una presentación Power Point linkeada por Slip (aunque en forma mucho menos clara) también muestra que solo existe “RED” de datos a través de SISCENDA y que el R-99 ni siquiera puede hacer Data Link “punto a punto”.... :wink:
No es data definitiva pero si bastante contundente.

Este no es un tema menor, ya que le quita mucha potencialidad al conjunto.

Saludos cordiales,

Enviado: Seg Jan 23, 2006 9:39 pm
por talharim
Vejam bem,vcs me convenceram de que a FAB possue "meios" de complicar as coisas para uma força atacante.Mesmo esta sendo superior

Mas isso se deve única e exclusivamente ao fato de termos os R-99s.Se destruírem os R-99s acabou a defesa aérea.

Porque o nosso calcanhar de aquiles é nossa aviação de caça.O F-5Br é um caça limitadíssimo,sua sobrevivência em combate está vinculada ao apoio dos R-99s.

Um F-5BR decolando sozinho sendo apenas vetorado por radar de terra para tentar interceptar um Typhoon é suicídio.


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Enviado: Seg Jan 23, 2006 9:43 pm
por FinkenHeinle
Carlos Mathias escreveu:De qualquer maneira, o alcançe do AMRAAM é dado na média como sendo de uns 50 a 60 km, semelhante ao R-Darter. Portanto até que o EF possa disparar com a mínima chance de sucesso, teria que se expor a estas manobras coordenadas pelo R-99. É por isso que os AWACS são alvos prioritários para os russos e também é por isso que existe o KS-172(?). Derruba-se o AWACS e enrola tudo.

Não, o alcance dos AMRAAMs mais novos, das versões C5 e C7 já está batendo nos 70 Km, enquanto o R-Darter tem um alcance de cerca de 45 Km.

Quanto ao Ks-175, ele não existe!

Enviado: Seg Jan 23, 2006 9:45 pm
por talharim
O AIM-120D possue um alcance superior a 110 km.

Enviado: Seg Jan 23, 2006 10:14 pm
por Einsamkeit
os Chilenos nao seriam burros de atacar no espaço aereo brasileiro, provavelmente seria sobre os ceus da argentina, peru, etc.

o Pior defeito dos F-16C é o Derby, que tem menos da metade do alcançe do meteor, mas os nossos tambem nao usarao um armamento de primeira na minha opiniao

Enviado: Seg Jan 23, 2006 10:51 pm
por Carlos Mathias
Finken, o KS-172 nada mais é que o míssil do S-300/400 adaptado para ser lançado de avião. Saiu por aí, não lembro aonde, que estes mísseis estão operacionais na FAer russa, mas os caras são cheios de segredos.

Enviado: Seg Jan 23, 2006 10:56 pm
por FinkenHeinle
Carlos Mathias escreveu:Finken, o KS-172 nada mais é que o míssil do S-300/400 adaptado para ser lançado de avião. Saiu por aí, não lembro aonde, que estes mísseis estão operacionais na FAer russa, mas os caras são cheios de segredos.

O Mk-172 é tão operacional quanto o R-77M!