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Re: Oficial - Projeto KC-X2

Enviado: Sex Mar 15, 2013 8:52 pm
por Justin Case
Amigos, boa noite.

O Pres. da COPAC postou no PA um esclarecimento sobre o Programa:
http://www.aereo.jor.br/2013/03/14/boei ... ue-da-fab/
Enviado em 15/03/2013 as 18:40
Caros amigos do Poder Aéreo, boa noite

Como vocês sabem, visito regularmente este site e, sempre que possível, registro algumas informações que possam sanar as dúvidas dos leitores.

Sobre o KC-X2, gostaria de esclarecer:
- o número do projeto (2) não significa que outro processo de licitação foi feito anteriormente e “não deu certo”, como está na Nota do Editor. O Programa KC-X existiu, tendo dado origem ao desenvolvimento do KC-390. É um outro projeto, com diferentes requisitos.
- O KC-X2 prevê a aquisição de 2 aeronaves, mas com opção de uma terceira. Esta opção será estudada a partir da semana que vem, quando começaremos a negociar o contrato.
- As aeronaves B-767-300ER a serem adquiridas usadas não poderão ter mais de dez anos de construídas, cinco mil ciclos, inexistência de acidentes, zero danos estruturais etc. Apesar de usadas, os requisitos nos trarão aeronaves pouquíssimo usadas. Há diversos requisitos técnicos e logísticos que nos garantem um bom produto.
- o custo X benefício desta solução é muito bom, vis-à-vis a missão que a FAB cumprirá.
- As aeronaves terão 3 pontos para reabastecimento hose and drogue (ou probe and drogue): um em cada asa, e uma FRU (Fuselage Refuelling Unit), para que eles possam reabastecer os KC-390, no futuro.
- As aeronaves receberão novo sistema aviônico, porta de carga, reforço de piso e atualização logística completa.
- Não é justa nem verdadeira a insinuação de que a decisão servirá para beneficiar a TAM.
- a IAI tem muita experiência neste tipo de conversão, como comprovamos ao voar a aeronave da Força Aérea da Colômbia.
Dentro do acordo de Offset, a segunda aeronave será convertida no Brasil, e mais 15 kits de conversão serão fornecidos pela indústria brasileira à IAI, para serem usadas para outros clientes.
- A aquisição de mais aviões, neste momento, não é necessária. Sugiro aos leitores acompanharem o desenvolvimento do KC-46.

Espero que tenha contribuído com estas informações.

Um abraço

Brig Baptista Junior – Presidente da COPAC
Abraços,

Justin

Re: Oficial - Projeto KC-X2

Enviado: Sex Mar 15, 2013 9:02 pm
por Andre Correa
Justin Case escreveu:Enviado em 15/03/2013 as 18:40
Caros amigos do Poder Aéreo, boa noite

Como vocês sabem, visito regularmente este site e, sempre que possível, registro algumas informações que possam sanar as dúvidas dos leitores.

Sobre o KC-X2, gostaria de esclarecer:

...

- A aquisição de mais aviões, neste momento, não é necessária. Sugiro aos leitores acompanharem o desenvolvimento do KC-46.

Espero que tenha contribuído com estas informações.

Um abraço

Brig Baptista Junior – Presidente da COPAC
Aí sim.... fomos supreendidos novamente... 8-]

Re: Oficial - Projeto KC-X2

Enviado: Sex Mar 15, 2013 9:05 pm
por alcmartin
Olinda escreveu:Os aviões 767-300 que serão convertidos serão selecionados pela FAB?
Olinda, boa noite.
Acho que "premiado" caberia melhor que selecionado... :mrgreen: porque todos modelos, tanto 767, quanto A330, qu
em tem em bom estado nao devolve. Os mais bagacados e' que vao para a xepa... :|
Aqui no Brasil, p.ex., uma cia aerea QUERIA parar seus chamados caveiroes, mas os novos donos nao so' nao deixaram, como vao mandar mais. E levar A330 para la'...

Abs.

Re: Oficial - Projeto KC-X2

Enviado: Sex Mar 15, 2013 9:12 pm
por Carlos Lima
Excelente esclarecimento e com relação ao KC-46A

8-]

Vale a pena!

BZ FAB [100] [009]

[]s
CB_Lima

Re: Oficial - Projeto KC-X2

Enviado: Sex Mar 15, 2013 9:55 pm
por Bourne
Ai sim justivica uma compra emergencial de aeronaves usadas.

Re: Oficial - Projeto KC-X2

Enviado: Sex Mar 15, 2013 10:13 pm
por jumentodonordeste
Fab não costuma esclarecer, mas quando esclarece.

PQP...É de quebrar as duas pernas. :lol:

Re: Oficial - Projeto KC-X2

Enviado: Sáb Mar 16, 2013 9:39 am
por FCarvalho
Dieneces escreveu:Carvalho , o KC-767 só tem vantagens numa possível conversão para passageiros/VIP e/ou para traslados a longa distância de emergência . Dois aparelhos bastam . Talvez três . De resto , 28 KC-390 , ou mais , rapidamente conversíveis de Carga para evacuação aeromédica , transporte de paraquedistas , soldados , índios ou flagelados e para Cisterna , possuem muito melhor custo-benefício. Quanto a longas distâncias é só utilizar mais aviões , abastecendo uns aos outros até chegar nos caças , se for o caso . Sem falar que serão feitos aqui . Vantagens mesmo teríamos de comprássemos uns 4 C-17 . Aí sim teríamos um real complemento aos KC-390 .
Dieneces, eu particularmente concordo com você que uma frota maior de KC-390 poderiam, em tese, ser uma alternativa melhor de relação custo x benefício para a FAB, usando-se a disposição colocada por você.

Entendo também que uma boa opção para nós quanto ao quesito transporte pesado na FAB, em complemento aos KC-390, poderia vir a ser uma solução nacionalizada do Y-20 chinês, que é uma aeronave da mesma categoria dos IL-76 russos, e que penso, em uma negociação governo a governo, poderia trazer-nos não só uma maior capacidade e qualidade na questão do transporte estratégico, como também no Revo Estratégico, que é, ademais, o que se espera dos 'novos' KC-767.

Mas a FAB entende de suas necessidades. E como disse antes, para uma realidade pouco crível em termos financeiros e econômicos, fica sempre ao final aquela sensação de que "o ótimo é inimigo do bom". E para uma força aérea pobre como a nossa, o bom sempre tenderá a ser a prioridade, ante do ótimo.

abs.

Re: Oficial - Projeto KC-X2

Enviado: Sáb Mar 16, 2013 10:22 am
por FCarvalho
Umas poucas considerações sobre alguns pontos que considero bem relevantes.
Justin Case escreveu:Amigos, boa noite.
O Pres. da COPAC postou no PA um esclarecimento sobre o Programa:
http://www.aereo.jor.br/2013/03/14/boei ... ue-da-fab/
Enviado em 15/03/2013 as 18:40
Caros amigos do Poder Aéreo, boa noite
Como vocês sabem, visito regularmente este site e, sempre que possível, registro algumas informações que possam sanar as dúvidas dos leitores.
Sobre o KC-X2, gostaria de esclarecer:
- O KC-X2 prevê a aquisição de 2 aeronaves, mas com opção de uma terceira. Esta opção será estudada a partir da semana que vem, quando começaremos a negociar o contrato.
Três aeronaves já eram esperadas, visto que a atual organização da FAB não dispõe de maiores necessidades para ser atendida. No entanto, podemos observar como será esta mesma situação para as próximas duas décadas, onde se supõe que, na teoria, esta mesma estrutura seja reorganizada e até mesmo expandida.
- As aeronaves B-767-300ER a serem adquiridas usadas não poderão ter mais de dez anos de construídas, cinco mil ciclos, inexistência de acidentes, zero danos estruturais etc. Apesar de usadas, os requisitos nos trarão aeronaves pouquíssimo usadas. Há diversos requisitos técnicos e logísticos que nos garantem um bom produto.
Aqui a FAB "vai roer um pupunha" como se diria lá na minha terra. Não existem muitas células de 767-300ER disponíveis para a venda, posto que este é o modelo mais vendido e utilizado dos Boeing 767, e dificilmente a IAI vai encontrar tais células com os requisitos exigidos, e se o fizer, o preço com certeza não será tão bom assim. Eu particularmente não entendo como a FAB espera conseguir aeronaves tão novas e com um número de ciclos tão baixo para um modelo que é dos mais largamente utilizados pelas cias aéreas ao redor do mundo, e que não obstante, ainda é, na prática, o grande concorrente da Boeing para os A330 da Airbus. Se alguém souber de algum, por favor, avise a FAB.
- As aeronaves receberão novo sistema aviônico, porta de carga, reforço de piso e atualização logística completa.
É provável que haja em torno de cinco possibilidades aqui, quanto aos sistemas aviônicos. A primeira e mais óbvia, penso eu, seria a comunalização com os sistemas empregados no KC-390; uma segunda opção é a adoção de sistemas análogos ao dos que hora estão sendo desenvolvidos para o KC-46; a terceira a adoção de uma versão dos sistemas da modernização dos C-95's; a quarta empregar os mesmos sistemas dos C-130's modernizados e por fim, quinto e última opção, escolher-se o desenvolvimento pela AEL de um novo sistema sob as especificações da FAB para estas aeronaves, Todos eles no entanto, irão depender, em termos de definição, das verbas que o CoMaer conseguir para levar a efeito este negócio.
- A aquisição de mais aviões, neste momento, não é necessária. Sugiro aos leitores acompanharem o desenvolvimento do KC-46.
Esta aeronave pode servir como referencia para aplicações e desenvolvimentos tecnológicos futuros de nossa versão, mas não espere-se aquisições do mesmo.
Espero que tenha contribuído com estas informações.
Um abraço
Brig Baptista Junior – Presidente da COPAC
Abraços,
Justin
abs.

Re: Oficial - Projeto KC-X2

Enviado: Sáb Mar 16, 2013 10:34 am
por WalterGaudério
jumentodonordeste escreveu:Fab não costuma esclarecer, mas quando esclarece.

PQP...É de quebrar as duas pernas. :lol:

3 pontos de reabastecimento. Muito melhor do que a encomenda....!!!!

Re: Oficial - Projeto KC-X2

Enviado: Sáb Mar 16, 2013 11:37 am
por sapao
FCarvalho escreveu:Aqui a FAB "vai roer um pupunha" como se diria lá na minha terra. Não existem muitas células de 767-300ER disponíveis para a venda, posto que este é o modelo mais vendido e utilizado dos Boeing 767, e dificilmente a IAI vai encontrar tais células com os requisitos exigidos, e se o fizer, o preço com certeza não será tão bom assim. Eu particularmente não entendo como a FAB espera conseguir aeronaves tão novas e com um número de ciclos tão baixo para um modelo que é dos mais largamente utilizados pelas cias aéreas ao redor do mundo, e que não obstante, ainda é, na prática, o grande concorrente da Boeing para os A330 da Airbus. Se alguém souber de algum, por favor, avise a FAB.

FC,
ai que está o X da questão: encontrar celulas neste estado NÃO é problema da FAB e sim da contratada, caso o contrato seja assinado nestes termos.
A FAB estipula os requisitos e paga para te-los, quem recebe deve entrega-los. Se a IAI falou que faz, e tem intenção de assinar isso, eu acho que é porque eles certamente já tem algo em mente. Que salvo engano já entregaram para a Colombia, diga-se de passagem.

FCarvalho escreveu:Esta aeronave pode servir como referencia para aplicações e desenvolvimentos tecnológicos futuros de nossa versão, mas não espere-se aquisições do mesmo.

Pelo Brasil ou pelos USA?


[/quote]

Re: Oficial - Projeto KC-X2

Enviado: Sáb Mar 16, 2013 1:17 pm
por Penguin
Apenas para se comparar a ordem de grandeza dos preços, os A330MMRT custaram a RAAF USD300mi/und em 2004. Os novos reabastecedores da FAB custarão USD80mi/und hoje.

Re: Oficial - Projeto KC-X2

Enviado: Sáb Mar 16, 2013 2:58 pm
por FCarvalho
sapao escreveu:
FCarvalho escreveu:Aqui a FAB "vai roer um pupunha" como se diria lá na minha terra...

FC,
ai que está o X da questão: encontrar celulas neste estado NÃO é problema da FAB e sim da contratada, caso o contrato seja assinado nestes termos.
A FAB estipula os requisitos e paga para te-los, quem recebe deve entrega-los. Se a IAI falou que faz, e tem intenção de assinar isso, eu acho que é porque eles certamente já tem algo em mente. Que salvo engano já entregaram para a Colombia, diga-se de passagem.
Sapão, em se tratando de israelenses, com certeza eles já tem algo em vista. Mas como disse, quero ver primeiro, para depois crer, pois a versão oferecida por eles não é das mais dispensáveis pelas aéreas por ai. Mas se eles dizem que entregam... :wink:
Outra coisa, o da COlombia são -200, bem mais fáceis de se encontrar. Mas é bem capaz deles terem um "estoque" de Boeing guardados no lojinha para quaisquer ocasiões... :mrgreen:
Mas por enquanto estou que nem São Tomé.
FCarvalho escreveu:Esta aeronave pode servir como referencia para aplicações e desenvolvimentos tecnológicos futuros de nossa versão, mas não espere-se aquisições do mesmo.

Pelo Brasil ou pelos USA?
Por nós. Os KC-46, que são a versão Revo do 767-200, é um projeto americano para americanos. O que se poderá aproveitar do mesmos aqui são os avanços tecnológicos e/ou logísticos do mesmo, já que são praticamente a mesma aeronave, posto que o nosso será baseado no -300ER. E como a FAB tem uma ligação umbilical histórica com a USAF, um casamento que podemos dizer que deu certo, até agora, então nada de mais que nós venhamos a dispor na nossa versão de algum "mimo" aplicável ao modelo americano.[/quote]

abs.

Re: Oficial - Projeto KC-X2

Enviado: Sáb Mar 16, 2013 3:00 pm
por FCarvalho
Penguin escreveu:Apenas para se comparar a ordem de grandeza dos preços, os A330MMRT custaram a RAAF USD300mi/und em 2004. Os novos reabastecedores da FAB custarão USD80mi/und hoje.
Penguin, esses 80 milhões refere-se a eles totalmente operacionais, ou preço de compra para adaptação a missão?

abs

Re: Oficial - Projeto KC-X2

Enviado: Sáb Mar 16, 2013 3:04 pm
por Penguin
FCarvalho escreveu:
Penguin escreveu:Apenas para se comparar a ordem de grandeza dos preços, os A330MMRT custaram a RAAF USD300mi/und em 2004. Os novos reabastecedores da FAB custarão USD80mi/und hoje.
Penguin, esses 80 milhões refere-se a eles totalmente operacionais, ou preço de compra para adaptação a missão?

abs
Em breve saberemos, creio.
A FAB pagará USD160mi a IAI. Creio que está tudo incluído.

Re: Oficial - Projeto KC-X2

Enviado: Sáb Mar 16, 2013 3:12 pm
por FCarvalho
alcmartin escreveu:
Olinda escreveu:Os aviões 767-300 que serão convertidos serão selecionados pela FAB?
Olinda, boa noite.
Acho que "premiado" caberia melhor que selecionado... :mrgreen: porque todos modelos, tanto 767, quanto A330, que em tem em bom estado nao devolve. Os mais bagacados e' que vao para a xepa... :|
Aqui no Brasil, p.ex., uma cia aerea QUERIA parar seus chamados caveiroes, mas os novos donos nao so' nao deixaram, como vao mandar mais. E levar A330 para la'...
Abs.
Pois é. Foram cheirar o c... de quem não podiam, agora tem que abanar o rabo para não levar mordida. :?

abs.