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Enviado: Qui Ago 25, 2005 8:06 am
por Rui Elias Maltez
errol:

Sim, concordo consigo:

O mais importante para Portugal seria garantir o NavPol o mais rapidamente possível, e de preferência após 2010, planificar para o final da década um segundo NavPol, para garantir essa capacidade de projecção de forças.

Mas as escoltas são sempre importantes, e Portugal com apenas 5 fragatas terá pouca capacidade de manobra nesse sentido, a menos que numa missão conjunta conte com o apoio de países aliados.

Gostaria de ver o país com as 3 VdG e as 2 OHP, mas também até 2020 com 2 ou 3 fragatas AAW de excelência, do tipo das vossas F-100.

Mas infelizmente a compra dos 2 sub's compromete essa minha ideia de uma verdadeira e importante marinha oceânica que estaria ao alcance das nossas possibilidades financeiras, se tivessem sido outras as opções.

Enviado: Sex Ago 26, 2005 12:26 pm
por P44
Imagem

Fonte: Newsletter da marinha, 25-08-2005

Enviado: Sex Ago 26, 2005 2:24 pm
por mpina41
Aí está mais um repetição de nome...

Enviado: Seg Ago 29, 2005 6:04 am
por P44
Eu tenho cá um palpite que a 1ª OHP vai chamar-se AFONSO DE ALBUQUERQUE, mas ningúem acredita em mim :roll:

Enviado: Seg Ago 29, 2005 7:11 am
por Charlie Golf
Newsletter da Marinha? Eu bem estou registado mas não chega cá nada! :?

Bem, sempre cá chega a do Benfica e o "Homing Beacon" do Star Wars. :mrgreen:

Enviado: Seg Ago 29, 2005 10:02 am
por Rui Elias Maltez
A mim também não me chega nada.

Será que sou um proscrito lá? :shock:

Mas o Gago Coutinho (Navio Hidrográfico) não esteve recentemente na Madeira em trabalhos de estudo dos fundos marinhos por causa do alargamento da ZEE?

Enviado: Seg Ago 29, 2005 11:28 am
por mpina41
"P44"

Eu tenho cá um palpite que a 1ª OHP vai chamar-se AFONSO DE ALBUQUERQUE, mas ningúem acredita em mim :roll:


Pois eu acredito! e és bem capaz de estar certo.

:twisted: se calhar, por não termos muitas hipóteses de conseguir outros nomes;
é por isso que não reforçamos a armada com mais navios... :evil: :evil:

Enviado: Seg Ago 29, 2005 11:33 am
por Rui Elias Maltez
Afonso de Albuquerque era um vice-rei da Índia e houve mais.

Se são 2 OHP que outro nome dos vice-reis?

Uma NRP D. Francisco de Almeida?

Para mim esse nome poderia sr dado ao futuro NavPol

Por mim, e para dar uma certa continuidade à classe VdG, eu por mim, daria a uma OHP o nome de NRP Diogo Cão, e a outra, NRP Bartolomeu Dias (navegadores ao serviço de D. João II), enquanto as VdG têm nomes de navegadores do tempo de D. Manuel I.

Enviado: Seg Ago 29, 2005 11:56 am
por P44
Charlie Golf escreveu:Newsletter da Marinha? Eu bem estou registado mas não chega cá nada! :?

:mrgreen:


:oops: Eu fiz download directamente do site da marinha :?

Enviado: Seg Ago 29, 2005 11:59 am
por P44
Mas o Gago Coutinho (Navio Hidrográfico) não esteve recentemente na Madeira em trabalhos de estudo dos fundos marinhos por causa do alargamento da ZEE?


Deve ter sido o navio gémeo, o D.Carlos I

:?:

Enviado: Seg Ago 29, 2005 12:13 pm
por Rui Elias Maltez
Talvez fosse o D. Carlos, mas no tempo do Portas, a soba da Madeira até se recusou a ir a bordo, porque achava que era um acto colonialista, e a comunicação social referiu o nome do NH NRP Gago Coutinho.

Mas a nossa Comunicação Social engana-se muito (tal como eu) :oops:

Enviado: Seg Ago 29, 2005 1:32 pm
por Charlie Golf
Foi o D.Carlos I, de facto.

Esteve a cartografar as regiões tectónicas que ficam a sudoeste de Portugal (Banco de Gorringe, Falha do Marquês de Pombal, Falha da Ferradura, etc) e que se julga serem as culpadas pelo terramoto de 1755. Tudo isto integrado nas comemorações do 250º aniversário do dito fenómeno natural que se celebram este ano. :wink:

Navio Hidrográfico da Marinha obteve dados excepcionais que mudam visão actual da margem SW da Península Ibérica e Golfo de Cadiz

06 de Julho de 2004


Regressa no próximo dia 08 de julho o NRP "D. Carlos I", navio hidrográfico da Marinha, após uma campanha de prospecção a Sudoeste do Cabo de S. Vicente, com equipamento ultramoderno, recentemente instalado no navio, tendo obtido dados cartográficos extraordinários, que poderão mudar a forma como a comunidade científica encara esta região.
O Navio esteve envolvido desde 12 de Junho no projecto Major Tectonic and Sedimentary Processes in the Portuguese Margins - "MATESPRO", destinado ao estudo das placas tectónica e geológicas africana, europeia e americana, através do levantamento hidrográfico a multifeixe, a SW do Algarve, na zona do epicentro do sismo de 1755.
Este projecto liderado pelo Instituto de Ciências da Terra e do Espaço (ICTE), tem como parceiros o Instituto Hidrográfico, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), o Instituto de Ciência Marinha - Secção de Geologia Marinha de Bolonha - Itália, Unidade de Tecnologia Marinha - CSIC - Centro Mediterrânico de Investigações Marinhas e Ambientais - Barcelona, Espanha, Instituto Geológico e Mineiro - Espanha, Universidade da Bretanha Ocidental - França. Embarcaram no NRP "D.Carlos I", equipas de investigadores da FCUL, Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro e INETI (ex-Instituto Geológico e Mineiro) para além de vários investigadores estrangeiros.
No dia 08 Julho, dia da chegada do navio, irá realizar-se uma conferência de imprensa a bordo deste, pelas 13.30 horas, na Base Naval de Lisboa no Alfeite, onde serão apresentados os resultados desta importante missão, com a presença do Presidente do ICTE, Professor Dr. Luís Mendes Victor, um representante do Instituto Hidrográfico e o Comandante do navio.
Convidam-se todos os órgãos de Comunicação Social a estar presentes nesta conferência.


Notas adicionais ao Editor

O NRP "D. Carlos I" com o sistema sondador multifeixe (SSMF) permite à comunidade científica nacional realizar projectos de investigação, que só eram possíveis
recorrendo à utilização de meios estrangeiros ou sujeitando-se à disponibilidade e custos associados dos navios de investigação.
Durante esta missão o "NRP D. Carlos I", utilizou o SSMF, que está instalado a bordo. Este sistema permite obter dados para a produção de cartografia náutica, mas que também podem ser utilizados em investigação da geologia e geofísica dos fundos marinhos, face à grande densidade dos dados recolhidos e à possibilidade de gerar imagens tridimensionais, que praticamente constituem fotografias acústicas do fundo do mar.
O sistema sondador multifeixe (SSMF) instalado no NRP D. Carlos I é de topo de gama a nível mundial, não só pelo sondador em si (SIMRAD EM120) mas também pelos equipamentos complementares, nomeadamente o sistema de posicionamento, que integra dois receptores DGPS e uma unidade de navegação inercial, e ainda o sistema de medição da velocidade de propagação do som na água, com capacidade para efectuar medições até aos 5000 m de profundidade. O sistema de posicionamento mede também os balanços do navio (balanço e cabeceio), os movimentos verticais (arfagem) e a respectiva proa, dispensando inclusivamente a utilização de uma girobússola. Todos estes dados são fundamentais para o processamento das medições das profundidades (sondas) e do posicionamento de cada sonda. Em cada ciclo de transmissão/recepção de um impulso acústico podem ser medidas 191 sondas, numa faixa que pode ter uma largura útil de cerca de três vezes a profundidade, até um máximo de cerca de 15 km.


in Marinha.pt


:arrow: http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/I ... tespro.htm

:wink:

Enviado: Ter Ago 30, 2005 8:00 am
por Rui Elias Maltez
Charlie:

Mas eu referia-me à missão de 2 meses na Madeira, para cartografar os fundos marinhos, para quando se falou do alargamento da ZEE para as 300 milhas.

Foi em 2004.

Enviado: Ter Ago 30, 2005 8:09 am
por Charlie Golf
Pois, peço desculpa. Não terei lido bem. Mas se foi em 2004 só poderá ter sido por acção do N.R.P. D. Carlos I.

Enviado: Ter Ago 30, 2005 8:10 am
por P44
Eu acho que o Gago Coutinho tem permanecido encostado no Alfeite desde que veio da América, só agora está a ser preparado para navegar e ser utilizado como navio hidrográfico/oceanográfico.

Mas posso estar enganado.