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Re: JIPES

Enviado: Seg Out 22, 2012 8:56 am
por Paulo Bastos
Amigos não sou jipeiro, apesar de andar muito nos de amigos, mas já fui militar e ainda tenho uma convivência muito próxima com a vida de caserna, por isso vou colocar minha opinião: O Land Rover é uma viatura sensacional, desde que, possua uma manutenção adequada. O que vemos hoje em dia em nossas instituições militares é que, para manter a frota andando, nem sempre as etapas de manutenção, indicadas pelo fabricante, são cumpridas, principalmente devido ao alto custo de seus componentes, como bem explicado pelo Eligio.

O Marruá, um projeto derivado e aperfeiçoado do Engesa EE-4/12, desenvolvido pela COLUMBUS, empresa que possuía vários dos projetistas originais do carro, e depois vendido a Agrale, foi criado levando em conta a utilização de peças do mercado civil, facilmente encontráveis, sendo por isso muito mais fácil de manter.

Esse exemplo serve para deixar claro que, não adianta tentar colocar equipamento extremamente sofisticado na tropa, como muitos aqui cobram, mas sim, equipamentos robustos e de fácil manutenção.

Abraços,
Paulo Bastos

Re: JIPES

Enviado: Seg Out 22, 2012 10:10 am
por prp
Acho que alguém aqui também disse que as Land Rover do EB são veículos civis, vendidos em concessionárias, e não um veículo militar, mas militarizado. As Land Rover militares são diferentes e muito mais robustas e caras.

PS: esqueci quem trouxe a infomação.

Re: JIPES

Enviado: Seg Out 22, 2012 10:30 am
por Reginaldo Bacchi
prp escreveu:Acho que alguém aqui também disse que as Land Rover do EB são veículos civis, vendidos em concessionárias, e não um veículo militar, mas militarizado. As Land Rover militares são diferentes e muito mais robustas e caras.
PS: esqueci quem trouxe a infomação.
Eu me lembro desta mensagem.

Em função disto tentei obter mais informações.

Não consegui descobrir nada que provasse este fato.

Bacchi

Re: JIPES

Enviado: Seg Out 22, 2012 11:12 am
por joao fernando
Um comentário de civil: os viaturas civis, algumas, tem a versçai "heavy duty", onde tudo é reforçado. Se nesses casos já há diferença, imagina uma viatura importada e cheia de não me toques?

Nem tem como comparar com o Marruá

Re: JIPES

Enviado: Seg Out 22, 2012 12:22 pm
por Reginaldo Bacchi
Finalmente achei algo no Jane's Military Vehicles and Logistics 2006-2007!

A serie normal do Land Rover Defender foi completada pela série Land Rover Defender Core Military Vehicles

A definição do que é esta série não é muito clara.

Em 1991 o Ministério de Defesa do Reino Unido (aquele país que muitos no Brasil conhecem como Inglaterra) lançou um pedido para renovação de toda sua frota de Land Rovers.

Quem ganhou foi a propria Rover com sua versão Defender XD (Extra Duty).

Assim foram criados: Land Rover Defender 90 XD, 110 XD e 130 XD.

Foram produzidos 7.925 veiculos da série XD.

Bacchi

Re: JIPES

Enviado: Ter Out 23, 2012 10:32 pm
por eligioep
Quando estive em Londres, em 2010, tive oportunidade de ver de perto os LRover's de Sua Majestade, e garanto que são muito diferentes das que o EB usa.
Possuem diversos reforços, incluindo eixos diferentes, aparentemente mais robustos do que os nossos.
Devem ser estes que o Bacchi citou, os XD.
Os nossos diferem de um modelo de rua, civil, na cor, nos equipamentos, incluindo a retirada do ar condicionado nos primeiros lotes, e na simplificação (empobrecimento) dos acessórios.

Re: JIPES

Enviado: Qui Out 25, 2012 4:36 am
por Bourne
http://www.worldcarfans.com/11206114522 ... -announced

Rheinmetall Volkswagen Amarok M announced

Rheinmetall Volkswagen Amarok M - low res - 11.6.2012


Designed for military use

The Volkswagen Amarok is a formidable pickup, so Rheinmetall Defense decided to use it as the basis for their new military vehicle.
Recently unveiled at the Eurosatory Defense and Security exhibition, the Amarok M was designed to provide militaries with a versatile pickup that can handle a "wide range of missions."

As such, the Light Multi-Purpose Vehicle (LMPV) features all-wheel drive and an "off-road anti-blocking system." It can also be equipped with a reinforced chassis, advanced communications equipment and an electrically-powered ring-mount for a medium or heavy machine gun / automatic grenade launcher.

A variety of petrol and diesel engines are available with outputs ranging from 122 PS (90 kW / 121 hp) to 180 PS (132 kW / 177 hp). They can be connected to a six-speed manual or an eight-speed automatic transmission.
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Re: JIPES

Enviado: Qua Out 31, 2012 12:38 pm
por FCarvalho
Uma dúvida sobre o Marruá. Este jipe, e versões, já foram testados em região de deserto? Caso sim, quais foram os resultados? Em caso negativo, o que precisaria melhorar/adaptar para que sua "performace" não seja deteriorada naquele tipo de terreno?

:wink: Para ajudar, didaticamente, falando:

Marque com um X a resposta:

a) ninguém sabe, ninguém viu;
b) não precisamos disso;
c) a agrale está pensando no assunto;
d) se fizeram não mostraram para ninguém;
e) temos o que você precisa, mas vai custar um pouquinho caro...

abs

Re: JIPES

Enviado: Qua Out 31, 2012 12:52 pm
por cabeça de martelo
Land Rover dos Comandos Portugueses:

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Fonte: www.operacional.pt

Re: JIPES

Enviado: Ter Nov 20, 2012 6:15 pm
por binfa
“Gaucho” em testes no Ejército Nacional Uruguayo 18 de novembro de 2012

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(foto: Ejército Argentino)

O Ministro da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, e o Subsecretário de Defensa do Uruguai, Jorge Menéndez, assinaram um acordo segundo o qual a Argentina entregará um exemplar da viatura “Gaucho” ao Uruguai por um período de um ano, prorrogável, para ser testado pelo Ejército Nacional Uruguaio. O VLEGA (Vehículo Liviano de Empleo General Aerotransportable) 4x4 “Gaucho” foi desenvolvido em conjunto pela Argentina e pelo Brasil, e que uma pré-série encontra-se em serviço no Ejército Argentino para avaliação. (Juan Carlos Cicalesi)

http://www.segurancaedefesa.com/Gaucho_TesteENU.html

Re: JIPES

Enviado: Ter Nov 20, 2012 7:18 pm
por irlan
O Brasil encomendou quantos veículos desse tipo binfa?,ele serão usados por quem?, forças especiais?, PQD?

Re: JIPES

Enviado: Ter Nov 20, 2012 9:34 pm
por RobsonBCruz
O que seria melhor para motorização de um GC (10 soldados) de infantaria leve: 1 única viatura (ex: Agrale AM20) ou 2 viaturas menores (ex: Agrale AM10) ?

Re: JIPES

Enviado: Qua Nov 21, 2012 11:51 am
por FCarvalho
RobsonBCruz escreveu:O que seria melhor para motorização de um GC (10 soldados) de infantaria leve: 1 única viatura (ex: Agrale AM20) ou 2 viaturas menores (ex: Agrale AM10) ?
Não sou especialista no assunto, mas creio que dependa da missão(objetivo), tropas empenhadas, terreno/clima, provável contato ou não com inimigo, além de condições, possibilidades, utilidades, funcionalidades e vantagens de uso de veículo motorizados.

Ex: para uma missão de reconhecimento, em profundidade, um único veículo pode ser mais útil, em vista da necessidade de discrição da tarefa; já n'outro caso, em se precisando/querendo identificar/reconhecer as linhas de contato com o inimigo, dois veículos possam ser mais interessantes em função de eventual engajamento com o mesmo, e assim, levar mais armamentos para a defesa do GC se tornam providenciais; ainda uma terceira expectativa, é quanto à capacidade de manutenção da tropa em engajamento no TO em questão, pelo tempo necessário, vista a conjuntura logística da missão na qual será empregada.

Aquela série "Quarenta dias de Guerra" é bem ilustrativa desses tipos de missão.

Espero ter colaborado.

abs.

Re: JIPES

Enviado: Qua Nov 21, 2012 6:17 pm
por RobsonBCruz
FCarvalho escreveu:
RobsonBCruz escreveu:O que seria melhor para motorização de um GC (10 soldados) de infantaria leve: 1 única viatura (ex: Agrale AM20) ou 2 viaturas menores (ex: Agrale AM10) ?
Não sou especialista no assunto, mas creio que dependa da missão(objetivo), tropas empenhadas, terreno/clima, provável contato ou não com inimigo, além de condições, possibilidades, utilidades, funcionalidades e vantagens de uso de veículo motorizados.

Ex: para uma missão de reconhecimento, em profundidade, um único veículo pode ser mais útil, em vista da necessidade de discrição da tarefa; já n'outro caso, em se precisando/querendo identificar/reconhecer as linhas de contato com o inimigo, dois veículos possam ser mais interessantes em função de eventual engajamento com o mesmo, e assim, levar mais armamentos para a defesa do GC se tornam providenciais; ainda uma terceira expectativa, é quanto à capacidade de manutenção da tropa em engajamento no TO em questão, pelo tempo necessário, vista a conjuntura logística da missão na qual será empregada.

Aquela série "Quarenta dias de Guerra" é bem ilustrativa desses tipos de missão.

Espero ter colaborado.

abs.
Obrigado por sua resposta.

Mas como não dá para ter diferentes veículos para cada tipo de missão, considerando de forma genérica a missão de um batalhão de infantaria leve, o que seria melhor para equipar cada GC ?

Um abraço,

Re: JIPES

Enviado: Qua Nov 21, 2012 9:22 pm
por FCarvalho
Robson, pressuponho que os Btl Inf lv estejam equipados hoje com tanto com os AM20 como AM10 da Agrale, e talvez, com os AM10Rec. E quem sabe no futuro, embora ache isso quase que certo, poderão também contar com os CHIVUNK e/ou Gaucho, desenvolvidos especificamente para apoiar tropas leves como a inf lv e pqdt's.

Neste sentido, observando-se as condicionantes que comentei no post anterior, vai de acordo com os critérios de cada cmdo de btl utilizar-se dos veículos a sua disposição e os que mais convierem a cada tipo de missão, qtde e tropa empregada.

Penso eu, que qualquer um dos veículos citados acima é/será um bom recursos para as missões da inf lv.

abs.