knigh7 escreveu: Qui Ago 05, 2021 11:31 pm
Carvalho,
Nos últimos 12 meses (com COVID...) foram incluídas mais 3 brigadas na Força de Prontidão: a 6ª Bda de Infantaria Blindada, a 1ª de Selva e a 10ª Bda de Inf Mtz. Das 10 Brigadas inicialmente planejadas para compor a FORPRON, só falta a 9º Bda de Inf Mtz.
As Brigadas da FORPRON são completas e bem adestradas.
Futuramente o EB irá incluir mais 5. Calma que as coisas estão andando.
A mim não me apetece mais essa "doutrina" de esperar pela cavalaria chegar para salvar o dia. Não temos, e nem teremos, sequer os meios de transporte necessários e suficientes para dar conta da tal mobilidade tão propalada pela END. Com ou sem KC-X ou KC-390.
Ademais, a fronteira norte continua o mesmo vazio demográfico de sempre, com a infraestrutura militar pouco ou nada tendo se modificado nos últimos 40 anos.
Em termos bem claros, isso de esperar que os paraquedistas ou sei lá quem venham aqui fazer o trabalho da infantaria de selva, não é nada usual e pouco efetivo. Principalmente se levarmos em conta que são tropas em sua grande maioria sem qualquer preparo ou treinamento para guerra de selva. Vão fazer o que aqui mesmo?
Então, minha proposta é simples, e consiste de 9 brigadas inf selva todas quaternárias:
Tabatinga > Comando Fronteira Solimões - Brigada Alto Solimões (14a Bda Inf Mtz por transferência)
São Gabriel da Cachoeira > Comando Fronteira Alto Rio Negro - 2a Brigada Inf Slv (transferência 2 btl Inf)
Boa Vista > Comando Fronteira Roraima - Brigada Roraima - 1a Brigada Inf Slv (transferência 3 btl Inf)
Rio Branco > Comando Fronteira Acre - Brigada Roraima - Brigada Inf Slv (transferência 2 btl Inf)
Porto Velho > Comando Fronteira Rio Madeira - Brigada Roraima - 17a Brigada Inf Slv (transferência 2 btl Inf)
Macapá > Comando Fronteira Amapá - Brigada Amapá - 22a Brigada Inf Slv (transferência 3 btl Inf)
Belém > Brigada Inf Slv (transferência 2 btl Inf)
Marabá > 23a Brigada Inf Slv
Manaus > 16a Brigada Inf Slv (transferência 1 btl Inf)
Isto posto, temos o que segue agregados as brigadas:
9 GAC
9 GAAe
9 Cia Com ou 3 Btl Com
9 Cia Eng Cmb ou 3 Btl Eng Cmb
9 Btl Logístico
9 Pel PE
Em Roraima, pelas características do terreno a nordeste, uma brigada de cavalaria seria algo a se pensar, ou no mínimo um RCM completo.
Acho que não é pedir muito. E o que não falta no EB são OM dispersas que podem ser transferidas para a região norte e compor as brigadas necessárias.
E fundamental, dois itens que merecem destaque: 3 Bavex, sendo, Tabatinga, Manaus e Belém, com 1 CIAVEx em cada comando de fronteira (7) e 3 bases fluviais de transporte, nas mesmas localidades acima, com bases de desdobramento nos comandos de fronteira que possuírem condições para instalar as estruturas necessárias.
Ninguém aqui vai a lugar nenhum que não seja voando ou navegando.
E já que a MB não tem meios, e nem interesse, em prover este tipo de apoio ao EB e FAB na região, cada um se vira como pode.
Bom, não acho que seja pedir muito.
E quem quiser vir aqui dar uma ajuda, se for necessário, será bem vindo. E se não quiser vir também, que se f...
Não vamos precisar precisar mesmo. Se alguma coisa acontecer tipo, uma invasão estrangeira, algo praticamente impossível de acontecer, bem, não custa nada transformar 9 brigadas em 9 divisões. Para isso podemos contar com as reservas humanas que temos na região, e as materiais que possam ser fornecidas pela indústrias nacional.