Página 12 de 363
Enviado: Qui Ago 25, 2005 8:06 am
por Rui Elias Maltez
errol:
Sim, concordo consigo:
O mais importante para Portugal seria garantir o NavPol o mais rapidamente possível, e de preferência após 2010, planificar para o final da década um segundo NavPol, para garantir essa capacidade de projecção de forças.
Mas as escoltas são sempre importantes, e Portugal com apenas 5 fragatas terá pouca capacidade de manobra nesse sentido, a menos que numa missão conjunta conte com o apoio de países aliados.
Gostaria de ver o país com as 3 VdG e as 2 OHP, mas também até 2020 com 2 ou 3 fragatas AAW de excelência, do tipo das vossas F-100.
Mas infelizmente a compra dos 2 sub's compromete essa minha ideia de uma verdadeira e importante marinha oceânica que estaria ao alcance das nossas possibilidades financeiras, se tivessem sido outras as opções.
Enviado: Sex Ago 26, 2005 12:26 pm
por P44
Fonte: Newsletter da marinha, 25-08-2005
Enviado: Sex Ago 26, 2005 2:24 pm
por mpina41
Aí está mais um repetição de nome...
Enviado: Seg Ago 29, 2005 6:04 am
por P44
Eu tenho cá um palpite que a 1ª OHP vai chamar-se AFONSO DE ALBUQUERQUE, mas ningúem acredita em mim

Enviado: Seg Ago 29, 2005 7:11 am
por Charlie Golf
Newsletter da Marinha? Eu bem estou registado mas não chega cá nada!
Bem, sempre cá chega a do Benfica e o "Homing Beacon" do Star Wars.

Enviado: Seg Ago 29, 2005 10:02 am
por Rui Elias Maltez
A mim também não me chega nada.
Será que sou um proscrito lá?
Mas o
Gago Coutinho (Navio Hidrográfico) não esteve recentemente na Madeira em trabalhos de estudo dos fundos marinhos por causa do alargamento da ZEE?
Enviado: Seg Ago 29, 2005 11:28 am
por mpina41
"P44"
Eu tenho cá um palpite que a 1ª OHP vai chamar-se AFONSO DE ALBUQUERQUE, mas ningúem acredita em mim

Pois eu acredito! e és bem capaz de estar certo.

se calhar, por não termos muitas hipóteses de conseguir outros nomes;
é por isso que não reforçamos a armada com mais navios...

Enviado: Seg Ago 29, 2005 11:33 am
por Rui Elias Maltez
Afonso de Albuquerque era um vice-rei da Índia e houve mais.
Se são 2 OHP que outro nome dos vice-reis?
Uma NRP D. Francisco de Almeida?
Para mim esse nome poderia sr dado ao futuro NavPol
Por mim, e para dar uma certa continuidade à classe VdG, eu por mim, daria a uma OHP o nome de NRP Diogo Cão, e a outra, NRP Bartolomeu Dias (navegadores ao serviço de D. João II), enquanto as VdG têm nomes de navegadores do tempo de D. Manuel I.
Enviado: Seg Ago 29, 2005 11:56 am
por P44
Enviado: Seg Ago 29, 2005 11:59 am
por P44
Mas o Gago Coutinho (Navio Hidrográfico) não esteve recentemente na Madeira em trabalhos de estudo dos fundos marinhos por causa do alargamento da ZEE?
Deve ter sido o navio gémeo, o D.Carlos I

Enviado: Seg Ago 29, 2005 12:13 pm
por Rui Elias Maltez
Talvez fosse o
D. Carlos, mas no tempo do Portas, a soba da Madeira até se recusou a ir a bordo, porque achava que era um acto colonialista, e a comunicação social referiu o nome do NH
NRP Gago Coutinho.
Mas a nossa Comunicação Social engana-se muito
(tal como eu) 
Enviado: Seg Ago 29, 2005 1:32 pm
por Charlie Golf
Foi o D.Carlos I, de facto.
Esteve a cartografar as regiões tectónicas que ficam a sudoeste de Portugal (Banco de Gorringe, Falha do Marquês de Pombal, Falha da Ferradura, etc) e que se julga serem as culpadas pelo terramoto de 1755. Tudo isto integrado nas comemorações do 250º aniversário do dito fenómeno natural que se celebram este ano.
Navio Hidrográfico da Marinha obteve dados excepcionais que mudam visão actual da margem SW da Península Ibérica e Golfo de Cadiz
06 de Julho de 2004
Regressa no próximo dia 08 de julho o NRP "D. Carlos I", navio hidrográfico da Marinha, após uma campanha de prospecção a Sudoeste do Cabo de S. Vicente, com equipamento ultramoderno, recentemente instalado no navio, tendo obtido dados cartográficos extraordinários, que poderão mudar a forma como a comunidade científica encara esta região.
O Navio esteve envolvido desde 12 de Junho no projecto Major Tectonic and Sedimentary Processes in the Portuguese Margins - "MATESPRO", destinado ao estudo das placas tectónica e geológicas africana, europeia e americana, através do levantamento hidrográfico a multifeixe, a SW do Algarve, na zona do epicentro do sismo de 1755.
Este projecto liderado pelo Instituto de Ciências da Terra e do Espaço (ICTE), tem como parceiros o Instituto Hidrográfico, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), o Instituto de Ciência Marinha - Secção de Geologia Marinha de Bolonha - Itália, Unidade de Tecnologia Marinha - CSIC - Centro Mediterrânico de Investigações Marinhas e Ambientais - Barcelona, Espanha, Instituto Geológico e Mineiro - Espanha, Universidade da Bretanha Ocidental - França. Embarcaram no NRP "D.Carlos I", equipas de investigadores da FCUL, Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro e INETI (ex-Instituto Geológico e Mineiro) para além de vários investigadores estrangeiros.
No dia 08 Julho, dia da chegada do navio, irá realizar-se uma conferência de imprensa a bordo deste, pelas 13.30 horas, na Base Naval de Lisboa no Alfeite, onde serão apresentados os resultados desta importante missão, com a presença do Presidente do ICTE, Professor Dr. Luís Mendes Victor, um representante do Instituto Hidrográfico e o Comandante do navio.
Convidam-se todos os órgãos de Comunicação Social a estar presentes nesta conferência.
Notas adicionais ao Editor
O NRP "D. Carlos I" com o sistema sondador multifeixe (SSMF) permite à comunidade científica nacional realizar projectos de investigação, que só eram possíveis
recorrendo à utilização de meios estrangeiros ou sujeitando-se à disponibilidade e custos associados dos navios de investigação.
Durante esta missão o "NRP D. Carlos I", utilizou o SSMF, que está instalado a bordo. Este sistema permite obter dados para a produção de cartografia náutica, mas que também podem ser utilizados em investigação da geologia e geofísica dos fundos marinhos, face à grande densidade dos dados recolhidos e à possibilidade de gerar imagens tridimensionais, que praticamente constituem fotografias acústicas do fundo do mar.
O sistema sondador multifeixe (SSMF) instalado no NRP D. Carlos I é de topo de gama a nível mundial, não só pelo sondador em si (SIMRAD EM120) mas também pelos equipamentos complementares, nomeadamente o sistema de posicionamento, que integra dois receptores DGPS e uma unidade de navegação inercial, e ainda o sistema de medição da velocidade de propagação do som na água, com capacidade para efectuar medições até aos 5000 m de profundidade. O sistema de posicionamento mede também os balanços do navio (balanço e cabeceio), os movimentos verticais (arfagem) e a respectiva proa, dispensando inclusivamente a utilização de uma girobússola. Todos estes dados são fundamentais para o processamento das medições das profundidades (sondas) e do posicionamento de cada sonda. Em cada ciclo de transmissão/recepção de um impulso acústico podem ser medidas 191 sondas, numa faixa que pode ter uma largura útil de cerca de três vezes a profundidade, até um máximo de cerca de 15 km.
in Marinha.pt
http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/I ... tespro.htm

Enviado: Ter Ago 30, 2005 8:00 am
por Rui Elias Maltez
Charlie:
Mas eu referia-me à missão de 2 meses na Madeira, para cartografar os fundos marinhos, para quando se falou do alargamento da ZEE para as 300 milhas.
Foi em 2004.
Enviado: Ter Ago 30, 2005 8:09 am
por Charlie Golf
Pois, peço desculpa. Não terei lido bem. Mas se foi em 2004 só poderá ter sido por acção do N.R.P. D. Carlos I.
Enviado: Ter Ago 30, 2005 8:10 am
por P44
Eu acho que o Gago Coutinho tem permanecido encostado no Alfeite desde que veio da América, só agora está a ser preparado para navegar e ser utilizado como navio hidrográfico/oceanográfico.
Mas posso estar enganado.